HomeRevista PróAMA Extreme Enduro - Revista Pró Moto

AMA Extreme Enduro – Revista Pró Moto

Cody Webb se coroou como o ‘Last Dog Standing’ pela quinta vez com a vitória na terceira rodada do AMA West Extreme Championship 2021 em Glen Helen Raceway,  a companheira de equipe da Sherco EUA Louise Forsley leva o título feminino do Extremo Oriente.

Com um formato de dois dias, os pilotos seguiram para o curso ‘Last Dog Standing 2021’ no sábado para uma volta quente de qualificação, que determinou a ordem de largada para a manhã de domingo. Um “Rubicon” úmido e congestionado, executado entre as barreiras de concreto sobre alguns obstáculos retorcidos, causou muito caos e uma pilha de pilotos. Trystan Hart superou Webb nas eliminatórias e parecia que ambos estavam prontos para batalha.

 

Pilha de pneus infame …

Na realidade, a moto de abertura viu Colton Haaker liderar um pelotão de pilotos Pro através das colinas e de volta para alcançar a infame pilha de pneus no final da volta. A luta para superar esse obstáculo é familiar para a maioria dos pilotos, mas Haaker lutou mais e Webb aproveitou para levar a moto 1 ao topo da colocação a frente de Taylor Robert, Trystan Hart e Cory Graffunder também levando o melhor sobre Haaker.

 Moto 2 foi uma espécie de masterclass de Webb que assumiu uma clara liderança desde o início e nunca foi incomodado. O fato impressionante foi a diferença para o segundo colocado, sete minutos nos tempos combinados, com mais de seis minutos ganhos na segunda corrida. “Só me ocorreu hoje. Eu andei sem erros ”. Disse Webb.

 Segundo Webb, “era como nenhum outro”, simplesmente porque a corrida foi estranhamente abaixo de 100 graus. Webb conhece muito bem o troféu do ‘Last Dog Standing’. Em 11 anos de evento, ele ganhou cinco vezes desde sua primeira vez em 2014.

  

Hart segundo novamente

Com pontuação de 3-2 moto, a equipe Trystan Hart da FMF KTM Factory Racing ficou com a segunda colocação geral, mas ficou desapontada com a diferença para Webb na frente. “Cometi um grande erro na corrida final e voltei a ser sexto na largada e isso praticamente me custou uma chance de vitória hoje. Vou aprender com meus erros e fazer melhor da próxima vez”. Disse Hart.

Taylor Robert conseguiu um pódio duplo para a FMF KTM Factory Racing Team em seu retorno ao LDS, ele foi vencedor em 2013. Robert ficou em quarto lugar na qualificação de sábado e ficou em segundo atrás de Webb na moto 1.

Na Moto 2, Robert estava novamente lutando pela liderança no início, mas precisava de algumas tentativas para compor uma seção e ganhou o novo apelido de Larry por seus esforços …

Quando chegaram à pilha de pneus, Taylor admite que ficou sem gasolina, mas as pontuações de 2-4 motos combinadas foram boas para o terceiro lugar geral e outra viagem ao pódio na série Extreme.

“No geral, foi uma corrida legal, mas muito difícil”. Taylor explicou. “Havia alguns obstáculos feitos pelo homem que tornaram a corrida maluca e hoje tivemos um pouco de chuva, o que tornou as coisas mais difíceis em algumas seções e melhor em outras. Cody [Webb] e eu tivemos uma boa batalha na segunda corrida e então entramos nessa seção de cachoeira maluca e acabei tendo que tentar algumas vezes e perdi algum tempo. Então eu estava apenas tentando me recuperar e peguei o suporte do pneu e me desgastei novamente, mas acabei em terceiro lugar geral, então estou feliz com isso”.

 

Espancado pelos pneus

Os pneus provaram ser a ruína de Colton Haaker. O piloto da Rockstar Energy Husqvarna qualificou-se em terceiro no sábado e estava certo na mistura para ambas as motos LDS no domingo, mas os pneus gigantes o pegaram, custando mais tempo do que seus rivais para se levantar e superar o resultado final significou um placar de 5-3.

“No geral, foi um bom dia aqui em ‘Last Dog Standing’”, disse Haaker. “Eu rodei bem na primeira moto e me coloquei em boa posição e então no último obstáculo não saiu do meu jeito, o que me colocou bem longe da ponta da geral. Na segunda corrida, rodei bastante limpo, mas comecei um pouco mais atrás do que gostaria devido ao meu resultado na primeira corrida, eu simplesmente não consegui passar os pneus muito bem”.

 

Louise Forsley sagrada campeã

Mais um dia e outra vitória para Louise Forsley da Sherco USA, que foi coroada a Campeã do  AMA Extreme East Champion 2021 no LDS. Louise terminou em 30º da geral e P1 na classe Feminina Elite e, notavelmente, estava ajudando muitos outros pilotos a fazer seu caminho através das seções “Rubicon” e “Tyre Mountain”.

 A próxima rodada do Extreme East Championship será em 30 de maio no Madd Moose Hard Enduro em Marquette, Michigan.

 

Crédito: Jon Person – Enduro21

 

 

 



Veja mais em Revista Pró

Leia Também

close