HomeRevista PróA importância de conhecer sua motocicleta

A importância de conhecer sua motocicleta

Nos dias de hoje é muito importância conhecer a sua motocicleta e eu como mulher fui atrás desse conhecimento. Hoje posso dizer que conheço a minha moto da cabeça aos pés. Mas isso não foi da noite para o dia…

Para quem não sabe, existe curso de mecânica e a Flex Moto oferece! Tive a oportunidade de realizar o curso de mecânica com eles e foi um dos cursos mais completos de especialização em mecânica que já fiz do Rio de Janeiro, fica em Cascadura e conta com o trio de sócios Alex Rubin, Gilson Ventura e Américo. 

Isso tudo começou quando eles observaram a falta de conhecimento dos proprietários. Eles  tinham muitos casos corriqueiros de clientes que já chegavam na oficina pedindo para abrir o motor quando era algo muito mais simples de resolver.Muitos vinham enganados de outras oficinas. E você, certamente, já ouviu alguém reclamar de ter chegado em uma oficina mecânica e o mecânico apontar um defeito qualquer sério ou não, mas que é desconhecido. Ex: O farol da moto está com problemas, o dono leva à oficina para um exame e o mecânico diz: “É doutor, o problema é muito sério. Tem que mexer aqui e ali, abrir o motor também e vai ter de trocar isso aqui. Vai custar um dinheirão!”. 

Engraçado, né? Seria se não fosse realmente verdade rs. Daí eles pensaram como poderiam ajudar a galera?

No ano de 2015 o trio de sócios tiveram a iniciativa de fundar o curso de mecânica para motos e desde então vem compartilhando o conhecimento sobre o mundo das duas rodas, além disso eles dispõem de diversas ações para jovens de baixa renda que querem aprender e estão em busca de uma oportunidade. Alex, um dos sócios decidiu nos contar um pouco mais sobre a Flex Moto Center, antes de tudo, conta para gente como começou essa paixão pelo mundo das duas rodas?

Desde criança sempre fui apaixonado por motos. Com uma certa frequência levava minha motocicleta para realizar revisões na concessionária Marana Motos da Honda e sabia exatamente o que deveria ser feito, passava horas lendo os manuais de serviço e adorava. 

Com isso o Gilson (sócio da MotoFlex) que na época era gerente na Marana, notou meu potencial e quando abriu uma vaga fui convidado para trabalhar como lavador com apenas 16 anos.

Fui de lavador até auxiliar de montador, montador, auxiliar mecânico, mecânico, recepcionista e gerente de loja.

A oficina conta com alguns dos melhores mecânicos do Brasil e acredito que não foi uma tarefa nada fácil se tornarem referência no mercado. Como foi essa trajetória?

Ambos, eu e Gilson (sócio da MotoFlex) trabalhávamos na Marana Motos e tivemos a oportunidade de realizar uma prova classificatória para os melhores mecânicos da Honda Brasil. Quem fosse aprovado seria capacitado com cursos exclusivos da Honda desde 100cc até 1000c com tudo pago pela marca.

Nessa prova o Gilson passou em 2° lugar na classificação e foi para a Honda Suzuka no Jãpão e eu em 3° lugar fui para a Honda SP me profissionalizar. A partir daí nossos conhecimentos decolaram. Hoje já são mais de 30 anos de experiência com duas rodas.

E como foi a abertura da oficina, qual foi o maior problema que tiveram? E qual foi o momento mais gratificante?

Sempre tive vontade de ter minha própria oficina e com o fechamento da Marana motos isso acabou se tornando uma realidade. Na época o Américo (sócio da MotoFlex) tinha um galpão vazio e estava com a ideia de fazer um estacionamento. Porém com o fechamento da loja e como nós já éramos muitos conhecidos na área da mecânica, em agosto de 2006 a ideia acabou ganhando força e abrimos nossa oficina, um tempo depois o Gilson (sócio da MotoFlex) também veio conosco nessa missão.

Atendíamos cerca de 10 motos por dia. Como nem tudo são flores, tivemos um cliente que na época tinha uma BMW F800, ele simplesmente entrou na oficina, destravou o elevador pneumático e a moto caiu lá de cima. Ainda bem que a moto era dele, causou um prejuízo imenso mas ninguém se machucou rs

Agora falando de coisas boas, posso dizer que uma das minhas experiências mais gratificantes foi o serviço que fizemos em uma BMW 1200cc. Um certo dia um cliente chegou com ela aqui na oficina, fizemos o diagnóstico e detectamos que o estator estava queimado. Ele levou na concessionária oficial da BMW e lá informaram que o problema não era o estator e que nós estávamos errados, o problema real seria a bateria. O dono comprou uma bateria nova que era caríssima e mesmo assim a moto não funcionou, a BMW então solicitou um técnico especialista que ficou com a moto durante 2 dias e finalmente constatou que o problema de fato era o estator, e não terminou por aí, para resolver o problema era necessário abrir todo o motor e dessa forma não era possível realizar o serviço porque não existia garantia, logo condenaram a moto a sucata. O dono inacreditado com a resposta da BMW retornou a nossa oficina e nos confiou a realização do serviço. Essa foi a nossa primeira experiência abrindo um motor 1200cc que após a finalização do serviço ficou perfeito e o dono está feliz da vida rodando com ela até hoje. Com isso acabamos nos tornando referência.

De onde surgiu a ideia do curso de mecânica?

Recebíamos muitos clientes vindo com diversas reclamações de outras oficinas, leigos pediam para abrir o motor sendo que o problema era apenas falta de gasolina, isso nos incomodava demais.

Logo pensamos, vamos abrir um curso de mecânica de motocicleta para poder compartilhar nossos conhecimentos com eles e inserir os interessados no mercado de trabalho, poucos sabem mais a mecânica de motos é altamente lucrativa. 

Hoje a mecânica ainda é uma área considerada muito masculina, mas isso já vem mudando. Conta para a gente sobre a iniciativa do curso de mecânica para mulheres?

Recebemos muitas mulheres independentes, o número de motociclistas mulheres aumentou muito nos últimos anos.

Já tivemos muitas mulheres aqui que ao finalizarem o curso abriram suas oficinas, lojas e estão empregadas na área. Um diferencial inegável entre os homens é que os serviços feitos pelas mulheres são muito mais minimalistas e elas capricham nos detalhes fidelizando muitos clientes.

Ao finalizarem um curso qual é o sentimento de formar novos profissionais?

Com 10 anos de cursos posso dizer que cada turma tem seu diferencial, me sinto realizado de compartilhar meus conhecimentos e se 5 dos meus 15 alunos da turma finalizada entrarem na área já ganho meu dia. Tivemos muitos destaques e um deles foi o Ivan que se formou conosco e foi considerado um dos melhores mecânicos da BMW do Brasil, um orgulho para nós. 

Sempre nos preocupamos em manter nossos alunos atualizados, olhando sempre para novos mercados. Nesse ano tivemos acesso a um protótipo da Voltz com isso estamos estudando a possibilidade de abrir um curso exclusivo para mecânica elétrica onde poderemos compartilhar os detalhes da revolução das motos elétricas, fiquem de olho no nosso Instagram @flexmotocenter para novidades. 

E para mais informações sobre os cursos e serviços de mecânica entre em contato pelo Whatsapp (21) 97030-3271 ou no endereço Rua Cerqueira Daltro n 56 – Cascadura – RJ.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também