HomeYamaha GeraçãoYAMAHA: 3 mudanças que você precisa conhecer

YAMAHA: 3 mudanças que você precisa conhecer

Contudo, não foi o que ocorreu.

O presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta aprovada na Câmara e no Senado, que estabelecia regras mais duras para a circulação nos corredores.

A justificativa: não é possível restringir a mobilidade e ainda gerar insegurança jurídica. 

É que com o novo texto que sugeria o uso do corredor somente em momentos de trânsito lento, não ficava claro quando os motociclistas poderiam ou não tomar essa decisão. 

O entendimento das autoridades é que torna-se difícil gerar uma percepção comum ou ter como medir de forma precisa – tanto da parte do condutor, quanto do agente de trânsito – uma situação de infração neste caso.

Pois é, as interpretações poderiam ser distintas e gerar muitas dores de cabeça.

Sendo assim, esta é a regra oficial: as motocicletas podem sim utilizar o corredor de maneira geral, desde que em velocidades compatíveis com as vias.

Mas, atenção!

Não é permitido trafegar com sua moto na faixa da direita, entre a calçada ou ciclofaixa e a via. Essa medida visa proteger pedestres, ciclistas e, claro, outros veículos, de possíveis acidentes que envolvam motocicletas.

Áreas de espera

A nova legislação prevê a adaptação das cidades para inserir áreas de espera para motocicletas junto aos semáforos. Entretanto, ainda não há certeza se esta condição valerá para todos eles.


Veja mais em Yamaha Geração

Leia Também

close