HomeRevista PróHonda PCX 160 quer reverter antigos 'pontos negativos'

Honda PCX 160 quer reverter antigos ‘pontos negativos’

O Honda PCX mudou. O modelo ganhou uma nova geração no Brasil em seu modelo 2023, seguindo atualizações já vistas há alguns meses na Europa, e passou a contar com controle de tração e o motor mais potente da categoria. Veja o que há de novo no PCX, quais seus preços, versões e quando chega às lojas.

O PCX é o scooter mais vendido do Brasil – e de longe. Só nos últimos três anos foram mais de 87,3 mil unidades emplacadas, contra 47,6 mil do segundo colocado Yamaha NMax. Apesar do sucesso nas vendas, o Honda era alvo basicamente de duas críticas: poderia ser mais potente e oferecer mais conforto. Ambas, em tese, foram solucionadas com o modelo 2023.

Isso porque o PCX o passa a ser o scooter mais potente da categoria. Ele ganhou um novo motor, de 16 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque, a 8.500 e 6.500 rpm. Trata-se de um novo propulsor, com 156,9 cc e 4 válvulas, substituindo a anterior de 149 cc, 2 válvulas e 13 cv. No NMax são 15,4 cv e 1,4 kgf.m de torque.

Já para garantir mais conforto, o scooter da Honda tem novidades na suspensão traseira. Há um novo amortecedor e posição de montagem que, mais ereta, promete passar menos impactos ao piloto. O sistema de molas de 3 estágios foi mantido. O curso é de 100 mm tanto na roda dianteira quanto na de trás.

 

O que mudou além do motor e suspensão

Primeiro, o design. O Honda PCX 2023 manteve a mesma identidade visual, mas teve atualizações sutis. A mais visível está no farol, que não é mais cortado pela carenagem. 

As rodas também mudaram. Além de um novo desenho, mais esportivo, a traseira passa a ser aro 13. Assim, foi possível aumentar o espaço sob o banco de 28 para 30 litros (suficiente para um capacete integral e mais pequenos objetos). Os pneus estão mais largos: 110/70 14 na frente e 130/70 13 na traseira.

Outro avanço importante é o controle de tração. O recurso está disponível em todas as versões do PCX 2023 e pode ser desligado facilmente. Ele dá mais segurança ao evitar que a roda traseira destracione (gire sozinha), especialmente em pisos escorregadios. Na tecnologia ainda há um novo sistema de alarme, com funcionamento por presença. 

Para finalizar, o scooter mais vendido do mercado nacional ganhou tomada USB, que substitui a antiga 12V. Ao seu lado há um novo painel, redesenhado. O chassi também mudou, mas manteve a mesma estrutura.

Consumo e top speed do novo Honda PCX 160

Com um motor mais potente, é natural que o novo PCX atinja uma velocidade final superior ao do antigo 150. E segundo os testes de homologação do modelo, feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia houve um ganho interessante no assunto.

O top speed é de 111 km/h reais, cerca de 120 km/h no painel. Ou seja, 12 km/h acima do modelo anterior. Já o consumo foi de 44,5 km por litro em percurso urbano e de 32,3 km/litro em uso rodoviário, numa velocidade constante de 80 km/h.

 

Cores, versões e preços do Honda PCX 2023

O PCX 2023 chega às lojas em outubro, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. Com a retirada da versão Sport, ele passa a estar disponível nas versões CBS, ABS e DLX, com apenas uma opção de cor em cada.

CBS: R$ 15.460 – cinza metálico
ABS: R$ 17.000 – branco perolizado
DLX: R$ 17.400 – azul metálico.

PCX 160

3803800   –   110/70-14 M/C TL 50P DIABLO ROSSO SCOOTER

3803900    –    130/70-13 M/C REINF TL 63P DIABLO ROSSO SCOOTER

Texto: Divulgação



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