Ricky Brabec, Tosha Schareina, Pablo Quintanilla, Adrien Van Beveren e Skyler Howes superam sem sustos o prólogo que abriu a competição, com expectativas positivas para encarar os quase 500 km deste sábado (4/1)
Bisha (Arábia Saudita) – A equipe Monster Energy Honda HRC já está no clima do Rally Dakar 2025. Nesta sexta-feira (3/1), os cinco pilotos do time encararam o prólogo de 29 quilômetros em torno de Bisha, na Arábia Saudita. O estágio mais curto, além de um aquecimento para o que vem pela frente, serviu para determinar a ordem de largada da primeira etapa. Com a motocicleta Honda CRF 450 Rally, todos eles se colocaram entre os 10 primeiros, tendo a chance de escolher a posição em que vão partir neste sábado (4/1).
Com 29 quilômetros, o prólogo alternou trechos rochosos e travessias por leitos de rios secos, exigindo atenção à navegação. Primeiro da equipe a acelerar, o norte-americano Skyler Howes, de volta após uma lesão, fechou sua participação em décimo nas motos, a menos de um minuto do tempo de referência. Seu compatriota e atual campeão Ricky Brabec foi o quarto, a 18s da melhor marca, com a sensação de que poderia ser ainda mais rápido. Vencedor do prólogo em 2024, o espanhol Tosha Schareina desta vez encontrou alguns veículos mais lentos pelo caminho, mas, ainda assim, terminou em quinto.
O chileno Pablo Quintanilla veio logo a seguir, na sexta posição, sem correr riscos. Oitavo, o francês Adrien Van Beveren se mostrou satisfeito por superar boa parte da tensão e ansiedade que habitualmente antecedem o Dakar.
A primeira etapa do rally já traz um desafio de respeito para os pilotos. Serão 499 km, dos quais 413 cronometrados, em um laço em torno de Bisha. Pelo caminho, trechos pedregosos, areia e ênfase na navegação para superar um verdadeiro labirinto de trilhas. Também será a hora de pensar na estratégia para o estágio 48 Hour Chrono, que vem a seguir, um dos mais desafiadores entre todas as modalidades do esporte motor.
Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC) – “Deixamos o prólogo para trás. Foi um bom aquecimento para os pilotos da Monster Energy Honda HRC. Todos ficaram entre os 10 primeiros, o que lhes permite escolher a posição de largada para a primeira etapa. Todas as Honda CRF450 RALLY estão em perfeita condição, os pilotos se sentem bem e é agora que a prova começa de verdade. Espero que eles façam um bom estágio, sem erros, já que o Dakar é longo e o desafio inicial é chegar ao dia de descanso entre os primeiros, para que sejam capazes de lutar pelo pódio em Shubaytah”.
Pablo Quintanilla #7 – “Foi um bom começo para a prova. É sempre importante completar o prólogo da melhor forma, já que é sempre grande o risco de problemas no dia seguinte. Andei em um ritmo interessante, sem correr riscos, e comecei bem o rally”.
Ricky Brabec #9 – “Para mim foi um dia ‘Ok’, não tão bom, mas também não tão ruim. É muito bom iniciar o rally acelerando no prólogo e deixando a ansiedade para trás. Não há nada para fazer no resto do dia além de escolher nossa posição para a primeira largada. A etapa será bastante desafiadora e espero que ao seu fim estejamos em boa posição para encarar o estágio de 48 horas e confirmar um bom começo de prova”.
Skyler Howes #10 – “O prólogo foi bastante rápido, como eu gosto. Tivemos pela frente um pouco de deserto amplo para navegar, o que foi bom, mas é claro que tive de lembrar que na prova anterior que participei sofri uma queda forte. Por isso, procurei passar por esse primeiro desafio sem sustos e me certificar de que tudo estava bem. Estou feliz com meu resultado, agora vamos escolher a posição de largada e iniciar de fato o rally”.
Adrien Van Beveren #42 – “É sempre difícil não correr nenhum risco no prólogo e, por isso, eu estava um pouco tenso, para dizer a verdade. Foi difícil escolher entre ler ou não a planilha, já que havia várias trajetórias possíveis. Entrar no ritmo também não foi fácil, mas estou feliz. Foi um bom início, como eu precisava para tirar a pressão das minhas costas. De agora em diante posso aproveitar meu Dakar”.
Tosha Schareina #68 – “O prólogo foi bom e bastante rápido. Alcancei alguns carros e tentei pilotar de forma suave para chegar ao fim, de modo a estar pronto para encarar a primeira etapa e seus mais de 400 quilômetros”.
Resultado – Rally Dakar 2025 / Arábia Saudita
Prólogo / Motos (extraoficial)
1 – Daniel Sanders (AUS) – #4 – 16m51s
2 – Ross Branch (BWA) – #1 – 17m03s
3 – Edgar Canet (ESP) – #73 – 17m03s
4 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – 17m09s – Equipe Monster Energy Honda HRC
5 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – 17m16s – Equipe Monster Energy Honda HRC
6 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 17m18s – Equipe Monster Energy Honda HRC
8 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 17m32s – Equipe Monster Energy Honda HRC
10 – Skyler Howes (EUA) – #10 – 17m43s – Equipe Monster Energy Honda HRC