HomeRevista PróKTM 1290 SuperADV S chega ao Brasil

KTM 1290 SuperADV S chega ao Brasil

Modelo apresenta nova era de maestria da engenharia e tecnologia inédita focada no desempenho, para oferecer máxima diversão em qualquer tipo de terreno.

Uma expedição aos confins da terra, para muitos, é definida pelo quão longe se pode ir. Mas a KTM 1290 SuperADV S – apresentada com exclusividade no Festival Interlagos 2022 – surge para desafiar esta noção. Ela lembra que a aventura está em cada curva – e o mundo é repleto de curvas.

Com a ideia de revigorar o segmento de motocicletas esportivas e aventureiras, a nova KTM 1290 SuperADV S chega às concessionárias da marca no país para definir um novo conceito de aventura.

Para o desenvolvimento dela, a fábrica austríaca aproveitou ao máximo o feedback do mercado durante os últimos oito anos, para uma era focada na pilotagem e tecnologia inovadora, com o lançamento da terceira geração dos modelos sport-tourer acima de 1000cc.

Em suma, trata-se do modelo voltado para a aventura mais esportivo e de tecnologia avançada na linha de produção em Mattighofen, na Áustria, forjado para fornecer versatilidade com a melhor ergonomia e conforto, em qualquer situação. Torna-se, assim, a melhor moto para aventura de alto desempenho nas ruas e estradas, seja qual for a distância, com características inéditas no mercado.

Tecnologia exclusiva KTM: Adaptive Cruise Control traz mais segurança e conforto ao motociclista

A KTM 1290 SuperADV S apresenta o revolucionário sistema denominado ACC – Adaptive Cruise Control, desenvolvido em colaboração com a Bosch, que eleva o nível de prazer na pilotagem.

A nova tecnologia é baseada em um inovador sistema de radar que ajusta automaticamente a velocidade e distância segura para o veículo à frente de acordo com os cinco estágios que podem ser selecionados nos punhos de comandos. Um marco em termos de segurança e conforto ao motociclista oferecido pela primeira vez como equipamento de série em uma motocicleta.

Outra moderna tecnologia a favor da segurança e que se traduz em uma experiência ainda melhor na pilotagem é o Cornering-ABS, que permite o acionamento dos freios pelo piloto mesmo com a moto inclinada. O sistema é gerenciado pelo processador Bosch 10.3ME Combined ABS que garante ao motociclista desfrutar de maior tranquilidade na pilotagem.

Gerenciar toda eletrônica durante o passeio é uma das características dessa geração, agora com níveis menos intrusivos de controle de tração em Rain, Street, Sport, OffRoad e um modo RALLY atualizado (opcional).

 A melhor experiência de condução é reforçada com o novíssimo painel TFT de 7” que está ligado a uma nova Unidade de Conectividade para um emparelhamento perfeito com smartphones. No ponto principal do painel os sistemas de menu estão mais rápidos e práticos, bem como oferece infográficos estéticos claros para indicar de forma intuitiva várias opções de ajustes da moto. Uma tomada de carregamento USB foi posicionada logo abaixo do painel.

Para se comunicar com o novo display, os novos punhos de comando em ambos os lados do guidão oferecem a mais perfeita experiência com um conjunto de botões de seleção rápida e favoritos que permitem alterações de configuração em tempo real e, enquanto o piloto permanece focado nas estradas.

Ergonomia redesenhada

Com foco no manuseio mais apurado, a KTM 1290 SuperADV S apresenta uma revisão no chassi, que melhora ainda mais a distribuição de peso e agilidade. Uma percepção mais sensível na pilotagem foi estabelecida através do novo posicionamento da caixa de direção em 15 mm para trás, além do reposicionando da parte dianteira do motor. O braço oscilante em treliça está mais longo, o que contribui para uma experiência mais estável no momento da aceleração, enquanto o subchassi foi criado para fornecer uma altura de assento mais baixo.

Um novo tanque de combustível com 23 litros de capacidade – sem chave – é realçado por carenagens que aumentam a sensação de agilidade da moto.

A fim de proporcionar conforto adicional em longas viagens, o assento é de dois níveis e ajustável em 20 mm. Também personalizáveis são os ajustes do guidão, o novo painel e o para-brisa que foi desenvolvido através de testes em túnel de vento e pode ser ajustado em 55 mm. Contudo, a KTM 1290 SuperADV S também se destaca pela nova centralização de massas e equilíbrio de peso refinado, que implora por uma pilotagem com mais força ou para o acelerador ser acariciado por longas distâncias.

Maestria da engenharia

O coração da KTM 1290 SuperADV S é o V-twin compatível com Euro5, e agora 1,6 kg mais leve, graças às carcaças do motor mais finas e um novo circuito de óleo. Com 160 cv e 138 Nm, o motor traz inovações e um sistema de escapamento revisado.

Os novos pistões aumentaram ainda mais a confiabilidade e toda a unidade retém melhor arrefecimento graças a um novo sistema de água/óleo. Os dois novos radiadores foram redesenhados para canalizar o ar quente para longe das pernas do piloto. Os intervalos de manutenção de 15 mil km e baixo consumo de combustível completam o motor reenergizado.

 O Motorcycle Traction Control que dependente do ângulo de inclinação tem dois controladores diferentes: um para o deslizamento das rodas e outro para o ângulo de inclinação, com próprios dados e estratégias. Os sistemas Cornering ABS e Offroad ABS são produtos do novo Controle de Estabilidade da Bosch.

A KTM 1290 SuperADV S chega com a nova geração de suspensão WP Apex Semi-Active Technology, que dispõe de maior amortecimento graças às novas válvulas, enquanto um sensor de ângulo de inclinação 6D trabalha direto na unidade para uma prévia e completa leitura do comportamento do motociclista durante a pilotagem em qualquer terreno.

Cores: orange e black

Disponibilidade:  a partir do mês de julho de 2022 

KTM 1290 SuperADV S – DESTAQUES DO MODELO

– Nova ergonomia -> novo tanque de combustível, assento mais baixo e novas carenagens.

– Estrutura retrabalhada -> chassi mais curto, novo subchassi e braço oscilante mais longo.

– Distribuição de peso otimizada -> maior agilidade e conforto.

– Eletrônica de nova geração -> ACC inovador e MTC de curvas retrabalhado.

– Painel TFT de 7″ mais intuitivo -> acessibilidade ideal.

– Punhos de comandos redesenhados, CCU aprimorada.

– Motor LC8 1301cc revisado -> 160 hp e 138 Nm.

– Nova geração de suspensão semiativa

– Tecnologia opcional remodelada -> Suspension Pro, Rally Pack e Tech Pack

 



Veja mais em Revista Pró

Leia Também