HomeBlogCurso de Motocross: a importância de um bom treinamento

Curso de Motocross: a importância de um bom treinamento

Fazer um curso de motocross é tarefa essencial para quem quer começar a praticar o esporte.

Isso porque não é fácil pilotar. É necessário conhecer todas as técnicas, treinar e ter todo um conhecimento teórico antes de sair por aí dando saltos.

Quer saber mais sobre os cursos de motocross? Confira o texto a seguir! Boa leitura!

Confira: A Origem do Motocross

Por que fazer um curso de motocross?

Fazer um curso de motocross é muito importante, especialmente se você ainda não sente tanta confiança em cima da moto.

Isso porque a prática do motocross requer que você não somente utilize os equipamentos adequados, mas que também domine as principais técnicas de pilotagem, pois assim você consegue atravessar os obstáculos dos terrenos off road com mais facilidade e, principalmente, segurança de que não corre o risco de se acidentar.

Além disso, cursos de motocross podem ser excelentes opções para pais que têm filhos que também são amantes do motocross ou pais que não necessariamente pilotam, mas que querem incentivar seus filhos.

Crianças já podem começar a pilotar com 7 anos (desde que na moto adequada) e é importante que aprendam desde cedo as dicas mais importantes para que possam desenvolver uma prática mais segura do esporte no futuro.

A importância de um bom treinamento

Treinar não é importante somente para que você possa sair por aí executando as manobras mais radicais que o esporte pode oferecer. Na verdade, é algo que todo piloto deve fazer, independentemente de querer buscar carreira profissional ou não.

Isso porque a prática do motocross pode não ser 100% segura se você não tiver todas as informações e o treinamento adequado para pilotar.

Não dá pra simplesmente pegar em uma moto de motocross e já fazer uma trilha se você nunca andou de moto antes, ou se só andou de moto no asfalto liso, com motos normais.

O terreno off road é bem diferente do que estamos acostumados e existem diversas coisas que você deve ter em mente na hora de pilotar por esses terrenos.

Além disso, existem técnicas de pilotagem que ajudam a melhorar o seu desempenho e diminuir as chances de que você se acidente.

Isso sem falar que você tem que saber o que fazer em cada situação. Na hora de cruzar um rio, por exemplo. É preciso saber o que fazer caso o rio seja mais raso e o que fazer caso ele seja mais profundo.

Uma pessoa que não fez um curso de motocross e se depara com uma situação dessas pode acabar escolhendo a alternativa errada, o que pode até mesmo estragar a moto.

Portanto, é importante fazer um bom curso de motocross antes de começar a prática, especialmente se você nunca dirigiu off road.

Como escolher um bom curso de motocross

Na hora de escolher um curso de motocross, você vai precisar levar alguns fatores em consideração. Confira a seguir o quê levar em consideração na hora de escolher o seu curso de motocross:

Instrutores experientes

O ideal é que você encontre uma escola ou professores que tenham experiência ensinando outras pessoas a pilotar.

Os melhores profissionais são aqueles que já atendem há bastante tempo, pois a experiência com outros alunos fez com que aprendesse técnicas para ensinar melhor.

Por esse motivo, esses instrutores podem ser mais caros do que os iniciantes. Entretanto, se somente o instrutor iniciante couber no seu orçamento, vá com um iniciante.

É melhor ir com um instrutor de motocross iniciante do que com nenhum, pois a prática do motocross pode ser perigosa se for feita por pessoas que não foram treinadas.

Lembre-se sempre: o mais importante é que, no começo, você nunca pratique motocross sozinho.

A presença de alguém mais experiente, de preferência um instrutor profissional é essencial para que você não faça a prática de maneira equivocada e corra o risco de se machucar.

Além disso, é uma forma de conseguir evoluir mais rapidamente, já que o instrutor vai te passar todos os truques que ele aprendeu durante os seus anos de prática.

Aulas teóricas e práticas

Outro fator a ser levado em consideração são as aulas práticas, especialmente se você não tem moto, pois um curso de motocross pode te ajudar a já ir se acostumando a andar na moto enquanto não tem o dinheiro para comprar a sua moto definitiva.

Além disso, as pistas oferecidas em escolas de direção vão te ajudar a pegar confiança em diversas situações comuns à prática do motocross.

Entretanto, você também deve escolher um curso que tenha as aulas teóricas, pois, apesar das aulas práticas serem as que mais ensinam de fato a andar de moto, as teóricas vão te deixar preparado para saber o que fazer quando estiver em situações específicas.

Curso de Motocross: Perguntas Frequentes

Confira a seguir algumas perguntas frequentes relacionadas aos cursos de motocross:

Precisa de habilitação para pilotar motocross?

Depende. Se você quer pilotar uma moto com menos de 50cc, então a habilitação não é necessária para que a prática siga os conformes da lei.

Entretanto, se você quer utilizar motos mais potentes durante a sua prática, acima de 50cc, é necessário ter um documento que permita a prática.

Trata-se de AAC, ou Autorização para Conduzir Ciclomotores,  um documento um pouco diferente da CNH para motos convencional.

Como virar piloto profissional de motocross?

Para virar um piloto profissional, é necessário que você adquira um conhecimento técnico, teórico e prático de pilotagem para que possa ter condições de tirar a sua carteira de piloto profissional. São necessários anos de experiência e muito conhecimento.

Algumas maneiras interessantes de conseguir esses conhecimentos é através de um curso de pilotagem ou participando dos track days.

Uma vez que você tenha sua carteira de piloto profissional em mãos, então um universo de possibilidades e competições se abre à sua frente.

Conclusão

Como vimos, fazer um curso de motocross é importante para qualquer um que queira praticar motocross, até mesmo aqueles que já andam de moto no asfalto.

Isso porque os terrenos off road tem suas peculiaridades. Existem diversos desafios diferentes que você pode encontrar ao fazer uma trilha, por exemplo, e é necessário que você saiba exatamente o que fazer em cada situação.

Portanto, busque sempre por cursos que tenham instrutores experientes e aulas teóricas e práticas, para que você possa aumentar as suas habilidades em cima da moto ao mesmo tempo que aumenta o seu conhecimento sobre o off road.

A importância dos protetores de coluna

Leia Também

close