HomeBlogConheça 4 dicas para iniciar no Motocross

Conheça 4 dicas para iniciar no Motocross

Se você quer praticar motocross, é importante que você conheça bastante do esporte e tenha um condicionamento físico adequado.

Pode não parecer em um primeiro momento, mas o motocross é um esporte que exige bastante fisicamente dos pilotos, pois ele é off-road, ou seja, é feito em terrenos acidentados e é preciso bastante força e condicionamento físico para aguentar as trilhas.

Confira no texto a seguir as 4 dicas para quem quer iniciar no motocross. Boa leitura!

Confira: Rafael Zenni rumo Brasileiro de Motocross com a FAZT Suplementos

Como se pratica o motocross?

O motocross é um esporte praticado sobre duas rodas, em uma moto off-road que é desenhada para aguentar o tranco de andar em terrenos acidentados.

Portanto, para se praticar motocross, em primeiro lugar é necessário ter uma moto. Entretanto, também existem outros equipamentos que são essenciais para manter a segurança e evitar acidentes – especialmente se você pretende dar saltos com a moto.

Em primeiro lugar, é preciso de um capacete. Além disso, também é necessário que você use um colete especial para proteger o seu torso contra impactos. Luvas também são essenciais para proteger as mãos.

Por fim, uma das peças mais importantes do motocross são as botas. Como se trata de um esporte de alto impacto, é importante proteger os pés e os tornozelos com botas adequadas e tecnológicas que vão garantir a segurança dessas partes do corpo.

Qual moto para iniciar no motocross?

Se você quer praticar motocross, é necessário utilizar a moto adequada. Você deve procurar por uma moto off-road.

Essas motos são desenhadas especificamente para aguentar os impactos de um terreno acidentado e tem o seu melhor desempenho nesse tipo de local.

Precisa de habilitação para pilotar motocross?

A resposta para essa pergunta é: depende. Se você está pensando em pilotar uma moto com menos de 50cc, então a habilitação não é necessária.

Contudo, se você pretende pegar motos mais potentes, acima de 50cc, é necessário um documento que permita a prática.

Ele é um pouco diferente da CNH convencional para motos. Trata-se do ACC, ou Autorização para Conduzir Ciclomotores.

Comprei a moto. O que fazer?

Uma vez que você comprou a sua moto off-road, é necessário que você tenha em mente que alguns cuidados são necessários, tanto para a sua segurança, quanto para manter a moto funcionando e preservada.

Confira algumas dicas para o que fazer depois que comprar a moto:

Qual combustível usar?

Assim como em veículos convencionais, você deve utilizar o combustível que seja compatível com o motor da sua moto.

Ou seja, se a sua moto é movida a gasolina, sempre use gasolina. Já se é movida a etanol, certifique-se de sempre utilizar etanol.

Onde regular as suspensões?

Ter uma suspensão bem regulada é o básico para quem quer ter uma boa experiência de pilotagem e garantir a estabilidade durante a prática do esporte.

Uma regulagem ideal prioriza a a compressão mais dura, além disso, à medida que o piloto sobe de nível, a tendência é que ele zere qualquer tipo de pista.

O seu peso pode influenciar bastante na regulagem também, por isso, a melhor coisa a fazer é procurar um mecânico especializado para fazer esse trabalho por você.

4 Dicas para iniciantes no motocross

dicas para iniciantes motocross 4 dicas

Confira agora 4 dicas para quem está iniciando no motocross:

1. Não pilote sozinho no início

Se você está começando, não se arrisque andando sozinho por pistas ou trajetos off-road que você encontrar por aí.

É muito importante que prática seja supervisionada por um piloto mais experiente, pois quando estamos começando, costumamos errar de diversas maneiras

As motos off-road usadas para a prática de motocross tem vários “segredinhos” e é preciso bastante prática para conseguir pegar o jeito.

Portanto, se você está começando, não ande por aí sozinho. Se um acidente acontecer, é melhor que você tenha alguém presente para te ajudar.

2. Faça trilhas

Uma das melhores práticas para pegar o jeito quando estamos começando no motocross é apostar em trilhas.

Pilotar em trilhas costuma ser mais fácil do que ir direto para as pistas de motocross profissionais, que são feitas com obstáculos para pilotos mais experientes.

Além disso, as trilhas são uma ótima forma de entrar em contato com a natureza e aproveitar a prática do esporte enquanto dá um tempo para a mente se desconectar um pouco da correria do dia a dia nas cidades.

3. Prepare-se fisicamente

Pode não parecer em um primeiro momento, mas o motocross é um esporte que exige bastante fisicamente dos pilotos.

Isso porque, diferentemente de outros tipos de esportes com veículos automotores, os terrenos são naturalmente acidentados e é preciso empregar bastante força e resistência para conseguir manter a moto de pé e realizar as manobras com perfeição.

Portanto, o mais interessante é que você se prepare fisicamente antes de começar a praticar o esporte.

Vá na academia, ganhe um pouco de força nos braços e nas pernas e condicionamento físico para aguentar os trancos e barrancos que te esperam nas pistas off-road.

4. Invista em equipamentos de qualidade

Como vimos anteriormente, é muito importante que você invista um dinheiro extra em equipamentos de qualidade.

Isso é muito importante para garantir que a sua prática de motocross vai ser segura e diminuir o risco de fraturas causadas por acidente.

Confira uma pequena lista com os equipamentos que não podem faltar para quem está querendo começar no motocross:

  • Capacete;
  • Colete;
  • Luvas;
  • Botas;
  • Joelheira;
  • Cotoveleira;
  • Calça;
  • Camisa;
  • Cinta;
  • Óculos;
  • Protetor de coluna;
  • Protetor de pescoço.

Conclusão

Como vimos, a prática do motocross exige que você tome algumas precauções para evitar fraturas e lesões causadas por acidentes.

É necessário ter um capacete, coletes e luvas adequadas para não se acidentar. Isso sem falar nas joelheiras e cotoveleiras, que vão proteger partes sensíveis dos seus membros.

Entretanto, o mais importante para todo piloto de motocross, além do capacete, são as botas. Isso porque o motocross é um esporte que exige muito dos pés e tornozelos, que são a primeira parte do corpo a absorver o impacto dos terrenos acidentados.

Além disso, lembre-se de nunca pilotar sozinho no quando estiver começando, pois assim você vai aprender o jeito certo de pilotar mais rápido e sempre terá uma ajuda caso algum acidente ou imprevisto aconteça durante a prática.

Uma boa dica para quem está começando é apostar nas trilhas. Elas costumam ser mais fáceis do que as pistas profissionais e vão te ajudar a entrar em contato com a natureza e fornecer uma experiência relaxante e ao mesmo tempo radical.

E aí? Gostou do texto? Então aproveite para navegar pelas outras páginas e notícias do Portal MX! Muito obrigado pela leitura!

Mundial de Motocross: Tom Vialle fora do GP da Holanda

Leia Também

close