HomeMotorsports.ptHonda CRF250R e CRF250RX: Mudança de ciclo na família CRF

Honda CRF250R e CRF250RX: Mudança de ciclo na família CRF

As novas CRF250R e CRF250RX de 2022 são as “joias da coroa” da mais recente atualização da família off-road de modelos Honda CRF. As atualizações centram-se no aumento das performances máximas em curva, na maneabilidade fácil e na obtenção dos melhores tempos por volta… com o mesmo quadro da CFR 450 R de MXGP, e sensações de pilotagem muito semelhantes.

No seguimento das últimas atualizações da CRF450R e da CRF450RX, onde estes dois modelos receberam melhorias substanciais ao nível das suspensões para dar continuidade ao conceito de “Melhor Capacidade de Curvar”, as CRF250R e CRF250RX de 2022 herdaram também vários dos avanços técnicos recentes daqueles modelos de maior cilindrada, com vista a dotá-las de uma capacidade ainda mais fácil para pilotos de todos os níveis.

HONDA CRF 250 R (MX)

Agora, a CRF250R de 2022 usa o quadro e também o braço oscilante do modelo pluri-vencedor do campeonato de MXGP, a CRF450R de 2021, para além de ter recebido uma ampla gama de atualizações no motor, uma nova embraiagem de 9 discos, revisões pormenorizadas ao nível das suspensões e menos 3 quilos de peso.

MOTOR: NOVO COMANDO DE VÁLVULAS E EMBRAIAGEM

HONDA CRF 250 RX (ENDURO)

Os motores dos modelos de 2022 tiram partido das extensas revisões na admissão e no escape, agora bastante mais eficientes, para além da maior capacidade da caixa do filtro do ar, injetores de combustível com novo ângulo, novo comando das válvulas, porta de escape “descendente e a direito” e um novo sistema de escape mais leve com uma só panela. A potência do motor passa por uma nova embraiagem de 9 discos, desenvolvida para melhorar a robustez e a sensação (com uma ação mais leve na manete), numa caixa de relações revistas. 

O efeito geral destas alterações no motor é uma melhoria de 10% na potência máxima e mais 15% de binário na gama média, aumentando a velocidade máxima e a tração a baixa e média rotação.

O novo quadro e braço oscilante da CRF450R atual, modelo que levou Tim Gajser a vencer o campeonato de MXGP em dois anos consecutivos, 2019 e 2020, foram otimizados em termos de equilíbrio de rigidez e geometria, suportados pelas novas suspensões Showa com novas válvulas, o que melhora a capacidade de curvar, a maneabilidade e a própria capacidade de pilotagem.

A componente ciclística é toda nova. Concebidas com recurso às tecnologias CFD de Dinâmicas de Fluxo simuladas em Computador (Computational Flow Dynamics), as tampas do radiador agora são feitas de uma só peça de plástico e possuem uma nova ventilação inferior para melhorar o fluxo de ar para este importante componente. O banco renovado está agora mais curto, mais leve e 10 mm mais baixo atrás, ajudando à liberdade de movimentos do piloto.

A CRF250RX de 2022 tira partido das mesmas atualizações que a sua irmã de motocross, mas possui mapas de injeção específicos para melhorar as performances no enduro, um depósito de plástico com capacidade para 8 litros de combustível no lugar do depósito de titânio de 6,3 L da CRF250R, um descanso lateral em alumínio forjado e novas proteções nos punhos, tudo de série.

As CRF250R e CRF250RX de 2022, em conjunto as CRF150R, CRF125F, CRF110F e CRF50F de menor cilindrada seguem na esteira das CRF450R e CRF450RX de 2021 e possuem uma componente gráfica totalmente renovada e vermelha.

CRF 250 R: MAIS DIRETA E PRECISA NA PILOTAGEM 

HONDA CRF250R

Graças às longarinas principais mais estreitas, o quadro pesa 700 gramas menos do que o design anterior, enquanto um sub-quadro redesenhado também economizou 320 gramas. A dinâmica do quadro também é nova.

Enquanto a rigidez torcional é mantida, a rigidez lateral foi reduzida em 20% para aumentar a velocidade nas curvas, tração e precisão da direção. O ponto de pivô do braço oscilante tem posicionamento otimizado; o braço oscilante de alumínio tem um novo equilíbrio de rigidez ajustado para combinar com o quadro.  

Os garfos superior e inferior apresentam maior flexão, para proporcionar curvas mais nítidas e ágeis e melhor reação de impacto. Totalmente ajustável, o garfo com molas helicoidais Showa USD de 49 mm são uma versão do garfo de ‘fábrica’ da Showa fornecido às equipas de corrida de MX no campeonato japonês. 

Com o objetivo de um desempenho mais suave nas curvas, os garfos tem novas válvulas, o curso foi alongado em 5 mm para um total de 310 mm e a rigidez das bainhas no ‘T’ da suspensão dianteiro aumentou para melhorar a aderência e a capacidade de ultrapassagem quando o piso da pista se deteriora.  

A válvula de pistão principal do amortecedor traseiro Showa foi ampliada para uma resposta mais rápida e uma absorção mais suave de impactos e sobreposição de sulcos. A sua mola utiliza aço leve, economizando 120 gramas e o Pro-Link também foi redimensionado. 

Além do assento que agora é mais curto, mais leve e 10 mm mais baixo na parte traseira, para ajudar na liberdade de movimentos do piloto, a manutenção também é mais fácil, pois o número de parafusos de 8 mm que prendem os plásticos mudou de 6 para 4 de cada lado. A Honda CRF 250 R é mais estreita em 70 mm (50 mm à esquerda, 20 mm no lado do escapae) e o plástico é mais fino.

A direção da CRF 250 R tem ainda um novo ângulo e avanço mais estreitos, passou dos anteriores  27,4 ° / 116 mm para os 27,2 ° / 115 mm, e a distância entre eixos também é mais curta, passou dos anteriores 1486 mm para os 1477 mm no modelo de 2022. Claro que tudo isto se irá refletir numa condução mais direta e precisa desta moto de motocross, tanto também a distância ao solo foi aumentada 6 mm, sendo o seu peso total de 104 kg, 3 quilogramas mais leve do que o modelo anterior.

Disponibilidade e Preços:

Previsão de chegada em Setembro de 2021. Os preços serão anunciados oportunamente.

A EVOLUÇÃO DA CRF 250 R

A classe MX2 é uma batalha implacável e a Honda tem trabalhado em diversos melhoramentos na sua oitavo de litro. Em 2018 a CRF250R passou por um novo design que herdou a  filosofia ‘Absolute Holeshot’ da CRF 450R, compartilhando o seu quadro de sétima geração, a geometria revista e a suspensão Showa. Recebeu ainda um motor DOHC totalmente novo com mapeamento de motor comutável, conseguindo com uma ergonomia focada no piloto continuar a ser uma máquina de MX que permitia ao piloto amador puder explorá-la em toda a plenitude. 

Apenas um ano após essa mudança completa, a CRF250R de 2019 recebeu um novo impulso no binário de baixa rotação, por meio de amplo desenvolvimento da admissão e escape, além do controle de partida HRC, pinça de travão dianteiro nova e barras de guiador Renthal de posição ajustável. Em 2020 avançou mais uma vez, com o quadro e braço oscilante da CRF450R de 2019 e mais rendimento a médios regimes no motor a quatro tempos. 

Agora, para 2022, a CRF250R recebe grandes atualizações para tornar-se ‘The Strongest Ever’, incluindo upgrades de quadro herdados da CRF450R de 2021, melhorando a capacidade e agilidade, além de um binário mais forte a baixa rotação para fazer o melhor uso do novo quadro. 

O QUE MUDA NO MODELO DE 2022

  • As atualizações da CRF250R e da CRF250RX centram-se no aumento das performances máximas em curva, na maneabilidade fácil e na obtenção dos melhores tempos por volta
  • Ambos os modelos possuem o quadro do modelo pluri-vencedor do campeonato de MXGP, a CRF450R de 2021
  • As atualizações ao nível da cabeça do motor e a maior eficiência da admissão e do escape melhoram substancialmente a capacidade a baixa a média rotação e aumentam o pico de potência em 10%
  • As suspensões receberam um complemento totalmente novo de válvulas, melhorando assim a absorção dos impactos, a tração e o controlo
  • A nova embraiagem, agora, com 9 discos melhora as performances e a resistência
  • Componente ciclística aligeirada
  • Redução de 3 kg no peso em comparação com o modelo anterior
  • Gráficos elegantes off-road, caraterísticos da família CRF, agora em nova tonalidade vermelha

 



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