O Campeonato Mundial de Supercross 2022 chegou na Oceania neste final de semana, com o Grand Prix da Austrália, 2ª etapa da temporada inaugural do WSX e que também valeu pela 1ª etapa da temporada 2022 do Australiano de Supercross. Shane McElrtah venceu a etapa e conquistou o título da categoria SX2, enquanto na WSX, Joey Savatgy venceu a etapa, mas o título foi conquistado por Ken Roczen.
O americano, Shane McElrath levou a equipe RWR Racing para o primeiro título da história do WSX na categoria SX2. McElrath levou a vitória no geral da categoria após vencer a Superfinal (2-2-1). O inglês, Max Anstie (Genuine Honda), venceu a primeira etapa e terminou na segunda posição (1-3-2) enquanto o australiano Aaron Tanti (CDR Racing) terminou na 3ª posição ( 12-1-3), confirmando o favoritismo para a temporada 2022 do campeonato Australiano.
O top 5 final do campeonato na categoria SX2 ficou com Shane McElrath, Max Anstie, Chris Blose, Aaron Tanti e Mitch Oldenburg.
Ken Roczen e a Honda conquistaram o título da categoria principal (WSX) após uma etapa dramática. O alemão venceu a primeira bateria, não terminou a segunda por causa de um pneu furado e terminou a eletrizante Superfinal em segundo lugar, garantindo assim a segunda posição no geral do GP e quebrando seus anos de jejum de títulos. Quem venceu a etapa, foi Joey Savatgy (2-1-1) da equipe RWR, favorito da noite. A dupla da MotoConcepts Honda, Justin Brayton and Vince Friese terminaram em 3º e 4º lugar no geral.
O top 5 final do campeonato na categoria WSX ficou com Ken Roczen, Joey Savathy, Vince Friese e Justin Brayton.
Estava previsto uma temporada de 3 etapas como termômetro do novo campeonato, mas a organização resolveu encurtar a temporada em Melbourne, com apenas duas temporadas, prometendo uma temporada mais extensa e abrangendo mais países e continentes em 2023.
Veja os resultados do GP da Austrália 2022:
SX2
WSX
Assista o GP da Austrália:
*Photo copyright by WSX Media