Humberto Martin “Machito” dominou na E35 nos dois dias e venceu também na Open. Joaquim Neto 2º na E1, Renato Paz 3º na E2, Luciano Rocha 3º na E3, Danilo Sfalsim 2º na EJ e Henrique Spinassé 4º na Cadete subiram ao pódio, em Aracruz/ES.
Disputas acirradas, habilidade técnica e muito preparo físico para encarar o forte calor marcam a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro, disputada no último fim de semana (9 e 10), em Aracruz/ES. O time da Husqvarna PowerHusky/Itaminas conquistou seis pódios após acelerar por três voltas com três Especiais (trechos cronometrados) cada, em um roteiro 50km por dia entre pedras, eucaliptos, areia, subidas e descidas e single tracks. Destaque para Humberto Martin “Machito” (FE 350) que venceu os dois dias na E35 e conquistou o primeiro lugar na geral Open e para Joaquim Neto (FE250) que estreou em nova categoria andando forte e finalizou em 2º na E1 e 4º na Elite geral. Renato Paz (FE 350) foi 3º na E2 e 6º na Elite geral, Luciano Rocha (TE 300) terminou em 3º na E3 e 14º na Elite geral, Danilo Sfalsim (FE350) 2º na EJ e 11º na Elite geral e Henrique Spinassé (TC50) ficou em 4º na Cadete. Já Maurício Fernandes (TE 300) fechou em 6º na E50.
Machito dominou na E35, venceu os dois dias e também na Open (foto: Mateus Pereira)
Em seu retorno às competições no Brasil, após quase dois anos fora conquistando títulos no Supercross, além da Medalha de Prata e 5º na geral no último Six Days (ISDE) na Argentina, defendendo seu país, a Venezuela, Humberto Martin “Machito” #191, 36 anos, voltou com tudo e já começou o campeonato na liderança da E35 e na Open. “Foi indescritível, bom demais começar com vitórias nestes dois dias. Me acertei muito bem com a FE 350 e isso me ajudou nas especiais. Fiquei feliz porque estive sempre entre os ponteiros na geral Elite. Agora é continuar os trabalhos não somente como piloto mais também contribuir na evolução dos pilotos da equipe”, destaca.
Vitória de Machito na E35 e na Open, mostra que o venezuelano voltou com tudo (foto:Mateus Pereira)
Joaquim Neto #711 estreou na nova categoria E1 e mostrou muita competitividade ao garantir o 2º lugar e se classificar entre os quatro mais velozes na Elite geral da prova. “Gostei bastante das Especiais com trechos de alta, subidas animais e descidas fortes, single tracks, pedras soltas e saltos. O nível está muito alto entre os pilotos e brigamos por segundos, cada volta era uma caixa de surpresa. Principalmente no domingo, a disputa foi forte. Me diverti e estou muito satisfeito com minha F250, quero agradecer aos mecânicos e toda nossa grande equipe”, afirma o piloto de Sarzedo (MG) de 22 anos.
Joaquim Neto andou forte e foi o quarto da Elite geral na estreia na E1 (foto: Mateus Pereira)
Na estreia na equipe, o piloto de Bragança Paulista/SP, Renato Paz #101, 21 anos, subiu ao pódio em 3º na E2 e elogiou o desempenho da nova moto. “O domingo foi um dia muito positivo, após fazermos alguns ajustes na moto que fizeram a diferença e fiquei muito mais à vontade. A FE 350 é espetacular, sempre entregando uma grande potência e facilitando muito a minha pilotagem sobre os obstáculos. Agora é hora de voltar ao trabalho e seguir evoluindo”, explica o sexto mais veloz da Elite geral.
Mineiro de Sarzedo, Joaquim fechou em segundo na E1 (foto: Mateus Pereira)
O mineiro de São José Lapa, Luciano Rocha #94, 22 anos, (foto de capa por Mateus Pereira) luta pelo bicampeonato este ano na E3, após o título em 2023 e ter finalizado como vice-campeão da Elite geral. “As três Especiais foram bem duras e gostei bastante, cada uma com sua particularidade, exigiram do físico porque estava muito quente e do equipamento. Achei a Especial das pedras bem interessante, apimentou mais ainda a disputa. Foi um fim de semana de aprendizado também, agora foco na próxima etapa”, conta Luciano que finalizou a prova em 3º na E3.
Já Danilo Sfalsim #21 correu em casa com a torcida da família e amigos e garantiu o 2º lugar no pódio na EJ. “A corrida estava muito legal e as Especiais divertidas. Os mecânicos fizeram um trabalho incrível, mudamos um pouco o setup da moto para o domingo e fiquei mais confortável para pilotar e me senti mais à vontade. Fiquei muito feliz de ter recebido o troféu das mãos da minha mãe, foi importante ter essa motivação da família e meus amigos nesta prova de estreia na equipe”, conta o piloto de 19 anos, natural de Aracruz/ES.
Danilo Sfalsim correu em casa e foi o segundo na EJ (foto: Mateus Pereira)
A partir desta temporada, a equipe terá um representante na categoria infantil. O piloto do Espírito Santo, da cidade de João Neiva, Henrique Spinassé, 9 anos. Em 2023 foi Campeão Brasileiro de Enduro (infantil), Bicampeão Capixaba de Enduro (infantil) e Campeão Capixaba de Motocross (50cc) e já abriu o campeonato no pódio com o 4º lugar na Cadete: “Tive de superar alguns desafios nesta 1ª etapa mas quero agradecer a minha equipe pela dedicação e empenho, vamos para a próxima.”
Henrique Spinasse #232 defende a Husqvarna na categoria Infantil com a TC50 (foto: Mateus Pereira)
Para Maurício Fernandes #111, que além de piloto é chefe de equipe o time está no caminho certo e se entrosando rapidamente. “Foi uma prova difícil com Especiais muito boas e técnicas, onde tivemos de superar também um calor escaldante, então todos estão de parabéns pela performance e dedicação. Mesmo os pilotos que entraram na equipe este ano estão se adaptando bem as motos e, certamente, a evolução junto ao equipamento só tente a melhorar a partir das próximas etapas”, ressalta Fernandes, que finalizou em 6º na E50 e é sócio-diretor da Husqvarna no Brasil.
Maurício Fernandes finalizou em sexto na E50 (foto: Mateus Pereira)
Sfalsim (EJ), Rocha (E3), Fernandes (E50), Machito (E35), Paz (E2), Joaquim (E1) (foto: Ney Evangelista)
A equipe Husqvarna PowerHusky/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3 Brasil, Goldentyre Brasil, Ride 100% e Grupo 2W Motors.
Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui) e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br
Resultados 1ª rodada Campeonato Brasileiro de Enduro (10/3)
E35 e Open (três primeiros)
1º – Humberto Martin “Machito”#191 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
2º – Gustavo Ribeiro#205
3º – Phabulo Calheiros#1002
E1 (três primeiros)
1º – Bruno Crivilin #11
2º – Joaquim Neto #711 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
3º – Loandro Anton #133
E2 (três primeiros)
1º – Vinícius Calafati #32
2° – Crispy Arriegada #9
3º – Renato Paz #101 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
E3 (três primeiros)
1º – Patrick Capila#1
2º – Felipe Caliari#1011
3º – Luciano Rocha#94 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
EJ (três primeiros)
1º – Gustavo Meirelles#233
2º – Danilo Sfalsim#21 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
3º – João Basílio#777
Elite (Geral)
1º – Bruno Crivilin #11
2º – Vinícius Calafati #32
3º – Crispy Arriegada #9
4º – Joaquim Neto #711 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
6º – Renato Paz#101 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
11º – Danilo Sfalsim#21 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
14º – Luciano Rocha#94 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
E50
1º Frederico Garcia#95
2º Kleber Gonçalves#595
3º Leandro Lima#544
6º Maurício Fernandes (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
Cadete (quatro primeiros)
1º – Davi Freitas#222
2º – Pedro Spindler#1111
3º – Pedro Silva#2199
4º – Henrique Spinassé#232 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)
Campeonato Brasileiro Enduro 2024
Prova 2 – 19 a 21/4 – Biguaçu (SC)
Prova 3 – 24 a 26/5 – Venda Nova do Imigrante (ES)
Prova 4 – 28 a 30/6 – Belo Vale (MG)
Prova 5 – 16 a 18/8 – Castro Alves (BA)
Prova 6 – 20 a 22/9 – Coaqueiro Baixo (RS)
Prova 7 – 8 a 10/11 – Mairiporã (SP)
Texto: MSuzuki Comunicação