HomeBlogMoto Off Road: conheça dicas e as principais motos da categoria

Moto Off Road: conheça dicas e as principais motos da categoria

As motos Off Road são veículos muito versáteis que podem atender tanto as pessoas que querem disputar competições, como o Pró MX, quanto para pessoas que só querem praticar o esporte e aproveitar os seus benefícios para a saúde física e mental.

Entenda tudo sobre moto off road no texto a seguir! Boa leitura!

AMA Motocross 2021: Alex Martin retorna as disputas nesse sábado!

O que é Off Road?

Off Road, ou “Fora da Estrada”, é um tipo de esporte praticado em locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas (ou qualquer estrutura urbana) nem caminhos de fácil acesso.

O Off Road é praticado por pessoas que estão em busca de desafios, de oportunidades para superar dificuldades impostas pela natureza e pelo terreno onde pilotam suas motos off road.

Quais os principais tipos de moto off road existentes?

A principal diferença entre os tipos de modo off road existentes está no quão “indestrutível” essa moto é, ou seja, o quanto das porradas inerentes dos terrenos off road ela é capaz de aguentar e o quão rápido ela consegue ir e acelerar.

Por isso, em linhas gerais, existem três categorias de moto off road: as de diversão, as infantis e as profissionais. Entenda a diferença entre as três a seguir:

Profissionais

As motos profissionais são feitas para aqueles que querem competir profissionalmente. Por isso, a potência do motor pode chegar a um nível tão alto a ponto de trazer problemas para quem não sabe como utilizá-las.

Nesse tipo de moto, todo o equipamento busca proporcionar especificações voltadas para competições de alto nível, como suspensões e freios mais fortes.

Por esse motivo, elas não são recomendadas para quem não tem experiência, mas sim para aqueles que sentem que as motos básicas já não mostram nenhum desafio.

Diversão

Já as motos para diversão são mais voltadas para pessoas que querem se divertir por estradas de terra e trilhas.

É para aqueles que não querem competir, mas sim aproveitar a prática do esporte e seus benefícios para a saúde.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado a preços acessíveis, como a Honda CRF 150F ou CRF 250F, a Yamaha TT-R 230 ou a Kawasaki KLX 140.

Infantil

As motos off road infantis, por fim, são para aqueles que sonham em ser campeões de motocross desde criança e começam a praticar já aos 8 ou 10 anos de idade com a ajuda dos pais.

Elas têm uma altura mais baixa do solo, rodas menores e conseguem andar bem na terra. Um exemplo claro disso é a Honda CRF 110F.

Quando escolher uma moto off road

As motos off road se chamam “off road” por um bom motivo. Elas foram desenvolvidas para serem melhor aproveitadas quando utilizadas fora da estrada convencional.

Em outras palavras, se você quer comprar uma moto off road, tenha em mente que ela pode até rodar muito bem no asfalto, mas que o seu principal objetivo é a terra.

Ou seja, são motos que devem ser escolhidas em caso de competições de motocross, ralis ou em situações específicas como para áreas rurais e pouco asfaltadas.

Como são feitos os testes nas motos off road?

As motos off road são veículos feitos para aguentar os maiores trancos e barrancos que você puder encontrar na natureza.

Por isso, elas são testadas sem dó nem piedade. Os funcionários das fábricas elevam o giro da moto ao seu máximo e então engatam a primeira sem apertar a embreagem até que a moto apresente algum problema na transmissão.

Esses defeitos são registrados com o objetivo de serem estudados e, com isso, produzir uma moto com peças ainda mais resistentes.

Entretanto, quando estamos falando de motocross, essas motos não são tão indestrutíveis quanto as profissionais, pois as aterrissagens costumam judiar muito a suspensão e a mesa da moto em determinados pontos.

Além disso, o raio das rodas desse tipo de moto também não costuma aguentar muitas pancadas excessivas e abrem o bico.

Qual a melhor moto Off Road?

moto off road qual a melhor moto off road

Confira a seguir uma lista com as melhores motos off road disponíveis hoje no mercado:

Honda CRF 230F

A Honda CRF 230F é uma das melhores motos para iniciantes, porque possui um motor com potência suave, de fácil controle e que possui um conjunto de embreagem e acelerador macios, o que facilita a adaptação dos iniciantes.

Além disso, ele não é tão alto, o que pode trazer uma sensação maior de segurança para quem está começando aprender a ter confiança no processo.

Fabricada no Brasil, a Honda CRF 230 F é uma das alternativas mais interessantes para quem está buscando a melhor moto off road para iniciantes.

Yamaha TT-R 230

Já a Yamaha TT-R 230, fabricada no Brasil, é boa para quem está pensando em começar e ainda não tem muito conhecimento sobre o esporte.

Tem um motor com uma potência suave e pode ser uma ótima alternativa, pois ela permite maior controle por parte de pessoas que ainda estão se adaptando ao processo.

Além disso, assim como a Honda CRF 230F, ela também não é tão alta quanto os modelos tradicionais, o que pode aumentar a sensação de segurança para quem está começando.

Kawasaki KLX 140

Por fim, a Kawasaki KLX 120 é mais voltada para motociclistas jovens e experientes que costumam disputar na categoria Pró MX e buscam uma moto cheia de agilidade, modernidade e com um rendimento incrível.

Ela é uma excelente opção para pilotos jovens e pessoas com baixa estatura.

Conclusão

Como vimos, existem diversos tipos de motos off road. Existem aquelas feitas para os profissionais e que aguentam muita porrada, as para o público geral, que quer praticar trilhas ou usar no dia a dia e as infantis, para pequenos aspirantes a profissionais do motocross.

O mais importante a ter em mente, entretanto, é que as motos off road foram feitas para rodar fora da estrada, ou seja, o seu desempenho só é aproveitado 100% fora do asfalto, em trilhas e terrenos de terra.

Confira a galeria de fotos da 3ª rodada do Brasileiro de Enduro | Novo Horizonte/SC

Leia Também

close