O final da temporada do Enduro de regularidade trouxe emoções para os piauienses.
Foi na garra, na fome de trilha, no talento, na persistência, na vontade de superar seus próprios limites e os obstáculos cruéis e também fascinantes de cada prova, cada etapa. E com o apoio da família, da equipe e dos amigos é assim que se faz um campeão. E Guilherme Portela (categoria graduado), piauiense de Teresina, pode comemorar, pois está na seleta galeria de campeões brasileiros de regularidade da entidade maior do motociclismo brasileiro, a CBM. Neste fim de semana, em Brotas, interior de São Paulo, no 34º Enduro do Caipira, ele venceu seus adversários e conquistou o título cavado desde a primeira prova, o Rally Cerapió, em janeiro deste ano.
Do Cerapió para cá foram milhares de quilômetros rodados até se destacar em cada uma das provas do campeonato nacional, sempre pontuando entre os primeiros. Enduro Ipês Off Road (Minas Gerais), campeão no Enduro Extreme (Bahia), Enduro das Cachoeiras (Paraná), Ibitipoca Off Road (Minas Gerais) e campeão do Enduro do Caipira (São Paulo).
Desde as primeiras etapas do Brasileiro, Guilherme já vinha mostrando nas trilhas que era forte candidato ao título de campeão brasileiro, pois na maioria das provas que disputou pontuava entre os três primeiros colocados. E neste domingo (03), no Enduro do Caipira, ele venceu seu principal adversário, o carioca Heitor Penafiel, resultado que deu ao piauiense o título máximo de campeão brasileiro. Ele também foi campeão no Enduro Extreme, com etapas realizadas na Bahia, no mês de abril.
Guilheme é só felicidade. Afinal, ele já chegou perto de ser o melhor piloto de regularidade do país, em 2020, quando foi vice-campeão júnior. “Não é fácil, a gente abdica de muita coisa, o pensamento é voltado para a moto o tempo todo, mas no final deu tudo certo, graças a Deus. Competi com pilotos de altíssimo nível, em vários tipos de terreno, onde tive que aprender e evoluir meu nível a cada prova. Um sonho realizado! Tudo isso aconteceu porque tive a oportunidade de ter o apoio da GASGAS Brasil e Art Motos. Agarrei essa oportunidade, apostei tudo e no final conseguimos esse título”, disse o campeão.
“Agradeço também ao apoio da minha família, que foi essencial. Meu pai (ex-piloto de moto Paulo Humberto) que me acompanha em todas as etapas, é meu mecânico, meu chefe de equipe. Minha mãe (Sandra) e minha namorada (Victoria)”, disse o piloto, que também agradeceu pela força dada pela Federação de Motociclismo do Piauí.
E o Piauí também se destacou no campeonato nacional com Lenilson Viana, também de Teresina, vice-campeão brasileiro na categoria Over-35. O campeão foi o piloto de Mato Grosso do Sul, Rogério Toledo “Brutão”. Na mesma categoria, o piloto do município de Paulistana, Marcos Vinícyus, ficou em 4º lugar e Lauro Rodolpho Lopes, de Teresina, ficou em 5º. Lauro possui vários títulos de campeão piauiense e também foi campeão brasileiro de Rally Cross Country, em 2020.
Outro piauiense bem colocado foi o piloto de Caracol, no sul do Estado, Douglas Tarquino da Silva, que conquistou a 4º melhor colocação nacional na categoria Intermediário. Para o presidente da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), Zenardo Maia, os pilotos locais estão de parabéns. “É a primeira vez que um piauiense conquista o título de campeão brasileiro de regularidade e o Guilherme merece, por ser bastante focado em tudo o que se propõe a fazer. Destaco também o empenho e crescimento dos pilotos do Sul do Estado, com uma leva de bons competidores naquela região, onde a Federação apoia provas oficiais dos campeonatos estaduais nos últimos anos”.
As etapas do Brasileiro foram: Cerapió/PI, Pampas Off Road/RS, Ipês Off Road/MG, Polenta Off Road/ES, Bahia Extreme/BA, Enduro das Cachoeiras/PR, Ibitipoca Off Road/MG, e a grande final no 34º Enduro do Caipira/SP. O ranking com os campeões está disponível no site da CBM.
CONFIRA AS CATEGORIAS E COLOCAÇÕES DOS PIAUIENSES NO RANKING FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE REGULARIDADE 2024:
Categoria Graduado
*1º) Guilherme Portela – 493 pontos*
2º) Heitor Penafiel – 447 pontos
3º) Luiz Araújo – 335 pontos
Categoria Over 35
1º) Rogério Toledo Brutão – 548 pontos
*2º) Lenilson de Freitas Viana – 439 pontos*
3º) Raphael Reblin – 430 pontos
*4º) Marcos Vinícyus – 429 pontos*
*5º) Lauro Rodolpho Soares Lopes – 138 pontos*
Categoria Intermediária
1º) Gabriel Valeriano – 408 pontos
2º) Carlos Eduardo Bocardi – 197 pontos
3º ) Walace de Oliveira Paes – 182 pontos
*4º) Douglas Tarquino da Silva – 178 pontos*