HomeRevista PróJett Lawrence vence a final da pós-temporada e o campeonato mundial de...

Jett Lawrence vence a final da pós-temporada e o campeonato mundial de SuperMotocross em LOS ANGELES.

O piloto australiano conquistou a vitória da noite e os pontos necessários para se tornar o primeiro campeão mundial de SuperMotocross do esporte.

A temporada 2023 do Campeonato Mundial de SuperMotocross terminou onde o esporte Supercross começou, dentro do Los Angeles Memorial Coliseum e Jett Lawrence, da equipe Honda HRC, venceu as duas finais.

Ken Roczen, da Progressive Insurance ECSTAR Suzuki, terminou em segundo lugar em ambas as provas e com isso os pontos para o vice-campeonato no campeonato inaugural da pós-temporada. Chase Sexton, da equipe Honda HRC, líder de pontos no início da rodada, liderou a prova final, mas uma queda grave na seção de areia da pista o deixou na terceira posição no campeonato. Foi Cooper Webb, da Monster Energy Yamaha Star Racing, quem levou para casa o terceiro lugar na final de Los Angeles e com isso garantiu o quarto lugar no campeonato. Na classe 250, o estreante Haiden Deegan, da Monster Energy Yamaha Star Racing, venceu a noite, bem como o título da classe 250, encerrando seu primeiro ano de corridas profissionais como Campeão Mundial.

A pontuação de 1-1 de Jett Lawrence na moto não foi fácil. O piloto da Honda

se esforçou muito para vencer a primeira série de corridas pós-temporada e recebeu um bônus de US$ 1.000.000.

Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.

A primeira prova da classe 450 teve um início emocionante, mas logo depois de assumir a liderança nas voltas iniciais, Justin Barcia, da Troy Lee Designs Red Bull GASGAS Factory Racing, bateu forte e a corrida recebeu bandeira vermelha. Os pilotos então se alinharam para uma reinicialização escalonada faltando 16 minutos para o fim do cronômetro de corrida. Após o reinício, Ken Roczen foi atrás de Jason Anderson, do líder Monster Energy Kawasaki, enquanto Lawrence ultrapassou Sexton para assumir o terceiro lugar. Roczen passou por baixo de Anderson na curva do “bowl” após a seção de areia para assumir a liderança faltando 12:43 para o fim do relógio. Lawrence estava lançando um grande salto quádruplo e usou-o para preencher a lacuna e fazer uma tentativa de passe interno para Roczen na curva seguinte.

Os pilotos vieram juntos; Lawrence quase caiu e Roczen manteve a liderança. Na volta seguinte, Lawrence aproveitou a vantagem com o salto quádruplo para passar para a liderança, enquanto atrás dele Sexton ultrapassou Anderson para o terceiro lugar. Roczen disse mais tarde que sabia sobre a opção de salto quádruplo e, com Lawrence se afastando, ele decidiu também lançar o salto em distância a cada volta. Roczen fechou a 1,8 segundos para reduzir a vantagem para apenas um segundo, mas o piloto alemão não conseguiu chegar perto o suficiente para fazer uma tentativa de ultrapassagem. Na bandeira quadriculada, Lawrence venceu a prova à frente de Roczen, Sexton e Anderson.

Chase Sexton agarrou o holeshot da segunda moto da classe 450 e com isso se colocou na liderança do título. Ele liderou Adam Cianciarulo da Monster Energy Kawasaki, Jason Anderson, Cooper Webb, Jett Lawrence e Ken RoczenNa terceira curva, Lawrence subiu para o terceiro lugar, enquanto Roczen trabalhou em Webb nas primeiras corridas acirradas.

Com pouco mais de dois minutos de atraso na moto de 20 minutos mais uma volta, Roczen abriu caminho para o terceiro lugar e o cenário estava montado perfeitamente para os três primeiros em pontos resolverem a luta pelo Campeão Mundial. Sexton conseguiu mais de quatro segundos de vantagem no meio da corrida, mas cometeu um erro dramático na seção de areia; Sexton se inclinou ao saltar na areia, caiu com força e saiu da corrida. Foi então reduzido para dois, com Lawrence mantendo uma vantagem sobre Roczen de pouco mais de um segundo. Roczen diminuiria a diferença em algumas partes da pista, mas no geral Lawrence manteve um pouco de espaço para respirar.

Quando o relógio se aproximava de zero, Roczen foi detido por um lapper e recuou três segundos. Nas duas últimas voltas, Roczen aumentou a diferença, mas nunca conseguiu passar. Lawrence lançou a linha de chegada em dobro, colocando a pirotecnia do vencedor na pista e uma série de fogos de artifício ao redor do lendário estádio. Com pontuação de 1-1 na moto, Lawrence conquistou a vitória final e com ela o Campeonato Mundial de SuperMotocross e seu bônus de $ 1.000.000. Roczen conquistou o segundo lugar na corrida e no campeonato e embolsou US$ 500.000 para si, e Chase Sexton ficou em terceiro lugar no campeonato e um bônus de US$ 250.000. No pódio do evento final,

Haiden Deegan, em seu ano de estreia, conquistou um Campeonato Mundial

com uma corrida forte e inteligente na final da temporada e levou para casa um bônus de US$ 500.000.

Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.  

A primeira prova da classe 250 foi um thriller desde o início.Jalek Swoll, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, agarrou o tiro à frente de Haiden Deegan, Tom Vialle, da Red Bull KTM, Justin Cooper, da Monster Energy Yamaha Star Racing, e Ryder DiFrancesco, da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki.Jo Shimoda, do Monster Energy Pro Circuit Kawasaki, ficou em nono. O líder de pontos da pós-temporada, Hunter Lawrence, da equipe Honda HRC, não correu devido a uma lesão durante a qualificação.Vialle assumiu a liderança cedo, mas Jordon Smith, da Monster Energy Yamaha Star Racing, foi o piloto em movimento, subindo para o terceiro lugar aos cinco minutos de 20 minutos mais uma volta de moto.

Então, faltando pouco mais de oito minutos para o final da corrida, Smith ultrapassou Deegan para o segundo lugar e foi atrás de Vialle. Em menos de uma volta, Smith ultrapassou a linha externa e avançou lado a lado com Vialle através de uma seção de salto e subindo o lendário Peristyle. Smith assumiu a liderança e nunca mais olhou para trás. Logo depois, Deegan tentou fazer uma curva para passar por Vialle, mas RJ Hampshire, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, cortou e ficou em terceiro lugar, longe de Deegan.

Os dois trocaram passes enquanto Shimoda se aproximava de ambos os pilotos. Faltando pouco mais de cinco minutos para o final, os cinco primeiros pilotos ocuparam a mesma pista de ritmo. Deegan tentou passar por Vialle em uma curva, mas o passe não teve sucesso e na curva seguinte Shimoda abriu caminho por Deegan enquanto ele empurrava o novato para fora na saída de escanteio. As voltas finais proporcionaram batalhas intensas tanto pela liderança quanto pelo terceiro com cada piloto se esforçando ao máximo para estar na melhor posição para vencer o Campeonato Mundial. Nas damas, Smith segurou a vitória, Hampshire ficou perto em segundo, Vialle ficou em terceiro, Shimoda conquistou o quarto e Deegan cruzou a linha em quinto.

Na segunda moto da classe 250, Deegan foi o primeiro a ultrapassar a faixa holeshot, mas seu companheiro de equipe Monster Energy Yamaha Star Racing, Levi Kitchen, assumiu a liderança antes da segunda curva. Kitchen liderou Deegan, Justin Cooper, Talon Hawkins da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing e Jo Shimoda. 

Na segunda curva, o vencedor da moto 1, Jordon Smith, caiu e Tom Vialle saiu da pista apenas uma curva depois. Três voltas de corrida Shimoda assumiu o quarto lugar e a partir daí os quatro primeiros circularam a pista sem nenhum perto o suficiente para tentar ultrapassar o piloto da frente. Pouco antes do ponto médio, Deegan parecia estar avançando sobre Kitchen, mas depois de quase cair em uma curva, pareceu se acomodar em segundo e se preparar para uma possível batalha no final da corrida. Jo Shimoda ficou quase sete segundos atrás do líder, mas nas voltas finais ele aplicou uma de suas ondas de final de corrida. Shimoda se aproximou, mas nunca chegou perto o suficiente para disputar o terceiro lugar. Na bandeira quadriculada, Kitchen venceu a moto. Deegan conquistou o segundo lugar na moto e com isso pontos suficientes para vencer a geral do evento e, mais significativamente, vencer o primeiro Campeonato Mundial de SuperMotocross da Classe 250 por cinco pontos sobre Jo Shimoda. RJ Hampshire conquistou o terceiro lugar na série pós-temporada.

As corridas da noite começaram com o Evento Principal 250 World All Stars, um campo para convidados composto por pilotos promissores com idades entre 15 e 19 anos. Slade Varola, da Kawasaki, agarrou o tiro à frente de Noah Viney, da SLR Honda, Gavin Towers, da Monster Energy Star Yamaha, Preston Boespflug, da KTM Orange Brigade, e Drew Adams, da Kawasaki. Nas primeiras voltas, Viney se envolveu com Adams em uma seção rítmica e caiu enquanto Towers caiu na mesma seção logo atrás deles. Adams manteve sua Kawasaki sobre duas rodas; ele pegou o para-lama traseiro de Varola e aplicou forte pressão com Mark Fineis, da GASGAS Fly Racing, também na distância de ataque. 

Três minutos após o início da corrida de oito minutos mais uma volta, Adams e Fineis ultrapassaram Varola saindo de uma seção da pista que estava sob bandeira cruzada e restrição de segurança sem salto. Adams conseguiu uma vantagem de 1,5 segundos à frente de Fineis. Logo atrás, Krystian Janik, do Team Green Kawasaki, estava no para-lama de Varola e empurrando forte para o segundo lugar. Os dois pilotos travaram uma grande batalha, com Varola aguentando forte a pressão e várias tentativas de passe. Nas damas, Adams, de 15 anos, venceu, Fineis ficou em segundo e Varola manteve-se no último lugar do pódio.

As emocionantes corridas dentro do Los Angeles Memorial Coliseum concluíram o primeiro Campeonato Mundial de SuperMotocross.

O primeiro Campeonato Mundial de SuperMotocross trouxe emoções com as primeiras corridas pós-temporada do esporte.

Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.

Notável na noite, Jett Lawrence passou da classe 250 para a classe 450 no meio da temporada depois de ganhar o título da classe 2023 Western Regional 250SX; ele venceu o Campeonato Mundial em seu ano de estreia na classe 450. Da mesma forma, Haiden Deegan estava em sua temporada de corrida profissional de estreia e, de fato, começou algumas corridas na temporada de Supercross. Haiden Deegan também compartilha uma história agora com seu pai, Brian Deegan, que conquistou uma vitória no Supercross e conseguiu o primeiro salto de motocross 360º estilo livre, ambos dentro do famoso estádio. Com os campeões mundiais de SuperMotocross coroados e o prêmio total de US$ 10 milhões de dólares pago em 2023, os fãs das corridas olham para as corridas de 2024; a temporada de 17 rodadas do Monster Energy AMA Supercross e os cronogramas da temporada de 11 rodadas do AMA Pro Motocross foram divulgados.

Todas as rodadas em 2024 serão transmitidas ao vivo e sob demanda por meio do SuperMotocross Video Pass, disponível em qualquer lugar fora dos EUA, acesse SuperMotocross.tv (Internacional) para obter detalhes.

Pódio da classe 450SX (pilotos da esquerda para a direita) Ken Roczen, Jett Lawrence e Cooper Webb.

Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.

Resultados finais do 450SMX

1. Jett Lawrence, Austrália, Honda (1-1)

2. Ken Roczen, Clermont, Flórida, Suzuki (2-2)

3. Cooper Webb, Newport, Carolina do Norte, Yamaha (5-3)

4. Adam Cianciarulo, Murrieta, Califórnia, Kawasaki (7-4)

5. Colt Nichols, Muskogee, OK, Kawasaki (8-5)

6. Garrett Marchbanks, Coalville, Utah, Yamaha (6-7)

7. Ty Masterpool, Paradise, Texas, Kawasaki (9-9)

8. Fredrik Noren, Lidkoping, Suécia, Suzuki (11-8)

9. Phillip Nicoletti, Bethal, NY, Yamaha (12-10)

10. Chase Sexton, LaMoille, IL., Honda (3-20)

Classificação final do campeonato da classe 450SMX

1. Jett Lawrence, Austrália, Honda (163)

2. Ken Roczen, Clermont, Flórida Suzuki (146)

3. Chase Sexton, LaMoille, IL., Honda (126)

4. Cooper Webb, Newport, Carolina do Norte, Yamaha (120)

5. Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, KTM (104)

6. Adam Cianciarulo, Murrieta, Califórnia, Kawasaki (96)

7. Garrett Marchbanks, Coalville, Utah, Yamaha (92)

8. Jason Anderson, Rio Rancho, N.Mex., Kawasaki (91)

9. Colt Nichols, Muskogee, OK, Kawasaki (90)

10. Ty Masterpool, Paradise, Texas, Kawasaki (84)

Pódio da classe 250SX (pilotos da esquerda para a direita) Jo Shimoda, Haiden Deegan e RJ Hampshire.

Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.

Resultados finais de 250 SMX

1. Haiden Deegan, Temecula, Califórnia, Yamaha (5-2)

2. Jo Shimoda, Suzuka, Japão, Kawasaki (4-4)

3. RJ Hampshire, Wesley Chapel, Flórida, Husqvarna (2-6)

4. Justin Cooper, Cold Spring Harbor, NY, Yamaha (7-3)

5. Cozinha Levi, Washougal, Wash., Yamaha (10-1)

6. Jordon Smith, Belmont, Carolina do Norte, Yamaha (1-10)

7. Pierce Brown, Sandy, Utah, GASGAS (8-5)

8. Jalek Swoll, Belleview, Flórida, Husqvarna (6-8)

9. Maximus Vohland, Granite Bay, Califórnia, KTM (9-7)

10. Tom Vialle, França, KTM (3-13)

Classificação final do campeonato da classe 250SMX

1. Haiden Deegan, Temecula, Califórnia, Yamaha (157)

2. Jo Shimoda, Suzuka, Japão, Kawasaki (152)

3. RJ Hampshire, Wesley Chapel, Flórida, Husqvarna (122)

4. Cozinha Levi, Washougal, Wash., Yamaha (114)

5. Jordon Smith, Belmont, Carolina do Norte, Yamaha (110)

6. Justin Cooper, Cold Spring Harbor, NY, Yamaha (101)

7. Maximus Vohland, Granite Bay, Califórnia, KTM (98)

8. Tom Vialle, França, KTM (90)

9. Hunter Lawrence, Austrália, Honda (89)

10. Jalek Swoll, Belleview, Flórida, Husqvarna (88)

Resultados SMX 250 World All Stars

1. Drew Adams, Chattanooga, Tennessee, Kawasaki

2. Mark Fineis, Westfield, Indiana, GASGAS

3. Slade Varola, Simi Valley, Califórnia Kawasaki

4. Krystian Janik, Oak Lawn, Illinois, Kawasaki

5. Blake Gardner, Canyon Country, Califórnia, Kawasaki

6. Preston Boespflug, campo de batalha, Washington, KTM

7. Jaxon Pascal, Hudson, Colorado Honda

8. Enzo Temmerman, Visalia, Califórnia, Kawasaki

9. Noah Viney, Murrieta, Califórnia, Honda

10. Dilon Blecha, Fruita, Colorado, Yamaha

Fonte: Supermotocross.com



Veja mais em Revista Pró

Leia Também