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Metzeler apresenta o pneu superesportivo

O novo pneu foi projetado para oferecer altos níveis de aderência, dirigibilidade e segurança

Elias Fausto, 19 de novembro de 2020 – A METZELER apresentou no Brasil seu mais novo pneu superesportivo: o METZELER SPORTEC™ M9 RR. O lançamento foi feito dentro do Festival Moto do Ano e o pneu estará disponível para experimentação do público durante o evento, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro.

SPORTEC™ M9 RR é o mais recente pneu superesportivo da fabricante e está entre os produtos mais esperados por todos os motociclistas que, nos últimos anos, apreciaram as características de seu renomado antecessor, o SPORTEC™ M7 RR. O pneu é projetado para proprietários de motos superesportivas e naked com estilo de pilotagem esportiva, que usam suas motos todos os dias e em todas as condições climáticas, da selva urbana às rápidas excursões de fim de semana.

O nome SPORTEC™ M9 RR consolida a tradição tecnológica da METZELER. SPORTEC™ identifica os pneus rodoviários superesportivos do portfólio da fabricante enquanto o sufixo RRsigla para Road Racing, refere-se às competições icônicas como a Isle of Man Tourist Trophy, vencida em sua edição de 2019 pelo METZELER RACETEC™ RR Slick. A METZELER, historicamente, tem usado as corridas como um campo de testes para validar o pico de desempenho e versatilidade de seus produtos graças à ampla gama de condições operacionais que podem ser enfrentadas durante esses eventos.

Quando se trata de corridas em estradas, o desempenho máximo dos pneus é necessário em uma gama extremamente ampla de condições de asfalto e temperatura. Por este motivo, o SPORTEC™ M9 RR foi projetado para entregar desempenho também em condições desafiadoras na estrada. Uma ampla gama de tipos de asfalto e temperaturas, no seco ou molhado. Assim vem a reivindicação escolhida para acompanhar a introdução do pneu SPORTEC™ M9 RR: RIDE THE UNEXPECTED.

  

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO SPORTEC™ M9 RR

Os principais benefícios são:

 

  • Alto nível de aderência graças ao uso da tecnologia bi composto usando sílica tanto no pneu dianteiro quanto no traseiro. Os compostos funcionam juntos com a banda de rodagem para garantir a melhor tração e dirigibilidade nas retas. Os ombros lisos fornecem altos níveis de aderência e impulso lateral no ângulo máximo de inclinação em um amplo espectro de asfaltos.
  • Excelente dirigibilidade alcançado graças a estrutura inovadora que melhora a resposta do pneu, dependendo do uso, com conforto e prazer de pilotagem em baixa velocidade, reatividade e precisão em velocidades mais altas.
  • Alto nível de aderência no molhado possibilitada pelas características dos compostos com sílica e seu esquema de construção, que também garantem rápido aquecimento mesmo em estradas úmidas e frias.

 

O PNEU EM DETALHES

 

O composto da banda de rodagem

Tanto o pneu dianteiro quanto o traseiro do SPORTEC™ M9 RR possuem compostos dos ombros com tecnologia totalmente em sílica derivados dos pneus de chuva de corrida, refinados para estabilizar seu comportamento a altas temperaturas, e compostos novos centrais com a mesma tecnologia.

Os compostos dos pneus traseiros são organizados usando um esquema Cap & Base que consiste em sobrepor as duas bandas laterais em composto macio, o que garante aderência em curvas, com uma camada de composto mais duro, para desempenho constante e equilíbrio térmico. Este último composto também forma a faixa central do pneu por cerca de 50mm, equivalente a 25% de toda a seção, para melhorar a durabilidade. O teor de sílica na faixa central da traseira aumentou 24% em relação ao SPORTEC M7™ RR.

O pneu dianteiro usa os mesmos compostos da traseira para garantir uma resposta homogênea e uma combinação perfeita entre os dois pneus. O composto central representa cerca de 33% da seção de piso.

Compostos de sílica são usados para melhorar o aquecimento, o nível de aderência mecânica em uma ampla gama de tipos de asfalto e a aderência química em condições molhadas, beneficiando o uso em estradas com asfalto irregular e em qualquer condição climática.

Além da experiência da METZELER em tecnologia de materiais, a chave para esse avanço tecnológico também está no CCM, sigla para Mixagem Contínua de Compostos, em inglês, um processo exclusivo de mistura patenteado capaz de maximizar a dispersão e homogeneidade dos componentes na matriz de polímeros. As resinas usadas em combinação com a sílica dão à formulação final um comportamento estável em uma ampla gama de temperaturas, desde as mais baixas das primeiras saídas sazonais até as extremas alcançadas durante uma sessão de verão na pista.

 

O desenho da banda de rodagem

O design da banda de rodagem reconhece as características do Pi – π – que, além de ser um diferencial da família de produtos SPORTEC™, também têm um propósito funcional.

As ranhuras do Pi grego permitem um certo grau de mobilidade à porção do piso que delimitam, resultando em uma melhora do tempo de aquecimento mesmo em baixas temperaturas. Eles também servem para maximizar o volume de água expulso pelo pneu ao andar no molhado.

O SPORTEC™ M9 RR herda as ranhuras de garras centrais do RACETEC™ RR da tecnologia desenvolvida para corridas de estrada, na qual obteve vitórias recentes nas provas Isle of Man Tourist Trophy e North West 200. Esses detalhes na faixa central contribuem para a estabilidade direcional em reta e participam da drenagem da água em condições climáticas adversas.

O padrão da banda de rodagem é projetado para excelente drenagem da água até um ângulo de 30 graus de inclinação, enquanto, além deste ponto, o ombro atinge relações de vazio/preenchimento perto das de um pneu réplica de corrida. Os ombros do SPORTEC™ M9 RR são mais liso do que os de seu antecessor, a fim de melhorar o suporte e o impulso lateral em ângulo máximo onde a função de drenagem da água não é mais necessária.

 

A estrutura

Os engenheiros da METZELER projetaram para o SPORTEC™ M9 RR uma estrutura de rayon 6% mais rígida que a de seu antecessor, caracterizada por uma menor densidade e o uso de maior quantidade de composto de borracha. As capacidades de amortecimento melhoram a sensação de pilotagem, enquanto ao andar em um ritmo mais alto os benefícios dessa estrutura são altos valores de impulso e maior capacidade de resposta e precisão de condução.

 

A gama de pneus

A gama de pneus SPORTEC™ M9 RR no Brasil inclui as seguintes medidas:

 












Eixo

Medida

Disponibilidade

Dianteiro

110/70 ZR 17 M/C 54W TL

Disponível

Dianteiro

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL

Disponível

Dianteiro

120/70 R 19 M/C 60V TL

A partir de Fev/21

Traseiro

150/60 ZR 17 M/C 66W TL

Disponível

Traseiro

160/60 ZR 17 M/C (69W) TL

Disponível

Traseiro

170/60 R 17 M/C 72V TL

A partir de Fev/21

Traseiro

180/55 ZR 17 M/C (73W) TL

Disponível

Traseiro

180/60 ZR 17 M/C (75W) TL

Disponível

Traseiro

190/50 ZR 17 M/C (73W) TL

Disponível

Traseiro

190/55 ZR 17 M/C (75W) TL

Disponível

 

Crédito:  Pirelli – Assessoria de Imprensa

 



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