Pela primeira vez na história, dois brasileiros largaram na primeira fila do WSBK
Na corrida deste domingo, os irmãos Tom e Meikon Kawakami lutaram até a bandeirada final pelo pódio. Meikon finalizou na quinta colocação e Ton foi o oitavo, com os pilotos subindo algumas posições na tabela de classificação geral. Envolvido em um acidente no sábado – quando foi atingido por outro piloto – Felipe Macan foi poupado pelos médicos de correr neste domingo.
O fim de semana começou bem já na disputa da Superpole, quando é definido o grid de largada. Os irmãos Kawakami fizeram o terceiro e o quarto tempo, e com a punição de um ploto à frente deles, garantiram lugar na primeira fila. Ton chegou bater o recorde da pista e liderou o classificatório por muito tempo, mas foi superado nos momentos finais por menos de um décimo de segundo.
Na primeira corrida do final de semana, no sábado, enquanto Ton e Meikon Kawakami disputavam as primeiras posições, o caçula do time, Felipe Macan, foi atingido por outro piloto que caiu, e teve que abandonar. Com problemas na motocicleta, Ton perdeu rendimento e teve que abandonar também, enquanto Meikon esteve durante toda a prova envolvido na briga pelas primeiras colocações. Finalizou com mais um top 10, na nona colocação.
DOMINGO
Saindo da segunda e terceira colocações, Ton e Meikon Kawakami fizeram boa largada e se mantiveram durante todo o tempo na disputa das primeiras posições. Em um pelotão muito disputado, com os pilotos se alternando nas primeiras posições e separados por poucos segundos, Meikon Kawakami conseguiu finalizar a prova na quinta colocação, repetindo seu melhor resultado da temporada, e Ton foi o oitavo, a dois segundos do primeiro colocado.
Com estes resultados, Meikon Kawakami sobe para a 8ª colocação na classificação e Ton agora é o 13º. Na classificação do Tissot Superpole, o campeonato de melhor desempenho nos treinos classificatórios, Meikon é o líder, com 5 pontos de vantagem para o segundo colocado.
No próximo fim de semana os pilotos disputam mais uma rodada dupla do Mundial de Superbike, nesta mesma pista – Motorland Aragon, na Espanha.
Corrida 1 – Sábado
1) Jeffrey Buis
2) Ana Carrasco a 6s870
3) Mika Peres a 6s895
4) Hugo de Cancellis a 7s000
5) Tom Booth-Amos a 7s282
9) Meikon Kawakami – Team Brasil AD78 – a 7s949
DNF – Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil
DNF – Felipe Macan – Team Brasil AD78
Corrida 2 – Domingo
1) Jeffrey Buis
2) Thomas Brianti a 0s146
3) Scott Deroue a 0s214
4) Unai Orradre a 0s592
5) Meikon Kawakami – Team Brasil AD78 – a 0s632
8) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil – a 2s154
DNS – Felipe Macan – Team Brasil AD78
Classificação do campeonato após 6 corridas (três rodadas):
1) Jeffrey Buis, 86 pontos
2) Ana Carrasco, 84 pontos
3) Scott Deroue, 83 pontos
4) Unai Orradre 78, pontos
5) Tom Booth-Amos, 63 pontos
8) Meycon Kawakami – Team Brasil AD78 – 37 pontos
13) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil – 22 pontos