HomeMotoraidMitsubishi Motors Sertões MTB faz história no Ibitipoca e consagra primeiros campeões

Mitsubishi Motors Sertões MTB faz história no Ibitipoca e consagra primeiros campeões

Albert Morgen se consagra campeão da Elite E-Bike (Foto: Fotop)

Um sábado mais que especial no IBITI Projeto, reserva natural encravada na região do Ibitipoca (Zona da Mata Mineira) marcou o encerramento da primeira edição do Mitsubishi Motors Sertões MTB. Foram três dias de muita força nas pernas em meio a visuais privilegiados. E como a organização havia prometido, o mais difícil ficou para o fim, não só em termos de quilometragem e desnível altimétrico, mas também em exigência técnica. Trechos de pedras (os temidos rock gardens) e travessias de rios fizeram parte do cardápio. E ajudaram a definir os campeões inéditos da mais nova maratona de mountain bike do Brasil. Que chegou batendo recorde de participantes em competições nacinais de E-Bikes (elétricas), superando a marca de 100 inscritos.

Na Elite dessa nova febre do MTB, as bicicletas assistidas, o carioca Albert Guenter Morgen começou o dia com a camisa amarela de líder após ser o mais rápido na quinta e na sexta-feira. Desta vez, ele se limitou a controlar o desempenho dos principais adversários, Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, e Mário Couto, que terminaram em segundo e terceiro.

Entre as mulheres, Mariza Helena de Araújo Souza não deu chance às adversárias. Mesmo caso de Leandro Lopes Petrus, no Masculino, embora por pouco. Apenas 14 segundos valeram o degrau mais alto do pódio, com Raphael Lopes Melo Lima em segundo e Alex Buccheim (também piloto de rally) em terceiro.

Outro que começou o dia de amarelo e não cedeu a camisa de líder foi Marcelo Ribeiro Machado, na Golden (50+). Terminou à frente do irmão, Mario Ribeiro Machado, e de Caíque Leal Teixeira Jr.

As bikes elétricas encararam sempre a versão reduzida do percurso, por questão de autonomia das baterias. Também nele as disputas entre as bicicletas convencionais foram empolgantes. Victor Matheus Gouveia levou no Masculino 30 a 49. Na versão feminina, festa de Marina Boite Souto de Castro.

Percurso completo
O percurso completo foi o que exigiu mais força e técnica dos atletas. Na Elite Masculino, Rafael Pinheiro justificou o título como o mais rápido em todas as etapas. Superou Allison Paulinele dos Anjos e Rodrigo Luís Keller Raposo. No Feminino, a multicampeã brasileira de ciclismo de pista e estrada Ana Paula Polegatch mostrou que também é fera nas trilhas, terminando à frente de Lilian Perrenoud.

Bruno Lazareti pedalou para o título no Masculino 30 a 39 anos. Na 40 a 49 anos, Anderson Molinari, o Indião, foi o grande campeão.

O que eles disseram

Cadu Sachs, diretor técnico do Sertões MTB
“Trouxemos algumas similaridades do rally dos Sertões para o mundo do mountain bike. A largada dos competidores no formato contrarrelógio e com grupos de quatros atletas de minuto em minuto; o padrão de sinalização de trajeto utilizado nas provas de rally; tentamos aplicar as boas práticas como “piloto alcançado é piloto ultrapassado’ e o monitoramento dos competidores durante todo o percurso através dos “fiscais de trecho”. Estamos muito satisfeitos com o resultado desse primeiro evento, mas sabemos que é só o começo. Foi dada a primeira pedalada do Sertões bike, nas trilhas do mountain bike”.

Albert Morgen, campeão E-Bike Elite
“Os três dias de prova para mim foram bem tensos, disputados. Consegui vencer os dois primeiros e abrir uma vantagem que me permitiu manter um ritmo estratégico, pensando na classificação geral. A organização está de parabéns, o local é maravilhoso e cada dia apresentou uma característica diferente. Gostei muito e espero voltar no ano que vem”.

Ana Polegatch, campeã Elite Feminina (percurso completo)
“Foi sensacional, todos os pontos de atenção estavam sinalizados e isso fez toda a diferença, especialmente para alguém que, como eu, não vinha competindo no mountain bike. Consegui curtir os visuais; o desse último dia foi o mais incrível. Encaramos rock gardens, pontes, rios, raízes. Todos têm que conhecer essa prova e esse local, é mágico”.
Alex Buchheim, melhor representante entre os pilotos de rally (terceiro na E-Bike Masculino)

“A qualidade das trilhas e sua variedade lembram muito o rally, você tem que estar sempre atento às mudanças de piso. A prova foi muito dura, nível técnico altíssimo. Sempre pedalei, mas foi minha primeira competição, e em meio a 70 inscritos na categoria. Acima de tudo orgulhoso por ter completado e me divertido”.

Anderson Molinari, o Indião, campeão da Masculino 40 a 49 (percurso completo)
“Quando cheguei aqui vi essa estrutura, essa galera, tudo o que o Sertões proporcionou para nós, mostrando que também sabe fazer bonito no Mountain Bike. Tudo muito bem sinalizado, nenhum risco de moto, carro ou alguém mais no meio da trilha. O Sertões MTB chegou para ficar e já emplacou no coração do Indião”.

Bruno Lazareti, campeão da Masculino 30 a 39 (percurso completo)
“Uma prova espetacular, com trilhas inéditas, muito bem marcadas. O carinho da organização conosco foi sensacional”.

Mitsubishi Motors Sertões MTB
IBITI Projeto (Lima Duarte-MG)

Resultado final
E-Bike Elite
Albert Guenter Morgen 3h19min28
Mario Couto Grego Santos 3h20min01
Rubens Donizete Valeriano 3h20min19
André Luiz Ramos Bretas 3h46min54
Thiago Menezes Fernandes 3h49min23

E-Bike Masculino
Leandro Petrus 3h55min57
Raphael Lopes de Melo Lima 3h56min11
Alex Buchheim 3h56min38

E-Bike Golden
Marcelo Ribeiro Machado 4h19min16
Marcos Ribeiro Machado 4h24min23
Caíque Leal Teixeira Jr. 4h25min20

E-Bike Feminino
Mariza Helena de Araújo Souza 4h15min20
Cristiana Andrade 4h36min57
Flávia Juliana Coelho Campos 4h49min59

Percurso completo
Elite Masculino
Rafael Pinheiro 7h37min56
Allison Paulinele dos Anjos 9h01min07
Rodrigo Luiz Keller Raposo 9h47min26

Elite Feminino
Ana Paula Polegatch 10h11min23
Lilian Perrenoud 10h40min27

Feminino 40 a 49
Leandra Neves Brito 13h46min23

Masculino 30 a 39 anos
Bruno Lazareti 7h33min14
Anderson Macedo de Carvalho 8h21min24
Gustavo Clas Astolphi 8h26min55

Masculino 40 a 49
Anderson Molinari ‘Indião’ 7h30min44
Alexandre Bardin 9h03min37
Cesar Albertoni 9h15min46

Masculino A1 (50+)
José Luiz Reginato Lopes 8h39min43
Miguel Dieckmann 9h06min54
Daniel Sanchez Labadia 11h11min39

Percurso reduzido
Masculino 30 a 49 anos
Victor Matheus Gouveia 7h13min14
Leandro Escobar Silva 7h19min21
Wenderson S. Duarte 7h28min19

Masculino A1 (50+)
Paulo Roberto Dias 7h38min55
Ricardo Altoé Vieira 9h02min17

Feminino 30 a 49 anos
Marina Boite Souto de Castro 8h16min47
Gabrielle Bessa 8h29min08
Priscila Brunetto 9h26min42

Feminino Master A1 (50+)
Daysi Marcondes 11h56min27



Veja mais em Motoraid

Leia Também