Neste final de semana 5 e 6 de setembro a história do motociclismo no sul do país foi marcada por um ato de arrojo, coragem e colaboração e é claro muito trabalho. A Federação Gaúcha de Motociclismo junto com a WP Promoções, do ex-piloto Wanderley Prietsch e com a grande colaboração da Prefeitura Municipal de Jaguarão, Secretaria da Saúde, Obras e a decisão firme e correta do Prefeito Favio Teles, foi uma Prova Teste de Velocross que será o marco para os eventos que vierem a partir de agora em época de Corona Vírus.
Pilotos de todas as regiões do estado do RS e também do Uruguai (Devido à proximidade de Jaguarão com a divisa do Uruguai – Rio Branco), que contou com 104 inscritos. Todos os protocolos foram seguidos à risca, com uso máscaras (pilotos, acompanhantes, pessoal de trabalho, imprensa e autoridades), evitando aglomerações, também o distanciamento social entre equipes foi bem respeitado, tanto que as vans e barracas ficaram longe mais de 2 metros uma das outras. O álcool gel estava à disposição em vários locais inclusive na entrada dos banheiros com atendentes fazendo a aplicação na entrada e saída do local.
Como não poderia ter a presença do público, longos espaços vazios foram vistos em torno da pista, algo incomum em outras épocas.
A hora de mais sacrifício foi ao meio dia pelo fato de que não existia comercialização nem de bebidas e nem praça de alimentação, no evento, e as pessoas que não trouxeram o alimento, não puderam sair, exatamente por respeitarem os protocolos. Para isso, foi contratado uma lancheira da cidade que fez uma espécie de tele entrega mediante os pedidos feitos na entrada do evento esportivo.
A Federação Gaúcha de motociclismo, agradece a presença dos pilotos, seu esforço, e principalmente o comportamento de todos mediante os protocolos estabelecidos. Agradece também a Secretaria de Esportes do Estado, SES-COE-RS, pelo apoio na definição destes protocolos e normas para o retorno das atividades esportivas no RS, e ao poder público e organizadores do evento.
O Mundocross/Jornal O Podium 25 anos com o motociclismo agradece a:
Jair Silveira Costa – Presidente da FGM, Wanderlei Prietsch – Organizador Local, bem como à Prefeitura Municipal de Jaguarão.