Uma viagem à Suécia e ao Gotland Grand National colocou a Enduro21 em contato próximo com algumas doces máquinas escandinavas de enduro cross-country – dê uma olhada mais de perto em uma, a Husqvarna FE350 da Eero Remes construída e preparada pela Bloms MX.
A equipe sueca de corridas Off-Road Bloms MX assinou três vezes o campeão mundial Eero Remes em sua aposentadoria da série EnduroGP no ano passado. Eles empregaram a lenda finlandesa para competir em eventos escandinavos selecionados, incluindo os clássicos suecos Ranneslattsloppet (que ele venceu em 2022) e o Gotland Grand National, onde o Enduro21 alcançou a equipe e seu Husqvarna FE350 levou Eero para a vitória geral no Campeonato Finlandês de Cross Country de 2022.
Não há nada de muito especial nesta bicicleta em termos de peças especiais, dizem os meninos Bloms ao Enduro21 enquanto nos escolhemos e verificamos os detalhes durante uma pausa no treinamento antes da GGN.
A loja de motocicletas e a equipe de corrida com sede em Vimmerby, Suécia, têm muita experiência em enduro e motocross e é em parte por essa razão que ficamos surpresos ao saber que é ‘apenas’ um FE350. Talvez estivéssemos esperando mais de um modelo híbrido FX ou FC para corridas XC, mas esta é em grande parte uma bicicleta de enduro de estoque.
Esses caras sabem o que funciona e uma enorme quantidade de experiência também vem de três campeonatos mundiais que Remes possui ter trabalhado com os melhores do mundo em nível GP. O feedback primordial de falar com pessoas diferentes é que, embora ele tenha algumas peculiaridades de configuração muito específicas, Eero faz a diferença aqui.
Motor e engrenagens
O FE350 padrão veio via Husqvarna Scandinavia para BHloms MX para construir para Remes correr. Esse FE não é uma coisa do FC? Algumas pessoas preferem trocar os motores FE pelas unidades de potência FC de motocross mais nítidas em enduro, mas não por esses caras.
Isso significa caixa de velocidades de seis velocidades, o que é obviamente um benefício em corridas de cross-country rápidas e abertas e não há “nada de especial” na construção do motor, exceto que eles usam um perfil de câmera mais agressivo (isso é do FC).
Remes corre 13-50 engrenagens finais na maioria das corridas, incluindo esta corrida, a Gotland Grand National.
Sistema de escape HGS Enduro
A outra parte de aparafusada que faz a diferença na potência desta bicicleta é o sistema de escape HGS completo. Está ajustado para enduro e especificações diferentes da que a equipe Bloms usa em suas motos de corrida MX. O sistema é mais leve do que a peça de estoque, como seria de esperar, mas também torna a resposta do motor e do acelerador “acelerada, mas não muito agressiva”, eles nos dizem.
Configurações de suspensão
Famosamente, Eero Remes não é o maior dos pilotos, dizem eles, e ele pesa tanto quanto um piloto de MotoGP. Bloms ajustam sua própria suspensão WP para todas as suas bicicletas de corrida, bem como clientes, e a configuração da Eero no 350 Husky usa componentes WP Pro prontos para uso.
Os garfos frontais do modelo WP Xplor Pro 7548 usam 0,44 molas e são mantidos no lugar pelos acessórios Husqvarana atualizados ‘raçadeiras triplas de fábrica’. O choque traseiro é o WP Xplor Pro 8950 usando uma mola de 4,2 Nm.
Peças especiais? Alavancas em outro nível
Muitas pessoas têm um ponto doce muito pessoal onde gostam de suas alavancas definidas, tanto onde estão presas nas barras quanto em que distância o intervalo é ajustado. Remes leva isso a outro nível com o freio dianteiro e as alavancas da embreagem – ele as raspa mais finas.
Ele basicamente os tritura e os traz em sua bolsa de kit para as corridas (troca entre a bicicleta de treino em casa e a bicicleta de corrida que é baseada na Bloms MX em Vimmerby, Suécia).
Eero envolve fita aderente ao redor das alavancas, onde seus dedos alcançam em parte para sentir, mas também para o calor. Com tanta equitação nesta parte do mundo em temperaturas abaixo de zero, a alavanca de metal só aumenta a dor.
O único perigo, é claro, é que ser mais fino, torna as alavancas mais vulneráveis a quebrar, ele deixa cair a bicicleta.
A sensação é realmente bastante perceptível e faz sentido (nós tentamos o tamanho enquanto ele estava sentado lá no suporte do paddock). De qualquer forma, se funcionar para Eero, quem está discutindo.
Você também detectará um pequeno mod nos protetores de mão para estendê-los. Novamente, pode ficar frio no extremo norte do planeta e é outro truque para manter a explosão do vento, bem como sujeira e água espirrando das mãos e dedos. Esse pouco de fita para cima e sobre a junção na caixa de aperto de torção do acelerador é uma boa dica também para manter a água (e o gelo) fora.
Mudando para freios Brembo
Aderindo ao sistema de freio, os meninos Bloms substituem o sistema de freio padrão (Braktec na safra atual de Huskies) – pinças e cilindros mestre – por peças Brembo por preferência. Eles também encaixam um disco de freio traseiro sólido no(s) cubo(s) anodizado(s) azul(s) SOS Racing Parts para um desempenho mais consistente na sujeira fria e molhada.
Eles usam pneus cross-country Pirelli Scorpion XC e alternam entre as opções macias, médias e mais duras (mousses também) dependendo das condições.
Outros detalhes ao redor da bicicleta para se adequar ao minutivo piloto finlandês incluem 999 barras Renthal de curvatura e, mas nenhuma mudança nos apoios para os pés que são padrão. A Eero também usa a altura padrão do assento com a tampa do assento listrada CrossX.
Você também terá visto o tanque IMS maior e de preenchimento rápido, que contém 11,4 litros. Usá-lo para o Gotland Grand National significava que eles precisavam de apenas um preenchimento durante a corrida de três horas.
ECU feita sob medida
As alavancas não são as únicas partes especiais aqui. Um pedaço de bling personalizado montado na bicicleta antes da GGN ’22 era a tampa de embreagem Parts by Sweden. Parecia uma pena estragá-lo!
Além disso, a jóia invisível é a própria ECU feita sob medida de Remes, que ele também aparentemente é propenso a carregar em bagagem de mão.
A principal diferença é que sua preferência é ter mais frenagem do motor discada basicamente para que cortar o acelerador tenha mais efeito na roda traseira.
É sobre isso. Obrigado à Equipe Bloms MX por nos deixar bisbilhotar a bicicleta. As comparações entre a bicicleta XC do Norte da Europa e uma bicicleta North American GNCC não foram tão removidas até agora!