HomeMotorsports.ptDakar, Etapa 9: Quatro equipas ainda em luta pelo triunfo

Dakar, Etapa 9: Quatro equipas ainda em luta pelo triunfo

Dakar, Etapa 9: Quatro equipas ainda em luta pelo triunfo thumbnail

Estão por disputar três etapas do rali Dakar, duas com especiais de 375 e 346 quilómetros e a jornada final com 164 km cronometrados no dia 14 de janeiro em direção ao pódio em Jeddah. Quais as hipóteses das equipas oficiais da KTM, GasGas, Honda e Yamaha para os últimos três dias da competição?

Começamos esta análise pelos principais favoritos e pela GasGas, que tem neste momento como único aspirante ao triunfo Sam Sunderland. Após o abandono (por acidente) de Daniel Sanders na sétima etapa, o britânico manteve a posição de líder mas, cometeu o provável ‘erro’ de vencer a oitava etapa, o que só lhe dificultou as coisas para hoje tendo assim de abrir a etapa e perder 8 minutos na especial para o vencedor Cornejo. Para amanhã e, tendo em conta que Sunderland concluiu a especial no 14º lugar, partindo por isso de uma posição recuada, o britânico terá em teoria a vida facilitada para em pouco tempo ‘vaporizar’ os 2m12s que o separam do novo líder da geral Matthias Walkner.

Passando à KTM que luta pelo regresso as vitórias no Dakar depois de ver interrompido o seu reinado pela Honda em 2020, sendo verdade que tem neste momento os seus três pilotos colocados nos dez primeiros da geral, na realidade e dado o atraso de Toby Price – décimo, a 35m14s do líder, o favoritismo  para chegar ao degrau mais alto recai sobre Matthias Walkner e Kevin Benavides, vencedor do último Dakar com a Honda. Quarto mais rápido na etapa de hoje, o austríaco parte amanhã entre os primeiros, estando por isso sujeito a mais problemas de navegação, e o mesmo acontece com o argentino Benavides, segundo mais rápido na etapa de hoje. Portanto, o cenário que de desenha para amanhã não é dos melhores para as motos de Matighoffen. Mas veremos…

E chegamos à Honda que hoje venceu a nova etapa, colocou os seus quatro pilotos no Top 10 e iniciou em clara ascenção a segunda metade do Rali Dakar 2022. O chileno Pablo Quintanilla, quarto na classificação geral a 4m41s do líder, e porque não dizer Joan Barreda que vem numa recuperação sensacional e já ocupa a sexta posição na geral, a 10m57s do comandante (depois da queda fortíssima que o lesionou no ombro), são os dois principais favoritos da marca japonesa. Hoje, Barreda terminou na quinta posição, a cerca de 2 minutos do vencedor e companheiro de equipa Cornejo, podendo amanhã rolar junto com Nacho e Ricky Brabec nos quilómetros iniciais, valendo-se da sua elevada experiência para subir alguns lugares.

Por fim a Yamaha que tem os seus dois pilotos colocados no Top 10, Adrien Van Beveren e Andrew Short, embora o favoritismo para a ponta final do Dakar recaia sobre os ombros do francês. Van Beveren está a cerca de 4 minutos do primeiros e terminou em nono a etapa de hoje, pelo que amanhã poderá seguir os rodados dos adversários e com menos preocupações de navegação.

Posto isto, é ainda cedo para um prognóstico acertivo sobre quem chegará em primeiro ao pódio final em Jeddah. As cartas estão na mesa… podem dar início às apostas!



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também