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Ducati inicia sua era elétrica

A fabricante Italiana vai produzir as motos para a Copa do Mundo FIM Enel MotoE da temporada de 2023 A Ducati tem o prazer de anunciar o início de sua era elétrica: a partir da temporada de 2023 será o único fornecedor oficial de motos para a  FIM Enel MotoE World Cup, a classe elétrica do Campeonato do Mundo de MotoGP.

O acordo assinado com a Dorna Sports, organizadora e promotora dos mais importantes campeonatos internacionais de corridas de duas rodas, dura até 2026 e, portanto, abrangerá quatro edições do Mundial de MotoE.

Este é um passo histórico para o fabricante de motos Borgo Panigale que, seguindo o seu costume de utilizar a competição automóvel como laboratório de tecnologias e soluções que se tornam realidade para todos os motociclistas, entra no mundo das motos elétricas a partir do sector mais desportivo, o dos.  classe elétrica do Campeonato do Mundo de MotoGP.

O objetivo é desenvolver expertise e tecnologias em um mundo em constante evolução como o elétrico, por meio de uma experiência familiar à empresa como a das competições automobilísticas.  Esta tem sido uma tradição consolidada para a empresa Borgo Panigale a partir da Ducati 851, que inaugurou a tendência das motos esportivas de estrada Ducati revolucionando o conceito com seu inovador motor de dois cilindros refrigerado a água, injeção eletrônica de combustível e o novo eixo duplo  , cabeçotes de quatro válvulas, derivados da moto Ducati 748 IE que fez sua estreia em corridas de resistência em Le Castellet em 1986.

Desde então, esta transferência interminável de experiência sempre ocorreu desde o Campeonato Mundial de Superbike, no qual a Ducati participou desde a primeira edição em 1988, e do MotoGP, no qual a Ducati é a única fabricante de motocicletas não japonesa a ter vencido um Mundial  Campeonato.

O cruzamento também é evidente nos produtos mais recentes e prestigiosos do fabricante Borgo Panigale: o motor V4 do Panigale é, na verdade, estritamente derivado de toda a sua filosofia de construção – desde as medidas de furo e curso até o virabrequim contra-rotativo – do  motor que estreou na Desmosedici GP em 2015. O V4 Granturismo que equipa a nova Multistrada V4 foi então derivado do motor Panigale.  Todo o software de controle do veículo também é derivado diretamente daqueles desenvolvidos no mundo das corridas.  Sem falar no campo da aerodinâmica.

As soluções tecnológicas desenvolvidas no mundo das corridas, transferidas para os produtos que compõem a gama, permitem à Ducati oferecer aos seus entusiastas motos de altíssima performance e diversão de conduzir.  O Campeonato FIM Enel MotoE também não será excepção a este respeito e permitirá à Empresa desenvolver as melhores tecnologias e metodologias de teste aplicadas a motociclos elétricos desportivos, leves e potentes.

Ao mesmo tempo, o fato de a Ducati fazer parte do Grupo Volkswagen, que fez da mobilidade elétrica um elemento essencial de sua estratégia “New Auto” para 2030, representa o melhor pré-requisito para um extraordinário intercâmbio de experiências no campo dos motores elétricos.

O anúncio do acordo foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta na sala de imprensa do Circuito Mundial de Misano ‘Marco Simoncelli’, na véspera do Grande Prêmio Made in Italy e Emilia-Romagna, a terceira última rodada do Campeonato Mundial de MotoGP de 2021  .  Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, e Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding, estiveram ambos presentes.

“Estamos orgulhosos deste acordo porque, como nas primeiras vezes, representa um momento histórico para a nossa empresa. A Ducati está sempre projetada para o futuro e cada vez que entra em um novo mundo o faz para criar o produto de melhor desempenho possível.  Este acordo chega na hora certa para a Ducati, que há anos estuda a situação dos grupos motopropulsores, pois nos permitirá experimentar em um campo conhecido e controlado como o das competições.  todos os participantes da FIM Enel MotoE World Cup motos elétricas de alto desempenho e caracterizadas pela leveza. É justamente no peso, elemento fundamental das bicicletas esportivas, que se dará o maior desafio. A leveza sempre esteve no DNA da Ducati  e graças à tecnologia e química das baterias que estão evoluindo rapidamente, estamos convencidos de que podemos obter um excelente resultado ”, declarou Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Hold  ing.  “Testamos nossas inovações e nossas soluções tecnológicas futurísticas em circuitos em todo o mundo e, em seguida, disponibilizamos produtos interessantes e desejáveis ​​para Ducatisti.  Estou convencido de que mais uma vez vamos aproveitar as experiências que tivemos no mundo das competições de corrida para transferi-las e aplicá-las também em bicicletas de produção. ”

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports: “Estamos muito orgulhosos em anunciar a Ducati como o novo e único fabricante para a Copa do Mundo FIM Enel MotoE.  Com a sua incrível história de corridas, é uma honra receber este compromisso de um dos fabricantes mais conhecidos do paddock e enfrentarmos juntos este novo desafio.  Estamos ansiosos para ver o que o futuro nos reserva e continuar a assistir esta tecnologia se desenvolver e crescer, com o paddock de MotoGP e o MotoE continuando a impulsionar a inovação e a evolução na indústria do motociclismo – ao mesmo tempo em que criam um incrível espetáculo na pista.”

Este primeiro passo da Ducati no mundo das motos elétricas também terá influência na evolução da gama de produtos. Agora, os desafios mais importantes neste campo continuam a ser os do tamanho, peso, autonomia das baterias e disponibilidade de redes de carregamento.  A experiência da Ducati na Copa do Mundo FIM Enel MotoE será um suporte fundamental para P&D de produtos, junto com a evolução fisiológica da tecnologia e da química.  O objetivo é estudar como produzir, assim que a tecnologia permitir, um veículo elétrico Ducati esportivo, leve, emocionante e capaz de satisfazer a todos os entusiastas.

Um novo capítulo da Copa do Mundo FIM Enel MotoE está mais perto do que nunca. E da Ducati também.

Ao longo de 2022, diversos eventos e momentos coletivos permitirão a todos os adeptos conhecerem passo a passo o desenvolvimento do projeto.



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