A Yamaha Motor Europe está comemorando o 50.º aniversário da YZ, vencedora do Campeonato do Mundo. A Yamaha YZ250 entrou inicialmente em produção em 1974, mas Hakan Andersson correu com uma versão protótipo da moto, a YZM250 completa com suspensão monochoque, a partir da terceira rodada no Campeonato Mundial de Motocross FIM 1973cc de 250. Andersson venceu o campeonato naquele ano, garantindo à Yamaha seu primeiro título mundial no motocross.
Ao longo de suas cinco décadas de história, várias versões da Yamaha YZ acumularam impressionantes 34 títulos mundiais de motocross, com o mais recente alcançado por Nancy van de Ven no Campeonato Mundial de Motocross Feminino da FIM de 2022.
Para comemorar este marco histórico, as equipes Monster Energy Yamaha Factory MXGP e MX2 participarão com uma pintura especial de inspiração retrô em suas máquinas YZ450FM e YZ250FM no GP de Flandres em Lommel, Bélgica, neste fim de semana.
A mesma pintura também enfeitará as motos YZ450F e YZ250F dos pilotos da Monster Energy Yamaha Star Racing nos Estados Unidos, enquanto disputam a oitava rodada do Campeonato AMA Pro de Motocross 2023 em Washougal, no estado de Washington, no mesmo fim de semana.
A pintura comemorativa especialmente projetada é baseada no icônico colorway que apareceu nas motos de dois tempos YZ250, YZ125 e YZ80 lançadas pela Yamaha para a temporada de 1993, após o título do Campeonato Mundial de Motocross FIM 250 conquistado pelo piloto americano e AMA Motorcycle Hall of Famer Donny Schmit, no ano anterior.
Para complementar a pintura distintiva em suas máquinas YZ450F e YZ250F, os pilotos de motocross da Yamaha alinharão em Lommel e Washougal usando kits de corrida especiais inspirados no mesmo icônico design roxo e branco de 1993.