HomeRevista PróVR 46 foca em projeto para Moto2

VR 46 foca em projeto para Moto2

Após o grande sucesso do programa de treinamento bianual Yamaha VR46 Master Camp em Tavullia e os cinco anos de experiência da equipe VR46 Master Camp Team, o projeto Yamaha VR46 Master Camp será levado a um novo nível em 2022 como parte de uma colaboração entre a Yamaha Motor  Co., Ltd., Thai Yamaha Motor Co., Ltd., Yamaha Motor Europe NV e VR46.  No próximo ano, a Yamaha VR46 Master Camp Team fará sua primeira aparição no palco do Campeonato Mundial como uma nova equipe da Moto2.

Yamaha Motor Co., Ltd. e VR46 têm o prazer de anunciar uma nova e empolgante colaboração.  As duas empresas se dedicaram a alimentar os pilotos da próxima geração por muitos anos.  Eles agora se propuseram a oferecer aos jovens talentos da Yamaha a oportunidade de aprimorar suas habilidades de corrida no nível do Campeonato Mundial e, portanto, uniram forças para iniciar o projeto mais emocionante e desafiador do programa Yamaha VR46 Master Camp até o momento: sua estreia no Campeonato Mundial de Moto2.

A nova equipe Yamaha VR46 Master Camp é de propriedade total da Yamaha Motor Co., Ltd., e eles também financiarão a #theTeam.  VR46 estará a cargo da gestão da nova equipa do Campeonato do Mundo de Moto2, que também pode contar com o apoio da Thai Yamaha Motor Co., Ltd., Yamaha Motor Europe N.V. e Yamaha Motor Racing Srl.

O piloto Tailandês Kubo participou na quinta edição do Yamaha VR46 Master Camp realizado em Tavullia em 2018. Ele e a Yamaha VR46 Master Camp Team estrearam na classe FIM CEV Moto2 em 2019. Estes últimos três anos de aprendizado permitiram o jovem ganhar uma experiência valiosa.  Em 2021, Kubo também recebeu seu primeiro Wild Card no Campeonato Mundial de Moto2. Ele participou do Grand Prêmio Monster Energy de Catalunya, onde terminou a corrida em 26º lugar.

O espanhol Gonzalez tinha apenas 13 anos quando foi selecionado para a Red Bull Rookies Cup em 2016. Em 2017, ele teve seu primeiro WorldSSP300 Wild Card. Pouco depois, com apenas 15 anos, ele se tornaria campeão da European Talent Cup e com essas credenciais ingressou no WorldSSP300 como piloto em tempo integral em 2018. Ele terminou sua temporada de estreia em sexto lugar. Apenas um ano depois, ele se tornou o campeão do WorldSSP300 (o campeão mais jovem de sua história, 17 anos e 56 dias). Com isso ele subiu para a WorldSSP em 2020 e garantiu o sétimo lugar na classificação final. Este ano, ele voltou a impressionar na mesma categoria. Ele está em terceiro lugar na classificação depois de vários pódios e vitórias, com apenas uma rodada para o fim do campeonato.

A recém-formada Yamaha VR46 Master Camp Team fará a sua estreia na etapa do Campeonato do Mundo de Moto2 no primeiro teste oficial de inverno em Valência, realizado de 3 a 4 de fevereiro de 2022. O primeiro objetivo para ambos os pilotos será de adaptação gradualmente à sua nova equipe.

Keitarou Horikoshi

GERENTE GERAL, DIVISÃO DE ESTRATÉGIA DE MOTORSPORTS, YMC

O projeto Yamaha VR46 Master Camp tem sido muito bem sucedido desde o seu lançamento em 2016. Começamos com o programa de treinamento semestral de 5 dias em Tavullia que visa apoiar e nutrir jovens talentos da Yamaha Racing. Rapidamente tornou-se uma parte muito apreciada e procurada do programa bLU cRU da Yamaha, com distribuidores Yamaha de todo o mundo a candidatarem-se à admissão dos seus pilotos. Em 2017, o Master Camp iniciou sua própria equipe FIM CEV Moto3, que passou para a classe FIM CEV Moto2 em 2019. Kubo é graduado na 5ª edição do Master Camp e piloto do Master Camp CEV, enquanto Gonzalez é um piloto da WorldSSP que faz parte da Yamaha  Programa bLU cRU da Motor Europe.

Apenas a partir desta linha do tempo, é evidente que os esforços da Yamaha com o objetivo de ajudar os jovens talentos da Yamaha estão crescendo rapidamente. Todas estas iniciativas – bLU cRU, o programa de treino Yamaha VR46 Master Camp em Tavullia e a equipa VR46 Master Camp CEV – juntam-se agora neste programa do Campeonato do Mundo de Moto2.  É uma grande oportunidade para os pilotos e um projeto emocionante para a Yamaha.

“Quero agradecer à Yamaha Motor Europe, Thai Yamaha Motor e VR46 por participarem totalmente deste projeto. Sabemos que eles são tão apaixonados quanto nós, Yamaha Motor Company, em levar corridas emocionantes aos fãs, bem como ajudar a futura geração de estrelas do MotoGP a dar o próximo passo em suas carreiras, tornando seus sonhos realidade conforme crescem e ganham experiência no  a etapa do Campeonato Mundial”.

 

Alessio Salucci

DIRETOR, VR46 RIDERS ACADEMY

A Yamaha VR46 Master Camp é um projeto muito caro ao VR46. A idéia do programa nasceu no escritório de Valentino na sede da VR46 em Tavullia.  Foi criado a partir de uma conversa que Valentino e Lin Jarvis tiveram lá.  Eles tinham o objetivo comum de ajudar os jovens talentos internacionais da Yamaha, assim como a VR46 Riders Academy faz para os pilotos italianos locais.

Desde o início do projeto em 2016, a cada ano o programa de treinamento Yamaha VR46 Master Camp e a equipe estão intensificando seu jogo para alcançar níveis mais elevados.  Esta nova equipe do Campeonato mundial de Moto2 é um novo desafio para nós, assim como para os nossos dois jovens talentos: Kubo e Gonzalez.

“Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer à Yamaha Motor Company, Thai Yamaha Motor e Yamaha Motor Europe por tornar isso possível.  Esta colaboração mostra mais uma vez como a Yamaha está motivada para ajudar a próxima geração de estrelas do automobilismo.  Mal posso esperar para começar este capítulo emocionante do programa Yamaha VR46 Master Camp.”

 

Keminth Kubo

YAMAHA VR46 MASTER CAMP RIDER

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Yamaha Motor Company, VR46 e à Thai Yamaha Motor por me apoiarem a seguir meu sonho. Poder competir no Campeonato Mundial me dá muita emoção. Esse tem sido meu objetivo ao longo de minha carreira como piloto. Claro, haverá muitos desafios, mas farei o meu melhor. Espero sinceramente que no futuro ainda conte com o seu apoio. Obrigado! Definitivamente é meu sonho e objetivo na vida!



Veja mais em Revista Pró

Leia Também

close