A maioria de nós aprendeu sobre a teoria da evolução na escola. A pessoa associada principalmente ao conceito é o naturalista britânico Charles Darwin, cuja ideia de seleção natural analisa a maneira como as populações se adaptam e mudam ao longo do tempo.
Big TRAIL vs. Motos de Aventura
Populações de motocicletas também evoluem. Veja os esportes duplos, por exemplo; uma vez que estes eram principalmente motocicletas como o KLR650 da Kawasaki, máquinas resistentes de médio desempenho cuja principal virtude era a longevidade. Hoje, uma nova geração de modelos, como o 500 EXC-F da KTM, redefiniu a vantagem de desempenho da categoria. Há pouca comparação entre eles; um é uma bicicleta de terra legal de rua projetada para enfrentar o terreno de enduro mais retorcido, enquanto a outra é para uso na estrada e condução leve de sujeira.
No cenário esportivo duplo de hoje de bicicletas de terra legais de rua de alto desempenho, a KLR650 tornou-se mais comparável às motos de aventura de peso médio. Não mudou muito em 34 anos, enquanto o segmento de esportes duplos evoluiu drasticamente.
Outra motocicleta excêntrica classificada como um esporte duplo, mas possuindo deslocamento comparável à maioria das bicicletas de aventura de peso médio, e ainda mais capacidade de combustível, é a Husqvarna 701 Enduro LR (Long Range) 2020. Até a recente introdução do Norden 901, o 701 Enduro LR era a coisa mais próxima de uma bicicleta de aventura oferecida pela Husqvarna. Isso, além de sua posição única no mercado, qualificou-o para essa comparação.
A Ténéré 700 da Yamaha foi uma escolha lógica para inclusão; é uma nova bicicleta de aventura com um preço razoável de US$9.999. O que ajuda a enquadrar a questão de qual bicicleta está mais apta para sobreviver: uma bicicleta de aventura de peso médio com preços razoáveis é a melhor arma para uso leve dentro e fora de estrada? Um cavalo de guerra grande, icônico e com mais de 30 anos pode acompanhar modelos mais novos de tamanho semelhante? Ou um moderno esporte duplo de alto deslocamento de cilindro único, talvez com uma estrutura de treliça de aço cromo-cromático e todas as armadilhas de uma bicicleta de aventura austríaca, o melhor dos dois mundos?
Nossa busca por respostas nos levou a Darwin, Califórnia, uma antiga cidade mineira que, como muitas áreas e características geográficas por aqui, recebeu o nome de um cirurgião-aventureiro de embalagem de pistolas que passou pelo Dr. Erasmus Darwin francês e foi, segundo todos os relatos, o tipo de personagem rebelde, mas colorido, que se convidaria para este teste. A cidade já foi o lar de mais de mil moradores; de acordo com o sinal, a população agora é “50 ou mais”.
Faça com que cerca de 54 conte comigo mesmo, o fotógrafo Jeff Allen e os pilotos de teste Jon Beck e Evan Allen. Beck passou quase 15 anos no controle de bicicletas de aventura nos Estados Unidos e no México. Evan Allen é o rei do wheelie do escritório não oficial e é habilidoso com todos os tipos de motocicletas.
Depois de 430 milhas no Vale da Morte, andamos mais 170 milhas a bordo das três bicicletas na SoCal com o ex-técnico profissional de Supercross e motocross, construtor de motores, gerente de equipe e proprietário da equipe Allan Brown; juntamente com o piloto de classe 30+ A Casey Casper.
2022 Kawasaki KLR650 Aventura vs. 2021 Yamaha Ténéré 700 vs. Peso e Capacidade de Combustível Husqvarna 701 Enduro LR 2020
Nossa primeira aventura no Vale da Morte começou na Main Street de Darwin, que se fundiu com a Old Toll Road. A sujeira rapidamente se transformou em areia, e o KLR650 se tornou um punhado. O front-end empurrava constantemente. Várias ligações fechadas depois, a bicicleta finalmente entrou em algumas tapas de tanque e me derrubou. Demorou dois de nós para pegar a máquina de 448 libras, que era, é claro, a mais pesada do teste.
Com seu tanque de 6,1 galões cheio, o KLR650 Adventure atingiu nossas balanças automotivas em 486 libras. Sem gás, o Ténéré 700 é de 440 libras; o peso úmido é de 466 libras graças, em parte, ao seu tanque comparativamente pequeno de 4,2 galões. Com 346 libras secas e apesar de ter a maior capacidade de combustível de 6,6 galões, o 701 Enduro LR era o leve do grupo com 388 libras molhadas.
2022 Kawasaki KLR650 Aventura vs. 2021 Yamaha Ténéré 700 vs. Comparação de Energia Husqvarna 701 Enduro LR 2020
Depois de visitar o China Garden Spring, uma pequena lagoa onde vários peixes koi felizes fazem sua casa no meio do deserto, trabalhamos de volta para Old Toll Road e depois Panamint Springs. Um rasgo de 65 milhas pelo deserto nos levou através da linha estadual até Nevada, e as longas calçadas retas e sinuosas nos deram uma olhada no poder de cada bicicleta. Se este teste fosse baseado apenas em motores, o 701 Enduro LR ganharia de longe. Os números de pico do monocilindro SOHC de quatro tempos 693cc em nosso dyno interno foram registrados a 60,3 hp e 44,0 libras-pés de torque.
Embora isso seja um pouco menos de potência máxima do que o Ténéré 700 oferece, a resposta rápida do acelerador Husqvarna e o impacto instantâneo em qualquer marcha em qualquer faixa de rpm tiraram a Yamaha e a Kawasaki da água. Além disso, é muito refinado.
“Por maior que a energia aceda, é previsível”, disse Beck. “Como ver James Bond entrar em uma sala. Você sabe que as coisas vão acontecer, mas vai ser tranquilo.”
“É uma entrega de energia muito mais suave, o que pode fazer você pensar que é de baixa potência. Isso é uma ilusão”, disse Brown. “Não há grande sucesso, apenas uma longa e ampla onda de energia quase elétrica. O motor multicilindro dá uma sensação mais picante, e parece mais emocionante para mim do que os singles.”
“É um motor muito dócil e amigável para iniciantes que não faz nada de especial, mas faz o trabalho”, disse Allen. “Não é de forma alguma uma máquina de revisão rápida. O poder se constrói de forma linear.”
2022 Kawasaki KLR650 Aventura vs. 2021 Yamaha Ténéré 700 vs. Husqvarna 701 Enduro LR Ergonomia 2020
Depois de terminar em Beatty, montamos para a vizinha Rhyolite, uma cidade fantasma que abriga Cook Bank e Tom Kelly Bottle House. Ao sair, paramos no Goldwell Open Air Museum para conferir “The Last Supper”, uma variedade de esculturas fantasmagóricas estranhas criadas por Albert Szukalski em 1984.
Nosso próximo destino foi Titus Canyon, que nos levou de volta à Califórnia e através de Leadfield, mais uma cidade fantasma. A ergonomia começou a desempenhar o seu papel; o Ténéré 700 atraiu mais críticas, ou seja, um triângulo de piloto apertado e guidão alto. E apesar de ser alto, o tanque de combustível tem 1,9 galões a menos do que o KLR650 e está a 2,4 galões do 701 Enduro LR.
“A prática de Yamaha parece estar tendo apertado a distância assento a pé com um guidão que parece ter risers de 16 polegadas”, disse Brown. “Parte da razão para a estranha ergonomia pode ser o tamanho físico do motor. Parece muito alto no chassi e o tanque de gás está em cima dele, então, para que o guidão limpe o tanque de gás, ele tem que estar alto. Mas eu não entendo por que é tão estreito.”
Os footpegs grandes e largos do 701 Enduro LR são os melhores na comparação; a ressalva é que eles são unidades de reposição da Rival Components, já que a Husqvarna não tinha os estoques disponíveis para nossa testbike. O perfil amplo do assento do Husqvarna e sua altura medida de 36,4 polegadas tinham pilotos com menos de 5 pés e 11 pés. Ao contrário dos outros, os ciclistas sentem que estão sentados em cima desta bicicleta. “O assento revela imediatamente que o 701 Enduro LR não é o mais confortável para viagens longas”, disse Beck.
Embora não seja a motocicleta mais hábil na sujeira, a ergonomia do KLR650 é principalmente agradável.
“O cockpit é super confortável por quilômetros a fio quando sentado e a baixa altura do assento me permitiu tocar o chão facilmente, o que foi útil em seções difíceis”, disse Allen.
“Os footpegs de borracha de macarrão e espaguete parecem ter sido projetados em 1980 e nunca foram atualizados”, disse Brown. “Tente ficar de pé e andar agressivamente, e eles sentirão que estão constantemente rolando sob suas botas.”
Deixando Leadfield, o Titus Canyon gradualmente se tornou mais estreito e nos encontramos cercados por imponentes falésias de calcário. A reta final nos levou à Scotty’s Castle Road, onde uma sessão improvisada de wheelie foi realizada antes de reservá-la para jantar em Panamint Springs. No entanto, uma vez que o sol se pôs, notamos características ausentes do 701 Enduro LR.
“O farol é pobre na melhor das hipóteses, e Husqvarna aparentemente esqueceu um pára-brisa”, disse Brown. “E a exibição do odômetro é lamentável. Eles poderiam ter usado pelo menos algumas peças do KTM 390 Adventure, pelo menos o pára-brisa, talvez até mesmo seu painel com navegação e Bluetooth.”
Deficiências do Kawasaki KLR650
Depois de derrubar hambúrgueres e encher o combustível, prendemos de volta a Darwin. O segundo dia envolveu menos milhas de rua e mais sujeira. Ficava a 31 milhas do nosso primeiro destino, a cidade mineira privada de Cerro Gordo. Continuando na Rota Swansea-Cerro Gordo OHV, a estrada se tornou estreita com uma queda maciça para a esquerda; uma vez que passamos pela área do penhasco, o terreno ficou mais íngreme, rochoso e mais solto. O KLR650 manobrou bem para evitar rolar rochas, mas a grande lacuna entre a primeira e a segunda marcha fez com que a mudança constante.
“A primeira marcha é tão curta que requer uma mudança para a segunda quase imediatamente”, disse Allen. “O segundo é tão alto que, ao andar fora da estrada, especialmente ladeira acima ou em uma seção mais apertada, você nunca se sente como se estivesse no equipamento certo. Ou você está carregando e pronto para parar em segundo ou você muda para o primeiro e está acelerando.” Outro ponto fraco da caixa de câmbio é a mudança para cima. “Neutral é muito fácil de acertar, e é preciso uma boa bota sob a alavanca de câmbio para fazer com que ela clique”, disse Casper. “E a posição do deslocador é baixa e estranha de perfil.”
2022 Kawasaki KLR650 Aventura vs. 2021 Yamaha Ténéré 700 vs. Comparação de Suspensão Husqvarna 701 Enduro LR 2020
Nossa recompensa por completar a subida foi chegar ao Saline Valley Salt Tram. Passamos uma boa hora explorando o bonde e a cabine do concurso próximo antes de descer o resto da Rota Swansea-Cerro Gordo OHV, que era técnica o suficiente em alguns trechos para testar a suspensão e os freios.
O garfo invertido KYB 43mm totalmente ajustável do Ténéré 700 e o choque KYB impressionaram o grupo com uma configuração versátil que se destacou em tudo, desde trilhas rochosas até o asfalto mais suave.
“É o desempenho mais equilibrado entre on-road e off-road,” disse Brown. “O garfo absorveu pedras sem fundo e o choque lidou com a maioria dos G-outs com facilidade.”
Capacidade de sujeira é o que o garfo invertido WP Xplor 48mm do 701 Enduro LR e o choque WP Xplor são, e sua sensação orientada ao desempenho inspira confiança do piloto quando o terreno se torna desafiador.
“Os componentes WP têm a sensação mais firme e são mais adequados para off-road”, disse Casper. “Não tão macio quanto o Ténéré 700 ou o super macio KLR650, mas consistente. Eles resistiram mesmo com o uso pesado do freio dianteiro. Eu preferiria traços de pelúcia, mas é viável.”
A suspensão menos capaz para pilotar sujeira é o garfo convencional de 41 mm não ajustável do KLR650 e o choque Uni-Trak, que podem ser ajustados para amortecimento de rebote e pré-carga de mola. Embora esses suspensórios deixem algo a desejar fora de estrada, é bastante confortável na calçada.
“A suspensão KLR650 é muito macia e age como um sofá rolante”, disse Allen. “Ele absorve muito bem pequenos solavancos, mas ao navegar por áreas rochosas mais traiçoeiras, o peso da bicicleta combinado com sua suspensão Cadillac levou a mudanças de peso indesejadas, o que a tornou um punhado.”
2022 Kawasaki KLR650 Aventura vs. 2021 Yamaha Ténéré 700 vs. Comparação de Freios Husqvarna 701 Enduro LR 2020
O desempenho do freio foi de primordial importância no caminho para baixo. Os fichários Husqvarna e Yamaha receberam elogios, mas o 701 Enduro LR recebeu o aceno de cabeça por seu freio dianteiro um pouco mais forte, uma pinça dianteira de pistão duplo Brembo com um único disco de 300 mm que é complementado por uma pinça traseira de pistão único Brembo e disco de 240 mm na traseira. Pesar 94 libras a menos do que o Ténéré 700 ajudou os freios do 701 Enduro LR a parecerem muito mais potentes. As notas de Allen destacaram os freios do 701 Enduro por sua “boa mordida inicial na frente” e “potência de frenagem progressiva” e ecoaram os pensamentos do grupo de que o Husqvarna tinha a melhor capacidade de parada.
Apesar de também embalar uma pinça dianteira de pistão duplo e um disco de 300 mm, o freio dianteiro do KLR650 era francamente inadequado. Uma tração de dois dedos foi necessária para fazê-la parar em um período razoável de tempo; Casper observou que os freios são “antiquados” e a unidade dianteira “falta o poder de parada real dos outros”.
2022 Kawasaki KLR650 Aventura vs. 2021 Yamaha Ténéré 700 vs. Comparação de Chassi/Manuseio Husqvarna 701 Enduro LR 2020
Skidoo Mill foi nosso principal destino no último dia. Com uma combinação de imediatos e contratáveis, a Emigrant Canyon Road pavimentada e a Skidoo Road com superfície suja foram ótimos locais de prova para manuseio de ruas e off-road.
O Ténéré 700 é muito mais um cruzador do que o 701 Enduro LR, com seu assento mais macio de 1,8 polegadas e assento sentado mais confortável. É previsível, consistente e o mais agradável de andar de pé. Não se destaca necessariamente em nenhuma categoria, mas é muito completo.
“O Ténéré 700 era direto, preciso e ágil”, disse Allen. “Poucar de um lado da trilha para o outro para evitar uma rocha ou rotina foi fácil. Fiquei impressionado com a quantidade de aderência front-end que ele forneceu.”
Com o chassi mais parecido com uma bicicleta suja, o 701 Enduro LR também é preciso. No entanto, sua precisão vem ao custo do conforto. O feedback do pavimento acidentado e do terreno sujo foi sentido mais prontamente. Mesmo com uma carga total de combustível, a bicicleta não parecia especialmente pesada, em parte devido à forma como seu combustível é transportado baixo na frente.
“O 701 Enduro LR foi o melhor do grupo para o caráter geral e sensação divertida”, disse Casper. “Ele se destacou na trilha, mas pode estar ocupado e enervante na calçada. Tinha a sensação de front-end mais leve e era a bicicleta mais fácil de mudar de linha e andar sobre rochas e raízes.”
O KLR650 é agradável na estrada graças à ergonomia decente, cockpit confortável, assento agradável e suspensão macia. Sua proteção contra vento é adequada, seu painel oferece informações suficientes. E encurrala previsivelmente no asfalto, que lida muito melhor do que a sujeira simplesmente por causa de seu tamanho e peso.
“No geral, o KLR650 parece mais em casa na estrada do que fora”, disse Beck. “Não é um corredor de rua, mas cobre a ampla gama entre turnês de longa distância e escultura em cânions melhor do que qualquer outro batedor em que eu possa imaginar. É uma máquina projetada para viagens, contra uma dedicada a off-road.”
Você deve comprar uma moto esportiva dupla grande ou uma bicicleta de aventura?
Depois de uma rápida viagem até Wildrose Charcoal Kilns, prendemos de volta a Panamint Springs para uma última parada de gás antes de voltar para Darwin para a nossa última vez nesta viagem. Aprendemos muito sobre as três motocicletas depois de 600 milhas no Vale da Morte e na SoCal.
Como uma entidade conhecida, o KLR650 ganhou um lugar no mercado. É La-Z-Boy confortável e dobrável barato, relativamente falando, por US$ 7.699 para a versão Adventure. Para o motociclista que procura chegar lá onde quer que “lá” esteja, é uma excelente escolha. Mais de três décadas de desenvolvimento nunca se afastaram desse foco.
Para o buscador de terrenos off-road retorcidos e distantes, o 701 Enduro LR é definitivamente o vencedor. Grande potência do motor, suspensão off-road capaz, ergonomia agressiva e distribuição de peso bem posicionada nos fazem querer montá-lo mais. É a bicicleta de maior desempenho aqui.
O Ténéré 700 não é tão competente off-road quanto o 701 Enduro LR, mas é muito capaz de longe da calçada. Adicione melhores maneiras de rua, suspensão de pelúcia, um pára-brisa, um painel mais informativo e US$ 2.500 em economia, e o Ténéré 700 realmente se destaca contra o austríaco. Além disso, sua cabeça e ombros acima do KLR650 Adventure, vale a pena considerar mesmo pelo seu preço mais alto de US$ 2.300.
Gostamos de imaginar que, se Charles Darwin estivesse aqui hoje, ele pelo menos apreciaria o quão longe as espécies de bicicletas de aventura chegaram desde a sua origem. E achamos que o Dr. Darwin French, um piloto original do deserto, com certeza, ficaria impressionado com o quão bem essas bicicletas de aventura se comparam aos grandes esportes duplos do passado e do presente. Sem mencionar a mula dele.
25-Tenere-700-KLR650-Adventure-701-Enduro-LR-Titus-Canyon-Entrance.jpg | “Todas as três bicicletas deste teste têm seu lugar e, para um certo consumidor, qualquer uma delas pode ser a escolha ideal. O Ténéré 700 da Yamaha é o pacote mais coeso e a máquina mais capaz.” — Jon Beck
Caixa de Velocidades #1
Pacote de Hidratação: Ogio Baja 2L
Botas: Alpinestars Tech 7 Enduro
Caixa de Velocidades #2
Capacete: Alpinestars Supertech M10
Óculos de proteção: 100% Accuri 2
Pacote de Hidratação: USWE Outlander 9
Jaqueta: Rev’It Defender Pro GTX
Calças: Rev’It Defender Pro GTX
Botas: Alpinestars Tech 10
Caixa de Velocidades #3
Capacete: Fly Racing Formula Carbon Axon
Óculos: Fly Racing Zone Pro
Pacote de Hidratação: Fly Racing XC 100
Jaqueta: Fly Racing Patrol
Jersey: Patrulha Fly Racing
Luvas: Fly Racing Kinetic
Calças: Fly Racing Patrol
Botas: Sidi Crossfire 3 SRS