Mesmo sem ganhar qualquer manga, Tim Gajser subiu ao degrau mais alto do pódio no final do dia em Kegums.
2.º em ambas as corridas do Grande Prémio da Letónia, o piloto da Honda viu Jeffrey Herlings (1.º/4.º) “oferecer-lhe” a vitória na classificação geral quando o holandês sofreu uma queda na última volta da derradeira manga.
O holandês dominou a primeira corrida do dia mas, na segunda, tentou “roubar” o triunfo a Jorge Prado e pagou caro o risco que correu. Com uma omoplata partida há três semanas, resta saber se a queda sofrida pelo “Bullet” agravou ou não a lesão.
Herlings subiu ao degrau mais baixo do pódio já que o desempate com Jorge Prado (4.º/1.º) resultou a favor do espanhol. O galego mostrou-se algo agressivo ao longo das duas mangas – fazendo alguns “blockpass” aos seus colegas de marca – e ascendeu ao 3.º posto no campeonato.
Com Gajser, Prado e Herlings no pódio, o 4.º lugar final foi para Romain Febvre (5.º/3.º). Após uma primeira manga menos conseguida, o francês caiu quando liderava a segunda corrida e deitou a perder a oportunidade de ganhar pontos a Tim Gajser na classificação provisória.
Quem também foi atraiçoado por uma queda na última manga foi Antonio Cairoli (3.º/6.º). O italiano ganhou a batalha pelo 3.º posto com Jorge Prado na primeira corrida mas acabaria o dia na cauda do Top 5.
No campeonato de MXGP, Tim Gajser ampliou a sua vantagem para 13 pontos sobre Romain Febvre. No entanto, Jorge Prado e Antonio Cairoli estão apenas a 5 pontos do francês. Quanto a Jeffrey Herlings, o holandês está agora a 43 pontos de Gajser… com 19 provas no calendário, está tudo em aberto entre estes cinco pilotos!
O Mundial de Motocross tem agora uma paragem de quase um mês no seu calendário. O circuito de Afyonkarahisar na Turquia recebe uma jornada dupla nos dias 5 e 8 de Setembro!