HomeRevista PróMaio Amarelo 2023: saiba a importância desse movimento!

Maio Amarelo 2023: saiba a importância desse movimento!

Você sabia que o Movimento Maio Amarelo completa uma década neste ano? Durante esses 10 anos, o Poder Público incentiva a conscientização da população sobre a segurança no trânsito e a importância de ter responsabilidade ao dirigir. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em 2021, o número de sinistros de trânsito foi de 64.441, uma redução significativa se comparado com 2011, quando a Polícia Rodoviária Federal registrou 192.322 ocorrências no trânsito. Apesar da melhora, ainda há um longo caminho a ser percorrido para evitar ainda mais óbitos causados pelo descumprimento das leis e imprudência ao volante.
Para diminuir ainda mais esses números, a campanha Maio Amarelo é realizada anualmente e, em 2023, as ações serão ainda maiores. Quer saber mais? Continue acompanhando este texto!

A campanha Maio Amarelo completa uma década. Neste ano, o tema escolhido foi: “No trânsito, escolha a vida”, definido na resolução 980/2022, no final do ano passado. O objetivo central do movimento é conscientizar os condutores sobre as precauções que precisam ser tomadas para tornar o trânsito mais seguro e, consequentemente, evitar sinistros de trânsito  e fatalidades. 

Algumas práticas, como o uso de cinto de segurança e atravessar em passarelas e faixas de pedestres, precisam fazer parte do dia a dia dos motoristas e pedestres,  assim como é fundamental respeitar as orientações e leis de trânsito

A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu escolher o mês de maio para marcar a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim como o mês, a cor amarela também foi escolhida com um propósito. No trânsito, ela simboliza “atenção”, o que é justamente a essência da campanha Maio Amarelo.

Segundo levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito. As vítimas são em sua maioria homens (84%), de acordo com dados reunidos pelo DataSUS, em 2020. 

Os mesmos dados apontam os motociclistas como as maiores vítimas no trânsito. Isso por que, apesar do uso de capacetes, eles estão menos protegidos, aumentando a chance de sinistros de trânsito mais graves. 

Outro percentual apontado pela mesma pesquisa que deve ser considerado é a faixa etária dos condutores que faleceram, uma vez que são majoritariamente jovens de 20 a 29 anos. Diante disso, torna-se importante avaliar ações com um foco maior em condutores recém-habilitados e com menos de dez anos nas estradas. 

Para além do mês de maio, a responsabilidade no trânsito deve tornar-se um hábito. Então, confira 5 dicas para melhorar a segurança nas pistas

  1. Respeite as sinalizações

As sinalizações, como placas e semáforos, foram criadas para reduzir os riscos de um sinistro de trânsito nas vias. Por isso, devem ser respeitadas a todo momento. Muitos podem duvidar, mas cada uma das normas e sinais foram criados a partir de estudos e análises de trânsito, portanto há embasamento para sua criação. 

  1. Permaneça distante do veículo da frente 

Desde o momento em que se inicia o processo de habilitação, os condutores são ensinados sobre a importância de respeitar a distância do veículo da frente. Isso evita que aconteçam sinistros de trânsito, caso o condutor precise frear bruscamente, por exemplo.

  1. Atualize-se sobre a legislação de trânsito

Estar atento às mudanças nas leis de trânsito e manter-se atualizado sobre as boas práticas na hora de dirigir é essencial para prevenir sinistros de trânsito.

  1. Mantenha os pedestres e ciclistas em segurança

Muita atenção ao ver pedestres e ciclistas na via. Os condutores de carros, motos e caminhões são responsáveis pela segurança deles. Por isso, ao ver um pedestre atravessar, ainda que não haja faixa, dê preferência a ele. Isso é uma obrigação prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O mesmo vale para os ciclistas. 

  1. Faça revisões regulares do veículo 

Não somente a conduta do motorista ao dirigir, como também uma falha do veículo  podem ser os causadores de um sinistro de trânsito. Para manter a segurança nas vias,  é essencial fazer revisões periódicas e preventivas, ou seja, não espere o carro apresentar um problema para buscar suporte técnico. 

Visite a concessionária ou mecânico regularmente e sempre verifique a qualidade dos pneus, faróis, freio, assim como a quantidade de água e óleo. Essa é a melhor forma de prevenir sinistros de trânsito causados por falha mecânica.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também