As fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 764.271 motocicletas no primeiro semestre de 2023…
Durante a coletiva realizada nesta segunda-feira (10/07), a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, apresentou dados relativos ao crescimento na produção e comercialização de motocicletas e ciclomotores no primeiro semestre de 2023.
As fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM, produziram 764.271 motocicletas no primeiro semestre de 2023, alta de 13,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, sendo considerado o melhor resultado para os seis primeiros meses desde 2014. No mês de junho foram fabricadas 95.274 motocicletas, representando uma queda de 6,3% na produção, se comparado ao mesmo período de 2022.
O número de motocicletas emplacadas no semestre chegou a 780.070, representando um aumento de 22,5% em relação ao mesmo período do ano passado, fechando o mês de junho com 140.387 motocicletas emplacadas, um aumento de 16,2%, o que representa a média diária de 6.685 motos.
A associação também revisou as estimativas de vendas no varejo e de negócios com o mercado externo. Os licenciamentos devem totalizar 1.511.000 unidades, crescimento de 10,9% na comparação com o ano passado. Já para as exportações, a nova estimativa é de que sejam embarcadas 49.000 motocicletas, retração de 11,5% em relação a 2022.
Pelo terceiro ano consecutivo a queda nas exportações de motocicletas, se mantém com o sinal de atenção para os fabricantes. Comparando o mesmo semestre do ano passado, a Colômbia aumentou suas importações em humildes +10%, absorvendo 28,9% das exportações, totalizando 7 mil unidades.
No mesmo período a Argentina se mantém com a segunda posição, absorvendo 25,5%, um aumento de +17,7% das exportações, totalizando 6,2 mil unidades, deixando os Estado Unidos na terceira posição, com 19,2% da frota, correspondendo a 4.7 mil unidades importadas, uma queda de -40,4% do nosso produto.
A exemplo do que vem acontecendo com as vendas externas da indústria automobilística, as empresas produtoras de motocicletas também enfrentam uma situação delicada e registra mais um ano de queda nas exportações do primeiro semestre do ano. Em 2018 o volume de exportação alcançava a marca de 57.131 unidades embarcadas para o exterior, contudo desde então o mercado internacional vem mostrando quedas sem sinal de retomada.
A Abraciclo aponta a oferta de crédito como o principal motivo para o crescimento dos números do setor interno, que, aliado às taxas de juros mais atraentes, incentiva os proprietários a trocarem as motocicletas por modelos mais novos e zero quilômetro, levando os fabricantes a priorizar o mercado nacional.
Cada vez mais utilizados como alternativa para a mobilidade flexível, econômica e eficiente nas cidades brasileiras, o setor apresenta um crescimento interno nas vendas no varejo. Com 408.942 unidades e 52,4% de participação no mercado, a Street foi a categoria mais emplacada no primeiro semestre. Em segundo lugar, ficou a Trail (145.364 motocicletas e 18,6% do mercado), seguida pela Motoneta (104.543 unidades e 13,4%).
No ranking de emplacamentos mensal, as posições foram mantidas: Street (72.991 unidades e 52% de participação no mercado), Trail (25.918 motocicletas e 18,5%) e Motoneta (19.767 unidades e 14,1%).
Confira como ficou o ranking e a comparação com o mês e ano anteriores:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS
|
||||||||
JUNHO 2022
|
MAIO 2023
|
JUNHO 2023
|
||||||
CATEGORIA
|
A
|
PARTICIPAÇÃO
|
B
|
PARTICIPAÇÃO
|
C
|
PARTICIPAÇÃO
|
C/A
|
C/B
|
STREET
|
59.363
|
49,1%
|
86.247
|
53,4%
|
72.991
|
52,0%
|
23,0%
|
-15,4%
|
TRAIL
|
24.213
|
20,0%
|
30.015
|
18,6%
|
25.918
|
18,5%
|
7,0%
|
-13,6%
|
MOTONETA
|
18.169
|
15,0%
|
19.555
|
12,1%
|
19.767
|
14,1%
|
8,8%
|
1,1%
|
SCOOTER
|
10.572
|
8,7%
|
14.583
|
9,0%
|
12.053
|
8,6%
|
14,0%
|
-17,3%
|
NAKED
|
2.348
|
1,9%
|
3.552
|
2,2%
|
3.052
|
2,2%
|
30,0%
|
-14,1%
|
BIG TRAIL
|
2.400
|
2,0%
|
2.907
|
1,8%
|
2.344
|
1,7%
|
-2,3%
|
-19,4%
|
CICLOMOTOR
|
2.086
|
1,7%
|
2.718
|
1,7%
|
2.543
|
1,8%
|
21,9%
|
-6,4%
|
CUSTOM
|
904
|
0,7%
|
1.024
|
0,6%
|
841
|
0,6%
|
-7,0%
|
-17,9%
|
SPORT
|
587
|
0,5%
|
634
|
0,4%
|
597
|
0,4%
|
1,7%
|
-5,8%
|
TRICICLO
|
122
|
0,1%
|
155
|
0,1%
|
179
|
0,1%
|
46,7%
|
15,5%
|
TOURING
|
77
|
0,1%
|
113
|
0,1%
|
102
|
0,1%
|
32,5%
|
-9,7%
|
QUADRICICLO
|
0
|
0,0%
|
2
|
0,0%
|
0
|
0,0%
|
0,0%
|
-100,0%
|
TOTAL
|
120.841
|
–
|
161.505
|
–
|
140.387
|
–
|
16,2%
|
-13,1%
|
De acordo com levantamento da Abraciclo, foram licenciadas 114.816 motocicletas de baixa cilindrada em junho, o que corresponde a 81,8% do mercado. Os modelos de média cilindrada tiveram 21.120 unidades emplacadas (15% do mercado), enquanto as motocicletas de alta cilindrada registraram 4.451 emplacamentos (3,2%).
As vendas de motocicletas de média cilindrada registraram o maior crescimento, de 29,8% na comparação com junho de 2022.
No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas situadas no Polo Industrial de Manaus – PIM, fecharam o ano de 2022 com faturamento acima de R$ 26 bilhões, gerando cerca de 16,3 mil empregos diretos em Manaus/AM. No Brasil o setor Duas Rodas alcançou a marca de +150 mil empregos diretos. A força de trabalho está em sua maioria nas concessionárias de motocicletas e pontos de venda de bicicletas que correspondem a 7,8 mil empregos e nas empresas fornecedoras de componentes com 1,5 mil empregos diretos gerado no setor.
Para aqueles que buscam empregos no setor, os números apresentam uma forte tendencia de crescimento, ampliando as oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.
Obrigado por me acompanhar até aqui e até a próxima.
Claudio Bicudo