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Bárbara Neves, da Honda Racing, é campeã do Enduro del Verano 2025

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Em sua primeira participação na tradicional prova argentina, piloto goiana foi a melhor na categoria Feminina; Entre milhares de inscritos de diversos países, Bruno Crivilin e Martin Duplessis fecham entre os 20 primeiros da geral

Villa Gesell (Argentina) – Bárbara Neves, da equipe Honda Racing, estreou com vitória em uma das mais tradicionais provas off-road da América do Sul. Na 30ª edição do Enduro del Verano, disputada neste domingo (23/2), em uma região litorânea da cidade argentina de Villa Gesell, a piloto goiana conquistou o título da classe feminina com a Honda CRF 450RX. Acelerando a mesma motocicleta, o time vermelho também contou com o desempenho consistente de Bruno Crivilin e de Martin Duplessis, que fecharam a prova entre os 20 primeiros da geral.

Ao todo, mais de dois mil participantes encararam um circuito de 12,5 quilômetros de areia com trechos de reta em que as máquinas superavam os 150 km/h, além de sequências sinuosas e saltos, sob forte calor e um piso que se desgastava a cada volta. Tudo acompanhado por um público estimado pelos organizadores em 150 mil pessoas.

Bárbara Neves sentiu a vibração do público e comemorou o título inédito na carreira. Ela superou as fortes concorrentes locais, acostumadas a este tipo de desafio, e não se intimidou com tantas novidades. “É até difícil acreditar. Andei com uma moto nova em uma prova diferente, tentei fazer o meu melhor e me cobrei bastante, fiquei ansiosa antes da largada. Assim que coloquei o capacete deu tudo certo. Andei constante o tempo inteiro, usei essa estratégia e procurei ser inteligente. Estou muito feliz com a vitória, só tenho a agradecer a equipe e a todos que torcem por mim”, declarou a campeã, que tem no currículo seis títulos brasileiros de enduro.

Outro que estreou no Enduro del Verano foi o capixaba Bruno Crivilin. Ele não se intimidou com uma lista de adversários que incluía especialistas da Argentina, França, Bélgica, Holanda, Austrália e Chile. O piloto 12 vezes campeão brasileiro de enduro fez uma prova sólida, administrando o ritmo e escapando de problemas com o tráfego de retardatários e as possíveis quedas. Um desempenho coroado com a 14ª posição geral e na categoria Professional Open.

“Foi uma experiência muito positiva. Não caí nenhuma vez, o que é importante, já que essa era uma prova extra e logo começam as competições do nosso calendário no Brasil. Uma pena que largamos na segunda fila, porque a primeira volta conta muito, é o momento em que a pista está livre. Depois começam as ultrapassagens dos pilotos mais lentos e fica mais complicado. Gostei bastante por ser uma primeira vez, terminei entre os 15 melhores e já sei como me preparar para uma próxima ocasião”, destacou Crivilin.

A posição de largada também limitou o começo de prova de Martin Duplessis. O argentino retornou ao Enduro del Verano após um período de ausência e levou sua Honda CRF 450RX até a 16ª posição. “Foi uma corrida muito boa, mesmo saindo da segunda fila. Caí na primeira volta, mas consegui me recuperar. Contente por terminar bem, a moto estava bem, a equipe fez um grande trabalho e a prova serviu como preparação para as disputas da temporada. Muito feliz por voltar a correr em meu país, é um evento incrível, com muito público e pilotos”, finalizou Duplessis.

30° Enduro del Verano
Villa Gesell (Argentina)

Resultados extraoficiais (cinco primeiros)

Geral
1° – #4 – Joaquín Poli (Argentina)
2° – #11 – Cyril Genod (Bélgica)
3° – #2 – Agustín Poli (Argentina)
4° – #3 – Camille Chapeliére (França)
5° – #5 – Maxime Sot (França)
14° – #16 – Bruno Crivilin – Honda Racing – Honda CRF 450RX
16° – #15 – Martin Duplessis – Honda Racing – Honda CRF 450RX

Feminina
1ª – #1110 – Bárbara Neves – Honda Racing – Honda CRF 450RX

2ª – #1101 – Guadalupe Alonso
3ª – #1102 – Candelaria Lima
4ª – #1103 – Camila Lopez
5ª – #1108 – Mariela Pavacich

EPR Via Mineira intensifica obras para preparar a BR-040 para o Carnaval.

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Medida visa garantir a melhoria da infraestrutura viária entre Belo Horizonte e Juiz de Fora e preparar a rodovia para o Carnaval, aproveitando janelas climáticas favoráveis; confira a programação

A EPR Via Mineira está intensificando as obras na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, para preparar a rodovia para o aumento do fluxo de veículos no Carnaval. As intervenções já estão em andamento e foram reforçadas nesta semana, aproveitando as janelas climáticas favoráveis para acelerar as melhorias no pavimento. Além de resolver desafios imediatos, esses serviços fazem parte de um plano de infraestrutura mais amplo, que visa modernizar a rodovia e aumentar a segurança viária.
 

Neste mês de fevereiro, a concessionária completou seis meses à frente da operação da rodovia. Desde então, já foram recuperados 140 quilômetros de pavimento, proporcionando mais segurança e fluidez ao trânsito. O diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida, destaca que cada etapa concluída representa um avanço concreto na construção de um trajeto mais eficiente para todos, no presente e no futuro.
 

A concessionária trabalha para minimizar os impactos no tráfego, mas algumas intervenções podem gerar retenções, especialmente em trechos urbanos e de grande fluxo. “Desde o início da concessão, à zero hora do dia 6 de agosto de 2024, priorizamos a execução de obras no período noturno em áreas de maior movimento. No entanto, os serviços de pavimentação precisam ser realizados durante a estiagem, seja de dia ou à noite, sempre garantindo a segurança de todos e a durabilidade das melhorias”, explica Almeida.
 

Ele ressalta que, em determinados trechos, o tempo de deslocamento pode aumentar entre 30 e 40 minutos, dependendo do fluxo de veículos e do horário. “Entre Conselheiro Lafaiete e o Trevo de Moeda, ou no trecho até a Lagoa dos Ingleses, a movimentação pode impactar a viagem. No perímetro urbano de Congonhas, os estreitamentos naturais nas quatro pontes da região já causam lentidão, e, durante as obras, esses efeitos podem ser ainda mais significativos. Por isso, é importante que os usuários considerem esses fatores ao programar seus deslocamentos”, orienta.

Segundo o gerente de Engenharia, Mauricio Cavalli, as intervenções em andamento incluem fresagem, recomposição do pavimento e reparos localizados, serviços essenciais para garantir a segurança viária e atender aos parâmetros do contrato de concessão. “Seguimos em pleno período de Trabalhos Iniciais, com previsão de conclusão em agosto. Após um período chuvoso, estamos aproveitando a estiagem para intensificar as ações, já que as condições do pavimento exigem atenção total devido ao tráfego pesado. A recuperação da rodovia é urgente para restabelecer os padrões adequados e garantir a segurança viária, especialmente neste momento de aumento do fluxo”, destaca.
 

Ele explica que, em trechos de pista simples, a operação é realizada no sistema “pare e siga”, preferencialmente em períodos noturnos, com tempo de espera médio de 15 a 20 minutos por sentido, enquanto em pistas multivias ou sem acostamento, há interdições parciais, com estreitamentos ou desvios de tráfego. “Nesses pontos, a colaboração dos motoristas é fundamental. A desatenção pode resultar em colisões, agravando as retenções e até causando bloqueios. Por isso, é essencial respeitar a sinalização, reduzir a velocidade e dirigir com cautela. Nosso compromisso é entregar melhorias que trarão benefícios duradouros para todos que utilizam a BR-040”, finaliza.
 

Confira a programação da semana:
As obras diurnas acontecem das 6h às 17h, enquanto as noturnas ocorrem das 20h às 5h.

 

Quinta-feira (20/02)

  • Município: Congonhas | Trecho: km 612,1 ao km 612,3 | Período: Noturno | Tráfego: Pare e siga
  • Município: Conselheiro Lafaiete | Trecho: km 625 ao km 626| Período: Noturno | Tráfego: Pare e siga
  • Município: Conselheiro Lafaiete | Trecho: km 625,1 ao km 625,5| Período: Diurno | Tráfego: Desvio de faixa no sentido Belo Horizonte (norte)
  • Município: Conselheiro Lafaiete | Trecho: km 628 ao km 629| Período: Noturno | Tráfego: Pare e siga

Sexta-feira (21/02)

  • Município: Congonhas | Trecho: km 612,7 ao km 615,5 | Período: Noturno | Tráfego: Pare e siga

Sábado (22/02)

Município: Conselheiro Lafaiete | Trecho: km 628 ao km 628,4 | Período: Diurno | Tráfego: Desvio de faixa no sentido Belo Horizonte (norte)

 

Segurança e informação em tempo real

 A EPR Via Mineira adota rigorosos protocolos de segurança em todas as frentes de trabalho, incluindo sinalização reforçada, monitoramento por câmeras e equipes operacionais em campo. Motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar por trechos em obra, respeitar a sinalização e reduzir a velocidade, contribuindo para a segurança de todos.

 A concessionária mantém um canal contínuo de comunicação para orientar os motoristas sobre os trechos e horários das intervenções. As informações podem ser acessadas nos canais oficiais da empresa – site (eprviamineira.com.br), canal do WhatsApp (EPR Via Mineira) e pelo telefone 0800 003 1040.

5 Dicas para prolongar a vida útil do sistema de Injeção Eletrônica da sua moto

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Você sabia que a injeção eletrônica é um dos sistemas mais importantes para o funcionamento de uma motocicleta hoje? 

Ela foi introduzida como uma evolução dos carburadores, garantindo uma mistura adequada de ar e combustível para o motor, proporcionando maior eficiência, economia de combustível e redução na emissão de poluentes.

Mas apesar de sua importância, a durabilidade da injeção eletrônica pode ser reduzida sem a manutenção adequada. Isso reforça a necessidade de cuidados regulares.

Por isso, compreender o funcionamento e as exigências desse sistema é crucial para garantir que a motocicleta opere de forma eficiente e dure mais tempo. Quer saber como prolongar a vida útil do sistema de injeção eletrônica da sua moto? Você irá conferir neste artigo. Boa leitura!

Injeção eletrônica: importância e funcionamento

Como vimos, a injeção eletrônica é um sistema que substitui os carburadores tradicionais na alimentação de combustível do motor, utilizando sensores, atuadores e uma ECU – central eletrônica – para monitorar e controlar a quantidade exata de combustível injetada nos cilindros, além de ajustar o ponto de ignição.

Baseado em informações  como temperatura do motor, pressão atmosférica e posição do acelerador, a ECU ajusta a mistura de ar e combustível em tempo real, garantindo que o motor funcione de maneira eficiente e adaptada às condições de uso.

Por proporcionar uma mistura mais precisa, a injeção eletrônica reduz o consumo de combustível e diminui a emissão de poluentes, tornando o sistema mais eficiente e ambientalmente sustentável.

Além disso, o controle eletrônico oferece maior estabilidade no funcionamento do motor, melhora a resposta ao acelerador e contribui para uma experiência de pilotagem mais segura e confortável.

A vida útil da injeção eletrônica pode variar de acordo com fatores como o desgaste natural de seus componentes, exposição a condições adversas e a qualidade dos combustíveis utilizados. Embora muitos sistemas possam durar por anos sem apresentar falhas, a falta de manutenção ou o uso contínuo em condições severas podem comprometer seu funcionamento ao longo do tempo.

Sensores, bicos injetores e a própria central eletrônica são peças sujeitas ao acúmulo de sujeira, oxidação e falhas eletrônicas, especialmente em ambientes com umidade elevada, poeira ou calor excessivo. 

Por esta razão, ter conhecimento das causas que podem prejudicar o funcionamento da injeção eletrônica é essencial para adotar medidas que prolonguem sua vida útil e mantenham o desempenho do veículo adequado. 

5 dicas para prolongar a vida útil do sistema de Injeção Eletrônica da sua moto

Para prolongar a vida útil da injeção eletrônica, é essencial adotar cuidados específicos que preservem o bom funcionamento do sistema e que evitem desgastes prematuros. Confira a seguir 5 dicas para prolongar a vida útil do sistema de injeção eletrônica da sua moto:

1. Utilize combustíveis de qualidade

Abastecer a motocicleta com um combustível de qualidade em postos confiáveis é uma prática fundamental para preservar a injeção eletrônica e o desempenho geral do motor. 

Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa podem conter impurezas e aditivos inadequados que comprometem a eficiência do sistema, causando entupimentos nos bicos injetores e danos à bomba de combustível.

Esses problemas não apenas reduzem a vida útil dos componentes, mas também afetam diretamente o funcionamento do motor, resultando em perda de potência, aumento no consumo de combustível e emissões de poluentes. 

Ao optar pela boa qualidade, o motociclista assegura uma combustão mais eficiente para sua moto e contribui para a durabilidade dos elementos do sistema de injeção eletrônica, garantindo um desempenho mais confiável e econômico da motocicleta.

2. Realize manutenções preventivas regularmente

Realizar manutenções preventivas regularmente, seguindo o cronograma recomendado pelo fabricante da moto, é essencial para garantir a eficiência e a durabilidade da injeção eletrônica. 

Inspecionar componentes-chave, como bombas de combustível, filtros de ar, filtro de óleo, filtro de combustível e bicos injetores, permite identificar desgastes ou falhas precocemente, evitando problemas maiores no sistema. 

Além disso, a substituição de peças desgastadas com produtos de alta qualidade, como os da Vedamotors, assegura um desempenho confiável e prolonga a vida útil do sistema. 

3. Evite andar com o tanque muito vazio

Evitar essa situação é uma prática simples, mas essencial para preservar a vida útil da bomba de combustível e do sistema de injeção eletrônica.

Quando o nível de combustível está baixo, a bomba trabalha de forma mais intensa para captar o líquido, o que pode causar superaquecimento devido à falta de refrigeração proporcionada pelo combustível ao seu redor.

Além disso, o fundo do tanque pode conter resíduos acumulados ao longo do tempo, que podem ser puxados para o sistema e causar entupimentos nos bicos injetores e filtros. 

Manter o tanque com combustível suficiente não apenas garante o fluxo adequado para o motor, mas também protege a bomba, reduzindo o risco de falhas e prolongando sua durabilidade.

4. Escolha peças de reposição de qualidade

A escolha de peças de reposição de alta qualidade é crucial para garantir o desempenho e a durabilidade do sistema de injeção eletrônica. 

Componentes originais ou fabricados por marcas de renome, como os da linha Vedamotors, oferecem confiabilidade e compatibilidade com as especificações técnicas da motocicleta, assegurando um funcionamento ideal.

Em contrapartida, peças de baixa qualidade ou fora dos padrões podem causar falhas no sistema, aumentar o desgaste de outros componentes e até reduzir a eficiência do motor. 

5. Evite práticas que prejudiquem o sistema

Evitar práticas que prejudiquem o sistema de injeção eletrônica é essencial para preservar seu bom funcionamento e prolongar sua vida útil. 

Acelerar com o motor ainda frio, por exemplo, pode causar desgaste prematuro dos componentes, pois o sistema ainda não está totalmente ajustado às condições ideais de operação. 

Da mesma forma, o uso de jatos de alta pressão ao lavar a moto pode danificar sensores, conectores e chicotes elétricos, comprometendo o desempenho do sistema. Outras práticas prejudiciais incluem ignorar sinais de falha, como luzes de advertência no painel, ou realizar modificações inadequadas no motor. 

Adotar cuidados simples, como permitir o aquecimento gradual do motor e proteger os componentes eletrônicos durante a limpeza, ajuda a garantir que o sistema de injeção funcione de forma eficiente e confiável por mais tempo.

Manutenção e peças confiáveis são a chave

Manter o sistema de injeção eletrônica em boas condições é indispensável para assegurar o desempenho ideal da moto e a segurança do piloto. 

Cuidados regulares, como manutenções preventivas e o uso de peças de reposição de alta qualidade, são essenciais para evitar desgastes prematuros e falhas inesperadas. Produtos confiáveis, como os da linha eletrônica Vedamotors, oferecem a durabilidade e a precisão necessárias para que sua motocicleta opere com máxima eficiência e confiabilidade.

Conheça agora a linha eletrônica Vedamotors e confie em quem entende de qualidade e desempenho. Prolongue a vida útil da sua moto com os melhores produtos do mercado!

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Pilotos da Honda Racing encaram na Argentina o Enduro del Verano

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Bruno Crivilin, Martin Duplessis e Bárbara Neves aceleram nas areias de Villa Gesell em uma das provas mais tradicionais da América do Sul, com mais de 1300 participantes

Vila Gesell (Argentina) – A equipe Honda Racing atravessa a fronteira para o primeiro desafio internacional do ano. Neste fim de semana (22 e 23/2), Martin Duplessis, Bruno Crivilin e Bárbara Neves disputarão a 30ª edição do Enduro del Verano, na cidade litorânea argentina de Villa Gesell, província de Buenos Aires. A prova é uma das mais tradicionais do mundo no Beach Enduro – corridas junto ao mar em traçados arenosos e com dunas -, exigindo preparo físico e muita técnica. Ao todo, são esperados mais de 1300 participantes, entre eles grandes nomes europeus da modalidade.

Dono de 12 títulos brasileiros de Enduro, além de um título português e de experiência no Mundial da modalidade, Crivilin fará sua estreia nesse tipo de prova, com a motocicleta Honda CRF 450RX. Justamente por isso, o capixaba prefere não fazer previsões e destaca a oportunidade de aprender e evoluir em um ambiente diferente. “Eu prefiro não criar muitas expectativas, principalmente por ser um tipo de corrida que eu nunca fiz. Quero entregar o meu melhor e me divertir. Não tenho muita experiência e prática na areia, mas gosto de competir e o evento é bem grande, com nível alto, sempre tive vontade de participar”, contou.

Piloto do time de rally, o argentino Duplessis, por sua vez, conhece bem o desafio e espera se destacar em casa. “É uma prova muito bonita, difícil, com muitos pilotos largando juntos, uma das mais importantes da América do Sul. Tenho treinado especificamente há 10 dias para conseguir um bom resultado e colocar o nome da Honda o mais alto possível. Estou muito ansioso e animado”, revelou. Ele comandará outra Honda CRF 450RX.

Estreia também para Bárbara Neves – e em dose dupla. Além de participar pela primeira vez do Enduro del Verano, fará sua primeira prova acelerando a CRF 450RX. “Será um desafio novo para mim, com uma moto diferente. Sei que o nível técnico é elevado, mas estou preparada e muito feliz com a oportunidade”, revelou a goiana, hexacampeã brasileira feminina de enduro.

O circuito desenhado para a 30ª edição do Enduro del Verano tem 12,5 quilômetros de extensão, com uma faixa de praia e um trecho de dunas mais distante do mar. No sábado, os pilotos contam com 40 minutos para um treino de reconhecimento e ajuste das motos e, no domingo, a largada será realizada com todo o pelotão agrupado, proporcionando imagens impressionantes.

30º Enduro del Verano
Villa Gesell (Argentina)

Programação (*)
Horários de Brasília

Sábado (22/2)
9h – Vistorias técnicas
11h – Treinos Moto

Domingo (23/2)
14h30 – Largada

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Black Badge Spectre é o Rolls-Royce mais potente da história

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O desenvolvimento foi baseado em centenas de milhares de quilômetros de dados de condução anônimos de clientes Black Badge Spectres.

A Rolls-Royce Motor Cars revela o Black Badge Spectre – o alter ego da marca, amplificado. Além de apresentar acabamentos externos ousados, detalhes internos vívidos e oportunidades inovadoras para personalizações “Bespoke”, o Black Badge Spectre pode liberar um torque de quatro dígitos (1075 Nm) e uma potência recorde de 485 kW (659 cv), tornando-o o Rolls-Royce mais potente da história.  

O Black Badge Spectre é a encarnação mais potente e audaciosa da Rolls-Royce, capturando perfeitamente o espírito dos indivíduos corajosos para os quais foi criado. Os clientes Black Badge são únicos dentro da Rolls-Royce – construindo seu sucesso ao desafiar limites e se recusando a ser definidos por códigos tradicionais de luxo. Sua abordagem ao luxo não é diferente: eles aceitam apenas os produtos mais requintadamente fabricados e experiências intransigentes, mas exigem um toque dinâmico e uma atitude sem desculpas que reflita seu mundo, sua história e sua ousadia.  

A decisão de criar um carro tão potente foi impulsionada pelas expectativas extraordinárias dos clientes Black Badge. Suas demandas rigorosas exigiram uma resposta de engenharia igualmente formidável, baseada na profunda compreensão da Rolls-Royce sobre o que um Black Badge deve ser: intenso, imediato e preciso.  

Para garantir que essa filosofia refletisse com precisão o uso dos carros pelos clientes, um grupo de proprietários da Rolls-Royce permitiu que os engenheiros acessassem seus dados de condução anônimos, permitindo que os especialistas em transmissão analisassem quantitativamente seu comportamento ao volante ao longo de centenas de milhares de quilômetros. Isso revelou que os clientes exploravam a potência máxima em pulsos curtos, em vez de períodos prolongados. Essa percepção validou a abordagem da marca, combinando perfeitamente com o caráter dramático e intenso do Rolls-Royce mais potente já criado – meticulosamente desenvolvido à imagem desse grupo de clientes ousados.  

Para o Black Badge Spectre, o conceito de pulsos formidáveis de potência é levado ao extremo com duas inovações no sistema de propulsão. Embora essas funções sejam novas para um carro da Rolls-Royce, elas têm um precedente histórico. Em aeronaves movidas pelo lendário motor Rolls-Royce Merlin, incluindo o Supermarine Spitfire, os pilotos podiam obter um aumento de potência ao pressionar um botão no manete de aceleração. Enquanto o robusto motor Merlin podia facilmente acomodar esses pulsos temporários, os pilotos eram obrigados a relatar o uso da função ao pousar como precaução para os engenheiros de voo – uma exigência que não se aplica aos motoristas do Black Badge Spectre hoje.  

A primeira inovação é o Modo Infinity, uma homenagem ao símbolo do infinito usado para representar um Rolls-Royce Black Badge. Ao pressionar o botão Infinity (∞) no volante, toda a potência de 485 kW (659 cv) é liberada, proporcionando uma resposta mais direta ao acelerador. Quando esse modo é ativado, os mostradores ficam mais vibrantes para combinar com a mudança no caráter do carro.  

O Black Badge Spectre também apresenta o Modo Spirited, que permite ao motorista experimentar uma explosão de aceleração intensa e instantânea. Quando o carro está parado, o motorista ativa essa função pressionando totalmente o freio e o acelerador ao mesmo tempo, aguardando uma resposta háptica e visual que sinaliza que o carro está pronto, antes de soltar completamente o freio. Isso amplifica temporariamente o torque para 1075 Nm, liberando uma onda de força e propelindo o carro de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.  

Os especialistas em chassis da Rolls-Royce introduziram uma série de mudanças para inspirar os clientes a utilizar o poder sem precedentes do Black Badge Spectre com confiança. O peso da direção foi aumentado e a estabilização de rolagem foi ajustada para criar mais feedback nas entradas de direção e reduzir a inclinação do corpo durante as curvas. Amortecedores aprimorados também aumentam o controle do corpo, reduzindo o “agachamento” durante a aceleração ou desaceleração. Essas revisões equilibram perfeitamente uma sensação aprimorada de envolvimento com a operação suave e o famoso Magic Carpet Ride associado aos carros da Rolls-Royce.  

Nossas conversas com os clientes deixaram claro que eles aguardavam ansiosamente a chegada deste carro muito antes de seu lançamento oficial, atraídos pelo potencial do Spectre reimaginado através da lente ousada e inabalável do Black Badge. Em resposta a seus frequentes questionamentos, a Rolls-Royce concedeu a um grupo seleto acesso antecipado a este carro, sob a condição de que mantivessem a propriedade em segredo até o lançamento oficial – uma introdução discreta que ressoou com o espírito rebelde desses indivíduos. Uma pequena frota altamente exclusiva de Black Badge Spectres clandestinos foi encomendada para esses indivíduos antes da revelação do carro. Sua resposta enfaticamente positiva ao Black Badge Spectre e ao tratamento ousado que foi desenvolvido à sua imagem validou poderosamente o Rolls-Royce mais potente da história.  

 
O Black Badge Spectre faz sua estreia global em um novo acabamento de pintura “Vapour Violet”, um preto-violeta profundo inspirado na atmosfera neon da cultura club dos anos 80 e 90 – uma referência celebrada entre muitos clientes Black Badge. Um capô pintado em “Iced Black” também foi introduzido, criando um contraste ousado que pode ser combinado com a paleta de 44.000 cores ‘prêt-à-porter’ da marca. Alternativamente, os clientes podem desenvolver uma tonalidade “Bespoke” reservada para seu uso exclusivo, em colaboração com os designers “Bespoke” da Rolls-Royce.  

Além das opções existentes de faixas nos ombros e para-lamas, os clientes agora podem encomendar uma faixa ‘waft’, localizada na metade inferior do super coupé. Isso acentua uma linha de design nítida no terço inferior do carro, destacando sutilmente sua forma imponente e proporções generosas.  

O Black Badge Spectre também apresenta um novo design de roda de 23 polegadas com cinco raios, forjada em alumínio. Disponível em acabamento parcialmente polido ou totalmente preto, a geometria complexa indica sutilmente a complexidade técnica e a potência oculta deste carro. Destacando a geografia cada vez mais ampla dos clientes Black Badge, pneus de inverno estão disponíveis para o novo conjunto de rodas desde o lançamento.  

Como em todos os modelos Black Badge anteriores, os acabamentos brilhantes espelhados do Black Badge Spectre são apresentados em um acabamento escuro, sinalizando seu caráter subversivo e noir. Isso inclui o icônico Pantheon Grille, a Spirit of Ecstasy, o emblema duplo ‘R’ de honra, além das maçanetas das portas, o extenso acabamento da janela lateral e os detalhes do para-choque.  

Ampliando seu compromisso com artesanato avançado e contemporâneo, a Rolls-Royce desenvolveu um recurso único que aprimora e intensifica a Grade Iluminada do Black Badge Spectre. Uma nova placa traseira iluminada foi introduzida para o carro, oferecida em Tailored Purple, Charles Blue, Chartreuse, Forge Yellow e Turchese, permitindo que os clientes estendam sua cor escolhida para essa nova tela ou criem um destaque único para complementar uma faixa ou o interior. Essa iluminação vibrante pode se estender para o interior com os novos Treadplates Iluminados do Black Badge, disponíveis em dez cores complementares.  

Desde o momento em que você entra no Black Badge Spectre, seu caráter rebelde é imediatamente aparente através do tratamento interno ousado.  

O padrão único na Fascia Iluminada, que é uma expressão abstrata da Spirit of Ecstasy, agora incorpora o símbolo do infinito usado em toda a família Black Badge. Uma declaração de poder infinito, o emblema já marcou recordes históricos de velocidade na água e é um símbolo confiável por pioneiros da adrenalina. A fascia é composta por mais de 5.500 ‘estrelas’ de proporções e intensidades variadas, dispostas em um ‘céu’ de Piano Black.  

Enquadrando esse recurso de artesanato avançado está um acabamento de superfície em Fibra Técnica ricamente complexo. Esse tecido em forma de diamante usa carbono e fios finos de metal sobre uma base de madeira Bolivar preta. O fio é aplicado à mão em um padrão de diamante entre camadas de fibra de carbono, criando um efeito tridimensional. Após a cura, cada peça do interior é jateada, selada com seis camadas de verniz e polida à mão para um acabamento impecável, adicionando profundidade e clareza impressionantes.  

O símbolo do infinito do Black Badge é ainda incorporado ao carro, costurado na seção de couro ‘Waterfall’, que separa os bancos traseiros.  

Os mostradores do Black Badge Spectre podem ser personalizados com uma escolha de cinco temas de cores Vivid Grellow, Neon Nights, Cyan Fire, Ultraviolet e Synth Wave, permitindo que os clientes harmonizem as superfícies físicas e digitais dentro de seu carro por meio do sistema operacional SPIRIT. Essa arquitetura digital de luxo também fornece acesso a informações remotas de carregamento e localização, além do exclusivo clube digital da marca, o Whispers.  

O Black Badge Spectre é um carro nascido da expressão destemida e do foco, meticulosamente elaborado à imagem dos indivíduos ousados para os quais foi criado. Sua potência impressionante, tecnologias de chassis e potencial expansivo para personalizações Bespoke abrem um novo capítulo vívido nas histórias de sucesso do Black Badge – o alter ego formidável da Rolls-Royce.  

NOTAS DOS EDITORES.
A Rolls-Royce Motor Cars é uma verdadeira casa de luxo, criando os produtos artesanais mais reconhecidos, reverenciados e desejados do mundo para sua clientela internacional.  
Mais de 2.500 pessoas trabalham na sede global da Rolls-Royce em Goodwood, West Sussex. Isso inclui tanto sua sede global quanto o Centro de Excelência em Manufatura de Luxo – o único lugar no mundo onde os carros da Rolls-Royce são projetados, desenvolvidos e meticulosamente construídos à mão. Um estudo independente da London School of Economics & Political Science confirma que, desde o lançamento da empresa em Goodwood em 2003, ela contribuiu com mais de £ 4 bilhões para a economia do Reino Unido e adiciona mais de £ 500 milhões em valor econômico a cada ano.  
A Rolls-Royce Motor Cars é uma subsidiária integral do BMW Group e é uma empresa completamente separada e independente da Rolls-Royce plc, fabricante de motores de aeronaves e sistemas de propulsão.

De olho no futuro a BMW redefine o significado de dirigir um veículo elétrico.

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Dinâmica de alto nível, precisão, eficiência e prazer ao dirigir com desempenho dez vezes mais rápido…

O BMW Vision Driving Experience representa um marco significativo no desenvolvimento de veículos elétricos de alta performance, destacando a inovação tecnológica e o compromisso da BMW com a dinâmica de condução. Este veículo-conceito, embora não destinado à produção em série, serve como uma plataforma avançada para testar e refinar as tecnologias que serão incorporadas na próxima geração de veículos BMW, a Neue Klasse.

Principais Destaques do BMW Vision Driving Experience:

1. Tecnologia “Heart of Joy“:
   – O coração do sistema é a unidade de controle Heart of Joy, que gerencia funções críticas como propulsão, frenagem, carregamento, regeneração e direção. Com uma capacidade de processamento dez vezes mais rápida que os sistemas atuais, essa tecnologia eleva a experiência de condução a um novo patamar.
   – A integração das funções de propulsão e frenagem em um sistema único permite uma recuperação de energia mais eficiente, aumentando a autonomia do veículo em até 25%. Isso significa que, na maioria das situações, os freios convencionais não serão necessários, já que a frenagem regenerativa é suficiente para desacelerar o veículo.

2. Dinâmica de Condução Aprimorada:
   – A combinação do Heart of Joy com o BMW Dynamic Performance Control oferece um controle preciso e estável, especialmente em curvas. O sistema permite que o veículo mantenha uma trajetória mais estável e previsível, reduzindo a necessidade de correções na direção.
   – Em velocidades baixas, como no trânsito urbano, o sistema proporciona uma transição suave entre parar e arrancar, tornando a condução mais confortável e responsiva.

3. Torque Extremo e Desempenho:
   – O veículo de teste atinge um torque impressionante de 18.000 Nm, muito além do necessário para o uso diário. Isso garante que, mesmo em situações extremas, o sistema terá um desempenho excepcional, assegurando uma condução segura e eficiente.

4. Design e Visualização do Sistema:
   – O BMW Vision Driving Experience utiliza códigos de cores nas rodas para indicar visualmente o funcionamento do sistema:
     – Verde: Aceleração
     – Azul: Regeneração de energia
     – Laranja: Frenagem com freios de atrito
   – Essa representação visual ajuda a entender como o sistema opera em tempo real, destacando a eficiência e a integração das funções.

5. Arquitetura Eletrônica Avançada:
   – O Heart of Joy é um dos quatro “supercérebros” que compõem a arquitetura eletrônica dos futuros veículos BMW. Cada um desses computadores de alta performance é responsável por funções específicas, como condução automatizada, sistemas de infoentretenimento, e recursos de conforto e climatização.
   – A unificação dessas funções em um único sistema permite uma operação mais eficiente e integrada, preparando os veículos para as demandas futuras de mobilidade.

6. Estreia Mundial:
   – O BMW Vision Driving Experience será apresentado ao público pela primeira vez no Auto Shanghai 2025, onde os visitantes poderão experimentar de perto as tecnologias que definirão o futuro da condução elétrica.

A introdução do Heart of Joy e do BMW Vision Driving Experience reforça o posicionamento da BMW como líder em inovação automotiva, especialmente no segmento de veículos elétricos. Ao combinar desempenho, eficiência e prazer de dirigir, a marca está redefinindo o que significa conduzir um veículo elétrico, oferecendo uma experiência que vai além da simples mobilidade.

Com a produção do primeiro modelo elétrico da Neue Klasse prevista para começar ainda este ano na Hungria, a BMW está pronta para levar a experiência de condução elétrica a um novo nível, mantendo a essência do “Puro Prazer de Dirigir” que sempre caracterizou a marca.

Hisun apresenta os novos quadriciclos Tactic 550 e 750

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A Hisun, representada no Brasil pelo grupo J.Toledo/JTZ Motos, apresenta dois novos modelos de quadriciclos 4×4: o Tactic 750 e o Tactic 550. As novidades reforçam a família Tactic, que já conta com o modelo 400i.

 Desenvolvidos para oferecer ainda mais performance, conforto e robustez, os novos modelos prometem atender tanto aos apaixonados por aventura off-road quanto aos profissionais que buscam veículos de alto desempenho em terrenos exigentes, como trabalhos em áreas rurais.

Diretora-geral da J.Toledo, Fernanda Toledo destaca que os lançamentos fazem parte da estratégia de expansão do grupo no mercado de quadriciclos, frisando a história da empresa que é marcada pela excelência, inovação e na capacidade de antecipar tendências.

 “Temos um portfólio capaz de atender a diferentes públicos e segmentos. E percebemos que a demanda do mercado de quadriciclos no Brasil está crescendo. Além disso, seu uso é bastante diversificado, desde trabalhos agrícolas, turismo de aventura e logística, até setores de segurança”, complementa a diretora.

 Com design inovador e uma série de recursos exclusivos, os novos Tactic vêm equipados com: 

  • Rack dianteiro e traseiro com hand grabs, oferecendo maior praticidade e segurança para transporte de cargas.
  • Guincho elétrico para facilitar situações de resgate e remoção em terrenos difíceis.
  • Protetor de mão para garantir mais proteção ao piloto em trilhas e percursos de maior complexidade.
  • Seletor 4×4 com bloqueio de diferencial, permitindo total controle sobre o desempenho do quadriciclo em diversos tipos de terreno.
  • Amortecedores pressurizados com nitrogênio, proporcionando maior conforto e estabilidade em terrenos irregulares.
  • Rodas de liga-leve para um desempenho superior e um visual mais esportivo.
  • Freios à disco na dianteira e na traseira para uma frenagem mais eficaz e segurança em qualquer condição.
  • Suspensão independente Double Wish Bone nas quatro rodas, que garante maior aderência ao solo e performance excepcional em diversas condições.

Os novos modelos Tactic já estão disponíveis na rede de concessionárias Suzuki em todo o Brasil, proporcionando acesso fácil e rápido aos modelos para os interessados em explorar novas aventuras com a qualidade e confiança da Hisun.

A Hisun Motors é uma gigante chinesa que atua no segmento de ATVs e UTVs, reconhecida pela excelência e inovação. Fundada em 1988, em Chongqing, na China, iniciou sua trajetória fabricando peças e componentes para motocicletas. Em 1995, a marca lançou sua primeira moto. Suas instalações na China possuem mais de 670 mil m². 

 Em 2010, a Hisun iniciou sua expansão para o Ocidente, estreando nos Estados Unidos e dois anos depois desembarcando na Europa. Nos dois mercados a marca comercializa seus ATVs (all-terrain vehicle ou veículo para todos os terrenos em tradução livre), popularmente conhecidos como quadriciclos, e UTVs (utility task vehicle ou veículo utilitário multitarefas em tradução livre) para uso em competições off-road, lazer ou até mesmo para o trabalho em fazendas.

 A marca chegou ao Brasil em 2022, representada pela J.Toledo/JTZ, com o quadriciclo Forge 400i. Agora, o grupo brasileiro amplia o line-up de 4×4 para atender à demanda e ao público crescente do segmento.

 Preços sugeridos:

  • Tactic 750 Camo: R$ 74.150,00
  • Tactic 750 Verde: R$ 73.520,00
  • Tactic 550 Camo: R$ 68.520,00
  • Tactic 550 Laranja: R$ 67.855,00

RJ Hampshire, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, se recupera para P3 em Detroit

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O campeão da classe 250SX Oeste do ano passado, Hampshire, avançou para a P5 em uma sessão de qualificação muito disputada, antes de garantir o terceiro lugar em sua Heat Race depois de subir no grid.

 

A Husqvarna FC 250 Factory Edition de Hampshire o fez dar um bom salto no Evento Principal, situando-o entre os cinco primeiros no início da corrida. Perseguindo firmemente os líderes, a corrida seria virada de cabeça para baixo com uma bandeira vermelha tardia e uma corrida subsequente de três voltas para fechar o Evento Principal 250SX.

 

Apesar do caos, Hampshire manteve a compostura, indo atrás de pontos e um pódio para P3, o que o elevou ao oitavo lugar na classificação.

 

“Não me senti muito bem aqui em Detroit hoje”,  comentou Hampshire. “Não tenho certeza do que foi, mas simplesmente não deu certo, embora eu soubesse que precisávamos ter uma boa noite de pontos hoje à noite depois do último fim de semana. Tivemos a oportunidade de mais lá na relargada, embora eu tenha jogado bem seguro para conseguir um terceiro lugar, trazer para casa alguns bons pontos e então ir atrás disso novamente em Daytona para nos colocar de volta nessa coisa. ”

Na onda da confiança após sua primeira vitória na 450SX no último fim de semana em Tampa, Stewart passou a sessão de qualificação da 450SX disputando uma posição de destaque no quadro, terminando com o quinto tempo de volta mais rápido.

 

Acelerando forte em sua Heat Race, o nativo da Flórida lutou para chegar ao segundo lugar e parecia estar em casa na liderança do grid, garantindo uma forte seleção para o próximo Evento Principal.

 

Um bom começo estava nos planos de Stewart a bordo de sua Husqvarna FC 450 Factory Edition, enquanto ele circulava em direção à frente do grid no início, registrando voltas consistentes enquanto a superfície da pista do Ford Field quebrava. Em uma corrida medida e reforçando seu desempenho do último fim de semana, ele conquistou um merecido P4.

 

“Detroit sempre me trata bem”, refletiu Stewart. “É uma daquelas corridas em que você não sabe como a pista estará com a neve, mas eles fazem um ótimo trabalho com a terra. Minha noite foi boa, me senti bem na pista o dia todo e simplesmente me acomodei no Main Event em quinto lugar. Então acho que Jason [Anderson] caiu com algumas voltas para o fim e ficamos em quarto, então, no geral, estou feliz. Estou realmente motivado por isso, apoiar Tampa com um acabamento sólido dentro do top-five é ótimo, agora queremos mais pódios!”

Próxima corrida: 22 de fevereiro – Arlington, Texas

Resultados Classe 450SX – Detroit
1. Cooper Webb (Yamaha)
2. Ken Roczen (Suzuki)
3. Chase Sexton (KTM)
4. Malcolm Stewart (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing)
7. Justin Barcia (GASGAS)
9. Aaron Plessinger (KTM)

Classificação da Classe 450SX 2025 após 6 de 17 rodadas

1. Chase Sexton, 121 pontos

2. Cooper Webb, 121

3. Ken Roczen, 105

5. Malcolm Stewart, 95
7. Justin Barcia, 83
13. Aaron Plessinger, 53

 

Resultados 250SX East Class – Detroit

1. Cozinha Levi (Kawasaki)

2. Max Anstie (Yamaha)

3. RJ Hampshire (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing)
4. Tom Vialle (KTM)

 

Classificação 250SX East Class 2025 após 2 de 10 rodadas

1. Max Anstie, 47 pontos

2. Cozinha Levi, 38

3. Tom Vialle, 36

8. RJ Hampshire, 24 

Fonte: Press Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing

Volvo Car Brasil faz substituição no time.

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Saem C40 e XC40, entram EC40 e EX40.

Seguindo a tendência mundial da marca, a Volvo Car Brasil altera a nomenclatura dos seus dois primeiros modelos totalmente elétricos. O XC40, primeiro carro da montadora sem contar com motor a combustão, passa a ser chamado de EX40; enquanto o C40 se torna EC40. A mudança segue a padronização dos demais modelos elétricos da marca sueca: o EX30, lançado em maio de 2024; o EX90, que desembarca em breve no Brasil; e o EM90, não disponível no mercado nacional.

Além dos novos nomes, os dois modelos também chegarão com uma nova opção de cor – Sand Dune -, com duas novas opções de acabamento interior (Dawn Fusion Microtech e Charcoal Fusion) e com mais autonomia na versão Ultra. O EC40 topo de linha passa a ter autonomia de 404 km, 51 km a mais que o modelo 2024, enquanto o EX40 terá autonomia de 393 km, contra os 348 km atuais (segundo dados oficiais do Inmetro).

Outra novidade é em relação aos preços. Mesmo com a alta procura dos modelos, a Volvo Car Brasil ajustou os valores dos dois carros para garantir a competitividade no mercado. 

 

O EX40 Plus tem preço de tabela em R$ 329.950, enquanto a versão Ultra será ofertada a R$ 379.950. O EC40 tem as mesmas versões, com valores de R$ 334.950 e R$ 384.950 na Plus e Ultra, respectivamente.

 

Ambos contam com Google integrado, que permite ao motorista saber, com precisão, o nível de bateria para realizar o percurso desejado. Caso a autonomia não seja suficiente para completar o trajeto, o próprio sistema oferece opções de pontos de recarga, inclusive com o tempo necessário para recarregar o veículo.

“O EX40 e o EC40 foram os primeiros carros 100% elétricos da Volvo. Em outubro do ano passado, a fábrica da Bélgica atingiu a marca de um milhão de XC40 – agora EX40 – produzidos, sendo que quase 5.000 unidades deste carro estão aqui nas ruas e estradas brasileiras. No caso do EC40, foi o primeiro Volvo concebido para ser um carro 100% elétrico e quebrou algumas barreiras com seu design único. O principal objetivo desta mudança é facilitar ainda mais a compreensão dos nossos clientes na hora de optar pelo modelo que gostariam de comprar”, comenta Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

A marca conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil: EX30, EX40, EC40, XC60 e XC90. O EX30, novo SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium. 

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

 A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil faz substituição no time.

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Saem C40 e XC40, entram EC40 e EX40.

Seguindo a tendência mundial da marca, a Volvo Car Brasil altera a nomenclatura dos seus dois primeiros modelos totalmente elétricos. O XC40, primeiro carro da montadora sem contar com motor a combustão, passa a ser chamado de EX40; enquanto o C40 se torna EC40. A mudança segue a padronização dos demais modelos elétricos da marca sueca: o EX30, lançado em maio de 2024; o EX90, que desembarca em breve no Brasil; e o EM90, não disponível no mercado nacional.

Além dos novos nomes, os dois modelos também chegarão com uma nova opção de cor – Sand Dune -, com duas novas opções de acabamento interior (Dawn Fusion Microtech e Charcoal Fusion) e com mais autonomia na versão Ultra. O EC40 topo de linha passa a ter autonomia de 404 km, 51 km a mais que o modelo 2024, enquanto o EX40 terá autonomia de 393 km, contra os 348 km atuais (segundo dados oficiais do Inmetro).

Outra novidade é em relação aos preços. Mesmo com a alta procura dos modelos, a Volvo Car Brasil ajustou os valores dos dois carros para garantir a competitividade no mercado. 

 

O EX40 Plus tem preço de tabela em R$ 329.950, enquanto a versão Ultra será ofertada a R$ 379.950. O EC40 tem as mesmas versões, com valores de R$ 334.950 e R$ 384.950 na Plus e Ultra, respectivamente.

 

Ambos contam com Google integrado, que permite ao motorista saber, com precisão, o nível de bateria para realizar o percurso desejado. Caso a autonomia não seja suficiente para completar o trajeto, o próprio sistema oferece opções de pontos de recarga, inclusive com o tempo necessário para recarregar o veículo.

“O EX40 e o EC40 foram os primeiros carros 100% elétricos da Volvo. Em outubro do ano passado, a fábrica da Bélgica atingiu a marca de um milhão de XC40 – agora EX40 – produzidos, sendo que quase 5.000 unidades deste carro estão aqui nas ruas e estradas brasileiras. No caso do EC40, foi o primeiro Volvo concebido para ser um carro 100% elétrico e quebrou algumas barreiras com seu design único. O principal objetivo desta mudança é facilitar ainda mais a compreensão dos nossos clientes na hora de optar pelo modelo que gostariam de comprar”, comenta Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

A marca conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil: EX30, EX40, EC40, XC60 e XC90. O EX30, novo SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium. 

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

 A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Renault Duster traz novidades para a linha 2026

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Versões Iconic Plus têm novidades visuais que reforçam a robustez do SUV.

A Renault do Brasil apresenta suas novidades para a linha 2026 do Duster. O SUV, que combina robustez, tecnologia, tendências com o maior espaço interno da categoria, passa a trazer nas versões Iconic Plus teto biton em preto brilhante, antena em formato Shark e, na versão turbo TCe 1.3 Flex rodas Tergan de 17 polegadas com acabamento em preto brilhante.

São mudanças que acompanham as recentes evoluções aplicadas no SUV, que seguem sendo oferecidas em quatro opções: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT.

“O Duster é um produto maduro, admirado pelo seu consumidor, que valoriza toda a robustez e espaço que o produto oferece, e que ainda está mais completo na sua linha 2026”, explica Aldo Costa, diretor de marketing da Renault do Brasil.

Robustez comprovada

Em sua última atualização, o Duster incorporou importantes aprimoramentos, de série em todas as versões, como faróis em LED, acompanhados de uma grade frontal com acabamento em preto brilhante. As versões Iconic Plus (equipadas com os motores 1.6 SCe flex e turbo TCe 1.3 flex), trazem barras de teto e esquis frontais e traseiros na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, rodas de liga leve de 17 polegadas, modelo Tergan.

O Duster Iconic Plus 1.3 TCe CVT pode ser equipado com o Pack Outsider, que complementa o visual do SUV com faróis auxiliares no para-choque dianteiro – com molduras na cor Cinza Megalith e frisos laterais com detalhes em laranja.

O SUV mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5′) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster enfrenta obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém portas-malas de 475 litros e oferece o maior espaço interno do segmento. 

 Versões e preços

A linha 2026 do Duster chega ao mercado em quatro opções:

Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 132.990) – Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, farol em LED, lanternas em LED, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) ​, ABS com AFU, ESP, HSA ​, cinto de segurança a de três pontos em todas as posições , dois ISOFIX no banco traseiro, vidros el é tricos com fun çã o um toque ​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis ​, volante com revestimento Premium ​, Start&Stop ​, trava el é trica com fechamento automático (CAR) ​, banco do motorista com regulagem de altura ​, luz de cortesia traseira ​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico ​, tomada 12V traseira ​, rodas de liga-nível de 16  ​, far ó é de neblina, multimí dia Display Link de 8  com espelhamento sem fio, sensor de estacionamento traseiro ​com câmera , controlador e limitador de velocidade e chave canivete.

Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 142.090) – Todos os itens da versão anterior + câmbio CVT XTRONIC®.

Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 151.690) – Todos os itens da versão anterior + chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17” modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e esquis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução, teto biton, antena do tipo shark e acessórios com função “Follow Me Home”.   

Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 165.890) –  Todos os itens da versão anterior + rodas Tergan de 17” com acabamento em preto brilhante, motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

Opcional para essa versão: Pack Outsider (R$ 1.800)

Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre cinco opções de cores na versão Intense Plus, sendo: branco Glacier, prata Étoile, marrom Vison, cinza Cassiopé e preto Nacré. Na versão Iconic, o Duster pode ser adquirido em quatro cores: branco Glacier, prata Étoile, cinza Cassiopé e preto Nacré.

Nissan Kicks Play: sucesso no Brasil ganha novo capítulo com sobrenome e novidades

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Nissan Kicks ganha sobrenome Play para abrir espaço à nova geração que chega em breve.

Um dos automóveis mais queridos do Brasil e da América Latina, o Nissan Kicks, que bateu seu recorde histórico de vendas no país em 2023, entra em uma nova fase e ganha um sobrenome: **Nissan Kicks Play**. Produzido no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, o modelo chega às concessionárias de todo o Brasil em fevereiro, marcando o início de uma nova estratégia da Nissan, que será implementada gradativamente até 2025.

O Kicks Play mantém sua trajetória de sucesso, agora com três versões disponíveis: **Active Plus**, **Sense** e **Advance Plus**. Todas trazem, externamente, o sobrenome “Play” identificado no lado esquerdo inferior da tampa do porta-malas, logo abaixo do nome do modelo. Além disso, o modelo ganha novidades em relação ao ano-modelo 2024, como rodas de liga leve aro 17 na versão Sense e equipamentos de segurança avançados na topo de linha Advance Plus, que agora conta com o **Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB)**, parte do **Nissan Safety Shield**.

O Kicks Play mantém suas características já consagradas, como o excelente espaço interno para passageiros e bagagens, além do alto nível de conforto, que continuam sendo referência entre os SUVs do mercado. O motor 1.6 16V, adaptado à nova legislação Proconve L8 (em vigor desde janeiro de 2024), desenvolve 113 cavalos de potência com etanol e 110 com gasolina, garantindo desempenho e eficiência.

A linha chega às concessionárias com preços a partir de **R$ 117.990** e oferece opções de cores como **Branco Diamond**, **Prata Classic**, **Cinza Grafite**, **Preto Premium** e **Vermelho Malbec**.

Para celebrar o lançamento do Kicks Play, a Nissan oferece um ano de assinatura gratuita do serviço de streaming **Amazon Music Unlimited** para todos os clientes pessoa física que adquirirem o modelo. O serviço, disponível para iOS, Android e web, oferece acesso a mais de 100 milhões de músicas e uma variedade de podcasts, reforçando a conexão do Kicks Play com a tecnologia e o entretenimento.

Em reconhecimento ao seu sucesso no Brasil, o Nissan Kicks ganhou uma placa na **Calçada da Fama do Maracanã**, local que homenageia grandes campeões do país. A placa, que traz a “pegada” (pneu) do SUV, simboliza a forte conexão do modelo com o Brasil e sua trajetória de conquistas. O Kicks foi desenvolvido com inspiração na cultura brasileira e, desde seu lançamento, conquistou não apenas o mercado nacional, mas também mercados globais, como Estados Unidos, China e Japão.

A presença do Kicks na Calçada da Fama do Maracanã é especialmente significativa, já que o Rio de Janeiro foi palco do lançamento mundial do modelo e também do seu papel como veículo oficial dos **Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016**. Durante a cerimônia de revelação da placa, foi exibido um modelo **Nissan Kicks Rio 2016**, a primeira série especial do carro, que faz parte do acervo do **Memória Nissan**, espaço dedicado à preservação da história da marca no Complexo Industrial de Resende.

O Nissan Kicks consolidou-se como um dos SUVs mais vendidos do Brasil, figurando entre os **10 carros mais vendidos do país** em 2023 e liderando o segmento PCD. No ano passado, o modelo atingiu a marca histórica de **60.457 unidades vendidas**, reforçando sua posição como um dos utilitários-esportivos preferidos dos brasileiros.

Agora, como **Nissan Kicks Play**, o modelo inicia uma nova fase, marcada por investimentos de **R$ 2,8 bilhões** da Nissan no Brasil, que incluem a produção de dois novos SUVs no Complexo Industrial de Resende. Segundo **Gonzalo Ibarzábal**, presidente da Nissan do Brasil, a homenagem ao Kicks reforça a importância do modelo para a marca e o orgulho da forte conexão com os brasileiros. “O Kicks Play marca o início de uma nova fase, fruto do nosso compromisso com o mercado brasileiro e com a inovação”, afirmou.

Com design versátil, tecnologia avançada e um legado de sucesso, o **Nissan Kicks Play** segue conquistando os brasileiros, consolidando-se como um verdadeiro craque da Nissan no país.

GP DKR Motorsport abre AKSP Interlagos Trophy 2025 neste sábado

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Sexta temporada será realizada no Kartódromo de Interlagos com várias novidades.

Exatamente seis anos após a sua prova inaugural no Kartódromo de Interlagos, o AKSP Interlagos Trophy disputará neste sábado (15/2) o GP DKR Motorsport, valendo também como primeira etapa do novo campeonato AKSP Master Challenge Itinerant. Ou seja, os inscritos estarão pontuando em dois campeonatos, e depois os pilotos decidem se continuarão correndo nos dois certames, ou optam por apenas um.

“Nosso campeonato está cada vez mais forte e com muita credibilidade. Nossa missão é reunir a família dos pilotos em cada etapa, para que o clima fique mais leve e com muita mais harmonia dentro da competitividade natural das corridas. Por isto é que estamos expandindo e faremos provas em vários locais, para que a turma passe um final de semana feliz com toda a família junto”, explica J. Alberto Otazú, organizador dos campeonatos.

O AKSP Interlagos Trophy terá 6 etapas e acontecerá apenas aos sábados à tarde, sempre no Kartódromo de Interlagos. Já o AKSP Master Challenge Itinerant terá 8 etapas e visitará seis kartódromos diferentes, sempre aos domingos (exceto esta 1ª etapa). Uma das etapas deverá inaugurar o Kartódromo Raceville, em Brotas (SP).

Os dois campeonatos terão as categorias Light (Estreantes e Novatos) e Sênior – mais de 40 anos de idade. As categorias Graduados e Elite correrão sempre juntas na mesma bateria em qualquer campeonato, formarão apenas um grid, mas haverá pódio e pontuação separados. A categoria feminina Mulheres em Ação será disputada apenas no AKSP Interlagos Trophy.

A grande novidade do ano está na formatação das categorias Graduados e Elite. Elas serão em regime de mini-endurance, com duração total de 50 minutos. A tomada de tempos terá cinco minutos, e os dez mais rápidos largarão com as posições invertidas, com o pole position partindo da 10ª posição e o décimo partindo do primeiro posto. Em contrapartida, os dez mais rápidos receberão pontos decrescentes. Após a primeira volta completa desta bateria, a qualquer momento – exceto também na última passagem – o piloto terá que fazer uma joker lap escolhida pela organização, que poderá ser mais curta ou longa do que o traçado utilizado. Entre os minutos 10 e 30 de corrida, os participantes do mini-endurance terão que trocar de kart obrigatoriamente. No momento da troca de kart, os participantes terão que cumprir uma volta de no mínimo 4 minutos, sob pena de punição caso faça em tempo inferior.

Outra novidade, para todas as categorias, é que cada vencedor, em sua próxima participação, obrigatoriamente levará o Lastro do Sucesso, que é a adição de 5 quilos a mais em seu peso total. Caso seja o mesmo vencedor na etapa seguinte, na etapa posterior levará 10 quilos de Lastro do Sucesso. Caso o piloto persista vencendo, ele continuará levando os mesmos 10 quilos do Lastro do Sucesso. Na primeira prova em que o piloto que carrega o Lastro do Sucesso deixar de vencer, deixará de carregar este lastro adicional na etapa seguinte.

O campeonato continuará distribuído vários brindes e prêmios, além de sorteios, como luvas da DKR Motorsport. As ações sociais a cada etapa continuarão, bem como a comemoração para os aniversariantes do mês.

Nesta primeira etapa a cerimônia de pódio começará com a entrega dos troféus aos campeões e vice-campeões do KGV Trophy e do AKSP Master Challenge 2024.

Calendário do AKSP Interlagos Trophy (Sábado)

1ª – 15/2 – 17h30 às 19h30

2ª – 22/3 – 15h30 às 17h30

3ª – 24/5 – 16h30 às 18h30

4ª – 19/7 – 15h00 às 17h00

5ª – 23/8 – 16h00 ás 18h00

6ª – 29/11 – 15h00 ás 17h00

Calendário do AKSP Master Challenge Itinerant (Domingo)

1ª – 15/2 – Interlagos (São Paulo) – 17h30 às 19h30 – Sábado

2ª – 02/3 – KGV (Cotia) – 11h às 12h30

3ª – 15/6 – V11 (Arujá) – 15h às 16h30

4ª – 06/7 – KNO (Nova Odessa) – 10h à 11h30

5ª – 10/8 – KGV (Cotia) – 11h às 12h30

6ª – 14/9 – San Marino (Paulínia) – 14h30 à 16h

7ª – 05 ou 19/10 – Raceville (Brotas) – Inauguração

8ª – 09/11 – V11 (Arujá) – 11h às 12h30

 

Para maiores informações:

WhatsApp: 11996813549

Reportagem de João Alberto Otazú – Master Mídia

Os 50 anos da Caravan

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Modelo terá ala especial no Encontro Mensal de Veículos Antigos deste domingo (16/2) no Complexo Dream Car

Três eventos simultâneos para enlouquecer os apaixonados: a nova edição do Encontro Mensal de Veículos Antigos do Complexo Dream Car de São Roque (SP) ocorre neste domingo (16/2) com a participação dos modelos dos grupos Opalas & Antigos e do Lancer Clube de São Paulo. Versão perua do Chevrolet Opala que em 2025 celebra 50 anos, a Caravan terá uma ala especial, reservada apenas a exemplares do modelo.

Das 9 às 18 horas, cerca de 300 veículos de diversas marcas e modelos estarão expostos no estacionamento do empreendimento. O evento tem visitação e inscrição gratuitas. Quem for com seu veículo antigo receberá desconto na entrada do Dream Car Museum e também no estacionamento.

Foto: Evander Portilho

Outra atração será o mercado de pulgas, onde estandes comercializarão peças de veículos e antiguidades. Podem participar gratuitamente carros e também motos de qualquer marca e modelo, desde que tenham sido fabricados há mais de 30 anos. No Feirão de Carros Antigos e Especiais, os donos poderão anunciar seus exemplares à venda durante toda a programação. O melhor de tudo é que o serviço é gratuito, bastando selecionar essa opção no formulário eletrônico. Para receber o bônus de 50% no ingresso do museu e no valor do estacionamento, os participantes precisam acessar e cadastrar-se previamente no clicando aqui. 

1º Megaencontro reuniu 1.300 motos

Um evento que já nasceu gigante: o 1º Megaencontro de Motos Dream Car justificou o seu nome ao reunir, no dia 9 de fevereiro, nada menos que 1.300 veículos durante todo o domingo no complexo. O número bateu o recorde de motos registradas em um único dia no empreendimento. E não para por aí: o 2º Megaencontro de Motos Dream Car já tem data marcada, ocorrendo em 9 de março com qualquer condição climática.

Foto: Adair Santos

Além do museu com 165 veículos antigos, o Complexo Dream Car é composto por shopping com 23 lojas, parque de diversões temático e Arena Dream Car, onde são realizadas apresentações de drift gratuitas todos os finais de semana. Já a Volta dos Sonhos permite aos apaixonados dirigirem Ferrari, Porsche e Camaro. Informações adicionais: WhatsApp (11) 3090-9147 ou site www.dreamcarmuseu.com.br.

Os 50 anos da Caravan

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Modelo terá ala especial no Encontro Mensal de Veículos Antigos deste domingo (16/2) no Complexo Dream Car

Três eventos simultâneos para enlouquecer os apaixonados: a nova edição do Encontro Mensal de Veículos Antigos do Complexo Dream Car de São Roque (SP) ocorre neste domingo (16/2) com a participação dos modelos dos grupos Opalas & Antigos e do Lancer Clube de São Paulo. Versão perua do Chevrolet Opala que em 2025 celebra 50 anos, a Caravan terá uma ala especial, reservada apenas a exemplares do modelo.

Das 9 às 18 horas, cerca de 300 veículos de diversas marcas e modelos estarão expostos no estacionamento do empreendimento. O evento tem visitação e inscrição gratuitas. Quem for com seu veículo antigo receberá desconto na entrada do Dream Car Museum e também no estacionamento.

Foto: Evander Portilho

Outra atração será o mercado de pulgas, onde estandes comercializarão peças de veículos e antiguidades. Podem participar gratuitamente carros e também motos de qualquer marca e modelo, desde que tenham sido fabricados há mais de 30 anos. No Feirão de Carros Antigos e Especiais, os donos poderão anunciar seus exemplares à venda durante toda a programação. O melhor de tudo é que o serviço é gratuito, bastando selecionar essa opção no formulário eletrônico. Para receber o bônus de 50% no ingresso do museu e no valor do estacionamento, os participantes precisam acessar e cadastrar-se previamente no clicando aqui. 

1º Megaencontro reuniu 1.300 motos

Um evento que já nasceu gigante: o 1º Megaencontro de Motos Dream Car justificou o seu nome ao reunir, no dia 9 de fevereiro, nada menos que 1.300 veículos durante todo o domingo no complexo. O número bateu o recorde de motos registradas em um único dia no empreendimento. E não para por aí: o 2º Megaencontro de Motos Dream Car já tem data marcada, ocorrendo em 9 de março com qualquer condição climática.

Foto: Adair Santos

Além do museu com 165 veículos antigos, o Complexo Dream Car é composto por shopping com 23 lojas, parque de diversões temático e Arena Dream Car, onde são realizadas apresentações de drift gratuitas todos os finais de semana. Já a Volta dos Sonhos permite aos apaixonados dirigirem Ferrari, Porsche e Camaro. Informações adicionais: WhatsApp (11) 3090-9147 ou site www.dreamcarmuseu.com.br.

Como instalar e programar o CDI Performance na Tornado

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O Capacitor Discharge Ignition é um dos componentes mais importantes do sistema de ignição de uma motocicleta, e hoje iremos te mostrar como instalar e configurar o CDI Performance em uma Tornado.

O CDI é responsável por controlar a faísca da vela e, consequentemente, o funcionamento do motor. Dessa forma, ele armazena e libera uma carga elétrica em alta tensão para a bobina de ignição, garantindo uma queima eficiente da mistura ar-combustível.

Para motociclistas que buscam um melhor desempenho, a instalação de um CDI Performance programável é uma alternativa vantajosa, principalmente em modelos utilizados em asfalto e no off-road, como é o caso da  Honda XR 250 Tornado.

No entanto, para garantir o máximo aproveitamento desse componente, é fundamental entender como fazer a instalação correta e configurar adequadamente as curvas de ignição. Neste guia, explicaremos passo a passo como instalar e programar um CDI Performance programável por chaveiro, continue a leitura e confira!

Como instalar e programar o CDI Performance na Tornado

O CDI é um sistema de ignição eletrônica que controla o momento em que a vela da moto gera a faísca para inflamar a mistura ar-combustível dentro do cilindro. 

Ele funciona armazenando energia elétrica em um capacitor e descarregando essa energia rapidamente na bobina de ignição, que por sua vez amplifica a tensão e envia uma centelha de alta voltagem para a vela. 

Esse processo acontece em frações de segundo e se repete a cada ciclo do motor, garantindo a combustão eficiente do combustível.

Diferente dos sistemas de ignição convencionais, o CDI é mais eficiente e confiável, pois elimina o desgaste mecânico e melhora a precisão da faísca. Além de controlar o momento exato da ignição, o CDI também influencia a curva de avanço da faísca, que varia conforme a rotação do motor. 

Em baixas rotações, o sistema mantém um tempo de ignição mais próximo do ponto morto superior para garantir um funcionamento estável e econômico. Já em altas rotações, o avanço da ignição aumenta para otimizar a queima do combustível e gerar mais potência. Essa capacidade de ajuste automático contribui diretamente para a performance, reduzindo falhas de combustão e melhorando a resposta do acelerador.

Sendo assim, podemos dizer que ele é um dos componentes mais importantes no funcionamento de uma motocicleta, influenciando tanto o desempenho quanto a eficiência do motor. 

Um CDI de qualidade pode beneficiar sua moto com:

  • Melhor partida;
  • Aceleração mais rápida;
  • Consumo otimizado;
  • Menor emissão de gases poluentes.

Para quem deseja aprimorar sua moto, a substituição do CDI original por um modelo programável pode trazer ganhos significativos na performance e na experiência de pilotagem.

Honda XR 250 Tornado: benefícios da substituição de CDI 

A Honda XR 250 Tornado é uma motocicleta versátil e robusta, amplamente utilizada tanto para deslocamentos urbanos quanto para trilhas e aventuras off-road.

Com um motor de 250cc refrigerado a ar, ela oferece uma boa combinação de potência e resistência, sendo uma das escolhas favoritas entre motociclistas que buscam um veículo confiável para diversos tipos de terreno. 

Por ser uma moto projetada para diferentes usos, o desempenho da Tornado é um fator crucial para sua eficiência e aproveitamento máximo. E o bom disso, é que pequenos ajustes na mecânica da moto já proporcionaram melhorias significativas, tornando-a ainda mais adaptável e competitiva.

Um dos upgrades mais eficientes para a Tornado é a substituição do CDI original por um CDI programável. O CDI original possui uma curva de ignição fixa, o que pode limitar o desempenho em certas condições de uso. 

Com um CDI programável, é possível ajustar o avanço da ignição de acordo com a necessidade do piloto, melhorando a resposta do motor, o torque em baixas rotações e até a economia de combustível. 

Esse ajuste fino permite extrair o máximo do motor, seja para maior desempenho nas trilhas ou melhor dirigibilidade na cidade.

Seja para quem busca melhorar a experiência no dia a dia ou para quem deseja extrair o máximo da moto em trilhas e competições, a troca do CDI mostra-se uma modificação inteligente e funcional.

Passo a passo para instalar e configurar um CDI programável por chaveiro em uma Tornado

  1. Com o motor desligado, comece removendo a tampa lateral da Tornado para conseguir acessar o CDI original;
  2. O procedimento de instalação é na verdade bem simples, remova o CDI original e coloque o CDI Performance no lugar;
  3. Aproveite e já instale a chave de troca rápida que acompanha esse modelo de CDI no guidão da motocicleta;
  4. Para realizar a programação, é só você utilizar o chaveiro magnético que acompanha o CDI. Mas calma, se você perder em algum momento esse chaveiro, é só utilizar um ímã para esse processo;
  5. No manual do CDI, você encontrará a explicação para cada curva. Para essa moto, na posição 1 da chave de troca rápida, vamos utilizar a curva 7 e o corte 10500. Vire a chave de ignição para alimentar o CDI, ele vai piscar e parar, indicando que está no mapa e no corte que sai de fábrica;
  6. Para configurar o corte é bem simples, com a chave de ignição ligada, é só aproximar o chaveiro magnético do lado contra o conector, o LED irá acender, assim que ele apagar, afaste o chaveiro. O CDI passou para o segundo corte. Queremos o corte de 10.500, então vamos fazer esse procedimento novamente;
  7. Com o corte programado, agora vamos configurar a curva de avanço número 7. Para isso, vamos aproximar o chaveiro magnético, o led irá acender uma vez e apagar indicando que começou a programar a curva de avanço. Cada piscada a mais após isso, corresponde a uma curva de avanço, então deixamos piscar mais 7 vezes e afastamos o chaveiro;
  8. Lembrando que para programar a chave de troca rápida na posição 2, é só colocar na posição desejada e programar novamente. No Manual que acompanha o produto você encontra todas as orientações de programação de corte de giro e curva de avanço.

Para assistir o passo a passo completo acesse nosso canal no YouTube: Como instalar e programar o CDI por chaveiro na Tornado

Este conteúdo foi útil para você? Entre no catálogo da VEDA e garanta agora o seu CDI performance para aprimorar o desempenho de sua motocicleta!

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