HomeRevista PróFinal do AMA Supercross 2023 / Salt Lake City

Final do AMA Supercross 2023 / Salt Lake City

A equipe Honda HRC colocou um ponto de exclamação na temporada 2023 do AMA Supercross no final da série no Rice-Eccles Stadium de Salt Lake City. Chase Sexton e Jett Lawrence não apenas conquistaram as vitórias no evento principal 450SX e no 250SX East-West Showdown, mas Sexton encerrou o campeonato da classe rainha, completando uma conquista histórica do título Honda nas três divisões.

O principal 450SX viu Sexton liderar todas as 25 voltas a bordo de seu CRF450RWE. O novo campeão marcou o holeshot e não vacilou, estendendo sua vantagem para mais de 18 segundos na chegada, onde sua equipe o recebeu com uma comemoração há muito esperada.

No evento principal do 250SX, Jett Lawrence saiu da curva 1 segundo atrás de RJ Hampshire, enquanto Hunter Lawrence sofreu uma fuga ruim e ficou atolado em cerca de 13º lugar, apenas para se atrasar ainda mais quando outro piloto caiu. Na marca das oito voltas, Jett fez um passe forte em RJ Hampshire para assumir a liderança. Enquanto isso, Hunter avançou pacientemente, cruzando a linha de chegada em sexto lugar.

As atividades pré-corrida de sexta-feira incluíram uma coletiva de imprensa com Chase Sexton, Hunter Lawrence e Jett Lawrence, bem como o gerente da Equipe Honda HRC, Lars Lindstrom. Após a conferência, os pilotos tiveram a oportunidade de experimentar a pista.

Apesar de uma forte queda na semana passada em Denver, o piloto da Team Honda HRC, Colt Nichols, pretendia competir na rodada de Salt Lake City, mas lesões nas pernas o impediram de participar. O nativo de Oklahoma ainda estava presente em Utah e foi presenteado com o prêmio AMA Supercross Rookie of the Year no pódio após a primeira sessão de qualificação.

Esta foi a última corrida de Nichols com a equipe Honda HRC. Todos na equipe ficaram felizes em tê-lo nos boxes nesta temporada e em Utah, e a Honda agradece por seus esforços este ano e deseja-lhe boa sorte no futuro.

A Honda World, uma concessionária de esportes motorizados em South Jordan, Utah, montou uma ativação pop-up nos boxes do Team Honda HRC no Salt Lake City Supercross. Eles exibiram uma Pioneer 1000 Trail lado a lado e uma CRF50F e interagiram com fãs e clientes.

Salt Lake City incluiu uma corrida 250SX Futures, e a SLR Honda estava presente apoiando Parker Ross e Jaxon Pascal. Ross subiu ao pódio (terceiro lugar), enquanto Pascal recuperou do 10º lugar na 1ª volta para terminar em oitavo.

Para o final da temporada, Hunter e Jett Lawrence – recentemente coroados campeões nas regiões 250SX Leste e Oeste – correram números especiais 1E e 1W em suas máquinas de corrida CRF250R.

A equipe Honda HRC foi impecável na qualificação diurna, com Sexton liderando as duas sessões 450SX, Hunter Lawrence fazendo o mesmo na 250SX East e Jett Lawrence seguindo o exemplo na 250SX West.

Sexton deu o tom da noite ao vencer a segunda corrida de calor 450SX por quase 15 segundos, apesar de terminar a primeira volta em terceiro lugar. Também impressionante foi Dean Wilson, da Fire Power Honda, que terminou em um sólido segundo lugar na bateria 1.

Hunter Lawrence foi o segundo na corrida úmida 250SX East, e Jett Lawrence foi o terceiro na corrida 250SX West. Outros Red Riders que se classificaram nas mangas foram Max Anstie da Fire Power Honda, Michael Hicks da TiLube/Storm Lake Honda e Cullin Park da Phoenix Racing Honda (leste), bem como Mitchell Oldenburg (oeste) da SmarTop/MotoConcepts Racing. Passando pela qualificação de última chance estavam os pilotos do Phoenix Jace Owen e Coty Schock.

A conquista de Sexton é o 16º título AMA Supercross da Honda, um recorde.

Isso marca a terceira vez que um fabricante conquistou todas as três coroas do AMA Supercross (mas a primeira vez por uma única equipe). Um dos outros também foi da Honda, já que Jean-Michel Bayle, da Team Honda, conquistou o título da categoria rainha em 1991, enquanto os pilotos da Peak / Pro Circuit Honda, Jeremy McGrath e Brian Swink, conquistaram as coroas das classes de apoio Oeste e Leste.

Sexton fez a volta mais rápida no evento principal do 450SX, enquanto Jett e Hunter Lawrence foram o primeiro e o segundo, respectivamente, nas planilhas de tempo do 250SX principal.

Salt Lake City marcou a sétima vitória do AMA Supercross na classe rainha da carreira de Sexton. Também o adicionou à lista dos vencedores da classe rainha montados na Honda, juntando-se a Ricky Carmichael, Kevin Windham (duas vezes) e Ken Roczen.

Com sua vitória no 250SX, Jett Lawrence dá à Honda a posse exclusiva do primeiro lugar na lista de vitórias da classe de suporte de Salt Lake City, com sete. Foi sua segunda vitória em Salt Lake City, onde outros Red Riders que lideraram a classe de apoio incluem Trey Canard, Eli Tomac (duas vezes) e Chase Sexton (três vezes). Isso também marcou a 13ª vitória  250SX da carreira de Jett, tornando-o o piloto Honda mais vencedor da categoria.

Resultado Final do Campeonato Supercross 2023 / Salt Lake City

nós

AMASX 2023

Rodada 17

  • Evento Principal 450SX
  • Confronto Leste/Oeste 250SX
  • classificação



Veja mais em Revista Pró

Leia Também