HomeMotorsports.ptMundial de Hard Enduro, Tennessee: O que eles disseram

Mundial de Hard Enduro, Tennessee: O que eles disseram

A sequência de vitórias consecutivas no Campeonato do Mundo de Hard Enduro de Manuel Lettenbichler chegou ao fim no Tennessee no último fim de semana. Sempre pressionado pelo alemão, a vitória pertenceu a Billy Bolt na quinta ronda do campeonato.

FOTOS: FUTURE7MEDIA / RED BULL

Liderando numa prova cheia de talentos de Hard Enduro de classe mundial, Lettenbichler (KTM) teve que se contentar com o segundo lugar no pódio após uma intensa batalha com Bolt (Husqvarna), enquanto Trystan Hart (KTM) do Canadá foi o melhor piloto do outro lado do Atântico, terminado em terceiro.

Logo após a quarta rodada na Roménia, o mundial FIM Hard Enduro foi para o novo território da América do Norte para o icónico Red Bull TKO em Sequatchie, no Tennessee. A alta humidade, misturada com um formato de corrida intenso e terreno acidentado e rochoso, garantiu que a quinta prova mundialista não fosse nada fácil.

O prólogo do Straight Rhythm, no sábado à noite, deu o pontapé inicial para a prova e Billy Bolt entrou de imediato no ritmo, liderando o formato de duas mangas sobre Taddy Blazusiak da GASGAS Factory Racing, com Jonny Walker da Vision Track Beta em terceiro.

A qualificação Hot Lap no domingo de manhã determinou a ordem de partida para a primeira das duas corridas TKO, onde o numero de 60 pilotos seria reduzido para 30 e, finalmente, reduzido para 15 para o Knockout Final de 45 minutos.

Enquanto Lettenbichler foi o mais rápido na Hot Lap, Bolt venceu confortavelmente em ambas as corridas do TKO. A corrida TKO de abertura não trouxe muitas surpresas, já que os melhores pilotos conseguiram passar com segurança, mas na segunda vez, Blazusiak foi um dos pilotos a desistir devido a dores no ombro lesionado no Romaniacs, ficando fora do grupo de 15 pilotos que iriam disputar a final.

Alinhando para um intenso Knockout Final, Lettenbichler rapidamente colocou-se na frente e liderou a volta de abertura antes de Bolt assumir o comando. A dupla estava próxima até que uma difícil subida fez Bolt perder tempo, deixando Lettenbichler de novo na frente. A apenas uma volta do final, Lettenbichler tinha a vitória nas mãos, mas Bolt recusou-se a baixar os braços e com um derradeiro esforço conseguiu garantir a vitória por apenas dois segundos.

Billy Bolt / Husqvarna (1º) : “Depois de vencer as duas eliminatórias, consegui uma boa vantagem na final e senti-me no controle da corrida, até que errei na subida do morro na fase final. Depois a luta ficou intensa, já tinha poucas energia mas mesmo assim consegui ser mais rápido que o Lettenbicheler na última volta. Foi uma prova difícil com este calor também, algo a que não estou acostumado. Mas a multidão, o barulho e a atmosfera era de loucos na final. No geral, esta vitória foi ótima para o meu campeonato e agora estou apenas um ponto atrás do Mani.”

Manuel Lettenbichler / KTM (2º): “Fiquei muito perto da vitória com o Billy. Consegui partir na frente na final e ele ultrapassou-me, mas ficamos bem perto e rodamos quase juntos depois disso. Eu liderava na última volta quando cometi um erro e prendi a roda numa pedra, fiquei preso, e ele passou-me, já muito perto do final. Gosto do formato desta corrida. É sempre bom fazer algo diferente, mas o terreno aqui e a humidade tornaram o trabalho realmente difícil. ”

Atrás dos líderes, Trystan Hart estava a fazer uma boa corrida. Embora numa posição forte no início, o piloto canadiano não foi capaz de igualar o ritmo que Bolt e Lettenbichler, terminando em terceiro.

Trystan Hart / KTM (3º): “Com o elenco completo do Hard Enduro aqui, o terceiro é o meu melhor resultado possível. Embora não tenha vencido, estou muito feliz. Na final, os tops correram juntos e eu não, o que me fez perder um pouco do meu ritmo inicial. Mas dei tudo de mim hoje e quando cruzei a linha de chegada estava extenuado. Estar no pódio com os melhores pilotos do mundo é muito bom.”

Wade Young, da Sherco Factory Racing, fez uma boa corrida para terminar em quarto, com seu companheiro de equipe Mario Roman em quinto.

O Campeonato do Mundo FIM Hard Enduro continua com a sexta ronda no Hero Challenge da Polónia, dos dias 11 e 12 de setembro.

Red Bull TKO: Knockout Final

1. Billy Bolt (Husqvarna) 6 voltas em 37:30.546

2. Manuel Lettenbichler (KTM), 37:32.895

3. Trystan Hart (KTM), 38:30.120

4. Wade Young (Sherco), 38:46.299

5. Mario Roman (Sherco), 39:18.418

6. Alfredo Gómez (Husqvarna), 39:33.066

7. Jonny Walker (Beta), 40:17.224

8. Cody Webb (Sherco), 40:41.959

9. Ryder LeBlond (Husqvarna), 42:47.513

10. Teodor Kabakchiev (Husqvarna), 44:11.917

Campeonato do Mundo de Hard Enduro (após 5 de 8 provas)

1. Manuel Lettenbichler (KTM) 54 Pontos

2. Billy Bolt (Husqvarna) 53pts

3. Wade Young (Sherco) 40pts

4. Mario Roman (Sherco) 37pts

5. Jonny Walker (Beta) 34pts

6. Taddy Blazusiak (GASGAS) 26pts

7. Alfredo Gómez (Husqvarna) 24pts

8. Michael Walkner (GASGAS) 21pts

9. Teodor Kabakchiev (Husqvarna) 19pts

10. Graham Jarvis (Husqvarna) 15pts



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também

close