O vice-presidente da CBM, Gustavo Jacob, destaca a importância da prova e da novidade para o cenário off-road.
O Rally Cerapió chega à sua 37ª edição em 2024 ampliando a sua importância no cenário off-road. No próximo ano, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) vai pontuar os pilotos de UTVs e quadriciclos que participarem da competição para o Campeonato Brasileiro das duas modalidades.
Isso significa que o Cerapió 2024 vai abrir cinco campeonatos nacionais: Campeonato Nacional de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Automobilismo; Confederação Brasileira de Ciclismo na maratona Stage Race de Mountain Bike; Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Motociclismo, nas modalidades motos, UTVs e quadriciclos.
A inclusão dessas duas novas modalidades consolida, ainda mais, a posição do Cerapió como a prova que abre a temporada de off-road no Brasil. “O Cerapió ser a abertura dessas provas do Campeonato Brasileiro é uma honra para a gente. Isso mostra que a nossa prova é feita com profissionalismo e as confederações acreditam na nossa prova. É uma honra receber as melhores equipes, os melhores pilotos, os melhores navegadores, os melhores atletas do Brasil”, celebra o CEO do Cerapió, Ehrlich Cordão.
O vice-presidente da CBM, Gustavo Jacob, destaca a importância da prova e da novidade para o cenário off-road. “O Cerapió é uma prova tradicional, que tem mais de 30 anos, e que sempre teve como característica moto, depois veio bike, carros, mas só vai trazendo melhoria. A organização sempre procura trazer novidades. Agora UTV e quadriciclo vão fazer parte do Brasileiro de regularidade. Devemos ter outras provas mais para o sul e sudeste do país, mas a abertura vai ser lá”, informa o dirigente.
Comissário nacional de enduro de regularidade, Roberto Ito revela os motivos da inclusão do rally no Campeonato Brasileiro de UTVs e quadriciclos. “O Piocerá/Cerapió é um evento consolidado que além de trazer turismo, ação social e a competição em si, ele nos garante o cumprimento de toda a parte técnica e de segurança aos participantes”, comenta o diretor.
A entrada do Cerapió para a contagem de pontos do Campeonato Brasileiro de UTVs e quadriciclos não representa um avanço apenas para o rally, mas também é um indicativo do crescimento das duas modalidades. “O principal [sinal de ascensão das modalidades] é a alta nas vendas e a expansão de lojas especializadas desses veículos, além de serem muito versáteis pois possibilitam serem utilizados no campo, lazer e na competição”, afirma Roberto Ito.
Gustavo Jacob coloca que as duas modalidades já são uma realidade no Brasil. Segundo o vice-presidente da CBM, em todos os grandes rallys do país o percentual de pilotos de UTVs e quadriciclos que participam das provas é muito significativo. Eles compõem uma grande parte dos grids de largada.
O primeiro lote de inscrições para o Cerapió 2024 segue aberto e podem ser feitos pelo site do evento
Autor: Nicolas Barbosa