HomeRevista PróA história do triciclo Renha, o primeiro do Brasil

A história do triciclo Renha, o primeiro do Brasil

O carioca Paulo Sérgio Bitencourt de Souza Renha, campeão brasileiro de motonáutica e recordista da travessia marítima Rio-Santos em lancha, teve rica experiência como projetista de carros. Ele criou alguns modelos para a Emis, projetou o chassi do buggy Terral e o esportivo Dimo, ambos para a Fibrario. Desenvolveu o Jornada para a NBM e participou da construção do kart de seis rodas, inspirado no Tyrrell Fórmula I de 1976, exposto no stand da Norma Escapamentos no X Salão do Automóvel.

Paulo Renha

Em 1977 Paulo criou sua própria empresa, a Renha Indústria e Comércio de Veículos Ltda., no Rio de Janeiro, onde iniciou a fabricação do original triciclo com motor Volkswagen boxer, que levou o seu nome. Concebido anos antes, o veículo encontrou dificuldades para legalização, já que a legislação de trânsito de então não previa a categoria “triciclo”.

As primeiras unidades foram construídas pela Norma. Primeiro veículo do tipo a ser projetado no país, até hoje o Renha se diferencia dos demais por sua ainda moderna carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro cobrindo chassi e conjunto mecânico e moldando a base dos dois assentos.

Anunciado como “o cavalo de aço do ano 2000“, o modelo 1977 foi mostrado no final do ano anterior, no X Salão do Automóvel. Mais potente, agora equipado com motor 1600 (dois carburadores) 65 cv (a gasolina ou álcool), recebeu nova suspensão traseira, com braços tensores longitudinais e molas helicoidais, rodas de magnésio, freios (ainda a tambor) com um circuito para cada roda, amortecedor de direção, guidão regulável e conta-giros. Também a carroceria foi alterada, ganhando para-lamas mais largos, espaço para mais um passageiro e dois pequenos roletes na extremidade traseira para evitar o empinamento excessivo do veículo nas partidas. Era vendido completo ou em kits.

Paulo Renha manteve sua empresa até 1980, quando seu amigo Eduardo de Miranda Santos fundou a Emis e Paulo a ele se associou para a produção do triciclo nas instalações da nova empresa. Em 1986 Paulo Renha criou o estaleiro Real Power Boats, em Queimados (RJ), passando a se dedicar à indústria naval.

Confira a seguir este vídeo dos anos 70. Mesmo em baixa qualidade de imagens, é possível perceber o Triciclo Renha em ação. 

Fonte: Lexicar Brasil



Veja mais em Revista Pró

Leia Também