Para promover mais segurança e responsabilidade no tráfego, a companhia trará ações com testes práticos e ensinamentos sobre segurança viária.
Na Semana Nacional de Trânsito, campanha anual celebrada entre 18 e 25 de setembro, com o objetivo de gerar conscientização sobre a segurança viária e condução responsável, a Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no país há mais de meio século, participará de eventos com ações educativas que incluem testes práticos e reflexões sobre segurança no tráfego.
As atividades, chamadas de Pit Stops, serão realizadas em parceria com autoridades de trânsito, órgãos públicos e prefeituras. O primeiro Pit Stop acontecerá em Brasília no dia 17/9, na BR 040, altura Santa Maria (DF). No evento, organizado pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a Yamaha contribuirá com uma oficina sobre ponto cego de veículos, com distribuição de brindes e vale troca de óleo ao final.
Na capital paulista, a Abraciclo, em parceria com o CPTRan (Comando de Policiamento de Trânsito), realizará Pit Stop educativo nos dias 24/9 e 25/9, no Canteiro Central da avenida Nações Unidas. “Nossa expectativa é que a ação tenha adesão de cerca de 1,5 mil motociclistas. Neste evento, vamos promover dicas para uma condução segura e responsável, oficina de ponto cego e demonstração de frenagem”, conta Rafael Lourenço, Gerente de Relações Institucionais da Yamaha.
Durante a semana, a companhia também promoverá, em cooperação com a Abraciclo, um Pit Stop em Manaus (AM), no SEST SENAT, entre 17/9 e 18/9. Além de ensinamentos sobre os pontos cegos de veículos, a Yamaha fará uma avaliação dos itens de segurança essenciais de uma motocicleta para todos os participantes presentes. Espera-se que mil pessoas passem pelo evento.
O grupo ainda organizará, em colaboração com prefeituras e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada cidade, Pit Stops em Maceió (AL), Arapiraca (AL) e Recife (PE). Essas atividades acontecerão entre 19 e 23 de setembro. Na ocasião, a empresa explicará quais são os pontos cegos dos veículos maiores e como os pilotos devem agir para evitá-los.
“Participar de ações que promovam um trânsito mais seguro e responsável é a nossa prioridade. Como montadora de motocicletas, avaliamos que a atuação do nosso setor, em conjunto com órgãos públicos, autoridades e a sociedade, são fundamentais para construir um futuro mais seguro e sustentável nas vias”, ressalta Lourenço.