HomeThe X RiderBenedito Coser fala sobre CRF 230 no Hard Enduro

Benedito Coser fala sobre CRF 230 no Hard Enduro

O piloto Benedito Coser é uma das estrelas do hard enduro nacional e ficou famoso por conquistar um pódio na categoria GOLD do HEBS com uma CRF 230 e em virtude disso resolvemos saber um pouco mais sobre a moto do Bene.

Você anda de crf 230 a quanto tempo?

Já estou com a CRF há 3 anos.

Quantas você já teve?

Essa é a minha primeira.

Você acha que é possível fazer hard enduro com a crf 230?

Sim, claro. Não é atoa que fui campeão do HEBS em 2017 na Cat Nacional, 2018 na Cat Bronze e em 2019 eu estava indo muito bem na Cat Gol, mas acabei me acidentando. Mas para pilotar em alto nível com a crf 230 o piloto precisa ser bruto e ter muita força de vontade.

Quais são os aspectos negativos da moto?

As desvantagens da moto são a baixa durabilidade da embreagem, altura, comprimento e falta de potência no motor.

Quais são os aspectos positivos da moto?

As vantagens são o baixo custo de manutenção, leveza, ciclistica, facilidade de encontrar peças e por ser refrigerada a ar a moto não ferve.

Você participa das competições na categoria Gold, você acha que com a crf 230 você tem a chance de vencer?

Eu escolhi a categoria Gold para me superar, provar que apenas a moto não faz milagre e não subi em lugares mais alto do pódio por falta de dinheiro e apoio. Hoje fica muito difícil para eu ganhar na categoria Gold porque a crf 230 não é compatível a categoria e fico em total desvantagem. Além disso os melhores pilotos da Gold estão muito bem treinados e equipados, por isso estou la apenas para um desafio pessoal.

Quais são as desvantagens e vantagens em relação a uma moto importada?

São muitas, mas vou citar as principais que são falta de potência, altura e suspensão.

A manutenção da crf 230 é acessível?

Muito acessível, como já citei acima e sem dúvidas é o maior atrativo da moto.

Com certeza a sua moto não é original, você poderia dizer quais modificações você realizou para a moto ficar mais competitiva?

Preparei a suspensão com válvulas WTK, instalei alongador de suspensão, protetor de motor, protetor de mãos, alongador de guidão, escapamento esportivo, o motor tem um kit de 240 cc e um comando de competição (Mas acredito que vou voltar o original para aumentar a durabilidade da embreagem).

Você pretende continuar andando de crf 230?

Ainda não sei dizer, mas se surgir uma oportunidade eu quero experimentar uma moto importada.

Qual dica você da para que está ingressando no hard enduro com uma moto nacional?

Se você estiver com uma moto toda original, vai gastar aproximadamente R$ 4.000,00 para deixa-la competitiva.

Fiquem ligados no TheXrider e saiba mais sobre o universo do hard enduro.

Veja mais em The X Rider

Leia Também