Marcada por mudanças na linha de produção, no portfólio de produtos e nos padrões de qualidade, a história da aquisição da Servitec pela Vedamotors já rendeu alguns bons artigos aqui no blog. Falamos sobre a negociação entre as marcas, sobre o cuidado dos times de engenharia com o catálogo e, agora, chegou a hora de falar um pouco sobre o futuro da Servitec!
Para contribuir com uma perspectiva bem interna da operação — e, claro, contar com o depoimento de quem participa diretamente desse processo —, convidamos mais uma vez os engenheiros Fabrício Boesing, da Engenharia de Produtos Eletrônicos da Servitec by Vedamotors, e Giulliano Quemelo Parolim, Gerente Técnico e de Expansão da Veda, que dividiram com a gente alguns detalhes e “spoilers” dos próximos passos dessa empreitada. Boa leitura!
Servitec by Vedamotors: projeções para crescer no mercado
Quem acompanhou os outros artigos desta série especial sabe que, desde a aquisição, o portfólio da Servitec passou por um processo de reformulação em que a produção de todas as peças e componentes foi cuidadosamente revista, repensada e submetida a novos e rigorosos testes de resistência e excelência. Tudo para garantir que o padrão Vedamotors de qualidade fosse reproduzido também na nova linha de produção.
Agora, a missão se concentra em consolidar a Servitec como uma marca premium, com qualidade competitiva e desenvolvimento de produto similar a outros grandes players do mercado nacional e internacional. Uma abordagem que é viabilizada justamente por conta dos elevados critérios de qualidade e a expertise de mercado que a Veda já possui há mais de três décadas.
“Hoje temos plenas condições para fazer tratativas técnicas e comerciais com os fornecedores e conseguir comprar em grandes quantidades e com preços mais atrativos. Isso nos possibilita ser mais competitivos sem comprometer a qualidade”, explica Giulliano Parolim.
Afinal, com a entrada da Vedamotors, a situação mudou — e não apenas por conta da injeção de capital. Nessa nova fase, a Servitec começa a tirar do papel um projeto de aumento exponencial da qualidade nos novos projetos, corroborado pela aquisição de novos equipamentos e tecnologias para melhorar a produtividade.
E já que estamos tratando do futuro da Servitec, convidamos você a assistir o vídeo com nosso fundador José Maurício Felippe e com nossa gestora de marca e experiência Raissa Bazzani Felippe, no qual também falam um pouco sobre as projeções para expandir ainda mais a presença da linha de eletrônicos no mercado:
Todas essas ações da Veda focadas em elevar o padrão da Servitec permitiram, por exemplo, maior produtividade industrial e maior durabilidade aos componentes, visto que os processos produtivos foram modernizados e atualizados, mudando também o comportamento em relação à transparência no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros.
“Temos bem claro por aqui que um dos principais objetivos de curto prazo da Servitec é tornar-se líder de mercado e, para isso, houve um grande investimento em máquinas e processos de soldagem mais eficientes, fatores que possibilitam um padrão de excelência crescente”, destaca Fabrício Boesing.
Ele ainda reforça que o futuro da Servitec inclui, de imediato, um fluxo constante de atualizações do portfólio, a expansão da atuação na indústria e o reforço da presença no aftermarket europeu, especialmente com os módulos embarcados. Segundo o engenheiro, a “tecnologia que temos em mãos nos permite criar soluções eletrônicas para absolutamente qualquer segmento de atuação, abrindo as portas para irmos além do universo das motocicletas.”
Para o futuro da Servitec, clientes podem esperar uma presença cada vez mais forte!
Giulliano conta que a Servitec by Vedamotors já trabalha com grande destaque no mercado para componentes como os sensores de injeção eletrônica, bombas de combustível, injetores, estatores, interruptores e outras soluções que colocam a marca no mapa de preferência de muitos clientes aqui no Brasil.
“Temos convicção de que grande parte da satisfação dos nossos clientes se dá ao fato de sermos a única marca do segmento que conta com uma linha de produção em território nacional. Inclusive, muitos desses parceiros estão sendo convidados para visitarem e conhecerem de perto os métodos produtivos e o fluxo de trabalho na linha de produção da fábrica. E isso certamente dá bases para toda essa confiança do mercado”, conta.
Fabrício também reforça esse posicionamento, destacando ainda que um critério importante para a construção desse diferencial competitivo é o comprometimento com critérios severos nas avaliações e testes de produtos. Para se ter uma ideia, hoje, 100% dos produtos fabricados pela Servitec by Vedamotors são testados pelo menos duas vezes antes de irem para o cliente final, com alguns componentes passando por até 6 rodadas de testes a fim de assegurar a qualidade para o cliente final.
Isso sem falar, é claro, da capacitação dos colaboradores, que também é outro ponto importantíssimo. “Por aqui, as equipes de engenharia e de produção passam por uma maratona constante de treinamentos para atualizar as competências técnicas e manter os times sempre alinhados com o que há de mais moderno no mercado técnico. Tudo isso contribui para que a Servitec se consolide como uma operação muito mais moderna, preparada e capacitada, com condições e propriedade técnica para assumir qualquer desafio”, finalizam.