HomeMotoraidBMW R 1300 GS 2024, 12 kg a menos, 145 cv e...

BMW R 1300 GS 2024, 12 kg a menos, 145 cv e 20.000 euros

BMW R 1300 GS 2023

Já se passaram dez anos (2013) desde que a BMW mudou completamente seu motor boxer, com a chegada da refrigeração líquida (que também trouxe outras mudanças em seus modelos). Aos cinco anos (2018) levou a variante com distribuição Shift Cam, que ainda monta o modelo atual com seus 136 cv de potência. Embora seguindo a tradição tocaria 10 anos depois a próxima grande mudança, parece que estaremos diante de uma nova evolução, não revolução, da BMW com esse aumento de cilindrada até 1300 cc e potência a 145 cv. A homologação tem ainda a velocidade máxima declarada, que melhora bastante: dos 219 km/h da R 1250 GS até 225 km/h: as partes de carenagem serão o que mais muda, e a sua aparência, em relação à atual GS.

O outro número, o do peso, é algo em que a BMW certamente conseguiu trabalhar bastante, como foi o caso da recente F 900 GS que nos surpreendeu com seus 14 kg a menos… O fato é que aquele último R 1200 GS sem refrigeração líquida marcou um marco por sua leveza, e esse motor ainda está em andamento dentro do catálogo BMW em seus NineT (com Euro5+ e tudo mais). As GS têm engordado à medida que o tempo avançava, as versões e o seu equipamento… e é algo que agora terá de ser cortado. Veremos por onde eles aliviaram esses 12 kg previstos, se não mais finalmente para compensar que os 10 cv ganhos ainda colocam a BMW um pouco longe de seus rivais mais poderosos de KTM ou Ducati. Embora o BMW R-GS seja uma classe em si… e o novo 1300 terá de se encarregar de manter esse pavilhão muito alto. A eletrônica será outro ingrediente importante, não só no motor e sua gestão, mas deve chegar às suspensões permitindo mais um passo na “ESA”, por exemplo, permitindo ajustar ou reduzir a altura do assento à medida.. . Vamos saber tudo em breve!

Outra das fotos vazadas recentemente, deixando já ver o novo farol em “X” e a aparência muito leve em geral…



Veja mais em Motoraid

Leia Também