HomeRevista PróMotovelocidade brasileiro ganha status internacional

Motovelocidade brasileiro ganha status internacional

O autódromo internacional de Potenza, localizado na cidade de Lima Duarte, Zona da Mata Mineira, recebe esse fim de semana a maior festa do motociclismo de velocidade brasileiro. O evento organizado pela Tech Time reúne de 14 a 16 de julho, o Moto 1000 GP. Mais de 130 pilotos inscritos de 10 diferentes países participam das sete categorias valendo pelo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O evento tem caráter internacional pela presença das categorias Yamalube R3 bLU cRU Latin America Talent e Cup.

O primeiro campeonato de motovelocidade de nível internacional a correr em Potenza, acontece em conjunto com a 3º etapa do Copa Rio Minas valendo pelos regionais do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A união favorece os pilotos regionais que tem a oportunidade de participar do evento de nível internacional, na categoria GP 1000 em que competem também GP 1000 Open e Master chega ao grid de largada com 30 pilotos alinhados, a capacidade máxima permitida pelo regulamento. Já na GP 300, 29 motos alinham no grid.

Como mineiro, é um prazer participar de um evento que mostra que Minas Gerais pode ser forte no esporte a motor. Costumamos ver mais o que está acontecendo no eixo Rio-São Paulo e Minas acaba ficando um pouco de fora. Essa prova acaba dando importância internacional para o Autódromo de Potenza”, considera Donato Khouri, empresário da Tech Time, empresa responsável pela organização do Moto 1000 GP e Copa Rio Minas.

O Moto 1000 GP idealizado em 2011 pelo ex-piloto profissional e 7 vezes campeão brasileiro Gilson Scudeler, movimentou o esporte de motovelocidade elevando o nível da modalidade no Brasil. O “pai” do projeto falou durante entrevista para a imprensa que o Moto 1000 GP surgiu da paixão pelo esporte e a necessidade do mercado em ter um campeonato onde o principal fator é a segurança e condições equilibradas durante a disputa. Sobre o retorno do campeonato, Gilson aponta que “A modalidade vem crescendo então é nosso dever proporcionar com seriedade a oportunidade de continuidade dos pilotos que ingressam na modalidade. Tal inspiração vem do excelente trabalho que a Yamaha vem desenvolvendo nas pistas do Brasil e exterior.”, completa.

O sucesso da Yamalube R3 bLU cRU Latin America Talent e Cup, revolucionou a modalidade no Brasil, colocando novos talentos com idades de 12 a 22 anos do motovelocidade nacional em evidencia no exterior. Na quinta-feira (13) um grupo de jovens de 9 a 15 anos vivenciou o que pode ser o primeiro dia da caminhada ao sonho de ser piloto internacional de motovelocidade.

No total 14 candidatos participam da primeira de quatro pré-seletivas que vai definir os 15 pilotos que ocuparão o grid da Yamaha R15 bLU cRU LA, que estreia na temporada 2024 e passa a integrar o Moto 1000 GP. Jovens de diversos estados participaram da pré-seletiva que aconteceu no autódromo internacional de Potenza, o projeto que é uma parceria entre a Missão 78, projeto de formação de pilotos e melhores cidadãos para o mundo e a Yamaha Racing Brasil, ampliam o programa de formação.

Com a previsão marcando tempo estável e temperaturas amenas, a primeira das duas etapas mineiras previstas no calendário terá mais de 20 horas de atividades de pista entre sexta-feira (14) e domingo (16). A sexta-feira (14) está reservada para os treinos livres. No sábado (15) serão disputados os treinos classificatórios das sete categorias que compõem o evento, além das corridas 1 da GP 1000, GP 600, GP 300, Yamalube R3 bLU cRU Talent e CUP. Já no domingo (16), além das corridas 2 das categorias que já foram à pista no sábado, também serão disputadas provas do 2H de Endurance e da Dezeró Racing.

Após essa etapa, a temporada 2023 do Moto 1000 GP contará ainda com as provas em Cascavel (PR), Curvelo (MG) e Goiânia (GO). As corridas serão transmitidas pelo BandSports e no Canal do Youtube do campeonato.

INGRESSOS

A compra antecipada da credencial Club GP Paddock ganha um boné oficial do Moto 1000 GP e pode ser adquirida pelo site do evento www.m1gp.com.br. O acesso permite a circulação e permanência apenas nas áreas indicadas pela organização, através das sinalizações de acesso às dependências do autódromo e estacionamento gratuito para motos. Crianças até 10 anos têm entrada gratuita e devem estar acompanhados pelos pais.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também