Recentemente a VEDA lançou a versão 2.0 do kmFIX. Seguindo o DNA de inovação da empresa, o já conhecido kmFIX agora recebeu algumas melhorias.
Com a função de corrigir erros de demonstração de velocidade no painel da moto, o módulo kmFIX é um produto desenvolvido e produzido 100% pela Vedamotors. Sua nova versão tem a mesma função da anterior, mas agora pode ser aplicada em quase todos os modelos de motocicleta.
Ou seja, o que muda no novo modelo é que o kmFIX, antes compatível apenas com sensores digitais (3 fios), agora na versão kmFIX 2.0 é compatível também com sensores analógicos (2 fios)!
Pensando em atender as demandas de todos os nossos clientes e entregar novidades, esse lançamento chega ao mercado para ajudar ainda mais motociclistas.
Hoje, você entenderá mais como funciona a instalação do kmFIX 2.0 no sensor digital da Factor 150. Continue a leitura!
Como fazer a instalação do kmFIX 2.0 no sensor digital da Factor 150
O kmFIX 2.0 pode ser instalado em quase todos modelos de motocicleta, mas hoje vamos utilizar a Factor 150 como exemplo para mostrar o passo a passo.
Nesta nova versão há uma modificação na quantidade de fios do kmFIX, dependendo do tipo do sensor da moto, um deles (amarelo ou laranja) deve ficar isolado. Por isso, é importante seguir o passo a passo de instalação no para não se perder.
Nosso time produziu um vídeo didático e explicativo mostrando como instalar o kmFIX 2.0, assista abaixo:
Passo a passo da instalação do kmFIX 2.0 no sensor digital da Factor 150
Vamos ao passo a passo da instalação do kmFIX 2.0 no sensor digital! Com a ampliação para alcançar mais modelos de motocicleta, o novo kmFIX possui uma instalação um pouco diferente.
Nesta imagem é possível conferir o esquema de ligações de um sensor digital, como no caso da Factor 150, quando o fio amarelo não é instalado:
Vamos descrever abaixo o mesmo passo a passo mostrado no vídeo:
- O fio vermelho do kmFIX é o de alimentação. Ele deve ser ligado no 12V pós-chave da moto. Na FACTOR, é preciso puxar um fio do pós-chave no relé de pisca.
- A malha de cobre do kmFIX deve ser ligada no aterramento.
- Os fios laranja e marrom do kmFIX são ligados ao sinal do sensor de velocidade. Na FACTOR, é o fio branco. Você deve cortar o fio Branco, ligar o marrom sentido ao sensor de velocidade, e o laranja na ponta que vai para o painel.
- Nas motos com sensor digital, como a FACTOR, o fio amarelo não é instalado. Então é necessário isolar..
Você também pode conferir esse esquema de ligações no manual do kmFIX, que vai na caixa do produto.
Confira a tabela com o esquema de fios para te auxiliar:
Exemplos de cores de fios para instalação
EXEMPLOS DE CORES* DE FIOS DO CHICOTE DA MOTO PARA INSTALAÇÃO | |||
MODELO | 12V (pós-chave) | Terra | Sinal |
CB 250F Twister | Vermelho/Preto | Verde/Preto | Branco/Vermelho |
CB / XRE 300 | Vermelho/Preto | Preto/Verde | Branco/Vermelho |
CG / NXR 160 | Branco/Verde | Verde | Rosa |
CG / NXR 150 | Branco/Verde | Verde | Rosa |
YS / YBR 150 | Marrom (12V) | Preto/Azul | Branco |
YBR 125i | Marrom (12V) | Preto/Azul | Branco |
YS / XTZ 250 | Marrom/Vermelho (12V) | Azul/Preto | Azul/Amarelo |
CB 500 | Rosa/Azul | Verde/Vermelho | Rosa/Verde |
CB 600F | Amarelo/Vermelho | Verde/Preto | Rosa/Azul |
XJ6 | Vermelho/Branco (12V) | Preto/Azul | Branco/Amarelo |
*As cores da tabela são referentes ao chicote original da moto (não do kmFIX).
No sensor analógico a instalação é um pouco diferente. A ilustração abaixo demonstra o esquema de ligação do kmFIX em um sensor analógico, quando o fio laranja não é instalado:
Caso você tenha a primeira versão do kmFIX, pode ficar tranquilo que a função do kmFIX antigo e o kmFIX 2.0 é a mesma. O que mudou foi somente a abrangência dos modelos de motocicleta.
Apesar de possuírem a mesma função, a instalação de cada um é diferente. Você pode conferir como realizar a instalação da versão antiga corretamente em outro vídeo produzido pelo time da VEDA. Assista clicando aqui.
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E. lembre-se, a VEDA possui os melhores componentes para sua motocicleta! Escolha sempre Vedamotors!