Como Montar uma Loja de Motopeças
Como montar e gerenciar uma loja de motopeças? Pode ser que seja seu sonho, ter uma loja de motopeças, ou pode ser que você seja uma pessoa que entenda muito da área e quer muito ser um empreendedor. Não importa, seja quem for você nessa história, estamos aqui para te guiar na realização desse sonho!
Nesse conteúdo vamos lhe entregar diversas dicas que podem sim, te ajudar. Estamos criando esse conteúdo como um material de apoio para ajudar você nessa jornada, caso você não saiba por onde começar.
Não leve esse material como um guia absoluto, nossa ideia é sim ajudar você o máximo possível a realizar um sonho, e torcer juntos para que de tudo certo, porém, buscar mais informações nunca é demais para garantir o sucesso da sua futura empresa. Espero que possamos te ajudar!
Agora, vamos começar logo o que importa. Começar do jeito certo é sempre a melhor forma de se começar um negócio, e isso não importa em qual ramo você irá ingressar. É o que faz com que qualquer negócio tenha uma base estável e com ótimas perspectivas de retorno sobre os investimentos. Dessa maneira, com uma loja de motopeças não seria diferente. Existem algumas questões simples na qual requer que você dê atenção. Detalhes que são simples, mas fundamentais para a sua empresa, pois podem te ajudar a obter ótimos resultados desde o início do seu projeto empreendedor.
Então, quais pontos fundamentais são esses? É o que você vai descobrir se você continuar lendo até o final!
Local e a Estrutura
Se possível, é importante você encontrar um lugar com fácil acesso para seus clientes e uma localização que seja de bom movimento. Além disso, tente oferecer um estacionamento para seus clientes, isso pode ser um diferencial. Verifique se a região que você deseja abrir seu negócio necessita de uma loja de motopeças. Caso a resposta seja negativa, tente escolher outro local onde você possa se adaptar.
Pesquise os concorrentes na região, seja na cidade ou no bairro onde você decidir abrir sua loja de motopeças. É importante você saber como seus concorrentes se posicionam, como é o layout das suas lojas, como é o visual. Se puder, dê uma olhada nos preços dos produtos que eles têm a oferecer.
Escolha uma decoração que combine com o estilo da sua loja, com as cores de sua marca e com a imagem que deseja passar aos consumidores. Tente sempre ter em mente o estilo dos seus clientes. Qual o estilo que os deixa mais confortável para entrar em sua loja?
Garanta o estoque inicial
Descubra quais são os itens mais procurados pelos motociclistas, sejam peças de manutenção ou acessórios. Coloque em sua loja produtos atraentes, tente chamar a atenção do seu público.
Vá a outras lojas, veja quais são os produtos que eles têm, qual a quantidade de peças de reposição, qual a quantidade de acessórios para motocicletas, entenda o que o público mais quer.
É importante também saber quais são as motos mais vendidas no mercado brasileiro, porque assim, você sabe os modelos de moto que você mais vai precisar manter estoque.
Então aqui está uma lista das motos mais vendidas no último ano:
- 1º Honda CG 160: 27.491 unidades
- 2º Honda Biz 110i: 14.882
- 3º Honda NXR 160: 10.472
- 4º Honda CB 250F Twister: 2.911
- 5º Yamaha Fazer 250: 2.291
- 6º Yamaha Factor 150: 2.233
Depois que seu negócio já estiver aberto, seja rápido e entenda o que o seu cliente mais precisa e ofereça a solução a um preço razoável. Não se esqueça de conhecer bem o seu fornecedor, vamos falar disso no próximo tópico. Assim você terá a confiança dos consumidores, pois você estará sempre pensando no benefício deles, e com certeza vão retornar no futuro quando precisarem.
Fornecedores
Agora chegamos a uma parte muito importante, saber quais fornecedores ter em sua loja.
Faça parceria com bons fornecedores, porém cuidado com aqueles fornecedores que querem vender produtos mais caros, nem sempre preço significa qualidade. Antes de comprar grandes quantidades de peças de um fornecedor, fale com quem já comprou peças dessa empresa antes, converse com pessoas que já estão a um tempo no mercado, e conheça a empresa com a qual você vai trabalhar.
Observe se o fornecedor poderá atender todas as suas necessidades e se poderá fornecer as peças que os clientes mais procuram. A Vedamotors, por exemplo, tem 8 linhas de produtos que vão ser sua mão na roda! Temos as peças que você mais precisa para as motocicletas mais vendidas do Brasil. Veja quais são as linhas de produtos que a Vedamotors tem para oferecer para a sua loja de motopeças:
Acima está o link do site da Vedamotors, entre e veja tudo o que podemos oferecer para a sua loja no ramo de motopeças.
Gestão Financeira
Sabemos já que nenhum negócio vai pra frente se não tiver uma boa gestão financeira, porém como fazer isso? Segue nossas dicas:
Primeiro passo é saber como irá financiar esse seu empreendimento. Tente encontrar o melhor método para você, para organizar todas as despesas que terá com todos os processos que existem para abrir a sua loja de motopeças.
Caso no começo você ainda não possa ter um sistema de gestão financeira. O que é muito importante ter, anote tudo o que entra e o que sai, mesmo que seja na caneta. Anote todas as suas vendas e suas despesas mensais, faça um controle de fluxo de caixa.
Se for possível para você, como falamos inicialmente. Existem os sistemas de gestão financeira que auxiliam a garantir uma maior organização. Hoje em dia, existem várias empresas que tem essa solução a disposição para que você avalie qual é a melhor alternativa para a sua empresa.
Funcionários
Primeiramente avalie se seu negócio precisa de um funcionário nesse momento. Lembre-se que um funcionário é um custo fixo por mês, então tenha certeza, planeje as suas funções e atribuições antes de contratar.
Caso seja necessário um funcionário, avalie suas qualificações, se ele tem cursos específicos na área ou alguma experiência. Se ele terá contato direto com os clientes e fará atendimentos, avalie suas habilidades de comunicação, seu relacionamento, para ter certeza de que prestará um bom atendimento.
Afinal, o atendimento é tudo em um negócio. Ser bem atendido em um local faz com que seu cliente lembre de você. Sempre cuide muito com o atendimento prestado pela sua loja.
Atendimento
O atendimento da sua loja é o que vai fazer com que seu cliente volte ou não. Entenda que se seu cliente for mal atendido em sua loja ele não vai mais querer voltar. Porque ele não se sentirá bem vindo no ambiente e esse é um dos maiores erros que você irá cometer!
Se seu atendimento for de boa qualidade, seu cliente sempre lembrará de você quando for preciso. Sua empresa criará autoridade no ramo e isso fará com que sua você venda mais.
Marketing
Chegamos a uma das partes mais importantes do seu negócio. Porque de nada adianta você ter tudo isso que falamos nesse conteúdo, se ninguém souber que você existe, então planeje seu marketing, esteja onde seus clientes estão.
Crie uma identidade visual para a sua empresa. Esteja nas redes sociais, sabemos que hoje a maioria das pessoas está o tempo todo em seus smartphones, por isso esteja onde eles estão.
Caso você não entenda muito de marketing. Procure alguém que tenha conhecimento para ajudar você a alcançar mais pessoas para o seu negócio. Só não se esqueça de colocar esses investimentos em seus custos.
Lembre-se sempre: quem não é visto, não é lembrado!
E ai gostou das nossas dicas de como abrir uma loja de motopeças? Espero que ajude você a realizar seu sonho de ser um empreendedor.
Conhece alguém que quer abrir uma loja? Compartilhe esse conteúdo com ela!