Proposta interessante da NIU com sua scooter elétrica F600 e o sistema Swap, que facilita a troca de baterias através de uma estação.
A empresa NIU continua determinada a estabelecer uma nova era na mobilidade urbana em que a sustentabilidade, a eficiência e a praticidade andem de mãos dadas. A empresa criada em 2014 oferece múltiplas propostas, desde scooters urbanas e bicicletas eléctricas até motos naked e off-road.
O F600 é um dos modelos mais elaborados, a scooter eléctrica urbana com um aspecto desportivo e cujas linhas angulares seguem o padrão e desing moderno atraindo os jovens motociclistas. Além disso, está integrado ao marcante projeto NIU Swap, que consiste em uma espécie de rede de troca de baterias.
ESTILO
A F600 apresenta estrutura que pode ser considerada convencional entre a maioria das scooters, com estrutura tubular de aço e uma ponte de reforço central para aumentar a rigidez e a precisão de condução.
O sistema de freios a disco (CBS combinado) e um braço oscilante de alumínio que, embora simule o aspecto de uma scooter convencional com variador, na verdade não contém nenhum tipo de transmissão mas sim o conjunto de cabos que permitem o funcionamento dos circuitos. A marca anuncia um nível de total segurança contra a água, mesmo durante fortes chuvas de até 250 mm.
Além da garantia obrigatória de dois anos, a marca NIU oferece ainda uma garantia de cinco anos para a bateria, bem como a possibilidade de aquisição de baterias adicionais individualmente.
TROCA DE UI
O interessante é que ambas as baterias são removíveis de forma rápida e prática, pois ficam localizadas no “baú” embaixo do assento, o que aliás oferece espaço suficiente para abrigar dois capacetes integrais dependendo da marca. Essas baterias podem ser removidas juntas ou separadamente, e também podem ser recarregadas tanto na motocicleta quanto depois de removidas.
A facilidade do processo incentivou a NIU a lançar o projeto Swap, que consiste em uma estação com espaço para doze baterias , que uma vez armazenadas começam a recarregar para ficarem prontas para o próximo uso.
TROCA CONTINUA
A ideia é que o usuário possa parar em frente ao posto Swap para, em questão de segundos, deixar a bateria usada e pegar uma recarregada, como se estivesse reabastecendo o tanque do combustível, de forma mais agil. Os utilizadores poderão aceder a este serviço através de uma assinatura paga que lhes permitirá trocar as baterias quantas vezes quiserem.
Esta solução destina-se também a empresas que se dedicam ao delivery ou ao motosharing, para que agilize a sua atividade diária. A NIU até propõe isso como um negócio em si: adquirir uma estação para cobrar dos usuários pelo seu uso.
CONECTIVIDADE
Outro aspecto interessante é o sistema de conectividade do F600, que podemos sincronizar com o telemóvel e através de uma APP aceder a informações de utilização, consumo, notificações, etc. Possui também um localizador GPS para registrar rotas e atuar como mecanismo anti-roubo.
O sistema de conectividade permite ainda atualizar o software V4 NIU Cloud ECU sem ter que ir à oficina. Não faltam outros detalhes modernos como a iluminação em LED (traseira e dianteira) e o painel de instrumentos digital. Saiba que a NIU também possui a versão F650 um pouco mais potente (5 kW) em alguns mercados, embora ainda sem tecnologia de bateria intercambiável. Mais informações sobre o F600 e o programa Swap no site da NIU .