HomeMotoraidYamaha apresenta equipes para 2021

Yamaha apresenta equipes para 2021

A temporada 2021 vai começar e a equipe Yamaha IMS Rally Team está pronta para repetir o sucesso do ano anterior, quando ganhou o Sertões com o piloto Ricardo Martins, o Brasileiro de Rally na categoria Moto 2 com o piloto Túlio Malta e o Rally Jalapão com o piloto Adrien Metge.

Os três pilotos estão mantidos na equipe, que começa 2021 ainda mais estruturada e com maior entrosamento sob a capitania de Wellington Valadares, proprietário da IMS Race Wear e ex-piloto, pelo segundo ano consecutivo.

O foco principal é o Sertões, maior rally das Américas, mas o time também quer títulos nas demais competições como Rally Jalapão, Caminho das Neves, Sertões Series e RN 1500, que é o primeiro desafio da temporada com início marcado para 1º de junho, com saída em Campina Grande e chegada em Natal, Rio Grande do Norte.

Vale ressaltar que o time também é formado pelos patrocinadores, que neste ano são: IMS Race Wear, WMC Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Yamalube, PowerMX, D.I.D. Alta Performance, BPM, Durag, Duboy Works, Vira-Latas Motoclube e Rocket Escapamentos.

MOTOVELOCIDADE

Os brasileiros Ton Kawakami e Meikon Kawakami estão prontos para disputar o Mundial de Superbike na categoria WorldSSP300 com sua Yamaha YZF-R3, ambos com grandes chances de vitórias. Os irmãos integram a AD78 Team Brasil by MS Racing, que conta com patrocínio da Yamaha Racing Brasil e faz parte do Programa bLU cRU Europa.

Esta será a terceira temporada consecutiva de Ton Kawakami no WorldSSP300. O jovem brasileiro de 20 anos tem em seu currículo, o Bicampeonato Brasileiro da Yamalube R3 Cup, Bicampeonato Brasileiro 1000 Milhas de Interlagos e um título de Campeão Brasileiro 600 SuperSport. Ton foi ainda o primeiro brasileiro a conquistar uma pole position na modalidade, em Donington Park, em 2019.

Meikon Kawakami, embora mais novo que o irmão, aos 19 anos de idade tem uma ampla experiência no motociclismo mundial. Disputou por dois anos o Rookies Cup, uma temporada na Moto3, e segue em sua segunda temporada no WorldSSP300, faturando no ano de estreia, em 2020, a pole no GP disputado em Jerez, na Espanha.

Mais entrosados com a Equipe AD78 Team Brasil by MS Racing – seu suporte na Europa – e com as pistas do circuito mundial, os irmãos Kawakami esperam maior consistência e bons resultados na temporada de 2021 do WorldSSP300.

Para alcançar esses objetivos, a preparação dos pilotos foi fundamental, e incluiu deste de ciclismo e treinamento off-road, com instrutor do YRA Brasil, a disputa das primeiras etapas do Campeonato Espanhol de Superbike, um dos mais importantes do mundo. Nele, além de estarem sempre entres os primeiros, Ton conquistou a pole e venceu a primeira corrida do campeonato, e Meikon faturou a primeira colocação da segunda corrida.

As etapas da categoria WorldSSP300 são disputas em duas corridas por final de semana. Os treinos livres serão nas sextas-feiras, com uma corrida aos sábados e outra aos domingos.

A novidade para este ano, é que não haverá mais corrida de repescagem, elevando ainda mais o nível da categoria. No novo regulamento, a classificação para disputar as corridas 1 e 2 será obtida através da Superpole, disputada na manhã de sábado, antes da corrida 1.

 

 

A Equipe AD78 Team Brasil by MS Racing, formada pelos pilotos Ton Kawakami e Meikon Kawakami, e conta com o patrocínio da Yamaha Racing Brasil, Playstation, MotulBR, LS2, iPlantForest, Pirelli BR, Alpinestars BR, MG Bikes, MS Racing e AD78.

Confira o calendário de provas:

1ª rodada / 21 a 23 de maio – Circuito de Aragão, Espanha 2ª rodada / 11 a 13 de junho – Circuito de Misano, Itália 3ª rodada / 23 a 25 de julho – Circuito de Assen, Holanda 4ª rodada / 6 a 8 de agosto – Circuito de Most, República Tcheca 5ª rodada / 3 a 5 de setembro – Circuito de Magny-Cours, França 6ª rodada / 17 a 19 de setembro – Circuito de Montmeló, Espanha 7ª rodada / 24 a 26 de setembro – Circuito de Jerez, Espanha 8ª rodada / 1 a 3 de outubro – Circuito de Algarve / Portimão, Portugal

R3 BLU CRU EUROPA

A primeira temporada da a R3 bLU cRU European Cup, que reúne jovens talentos do mundo todo, faz sua estreia em 11 de junho e terá dois pilotos brasileiros no grid.

Vindos da Yamalube R3 bLU cRU Humberto Turquinho, de 15 anos, e Eduardo Burr, de apenas 14, estão confirmados para a temporada europeia. Ansiosos pela estreia, a dupla segue firme e engajada nos treinamentos preparatórios realizados no Brasil e na Europa.

Humberto Turquinho é o atual campeão brasileiro da Yamalube R3 bLUcRU Cup, e recebeu como premiação da temporada 2020 o incentivo da Yamaha Racing Brasil de 16.740 Euros, que corresponde a 60% da inscrição no campeonato europeu da modalidade.

Eduardo Burr, o piloto de apenas 14 anos, fez grandes corridas na temporada 2020, inclusive vencendo última corrida de 2020 da Yamalube R3 bLU cRU Cup.

Para ambos, a R3 bLU cRU European Cup é encarada como uma grande oportunidade de ingressarem no campeonato mundial da categoria, já que o campeão da temporada receberá como prêmio, uma vaga na WorldSSP300, categoria que Ton e Meikon Kawakami participam atualmente, também com patrocínio da Yamaha Racing Brasil e gerenciamento de AD78 Sports.

Ao todo serão 24 pilotos vindos das mais variadas partes do mundo, todos ávidos por uma vaga dentro do Mundial de SuperBike.

Como a R3 Cup disputada no Brasil, que em 2021 passa a ser chamada de Yamalube R3 bLU cRU Cup – Latim America (em função da participação de pilotos latino americanos), a R3 bLU cRU European Cup tem os treinos classificatórios, e é disputada em rodada dupla, porém com uma corrida no sexta e outra no sábado.

Mesmo competindo na Europa, os dois atletas brasileiros continuarão participando da Yamalube R3 bLU cRU Cup – Latin America disputada no Brasil, já que os calendários são em datas diferentes.

Confira o calendário de provas:

1ª rodada / 11 e 12 de junho – Circuito de Misano, Itália 2ª rodada / 2 e 3 de julho – Circuito de Donington Park, Inglaterra 3ª rodada / 23 a 24 de julho – Circuito de Assen, Holanda 4ª rodada / 6 a 7 de agosto – Circuito de Most, República Tcheca. 5ª rodada / 3 a 4 de setembro – Circuito de Magny-Cours, França 6ª rodada / 17 a 18 de setembro – Circuito de Montmeló, Espanha

GIRO AZUL

A Yamaha apresentou também o projeto Giro Azul. Um espaço pensado para divulgar as atividades da Yamaha no Brasil e no mundo. Apresentado por Fausto Macieira de forma leve e descontraída, o conteúdo aborda temas de interesse dos que apreciam a trajetória da Yamaha nas ruas, pistas, trilhas e estradas. São tantos os eventos, as competições, as histórias de superação e sucesso, que os costumeiros comunicados oficiais não fariam juz ao que se pretende com este espaço. Assuntos como a Copa R3 no asfalto, as conquistas no motocross e no enduro, as vitórias no Rally dos Sertões, riscando de azul as ruas e pistas brasileiras e internacionais.

Para acompanhar o Giro Azul basta entrar no site www.yamaha-racing.com.br

Veja mais em Motoraid

Leia Também

close