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Honda Racing sai de Cuiabá (MT) com a liderança das duas principais categorias do MX1GP Brasil

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Stephen Rubini passa a comandar a MX1 em domingo de vitória do estreante Jeremy van Horebeek; Na MX2, Bernardo Tibúrcio amplia vantagem na classificação, com mais uma bateria conquistada

Cuiabá (MT) – A equipe Honda Racing concluiu a terceira etapa do MX1GP Brasil 2025, novo nome do Brasileiro de Motocross, em Cuiabá (MT), com vários motivos para comemoração. O domingo (25/5) de forte calor em um circuito desafiador e traiçoeiro valeu a liderança da categoria MX1, agora nas mãos do francês Stephen Rubini. Também nela, o belga Jeremy van Horebeek estreou pelo time como o melhor piloto da etapa, somando as duas baterias. Na MX2, o mineiro Bernardo Tibúrcio confirmou a primeira posição no campeonato, com direito à quinta vitória em seis largadas.

Rubini mostrou capacidade de superação para se recuperar de um problema na largada da primeira prova da MX1 que o jogou para o último lugar. Numa pista lisa e com canaletas que se formavam a cada volta, ele avançou até o quarto lugar. Mais tarde, conseguiu se posicionar bem e, da terceira posição nos primeiros metros, avançou para levar a segunda bateria. “Depois do ocorrido na corrida inicial, sabia que precisava vencer. Estou feliz pela liderança na classificação, vamos nos concentrar para o restante do campeonato”, disse o francês, que comanda uma motocicleta Honda CRF 450R.

Van Horebeek mostrou todo o talento que lhe valeu um vice-campeonato mundial. Mesmo recuperando-se de uma lesão que o deixou longe das pistas por três meses, somou dois segundos lugares que valeram a vitória geral da etapa. Resultado bastante comemorado com o time. “É até difícil encontrar palavras. Venho de um período complicado, treinei apenas cinco dias com a moto. Só tenho que agradecer à equipe, me senti parte de uma família desde o primeiro momento. Sinceramente não esperava vencer, é algo louco, muitas emoções passaram pela minha cabeça”, revelou o belga, também com uma CRF 450R.

Ainda na MX1, Guilherme Bresolin viveu seu melhor fim de semana no campeonato, com dois sextos lugares que comprovaram sua evolução. “Estou muito feliz com o resultado. Minha meta é terminar no pódio, fiquei muito próximo disso, vamos trabalhar para que venha nas próximas etapas. Obrigado a toda a equipe e à minha família.” O gaúcho é mais um a comandar a CRF 450R.

Força do time também na MX2, com os dois pilotos no pódio final. Bernardo Tibúrcio venceu com autoridade a primeira bateria (a quinta consecutiva). Na segunda, mesmo com duas quedas, se recuperou para receber a bandeirada em segundo, o que consolidou sua condição de líder do campeonato. “Além do forte calor, a pista era bem difícil, mais curta, técnica, gostei bastante. A primeira bateria foi muito boa, consegui administrar a vantagem, na segunda cometi alguns erros, mas ainda terminei em segundo. Estou bem feliz por seguir à frente na classificação”, disse o mineiro, que pilota uma CRF 250R.

Atual campeão brasileiro, Vitor Borba, também com a CRF 250R, somou dois quartos lugares conquistados na base da garra. “Foi um final de semana difícil, venho de uma lesão no pé, não treinei por muito tempo com a moto e senti um pouco na parte final das baterias, à medida em que a condição da pista piorava. Vou me preparar bastante para chegar forte às próximas etapas”, resumiu o catarinense, terceiro na tabela da MX2. A equipe Honda Racing de Motocross conta com o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW, Alpinestars e Pirelli.

JP Pro Honda Circuit – Festa também para o time satélite JP Pro Honda Circuit em Cuiabá. O chileno Benjamin Garib venceu a segunda prova da MX2, foi o maior pontuador na soma das baterias e agora ocupa a vice-liderança do campeonato. Na MX1, Gustavo Pessoa conquistou um quarto e um quinto lugares e aparece em quarto na classificação. O equatoriano Jetro Salazar enfrentou problemas e não completou as duas provas.

A próxima etapa do MX1GP Brasil está marcada para os dias 7 e 8 de junho, em Palmas (TO).

3ª etapa – MX1GP 2025 (Campeonato Brasileiro de Motocross)
Local: Parque Novo Mato Grosso – Cuiabá (MT)

Classificação após três etapas (cinco primeiros)

MX1
1º Stephen Rubini #106 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 134 pontos
2º Fábio Santos #1 – 133 pontos
3º Gregory Aranda #206 – 114 pontos
4º Gustavo Pessoa #891 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 450R – 98 pontos
5º Hector Assunção #4 – 61 pontos
7º Guilherme Bresolin #109 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 82 pontos
11º Jeremy van Horebeek #89 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 44 pontos
13º Jetro Salazar #60 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 450R – 27 pontos

MX2
1º Bernardo Tibúrcio #3 – Honda Racing – Honda CRF 250R – 147 pontos
2º Benjamin Garib #339 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 250R – 121 pontos
3º Vitor Borba #1 – Honda Racing – Honda CRF 250R – 115 pontos
4º German Bratschi #146 – 109 pontos
5º Rodrigo Borges #161 – 89 pontos

Resultados 3ª etapa (cinco primeiros)

MX1

Corrida 1
1º Fábio Santos #1
2º Jeremy van Horebeek #89 – Honda Racing – Honda CRF 450R
3º Gregory Aranda #206
4º Stephen Rubini #106 – Honda Racing – Honda CRF 450R
5º Gustavo Pessoa #891 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 450R
6º Guilherme Bresolin #109 – Honda Racing – Honda CRF 450R

Corrida 2
1º Stephen Rubini #106 – Honda Racing – Honda CRF 450R
2º Jeremy van Horebeek #89 – Honda Racing – Honda CRF 450R
3º Gregory Aranda #206
4º Gustavo Pessoa #891 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 450R
5º Fábio Santos #1
6º Guilherme Bresolin #109 – Honda Racing – Honda CRF 450R

Soma das baterias – MX1
1º Jeremy van Horebeek #89 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 44 pontos
2º Stephen Rubini #106 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 43 pontos
3º Fábio Santos #1 – 41 pontos
4º Gregory Aranda #206 – 40 pontos
5º Gustavo Pessoa #891 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 450R – 34 pontos
6º Guilherme Bresolin #109 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 30 pontos

MX2

Corrida 1
1º Bernardo Tibúrcio #3 – Honda Racing – Honda CRF 250R
2º Benjamin Garib #339 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 250R
3º Pietro Piroli #161
4º Vitor Borba #1 – Honda Racing – Honda CRF 250R
5º German Bratschi #146

Corrida 2
1º Benjamin Garib #339 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 250R
2º Bernardo Tibúrcio #3 – Honda Racing – Honda CRF 250R
3º German Bratschi #146
4º Vitor Borba #1 – Honda Racing – Honda CRF 250R
5º Pietro Piroli #161

Soma das baterias – MX2
1º Benjamin Garib #339 – JP Pro Honda Circuit Team – Honda CRF 250R – 47 pontos
2º Bernardo Tibúrcio #3 – Honda Racing – Honda CRF 250R – 47 pontos

3º German Bratschi #146 – 36 pontos
4º Vitor Borba #1 – Honda Racing – Honda CRF 250R – 36 pontos
5º Pietro Piroli #161 – 36 pontos

Guilherme Brito e a Honda Racing vencem segunda etapa da categoria principal no SuperBike Brasil 2025

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Acelerando a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, piloto segue invicto na Superbike Pro após corrida em Interlagos, com João Carneiro em terceiro lugar; Renan Fui comemora na Copa Pro Honda CBR 650R

São Paulo (SP) – Guilherme Brito e a equipe Honda Racing mantiveram os 100% de aproveitamento no SuperBike Brasil 2025. Depois de iniciar o campeonato com vitória, o piloto da motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP de número 44 repetiu o feito pela categoria SuperBike Pro neste domingo (25/5), mais uma vez no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O desempenho positivo do time foi completado com a terceira posição de João Carneiro, novamente no pódio.

Brito largou da segunda posição no grid e se posicionou bem nas voltas iniciais, quando os quatro primeiros andaram agrupados, trocando constantemente de posição. Na sexta das 14 voltas, ele saltou do terceiro lugar para a ponta de forma definitiva. Mais rápido na pista, conseguiu abrir uma vantagem confortável para receber a bandeira quadriculada na frente. “Sabia que o começo da prova seria bastante disputado, é o momento em que todos estão com os pneus novos. Fiquei por algumas voltas no meio do grupo, guardei um pouco de fôlego e, quando assumi a liderança, procurei manter um ritmo forte. Muito feliz com o resultado. Será um ano competitivo e é preciso ter constância. Quando for possível, buscar a vitória. Quando não, somar pontos importantes”, disse o vencedor, que mantém a liderança do campeonato.

Carneiro também integrou o pelotão de líderes, foi paciente à espera das melhores oportunidades e, assim, garantiu a terceira posição, a apenas 0s028 do segundo colocado. “Foi por um pelinho. Cometi um erro no meio da prova, fiquei um pouco para trás, mas consegui me recuperar. O clima esquentou na corrida depois dos treinos com temperaturas mais baixas, o que me atrapalhou um pouco. Vamos trabalhar forte para as próximas etapas”, disse o piloto, que também comanda uma CBR 1000RR-R Fireblade SP e aparece em terceiro no campeonato.

O SuperBike Brasil volta a Interlagos para a terceira etapa da classe principal, no dia 29 de junho. A equipe Honda Racing de motovelocidade tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, Macna e Pirelli.

Copa Pro Honda CBR 650R – O domingo em Interlagos também foi válido pela quarta etapa da Copa Pro Honda CBR 650R. Na Pro, Renan Fui levou a melhor sobre o pole Pedro Balla para cruzar na frente, com Diogo Soares em terceiro. Marcos Donas venceu na Light, enquanto Lincoln Camilo foi o melhor na Master.

SuperBike Brasil 2025
2ª etapa Superbike Pro / 4ª etapa Copa Pro Honda CBR 650R
Local: Autódromo de Interlagos, São Paulo (SP)

Resultados extraoficiais (três primeiros)

SuperBike / Categoria SuperBike Pro
1 – #44 – Guilherme Brito – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
2 – #83 – Meikon Kawakami
3 – #14 – João Carneiro – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

Copa Pro Honda CBR 650R / Categoria Pro
1 – #62 – Renan Fui
2 – #10 – Pedro Balla
3 – #165 – Diogo Soares

Copa Pro Honda CBR 650R / Categoria Light
1 – #777 – Marcos Donas
2 – #95 – Thiago Reis
3 – #28 – Roan Lima

Copa Pro Honda CBR 650R / Categoria Master
1 – #64 – Lincoln Camilo

Pilotos Honda Racing buscam a vitória pelo SuperBike Brasil 2025, em Interlagos

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Líder da categoria principal, a SuperBike Pro, Guilherme Brito larga da primeira fila na segunda etapa da temporada, com João Carneiro na quarta posição; Pedro Balla é o destaque na classificação da Copa Pro Honda CBR 650R

São Paulo (SP) – A equipe Honda Racing de motovelocidade vai estar mais uma vez em ação neste domingo (25/5), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O circuito recebe a segunda etapa do SuperBike Brasil 2025 na categoria principal, a SuperBike Pro, com os dois pilotos do time partindo das primeiras filas para lutar pela vitória. Com as motocicletas Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, Guilherme Brito, líder do campeonato, largará da segunda posição do grid, enquanto João Carneiro partirá do quarto lugar.

O equilíbrio marcou a Superpole deste sábado, com os quatro primeiros colocados separados por três décimos de segundo. Brito se mostrou satisfeito com sua performance, especialmente por contar com um acerto promissor para o domingo. “Faltou muito pouco na volta rápida, mas temos um ótimo ritmo para a prova, evoluímos bastante ao longo do fim de semana e acredito que será uma corrida muito boa”, disse.

Carneiro também se mostra animado para as 14 voltas pelo traçado de 4.309 metros. “Virei rápido, por pouco não largo mais à frente e a expectativa é muito boa. O clima pelo visto estará agradável e consegui um ritmo bem constante, acredito que conseguiremos um bom resultado.” A equipe não contará com o pentacampeão Eric Granado, que se recupera de lesão sofrida na abertura do Mundial de MotoE. A equipe Honda Racing de motovelocidade tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, Macna e Pirelli.

Copa Pro Honda CBR 650R – Na Copa Pro Honda CBR 650R, que faz sua quarta etapa do ano, Pedro Balla foi o destaque da Pro nas sessões classificatórias. Mesmo caso de Roan Lima, na classe Light, e de Lincoln Camilo, na Master. Neste ano, a categoria monomarca promovida pela Honda divide o grid com a Supersport 600cc.

SuperBike Brasil 2025*

2ª etapa Superbike Pro / 4ª etapa Copa Pro Honda CBR 650R
Local: Autódromo de Interlagos, São Paulo (SP)

Resultados extraoficiais (três primeiros)

SuperBike / Categoria SuperBike Pro
Superpole

1 – #87 – Ton Kawakami – 1:36.565
2 – #44 – Guilherme Brito – 1:36.842 – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
3 – #83 – Meikon Kawakami – 1:36.865
2 – #14 – João Carneiro – 1:36.937 – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

Copa Pro Honda CBR 650R / Subcategoria Pro
Sessão classificatória

1 – #10 – Pedro Balla – 1:46.671
2 – #62 – Renan Fui – 1:46.882
3 – #165 – Diogo Soares – 1:48.506

Copa Pro Honda CBR 650R / Subcategoria Light
Sessão classificatória

1 – #28 – Roan Lima – 1:51.939
2 – #95 – Thiago Reis – 1:52.614
3 – #14 – Eduardo Correa – 1:59.536

Copa Pro Honda CBR 650R / Subcategoria Master
Sessão classificatória

1 – #64 – Lincoln Camilo – 2:01.763

Programação

Domingo (25/5)
Das 9h às 9h10 – Copa Pro Honda CBR 650R – Warm-Up
Das 9h15 às 9h25 – SuperBike – Warm-Up
12h43 – Copa Pro Honda CBR 650R – Corrida (12 voltas)
13h43 – SuperBike – Corrida (14 voltas)

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Honda Racing pronta para acelerar na pista do MX1GP Brasil em Cuiabá

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Com a chegada do belga Jeremy van Horebeek e a formação completa, equipe busca primeiros lugares nas categorias MX1 e MX2; Forte calor promete ser um desafio a mais para os pilotos

Cuiabá (MT) – Tudo pronto para a programação das principais categorias na terceira etapa do MX1GP Brasil 2025, o antigo Brasileiro de Motocross, em Cuiabá (MT). Neste domingo (25/5), a MX1 e a MX2 serão os destaques da programação na pista montada no Parque Novo Mato Grosso. Em ambas, a equipe Honda Racing busca manter a condição de protagonista, na briga pelos primeiros lugares e pela liderança do campeonato.

O time, aliás, acelera pela primeira vez na temporada com sua formação completa. Recuperado de uma lesão que o deixou três meses longe da moto, o belga Jeremy van Horebeek está motivado para estrear na MX1 com a motocicleta Honda CRF 450R. Com a experiência de quem tem um vice-campeonato mundial no currículo (na MXGP) e consciente de que sua condição física ainda não é a ideal, ele espera aproveitar a oportunidade para ganhar ritmo e adaptação às características das pistas brasileiras. “Estou bastante animado, fui muito bem recebido pela equipe, ainda estou me acostumando com o forte calor, mas era algo que já esperava. Os resultados não são uma preocupação por causa deste tempo parado, mas claro que espero fazer ótimas corridas com a Honda Racing”, afirmou.

Também na MX1, Stephen Rubini tem a oportunidade de se tornar líder da temporada. O francês está a apenas um ponto do topo da classificação e vem de um fim de semana consistente na etapa anterior, em Canelinha (SC). Na mesma categoria, Guilherme Bresolin mira seu primeiro pódio pela Honda Racing. Os pilotos também comandam as CRF 450R. Na MX2, com as motos CRF 250R, o desafio para a dupla da equipe é manter o domínio que marcou as duas primeiras etapas do MX1GP Brasil. Bernardo Tibúrcio venceu as quatro baterias disputadas e lidera, seguido por Vitor Borba, campeão de 2024.

Chefe da equipe, Reinaldo Almeida se impressionou com o que encontrou na capital matogrossense. E revela seu otimismo para o desempenho do quinteto da Honda Racing nos treinos e corridas do domingo. “A estrutura do evento é incrível e as expectativas são as melhores possíveis, finalmente temos todos os pilotos. Estávamos ansiosos para receber o Jeremy, a conexão dele com o time foi imediata, parece que ele está conosco há muito mais que uma semana. O calor está forte, mas estamos preparados. Nas últimas semanas intensificamos os treinos e trabalhamos no acerto das motos para simular ao máximo o que enfrentaremos aqui”, comentou. A equipe Honda Racing de Motocross conta com o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW, Alpinestars e Pirelli.

JP Pro Honda Circuit – A equipe satélite JP Pro Honda Circuit também estará em ação, disposta a confirmar o começo positivo de campeonato. O chileno Benjamin Garib é o terceiro na classificação da MX2. Na MX1, Gustavo Pessoa aparece em quarto, enquanto o equatoriano Jetro Salazar é o oitavo.

3ª etapa – Campeonato Brasileiro de Motocross / MX1GP 2025
Local: Parque Novo Mato Grosso – Cuiabá (MT)

Programação*
(horário local de Cuiabá:  – 1h em relação ao horário de Brasília)

25/5 (Domingo)

Treinos livres
Das 8h às 8h20 – MX2
Das 8h25 às 8h45 – MX1
Das 8h50 às 9h10 – MXJr

Treinos cronometrados
Das 9h15 às 9h35 – MX2
Das 9h40 às 10h – MX1
Das 10h05 às 10h25 – MXJr

Provas
11h30 – MX2 (30min + 2 voltas)
12h30 – MX1 (30min + 2 voltas)
13h30 – MXJr (20min+ 2 voltas)
14h – Pódio categoria MXJr
14h30 – MX2 (30min + 2 voltas)
15h30 – MX1 (30min + 2 voltas)
16h10 – Pódio categorias MX1 e MX2

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Triumph e MOTO1000GP revelam a moto que vai dominar a Daytona 660 Cup

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Criada em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil, a Daytona 660 Cup fará sua estreia nas pistas neste fim de semana com grid cheio.

A temporada 2025 do MOTO1000GP contará com uma nova categoria em formato inédito. Criada em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil, a Daytona 660 Cup fará sua estreia nas pistas neste fim de semana com grid cheio. Ao todo, 24 pilotos disputarão as curvas do Circuito dos Cristais, na corrida de domingo (18 de maio), em Curvelo, Minas Gerais.

A competição será mais uma etapa na formação de pilotos, atuando com categoria intermediária entre as divisões de base e as de maiores cilindradas. O campeão da temporada inaugural ganhará uma Triumph Street Triple 765 RS, que será utilizada na disputa da GP600 em 2026.

Antes da estreia nas pistas, a Triumph realizou um evento especial para apresentar oficialmente a motocicleta que será usada na nova categoria, a Daytona 660 Cup. O lançamento aconteceu na noite desta quarta-feira (14 de maio), na concessionária Triumph BHR, em Belo Horizonte (MG). Durante o evento, também foi realizado o sorteio das motos entre os pilotos.

“O custo dessa copa é extremamente acessível, especialmente considerando o nível da motocicleta envolvida. Para o MOTO1000GP, é um grande orgulho inaugurar uma copa da Triumph com essa moto no Brasil, ampliando o acesso a uma categoria intermediária que faltava no nosso cenário. Também faço questão de destacar e agradecer aos nossos parceiros, 80% deles nacionais, que acreditaram nesse projeto desde o início e tornaram tudo isso possível”, destaca Gilson Scudeler, CEO do campeonato.

A revelação oficial da motocicleta reforça o caráter inédito e exclusivo da nova categoria, a primeira do mundo a contar com um grid padronizado com o modelo Daytona 660. A iniciativa também evidencia o compromisso da Triumph com o desenvolvimento da motovelocidade no Brasil, além de reforçar sua proposta de oferecer experiências marcantes para pilotos e fãs do esporte.

“É um grande prazer para a Triumph incentivar talentos no motociclismo nacional. A Daytona 660 Cup une características de esportividade e conforto, nossos clientes poderão ver este modelo em ação nas pistas provando toda a qualidade que está no DNA da marca”, declara Renato Fabrini, General Manager da Triumph no Brasil.

O Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), receberá nos dias 17 e 18 de maio a segunda etapa do MOTO1000GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Será a primeira das duas etapas previstas para a temporada 2025 no circuito mineiro.

Com mais de 120 anos de história, a Triumph Motorcycles é referência global em design, engenharia avançada e competições, sendo fornecedora exclusiva de motores para a Moto2. A entrada da marca no MOTO1000GP também reflete seu crescimento no Brasil, onde as vendas de motocicletas aumentaram 88% em 2024, comparado ao ano anterior.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Cuidados com a limpeza ao instalar novas juntas

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A instalação de juntas é um passo essencial na montagem e manutenção do motor de qualquer motocicleta. Essas peças, responsáveis por vedar componentes do motor, evitam o vazamento de óleo, combustível e outros fluidos vitais. Porém, um erro comum e perigoso é negligenciar a limpeza das superfícies antes da instalação. Essa falha pode comprometer toda a eficácia da vedação, acarretando sérios problemas no desempenho da moto. Vamos entender por que a limpeza correta faz toda a diferença?

A importância das juntas no motor da motocicleta

As juntas atuam como vedantes entre duas superfíciesdo motor. Elas impedem que fluidos essenciais como óleo e líquido de arrefecimento escapem e também evitam a entrada de impurezas. Uma junta bem instalada garante a estanqueidade do sistema e a manutenção da pressão interna adequada. No entanto, isso só é possível quando as superfícies estão devidamente limpas e planas. Qualquer resíduo pode prejudicar a aderência e a vedação da junta, reduzindo sua vida útil e a eficiência do motor.

Consequências da instalação de juntas em superfícies sujas

Quando as superfícies de contato não são devidamente limpas, a vedação fica comprometida. Veja os principais problemas que isso pode causar:

  • Vazamentos de óleo, fluido de arrefecimento e combustível: impurezas criam micro espaços que permitem a passagem de fluidos.
  • Perda de compressão no motor: afeta diretamente o desempenho, potência e consumo de combustível.
  • Superaquecimento: vazamentos no sistema de arrefecimento comprometem o controle da temperatura do motor.
  • Desgaste prematuro das juntas: óleo antigo e sujeira criam atrito e pressão desigual, levando à falha precoce da junta.

Esses problemas não apenas prejudicam o desempenho da moto, mas também podem gerar altos custos com retrabalho e troca de peças.

Procedimentos recomendados para a limpeza das superfícies

Uma instalação correta começa com uma limpeza bem feita. Siga esse passo a passo:

  1. Remoção de resíduos de juntas antigas: utilize raspadores plásticos ou metálicos apropriados para remover restos de junta velha e selante.
  2. Limpeza com solventes: use produtos específicos para eliminar óleo, graxa e sujeira das superfícies. Evite produtos muito corrosivos, caso não seja bem retirado da superfície, pode danificar as juntas.
  3. Verificação da planicidade: use ferramentas de precisão para garantir que as superfícies não estejam empenadas, muitas vezes um teste em um vidro já é suficiente.
  4. Secagem completa: antes da instalação, certifique-se de que todas as superfícies estejam completamente secas.

Boas práticas na instalação de juntas

Além da limpeza, outros cuidados são fundamentais para garantir uma vedação eficiente:

  • Torque correto nos parafusos: utilize torquímetro e siga as especificações do fabricante para evitar aperto excessivo ou insuficiente.
  • Evitar uso de selante: o uso inadequado de selantes pode causar entupimentos e impedir a vedação adequada.
  • Seguir sequência de aperto: respeite a ordem recomendada para distribuir uniformemente a pressão.
  • Compatibilidade das juntas: certifique-se de que a junta utilizada é a indicada para o modelo e o motor da motocicleta.

Essas boas práticas aumentam a durabilidade das juntas e reduzem as chances de falhas mecânicas.

Impacto da limpeza no desempenho e na durabilidade das juntas

A limpeza correta das superfícies de contato influencia diretamente na vedação e, consequentemente, na eficiência e longevidade do motor. Superfícies sujas comprometem o contato pleno da junta, gerando falhas na vedação. Isso leva a vazamentos, superaquecimento, perda de potência e até mesmo danos internos ao motor. Por isso, a limpeza deve ser tratada como uma etapa crucial do processo de instalação, e não como um detalhe secundário.

A instalação de juntas vai muito além do simples encaixe da peça. Ela exige atenção, precisão e, principalmente, limpeza. Superfícies limpas garantem uma vedação eficiente, evitando problemas que poderiam ser facilmente prevenidos. Mecânicos e motociclistas que adotam esse cuidado aumentam a confiabilidade do motor e reduzem custos com manutenção corretiva.

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Pilotos da Honda Racing aceleram em Cuiabá, na terceira etapa do MX1GP Brasil

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Time ganha o reforço do belga Jeremy van Horebeek na categoria MX1, que tem Stephen Rubini a um ponto da liderança; Bernardo Tibúrcio e Vitor Borba defendem os dois primeiros lugares da MX2

Cuiabá (MT) – O MX1GP Brasil 2025, novo nome do Campeonato Brasileiro de Motocross, está de volta neste fim de semana (24 e 25/5) para a terceira etapa da temporada. Depois de visitar Paraná e Santa Catarina nos dois primeiros desafios do ano, a competição desembarca no Centro-Oeste. O palco será a pista do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, com um desafio diferente para os pilotos. Além da expectativa de temperaturas altas, típicas da região, o terreno arenoso vai exigir preparo físico e técnica. A equipe Honda Racing chega à capital matogrossense com a missão de manter a liderança da categoria MX2 e de assumir a ponta da classificação na MX1. E traz uma novidade nessa última.

O belga Jeremy van Horebeek faz sua estreia pelo time, com a motocicleta Honda CRF 450R. Recuperado de lesão, ele traz na bagagem a experiência de um vice-campeonato mundial na principal categoria (MXGP), além de ajudar seu país a vencer o Motocross das Nações de 2013. “Fiquei três meses longe da moto, ainda não estou 100% fisicamente e, por isso, não quero criar expectativas além de me divertir e fazer boas corridas. Encontrei uma ótima atmosfera no time e estou muito feliz com a oportunidade”, disse.

Van Horebeek será um aliado importante para Stephen Rubini, que está a apenas um ponto da liderança na MX1. Também com a CRF 450R, o francês chega motivado pelo bom começo de campeonato e disposto a conquistar o number plate vermelho, usado pelo líder do campeonato. “É um traçado novo e acredito que enfrentaremos calor forte. Estou pronto para fazer o meu melhor”, garantiu.

Ainda na MX1, Guilherme Bresolin prossegue em sua adaptação à categoria, com objetivos claros: “Vou em busca de meu primeiro pódio do ano e de andar feliz. Quando isso acontece e estamos à vontade em cima de moto os resultados são consequência”, resumiu o gaúcho, mais um a pilotar a CRF 450R.

Na MX2, os pilotos da Honda Racing são os nomes a serem batidos, com as CRF 250R. Bernardo Tibúrcio está invicto no campeonato, com vitórias nas quatro baterias disputadas. Não por acaso, o mineiro chega a Cuiabá com a confiança em alta. “Não conhecemos a pista, é tudo novo para nós, mas estou muito animado. Treinei forte e a equipe trabalhou bastante na moto, que tem sido perfeita. Não vejo a hora do gate cair para acelerar com tudo.”

Vitor Borba, atual campeão brasileiro, vem logo em seguida na pontuação e está pronto para manter a boa sequência de resultados. “A expectativa é a melhor possível. Eu me preparei bem, estou recuperado de uma pequena lesão no pé e consegui um acerto muito bom para a moto. Vamos em busca de levar a Honda Racing ao alto do pódio”.

A equipe Honda Racing de Motocross conta com o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW, Alpinestars e Pirelli.

JP Pro Honda Circuit – A equipe satélite JP Pro Honda Circuit também encara a terceira etapa do Brasileiro de Motocross com os primeiros lugares como objetivo. Na MX2, o chileno Benjamin Garib é o terceiro da classificação. Gustavo Pessoa ocupa o quarto lugar na MX1, enquanto o equatoriano Jetro Salazar aparece em oitavo. Todos estão confirmados nas disputas em Cuiabá.

3ª etapa – Campeonato Brasileiro de Motocross / MX1GP 2025
Local: Parque Novo Mato Grosso – Cuiabá (MT)

Programação*

24/5 (Sábado)

Treinos livres
Das 8h às 8h14 – MX4
Das 8h40 às 8h55 – 50cc
Das 9h às 9h15 – MX3
Das 9h20 às 9h35 – 65cc
Das 9h40 às 9h55 – MX2Jr

Provas classificatórias
10h20 – MX4 – 10min + 1 volta
11h10 – 50cc – 10min + 1 volta
11h35 – MX3 – 10min + 1 volta
12h – 65cc – 10min + 1 volta
12h25 – MX2Jr – 10min + 1 volta
Manutenção de pista (50min)

Provas oficiais
13h30 – MX4 – 20min + 2 voltas
14h40 – 50cc – 15min+ 2 voltas
Manutenção de pista (20min)
15h25 – MX3 – 20min + 2 voltas
16h – 65cc – 15min+ 2 voltas
16h30 – MX2Jr – 20min + 2 voltas
17h – Pódio categorias 50cc, 65cc, MX2Jr, MX3 e MX4

25/5 (Domingo)

Treinos livres
Das 8h30 às 8h50 – MX2
Das 8h55 às 9h15 – MX1
Das 9h20 às 9h35 – MXJr

Treinos cronometrados
Das 9h45 às 10h05 – MX2
Das 10h10 às 10h30 – MX1
Das 10h35 às 10h50 – MXJr

Provas
12h – MX2 (30min + 2 voltas)
13h – MX1 (30min + 2 voltas)
14h – MXJr (20min+ 2 voltas)
14h30 – Pódio categoria MXJr
15h – MX2 (30min + 2 voltas)
16h – MX1 (30min + 2 voltas)
16h45 – Pódio categorias MX1 e MX2

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Honda Racing defende em Interlagos liderança do SuperBike Brasil 2025

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Vencedor da prova de abertura, Guilherme Brito comanda a classificação da categoria principal, a Superbike Pro, com João Carneiro em quarto; Copa Pro Honda CBR 650R também acelera no circuito paulistano

São Paulo (SP) – A equipe Honda Racing volta a acelerar no templo brasileiro da velocidade. O Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), recebe, no próximo fim de semana (24 e 25/5), mais uma etapa do SuperBike Brasil 2025. Será a segunda rodada válida pela disputa da categoria principal, a SuperBike Pro, na qual o time defende a liderança do campeonato de motovelocidade. Guilherme Brito, vencedor da prova de abertura com a motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, é o ponteiro, com João Carneiro em quarto lugar da tabela.

Já Eric Granado será ausência no box da Honda Racing. O pentacampeão do Superbike Brasil se recupera de lesão sofrida na etapa inicial do Mundial de Moto E.

Brito retorna ao traçado paulistano com a motivação redobrada e não esconde a ansiedade para voltar a competir. “A primeira etapa foi muito boa para mim, fui o mais rápido ao longo de toda a programação, com um bom ritmo de corrida e bastante concentrado. Continuei trabalhando e espero um asfalto em condições diferentes. A expectativa é a melhor. Estou preparado e vou em busca de mais um ótimo resultado para a equipe – de preferência mais uma vitória”, destacou.

Também com a CBR 1000RR-R Fireblade SP, João Carneiro mira subir degraus na classificação. “Acredito que será uma etapa melhor que a primeira, trabalhei bastante e vou focar nos treinos para chegar da melhor forma à corrida”, finalizou.

A equipe Honda Racing de motovelocidade tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, Macna e Pirelli.

Copa Pro Honda CBR 650R – Para os pilotos da Copa Pro Honda CBR 650R, a corrida do domingo valerá como quarta etapa da competição, já que a categoria monomarca abriu a disputa nos eventos do SuperBike Series. Pedro Balla lidera a classificação na categoria Pro, à frente de Renan Fui. Thiago Reis aparece à frente na Light, mesmo caso de Fábio Marques na Master. Neste ano, a Copa Pro Honda CBR 650R divide os grids com a Supersport 600cc.

Programação SuperBike Brasil 2025*
2ª etapa Superbike Pro / 4ª etapa Copa Pro Honda CBR 650R
Local: Autódromo de Interlagos, São Paulo (SP)

Sábado (24/4)
Das 8h46 às 9h04 – Copa Pro Honda CBR 650R – 1° treino classificatório (Grupo A)
Das 9h07 às 9h25 – Copa Pro Honda CBR 650R – 1° treino classificatório (Grupo B)
Das 9h51 às 10h26 – SuperBike – 1° treino classificatório
Das 11h15 às 11h33 – Copa Pro Honda CBR 650R – 2° treino classificatório (Grupo A)
Das 11h36 às 11h54 – Copa Pro Honda CBR 650R – 2° treino classificatório (Grupo B)
Das 12h20 às 12h55 – SuperBike – 2° treino classificatório
Das 14h07 às 14h42 – SuperBike – 3° treino classificatório
Das 14h45 às 15h03 – Copa Pro Honda CBR 650R – 3° treino classificatório (Grupo A)
Das 15h06 às 15h24 – Copa Pro Honda CBR 650R – 3° treino classificatório (Grupo B)
Das 15h27 às 15h37 – SuperBike – Superpole (com os 10 pilotos mais rápidos)
Das 16h42 às 16h54 – Copa Pro Honda CBR 650R – Superpole

Domingo (25/4)
Das 9h às 9h10 – Copa Pro Honda CBR 650R – Warm-Up
Das 9h15 às 9h25 – SuperBike – Warm-Up
12h43 – Copa Pro Honda CBR 650R – Corrida (12 voltas)
13h43 – SuperBike – Corrida (14 voltas)

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Honda Racing vence em duas categorias no Rally Minas Brasil 2025

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Bruno Crivilin conquista a segunda prova do ano na Moto 2, mesmo caso de Tiago Wernersbach, na Moto 3; Os quatro pilotos do time fecham a prova mineira no Top 5 da classificação geral

Araxá (MG) – A equipe Honda Racing conquistou vitória em duas categorias no Rally Minas Brasil, segunda prova do Brasileiro de Rally Raid 2025, encerrado neste sábado (17/5), em Araxá (MG). Após 717 quilômetros percorridos em três dias, 523 deles cronometrados, Bruno Crivilin foi o melhor na Moto 2, repetindo o resultado de sua estreia da competição nacional, em abril, no Rally RN 1500. Mesmo caso de Tiago Wernersbach na Moto 3. Além disso, os quatro pilotos do time garantiram lugar no Top 5 da classificação geral, com as motocicletas Honda CRF 450RX.

Crivilin deu mais um passo importante em sua adaptação à modalidade. O capixaba teve de lidar com o equipamento de navegação danificado no primeiro dia após uma queda, mas se recuperou nas etapas seguintes para manter o domínio na Moto 2. ” Apesar da falta de experiência, vi que posso andar no ritmo dos primeiros e saio líder do campeonato, o que é um ponto positivo para a equipe. O time trabalhou muito bem, a moto esteve perfeita”, disse o piloto, 12 vezes campeão brasileiro de Enduro.

Wernersbach mostrou evolução ao ser o quarto mais rápido da geral na última especial, coroando um desempenho sólido ao longo da prova. O também capixaba ainda teve a chance de auxiliar o companheiro de equipe Martin Duplessis, que enfrentou problemas. “Parei para ajudá-lo, tentei rebocá-lo por um trecho, consertamos a moto e pude seguir. Todos terminamos bem e estamos no pódio da geral, o que é muito bom.”

Duplessis não deixou que o contratempo diminuísse a motivação ou comprometesse o trabalho de três dias. O que valeu a segunda posição final na Moto 1 e a terceira na geral. “O Tiago mostrou ser um verdadeiro companheiro de equipe. Foi um rally muito bom, feliz pelo nosso trabalho. O time está nas primeiras posições do campeonato, agora vamos seguir trabalhando para o Rally Jalapão, mais uma vez em busca do nosso melhor”, resumiu o argentino, bicampeão latino-americano da modalidade.

Livre das dificuldades que marcaram seus dois primeiros dias de Rally Minas Brasil, Romain Dumontier conseguiu a segunda posição geral (e da Moto 1) na etapa, avançando ao quarto posto final no acumulado (e o terceiro em sua categoria). “Eu me senti melhor nessa última etapa, consegui andar melhor e mais rápido. Não estou tão acostumado a esse tipo de terreno, é bem diferente do que encontramos no Dakar, por exemplo, e, por isso, cada dia me adapto um pouco mais. Foco agora no Jalapão”, destacou o francês, dono de um título mundial da categoria Rally 2.

O Brasileiro de Rally Raid prossegue de 15 a 19 de junho com o Rally Jalapão, no qual o terreno arenoso será o grande desafio para os pilotos. A equipe Honda Racing de Rally tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW.

7º Rally Minas Brasil
Brasileiro de Rally Raid – segunda prova

Resultados (extraoficiais)

Classificação final (três primeiros)

Geral Motos
1º – Gabriel Soares #4 – 6h42min45
2º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6h46min48
3º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6h58min32
4º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 7h03min50
5º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 7h04min18

Moto 1
1º – Gabriel Soares #4 – 6h42min45
2º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6h58min32
3º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 7h03min50

Moto 2
1º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6h46min48

2º – Gabriel Bruning #5 – 7h17min18
3º – Bruno Leles #26 – 7h31min25

Moto 3
1º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 7h04min18

2º – Flaviano Tiepo #37 – 8h13min36
3º – Maicon Cebeu #27 – 8h14min48

Terceiro dia

Geral Motos
1º – Gabriel Soares #4 – 2h17min28
2º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing -2h18min01
3º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h18min36
4º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h29min27

5º – Ricardo Martins #6 – 2h29min40
6º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h30min41

Moto 1
1º – Gabriel Soares #4 – 2h17min28
2º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h18min01
3º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h30min41

Moto 2
1º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h18min36

2º – Bruno Leles #26 – 2h36min18
3º – Bruno Aguilera #22 – 2h40min16

Moto 3
1º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h29min27

2º – Maicon Cebeu #27 – 2h42min58
3º – Flaviano Tiepo #37 – 2h44min07

Rally Minas Brasil chega aos momentos finais em Araxá (MG)

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Com terceiro e último dia de prova neste sábado (17/5), pilotos da equipe Honda Racing seguem na briga pelas primeiras posições; Tiago Wernersbach amplia liderança na categoria Moto 3

Araxá (MG) – Os pilotos da equipe Honda Racing superaram o segundo dos três dias de prova do Rally Minas Brasil 2025, nesta sexta-feira (16/5). O trecho cronometrado de 168 quilômetros em torno de Araxá (MG) confirmou a expectativa da véspera com um percurso variado e bastante rápido. Ao fim dele, as diferenças entre os primeiros colocados foram pequenas, mostrando o equilíbrio da disputa, que chega ao fim neste sábado (17/5).

Com a motocicleta Honda CRF 450RX, Martin Duplessis foi o segundo mais rápido da Moto 1 e quarto da geral. “Os quatro primeiros ficaram muito próximos. Foi um dia menos técnico que o primeiro. Vamos deixar tudo preparado para acelerar na terceira etapa em busca de mais um bom resultado para o time”, destacou o argentino. No acumulado, ele ocupa a vice-liderança de sua categoria e a terceira posição na geral.

Ainda na Moto 1, Romain Dumontier, também com a CRF 450RX, conseguiu avançar em relação ao resultado do dia anterior, quando alguns problemas limitaram seu desempenho. O francês foi o terceiro da etapa em sua categoria e quinto na geral. “Como não tive uma posição de largada tão favorável, precisei ultrapassar os pilotos mais lentos e lidar com a poeira, o que exigiu paciência. Isso é parte do rally. Já que largarei mais à frente, espero terminar bem a prova”, disse o francês, dono de um título mundial na categoria Rally 2.

Bruno Crivilin ficou a apenas nove segundos de vencer a especial na geral e na Moto 2. Em seu primeiro ano na modalidade, o capixaba, 12 vezes campeão brasileiro de Enduro, viveu mais uma experiência diferente em seu aprendizado. “A especial estava muito rápida, mas não era fácil acelerar em alguns pontos mais sinuosos, o que me deixou um pouco tenso sobre a moto. Deu tudo certo, fui o segundo e ainda não tem nada decidido. Vamos para o último dia”, comentou. Segundo da categoria no acumulado e quarto na geral, ele comanda outra CRF 450RX.

Já Tiago Wernersbach ampliou liderança na Moto 3, sendo mais uma vez o mais rápido da categoria. O capixaba foi ainda o quinto na geral (mesma posição ocupada no acumulado), comprovando sua adaptação à CRF 450RX que passou a pilotar nesta temporada. “Foi um dia de alta velocidade, com muitas retas. Terminei próximo dos ponteiros e foi mais um bom resultado. Agora o foco é terminar bem a prova”, disse. A equipe Honda Racing de Rally tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW.

O Rally Minas Brasil chega ao fim neste sábado com uma especial de 169 km, batizada de Horizonte Perdido, mais uma vez em torno de Araxá. A prova é válida como a segunda do Brasileiro de Rally Raid 2025.

7º Rally Minas Brasil
Brasileiro de Rally Raid – segunda prova

Resultados (extraoficiais)

Classificação após duas etapas (três primeiros)

Geral Motos
1º – Gabriel Soares #4 – 4h24min36
2º – Gabriel Bruning #5 – 4h26min52
3º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h27min50
4º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h28min11
5º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h34min50
6º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h45min48

Moto 1
1º – Gabriel Soares #4 – 4h24min36
2º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h27min50
3º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h45min48

Moto 2
1º – Gabriel Bruning #5 – 4h26min52
2º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h28min11
3º – Bruno Leles #26 – 4h55min06

Moto 3
1º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 4h34min50

2º – Flaviano Tiepo #37 – 5h29min28
3º – Maicon Cebeu #27 – 5h31min49

Segundo dia

Geral Motos
1º – Gabriel Bruning #5 – 1h59min53
2º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h00min02
3º – Gabriel Soares #4 – 2h00min24
4º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h01min08
5º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h03min42
6º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h04min45

Moto 1
1º – Gabriel Soares #4 – 2h00min24
2º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h01min08
3º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h04min45

Moto 2
1º – Gabriel Bruning #5 – 1h59min53
2º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h00min02
3º – Bruno Leles #26 – 2h14min56

Moto 3
1º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h03min42

2º – Flaviano Tiepo #37 – 2h23min00
3º – Maicon Cebeu #27 – 2h24min32

Programação*

17/5 – Terceiro dia
Trecho especial (cronometrado): 174 km
Total do dia: 217 km

Total do percurso – 717 km
Total dos trechos cronometrados – 523 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Disputa das motos começa equilibrada no Rally Minas Brasil 2025

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Equipe Honda Racing completa etapa em torno de Araxá (MG) na briga direta pela classificação geral e principais categorias; Tiago Wernersbach abre a prova na liderança da Moto 3

Araxá (MG) – A disputa entre os pilotos de motocicletas começou acirrada no Rally Minas Brasil, nesta quinta-feira (15/5), prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Raid 2025. Com 268 quilômetros percorridos, 179 deles cronometrados em torno de Araxá (MG), a equipe Honda Racing abriu a corrida na briga direta pela classificação geral e pelas principais categorias. Poucos minutos separam os primeiros colocados e o piloto Martin Duplessis está na vice-liderança da geral e da Moto 1. Bruno Crivilin, segundo colocado da Moto 2, é o quarto da geral. Já Tiago Wernersbach lidera a categoria Moto 3 e ocupa o quinto lugar da geral – todos eles competem com as motocicletas Honda CRF 450RX.

A argentino Duplessis analisou o início de prova: “Foi um bom dia, apesar de alguns problemas. Estou feliz por conseguir um ritmo bom, eu me senti bem, e isso é importante. Vamos com tudo para a próxima etapa”. Romain Dumontier também enfrentou alguns percalços que o deixaram em terceiro na categoria Moto 1 e oitavo na geral. “Foi um começo distante do esperado, não consegui andar no limite, mas temos um novo dia pela frente”, destacou o francês.

Bruno Crivilin ficou com a segunda posição na Moto 2 (e quarta na geral), mesmo após um susto que limitou sua performance no restante da especial. “Como eu tinha a primeira escolha de posição de largada por ter vencido o prólogo, optamos por abrir a especial, para não sofrer com a poeira, o que foi a estratégia certa. Logo no início errei uma referência na planilha e bati em uma cerca, o que danificou o equipamento de navegação. Andei praticamente 170 km assim, ainda levei umas pedradas de um adversário que quebraram a lente dos meus óculos. No fim das contas terminei bem, com uma desvantagem pequena considerando tudo o que aconteceu. Vamos em frente porque ainda faltam dois dias de rally”, resumiu o capixaba.

Tiago Wernersbach conseguiu driblar as dificuldades para vencer na Moto 3 e garantir a liderança na categoria, com direito ao quinto tempo na classificação geral. “A etapa foi bastante variada, com trechos para acelerar forte. Estou evoluindo cada dia mais com a moto e espero melhorar minha posição na geral”, comentou o também capixaba. A equipe Honda Racing de Rally tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW.

Nesta sexta-feira (16/5), os pilotos terão pela frente a segunda etapa da programação, com 232 km (170 de especiais) em torno de Araxá. O Rally Minas Brasil é válido como segunda prova do Brasileiro de Rally Raid 2025.

7° Rally Minas Brasil
Brasileiro de Rally Raid – segunda prova

Resultados

Primeiro dia / Classificação geral (três primeiros)

Geral Motos
1º – Gabriel Soares #4 – 2h24min11
2º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h26min41
3º – Gabriel Bruning #5 – 2h26min58
4º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h28min09
5º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h31min08
8º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h41min03

Moto 1
1º – Gabriel Soares #4 – 2h24min11
2º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h26min41
3º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h41min03

Moto 2
1º – Gabriel Bruning #5 – 2h26min58
2º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h28min09
3º – Bruno Leles #26 – 2h40min10

Moto 3
1º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 2h31min08

2º – Flaviano Tiepo #37 – 3h06min28
3º – Jean Zuchelli #33 – 3h07min14

Programação*

16/5 – Segundo dia
Trecho especial (cronometrado): 170 km
Total do dia: 232 km

17/5 – Terceiro dia
Trecho especial (cronometrado): 174 km
Total do dia: 217 km

Total do percurso – 717 km
Total dos trechos cronometrados – 523 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Bruno Crivilin, da Honda Racing, é o mais rápido no prólogo do Rally Minas Brasil 2025

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Piloto capixaba conquista destaque na tomada de tempos que definiu a ordem de largada para o primeiro dia de prova; Equipe coloca seus quatro pilotos entre os cinco melhores do prólogo

Araxá (MG) – O 7º Rally Minas Brasil começou nesta quarta-feira (14/5) com a equipe Honda Racing na frente. Bruno Crivilin foi o mais rápido no prólogo de 10 quilômetros que definiu a ordem de largada para a primeira das três etapas da prova, válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Raid. Além de Crivilin, o time emplacou Martin Duplessis com o terceiro melhor tempo das motos, de acordo com os resultados extraoficiais, seguido por Romain Dumontier e Tiago Wernersbach. Todos competem com as motocicletas Honda CRF 450RX.

Em seu primeiro ano na modalidade, Crivilin, inscrito na categoria Moto 2, se sentiu muito à vontade em um trecho cronometrado que, pelo tipo de terreno e extensão, lembrou o Enduro, modalidade na qual é 12 vezes campeão brasileiro. “Estou bem confiante e me sentindo à vontade na moto, mas é a partir de agora que o rally começa de verdade”, lembrou o capixaba.

Vencedor do RN 1500, que abriu o Campeonato Brasileiro 2025, Martin Duplessis completou o prólogo do Minas Brasil na terceira posição geral e foi o segundo da categoria Moto 1. “Andei com muita cabeça, a moto está muito boa e poderei largar de uma posição interessante. Pelo que vi na planilha, o primeiro dia será rápido, com bastante navegação. Temos de estar concentrados para fazer uma boa prova”, explicou o argentino.

Pela mesma categoria, Romain Dumontier foi o terceiro colocado (quarta posição geral), em seu primeiro contato com o Rally Minas Brasil. “Foi um prólogo bastante rápido. Procurei andar sem grandes riscos e fiquei próximo dos melhores tempos. Vejamos o que a primeira etapa da prova terá pela frente”, destacou o francês, dono de um título mundial na classe Rally 2.

Tiago Wernersbach completou o desempenho consistente da Honda Racing no prólogo como o mais rápido da Moto 3 – sinônimo do quinto lugar na geral. “Foi um dia bem legal. O resultado me dá a chance de largar em uma posição boa. Estou concentrado e pronto para os três dias de prova.” A equipe Honda Racing de Rally tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW.

A especial cronometrada desta quinta-feira (15/5) contará com 179 quilômetros alternando travessias de serra, partes sinuosas e velozes e trechos técnicos. Nos três dias de rally, os pilotos largam de Araxá e retornam à cidade mineira, onde está montado o parque de apoio. O percurso total do desafio será de 717 km (523 deles de especiais).

7° Rally Minas Brasil
Brasileiro de Rally Raid – segunda prova

Resultados (extraoficiais)

Prólogo (três primeiros)

Geral Motos
1º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 5min51s8

2º – Gabriel Soares #4 – 5min52s4
3º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6min07s12
4º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6min07s27
5º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6min11s45

Moto 1
1º – Gabriel Soares #4 – 5min52s4
2º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6min07s12
3º – Romain Dumontier #23 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6min07s27

Moto 2
1º – Bruno Crivilin #11 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 5min51s8
2º – Gabriel Bruning #5 – 6h28min18
3º – Bruno Leles #26 – 6min34s06

Moto 3
1º – Tiago Wernersbach #7 – Honda CRF 450RX – Honda Racing – 6min11s45

2º – Flaviano Tiepo #37 – 7min16s23
3º – João Ghisleni #34 – 7min17s80

Programação*

15/5 – Primeiro dia
Trecho especial (cronometrado): 179 km
Total do dia: 268 km

16/5 – Segundo dia
Trecho especial (cronometrado): 170 km
Total do dia: 232 km

17/5 – Terceiro dia
Trecho especial (cronometrado): 174 km
Total do dia: 217 km

Total do percurso – 717 km
Total dos trechos cronometrados – 523 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Líder do Brasileiro de Rally Raid, Honda Racing encara o Minas Brasil

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Segunda prova do campeonato desafia os pilotos em terreno montanhoso, nos arredores de Araxá (MG); Equipe defende a liderança na classificação geral e nas categorias Moto 1, Moto 2 e Moto 3

Araxá (MG) – O Brasileiro de Rally Raid 2025 está de volta com a segunda de suas cinco provas. Araxá, no Triângulo Mineiro, recebe, de quarta-feira a sábado (14 a 17/5), a sétima edição do Rally Minas Brasil. O percurso total será de 717 quilômetros (523 deles cronometrados), atravessando as cidades do entorno. A Honda Racing chega ao desafio com motivação redobrada, após vitória na classificação geral e em três categorias no Rally RN 1500, que abriu a temporada do campeonato em abril. A equipe está confirmada com Martin Duplessis e Romain Dumontier na Moto 1, Bruno Crivilin na Moto 2 e Tiago Wernersbach na Moto 3 – todos acelerando as motocicletas CRF 450RX.

Campeão do Rally RN 1500 (geral e Moto 1), Martin Duplessis conhece bem o Minas Brasil e acredita em mais um resultado positivo. “Treinei com a equipe nos últimos dias e estou pronto. Será minha quarta participação, gosto muito do Rally Minas Brasil, temos que estar concentrados do início ao fim para levar a Honda Racing de novo ao alto do pódio”, explicou o argentino.

Pela primeira temporada na Honda Racing, Romain Dumontier prossegue em sua adaptação aos ralis brasileiros e espera usar o aprendizado obtido na abertura do campeonato. “É mais uma nova prova, mas agora tenho uma ideia do que me espera. O objetivo é ser constante e não cometer erros”, disse o francês, que tem um título mundial da categoria Rally 2 no currículo.

Destaque em sua estreia na modalidade com a segunda posição geral e o primeiro lugar da categoria Moto 2 no RN 1500, Bruno Crivilin não muda a estratégia que o levou ao pódio, consciente de que ainda tem muito a evoluir e aprender. “Vou andar com uma margem de segurança boa, entender a prova e, se me sentir bem, aumento o ritmo. É um tipo de terreno ao qual estou mais acostumado”, destacou o capixaba, 12 vezes campeão brasileiro de Enduro.

Expectativa positiva também para Tiago Wernersbach, que faz seu primeiro ano na Moto 3, com a CRF 450RX, e vem de vitória no RN 1500. “Estou preparado para o Minas Brasil, é uma prova muito boa. Comecei bem na nova categoria e tenho certeza de que será mais uma etapa muito importante para o campeonato”, garantiu. Representante da Honda Racing na Moto Brasil, Alexandre Valadares, o Brankim, está se recuperando de uma lesão e não irá participar.

Os três dias de disputas do Rally Minas Brasil – além do prólogo, que irá definir a ordem de largada – vão desafiar os pilotos em um percurso variado. O caminho inclui passagem por região montanhosa, com trechos sinuosos, técnicos e de muita exigência na navegação. A equipe Honda Racing de Rally tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW.

7° Rally Minas Brasil

Programação*

14/5
8h – Vistoria
9h20 até 10h – Shakedown – Motos
13h30 – Prólogo
19h – Briefing Competidores
20h – Largada Promocional

15/5 – Primeiro dia
Trecho especial (cronometrado): 179 km
Total do dia: 268 km

16/5 – Segundo dia
Trecho especial (cronometrado): 170 km
Total do dia: 232 km

17/5 – Terceiro dia
Trecho especial (cronometrado): 174 km
Total do dia: 217 km

Total do percurso – 717 km
Total dos trechos cronometrados – 523 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Calendário – Campeonato Brasileiro de Rally Raid 2025
Prova 2 – 15 a 17/5 – Rally Minas Brasil
Prova 3 – 14 a 19/6 – Rally Jalapão
Prova 4 – 26/7 a 3/8 – Sertões
Prova 5 – 23 a 27/9 – Rally Tocantins

Moto parada ou em uso intenso: como a manutenção muda

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A rotina dos motociclistas pode variar bastante. Tem quem use a moto apenas aos finais de semana e também quem dependa dela todos os dias, como é o caso dos motoboys e entregadores. Essa diferença no uso traz necessidades distintas quando falamos de manutenção. Mas há algo que não muda: cuidar da motocicleta com atenção, e utilizar peças de qualidade são práticas essenciais para garantir segurança, desempenho e longevidade do veículo.

Neste artigo, você vai entender como ajustar os cuidados com sua moto conforme o tipo de uso — parado ou intenso — e o que não pode faltar na sua rotina de manutenção preventiva.

Moto parada: quando o tempo joga contra

Deixar a moto parada por muito tempo pode parecer inofensivo, mas a realidade é outra. Sem movimento, componentes importantes perdem eficiência e se deterioram. E o pior: muitas vezes, os problemas só aparecem quando o piloto tenta usar a moto novamente.

Veja os principais pontos de atenção e entenda como prevenir danos mesmo com a moto fora de uso:

Bateria descarregada e danificada

A falta de uso impede o sistema de recarga da moto de funcionar. Com o tempo, isso leva à descarga completa da bateria. Mais do que isso, as placas internas podem sofrer sulfatagem, reduzindo sua capacidade e vida útil. O ideal é consultar um mecânico de confiança para avaliar o estado da bateria. Se ela estiver com a saúde comprometida, ligar a moto toda semana pode não ser suficiente. Em casos assim, o uso de um carregador inteligente é ainda mais recomendado para manter a carga sem danificar o componente.

Combustível vencido: um risco silencioso

Gasolina e etanol parados no tanque oxidam com o tempo. Isso forma vernizes e borras que entopem o carburador ou os bicos injetores. O resultado? Dificuldade na partida, falhas no funcionamento e até necessidade de limpeza profunda do sistema de combustível.

Borracha ressecada: desgaste sem rodar

A exposição prolongada ao tempo e à falta de uso resseca a borracha dos pneus, comprometendo a aderência e a segurança. Mesmo sem rodar, o pneu envelhece e perde elasticidade. Para evitar isso, é importante proteger a moto do sol, da chuva e da umidade, além de verificar a pressão regularmente e considerar o uso de cavaletes para não deixar a moto sempre apoiada no mesmo ponto.

Óleo e fluidos que envelhecem parados

Mesmo sem uso, o tempo e a umidade afetam a qualidade do óleo do motor, fluido de freio e de arrefecimento. Esses líquidos perdem viscosidade, acumulam umidade e deixam de proteger o sistema como deveriam. O recomendado é seguir os prazos de troca mesmo sem rodar.

Ferrugem e corrosão: inimigas silenciosas

Componentes metálicos sem lubrificação e expostos à umidade desenvolvem ferrugem com facilidade. Corrente de transmissão, escapamento e até partes do sistema elétrico são vulneráveis. Lubrificar regularmente e armazenar a moto em local seco são medidas que evitam esse problema.

Manter a moto em boas condições mesmo parada exige disciplina. Mas os benefícios — como evitar prejuízos com trocas prematuras — compensam o esforço.

Moto em uso intenso: quando o ritmo exige atenção redobrada

Do outro lado da moeda estão as motos que rodam diariamente — e muito. Quem trabalha sobre duas rodas, como os motoboys, conhece bem os desafios de manter a moto confiável mesmo com longas jornadas de uso.

Esse tipo de rotina acelera o desgaste de diversas peças. Por isso, a manutenção precisa ser ainda mais rigorosa.

  • Desgaste acelerado do kit de transmissão
    Corrente, coroa e pinhão estão entre os itens que mais sofrem com o uso intenso. Além da troca mais frequente, é essencial fazer lubrificação constante e ajustes regulares para evitar rompimentos ou travamentos. Outro ponto importante é a utilização de coxins de qualidade, que ajudam a absorver parte das vibrações e impactos, reduzindo o estresse sobre a transmissão e prolongando a vida útil desses componentes.
  • Pastilhas de freio e pneus com vida útil reduzida
    Rodar por várias horas em meio ao trânsito exige mais dos freios e do contato com o solo. Isso reduz a durabilidade das pastilhas e dos pneus, exigindo inspeções frequentes e substituições programadas.
  • Troca de óleo antecipada
    Enquanto motos comuns trocam óleo a cada 3.000 km, as utilizadas por motoboys ou em entregas exigem intervalos menores — entre 1.500 e 2.000 km, dependendo do tipo de óleo e do percurso.
  • Verificações semanais essenciais
    Itens como suspensão, rolamentos, cabos, embreagem e sistema elétrico devem ser checados com frequência. O uso constante em buracos, lombadas e congestionamentos aumenta o risco de falhas.
  • Rotina planejada = menos imprevistos
    Adotar um cronograma de revisões e manutenções preventivas é o segredo para manter o veículo sempre pronto para rodar. Além disso, usar peças de qualidade garante mais resistência e reduz a necessidade de manutenções corretivas.

Peças de qualidade fazem toda a diferença

Independentemente de como a moto é usada, a escolha dos componentes certos influencia diretamente no seu desempenho e segurança. Utilizar peças de baixa procedência pode parecer mais barato no começo, mas acaba custando caro a longo prazo.

A Vedamotors oferece uma linha completa de componentes desenvolvidos com alta tecnologia para garantir durabilidade e segurança, tanto para motos que ficam paradas quanto para aquelas que rodam todos os dias.

Confira algumas soluções do nosso portfólio:

  • Juntas e kits de juntas com excelente vedação
  • Filtros de ar e óleo eficientes e duráveis
  • Coxins que reduzem vibração
  • Componentes eletrônicos como bobinas, estatores e sensores de alta precisão

Se a sua moto está parada ou rodando todo dia, o cuidado com a manutenção não pode ficar em segundo plano. Cada situação traz seus próprios desafios, mas todos eles podem ser resolvidos com atenção aos detalhes, disciplina nos prazos e, acima de tudo, com o uso de peças confiáveis.

Lembre-se: cuidar da sua moto é cuidar da sua segurança. E escolher fornecedores como a Vedamotors é garantir que ela esteja sempre pronta para te acompanhar em qualquer rota.

Quer ver na prática como fazer a manutenção da sua moto? Acesse o canal da Vedamotors no YouTube e confira nossos vídeos com dicas técnicas, testes de componentes, guias de instalação e muito mais. Aproveite também para se inscrever e ativar o sininho para não perder nenhuma novidade!

E claro, continue navegando aqui pelo blog da VEDA para mais conteúdos como este.

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MXGP da Espanha: Emoção máxima na Galícia com a elite do motocross mundial.

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Prepare-se para um fim de semana imperdível com os maiores nomes do motocross mundial acelerando forte na Galícia!

O Campeonato Mundial de Motocross (MXGP) desembarca neste fim de semana na espetacular região da Galícia, mais precisamente em Lugo, na Espanha, para a 8ª etapa da temporada 2025. Com a disputa pelo título cada vez mais acirrada e o retorno da torcida local às arquibancadas, o evento promete ser eletrizante desde o primeiro gate drop.

???? Febvre assume a liderança

A grande novidade é a troca da placa vermelha: o francês Romain Febvre (Kawasaki Racing Team) agora lidera a classificação do campeonato após um sólido segundo lugar geral em Águeda, Portugal. É a primeira vez desde 2021 que Febvre carrega a placa de líder — e ele deixou claro que pretende mantê-la firme no guidão.

???? Lucas Coenen em ascensão meteórica

O belga Lucas Coenen (Fantic Factory Racing) foi simplesmente impecável em Portugal. Com um impressionante 1-1-1 no fim de semana passado, o jovem prodígio conquistou sua segunda vitória consecutiva no campeonato e chega à Espanha com moral elevada. Lugo pode marcar mais um capítulo na sua ascensão meteórica.

???????? Fernández em casa, com a torcida ao lado

Com Tim Gajser ainda fora de combate, Ruben Fernández (Honda HRC) aproveitou a oportunidade para subir ao pódio pela primeira vez em 2025. Justamente na véspera de seu GP em casa, o piloto espanhol terá a chance de brilhar diante da torcida que promete lotar as arquibancadas de Lugo. Outros nomes fortes como Glenn Coldenhoff, Andrea Bonacorsi (Fantic) e o experiente Jeffrey Herlings, que segue recuperando ritmo, estarão de olho em vitórias cruciais.

???? Adamo se aproxima na MX2

Na categoria MX2, o destaque vai para Andrea Adamo. O atual campeão finalmente conquistou seu primeiro fim de semana perfeito (1-1-1) em Portugal e encurtou a distância para o líder Kay de Wolf, que mantém uma regularidade impressionante. Simon Längenfelder também segue firme na briga com mais um pódio recente, mantendo a disputa intensa entre os três primeiros colocados.

???? Assista ao vivo no MXGP-TV

Os fãs podem acompanhar cada segundo da ação ao vivo e sob demanda através da plataforma oficial MXGP-TV . Confira a programação completa (horário CET):

????️ Sábado, 10 de maio de 2025

  • 12:00 – Estúdio AO VIVO

  • 13:35 – Treino cronometrado MX2 AO VIVO

  • 14:10 – Treino cronometrado MXGP AO VIVO

  • 14:50 – WMX Corrida 1 AO VIVO

  • 15:40 – EMX250 Corrida 1 AO VIVO

  • 16:25 – Corrida classificatória MX2 AO VIVO

  • 17:15 – Corrida classificatória MXGP AO VIVO

????️ Domingo, 11 de maio de 2025

  • 09:35 – EMX250 Corrida 2 AO VIVO

  • 11:20 – WMX Corrida 2 AO VIVO

  • 13:00 – MX2 Corrida 1 AO VIVO

  • 14:00 – MXGP Corrida 1 AO VIVO

  • 16:00 – MX2 Corrida 2 AO VIVO

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