A Red Bull KTM pode olhar para trás e ver a intensa e atarefada temporada de MotoGP de 2020 com um alto grau de satisfação, já que os 14 Grandes Prêmios realizados em 18 semanas, entregaram os melhores resultados, memórias e sinais promissores para o fabricante após apenas quatro anos no grid. O sucesso na corrida e no título também foi sentido nas categorias Moto2 ™ e Moto3 ™.
2020 MotoGP começou no final de julho com temperaturas escaldantes e com a primeira ‘double-header’ no Circuito de Jerez-Angel Nieto na Espanha onde a equipe Red Bull KTM Factory Racing de Pol Espargaro e Brad Binder, bem como a equipe da Red Bull KTM Tech3 de Miguel Oliveira e Iker Lecuona já mostraram ritmo nas suas KTM RC16s para poderem desafiar os primeiros colocados nos slots da grelha e nas posições de corrida.
Uma vitória sensacional pela primeira vez aconteceu apenas no terceiro round, quando o eventual “Rookie of the Year Brad Binder” chocou o estabelecimento ao cruzar a linha de chegada em primeiro com uma margem de cinco segundos no Autódromo Brno, na República Tcheca. O sul-africano de 25 anos foi o primeiro atleta a vencer nas classes Moto3, Moto2 e MotoGP com máquinas KTM.
Dois Grandes Prêmios mais tarde e Oliveira obteve o primeiro dos seus dois triunfos com um sucesso medido mas dramático no Red Bull Ring (também a primeira vitória do MotoGP para a equipe da Tech3, tornando-se no segundo piloto a fazer a ‘KTM limpa’ em todos categorias). O português – em apenas a sua segunda gestão no MotoGP – iria completar o conjunto com uma prestação dominante no Circuito Internacional do Algarve – mais perto de casa.
Em última análise, seria Espargaro com o maior número de pódios (bem como duas das três Pole Positions registadas pela KTM) em 2020. A estrela espanhola que deu a KTM a primeira colocação do trio no MotoGP no final de 2018 em Valência, subiu no pódio cinco vezes no total e atingiu a 5ª posição na classificação final do campeonato com a KTM classificada em 4º no disputa de construtores, apenas a quatro pontos do 2º lugar. O novato Iker Lecuona contribuiu com 3 dos 27 resultados entre os dez primeiros da KTM.
Este ano, o MotoGP conseguiu marcar em 14 dos 20 Grandes Prêmios da categoria rainha. Um nível de competição acirrado e imprevisível, onde os tempos de qualificação geralmente viram os vinte primeiros pilotos divididos por um segundo, o que resultou em 9 vencedores diferentes e 15 pilotos diferentes em posições de pódio.
Conquistas da Red Bull KTM 2020 MotoGP em 14 rodadas, 9 circuitos com mais de 5100km corridos em 6 países em 5 meses e com 633 testes PCR (acumulados apenas pela equipe Red Bull KTM Factory Racing):
- 3 vitórias (1: Binder e 2: Oliveira)
- 8 pódios (1: Binder, 5: Espargaro, 2: Oliveira)
- 3 Posições de pólo (2: Espargaro, 1: Oliveira)
- 4 voltas mais rápidas (2: Binder, 1: Espargaro, 1: Oliveira)
- 27 finalizações nos dez primeiros (5: Binder, 10: Espargaro, 3: Lecuona, 9: Oliveira)
- 5º no Riders Championship: Espargaro (o mais alto ainda para a KTM)
- 4º no Campeonato de Construtores (de 6, o mais alto até agora)
- 3º no Campeonato de Equipes: Red Bull KTM Factory Racing
- 7º no campeonato por equipes: Red Bull KTM Tech3
Comparação média de pontos por rodada ganha pela KTM:
- 2019 = 9,26
- 2020 = 26,71 (aumento de 188,4%)
A KTM GP Academy identifica, desenvolve e canaliza os pilotos através dos níveis de MotoGP para guiar os atletas para uma vaga na grade da categoria rainha. Em 2020 a Academia teve um ano notável na Moto2 e Moto3.
Na Moto2, a equipe Red Bull KTM Ajo conseguiu ajudar seus dois pilotos; Jorge Martin e Tetsuta Nakashima a liderar e lutar pelo Campeonato do Mundo FIM Moto2. O espanhol e o japonês conquistaram três vitórias entre eles (duas de Martin e uma de Nagashima) e um total de oito pódios. Martin também registrou uma Pole Position em seu caminho para o 5º lugar na classificação da série. Nagashima terminou em 8º.
Na Moto3, Albert Arenas usou a sua KTM RC4 para se tornar o quarto campeão mundial da KTM desde o início da classe em 2012. A emocionante confirmação do título na ronda final veio no Circuito Internacional do Algarve. O evento português encerrou os emocionantes e tipicamente tensos 15 etapas da Moto3. A série começou em alta para Arenas com a vitória no Circuito Internacional de Losail, no Catar, e terminou com sua entrada para os livros de história.
Quatro pilotos da KTM classificados entre os dez primeiros da classificação da Moto3. O mesmo número provou a vitória no Grande Prêmio em 2020; três pela primeira vez em suas carreiras. Arenas dividiu o topo do pódio com Celestino Vietti (1), Darryn Binder (1) e Raul Fernandez da Red Bull KTM Ajo (2). A KTM conseguiu comandar 8 das 15 rodadas em 2020. A KTM colocou 7 Posições no Pólo (6 para Fernandez e 1 para Binder).
A vitória de Arenas no Qatar foi a 100ª para KTM no asfalto do Grande Prêmio, esse número aumentou para 110 no final de 2020.
Pit Beirer, Diretor da KTM Motorsports: “Quando os pneus esfriaram e as ferramentas baixarem, temos que olhar para 2020 como talvez a temporada mais desafiadora para nós. Todas as estatísticas falam por si. Não consigo descrever como é gratificante ver os nossos pilotos se desenvolverem, as nossas equipes, a nossa maquinaria: todo o programa deu grandes passos à frente. O crédito vai para cada pessoa que desempenhou o seu papel, seja em condições difíceis no circuito ou no quintal de casa aqui na fábrica. Nós superamos nossa força em 2020 e vamos continuar lutando por mais uma temporada e também nos próximos anos”.
Classificação do Campeonato MotoGP de 2020
- Joan Mir (ESP), Suzuki, 171 pontos
- Franco Morbidelli (ITA), Yamaha, 158
- Alex Rins (ESP), Suzuki, 139
- Andrea Dovizioso (ITA), Ducati, 135
- Pol Espargaro (ESP), Red Bull KTM Factory Racing, 135
- Miguel Oliveira (POR), Red Bull KTM Tech3, 125
- Brad Binder (RSA), Red Bull KTM Factory Racing, 87
- Iker Lecuona (ESP), Red Bull KTM Tech3, 27
Classificação de construtores de MotoGP em 2020
- Ducati, 221 pontos
- Yamaha, 204
- Suzuki, 202
- KTM, 200
- Honda 144
Classificação das equipes de MotoGP de 2020
- Equipe Suzuki Ecstar, 310 pontos
- Petronas Yamaha SRT, 248
- Red Bull KTM Factory Racing, 222
- Equipe Ducati, 213
- Pramac Racing, 183
- Red Bull KTM Tech3, 152
Crédito: Sebastian Kuhn – Gerente de Imprensa