HomeHondaNo Tocantins, equipe Honda Racing acelera pelo Brasileiro de Rally Raid

No Tocantins, equipe Honda Racing acelera pelo Brasileiro de Rally Raid

Rally Jalapão desafia pilotos com muita areia em cinco dias de disputas; Mason Klein, Martin Duplessis, Gabriel “Tomate” Soares e Tiago Wernersbach estão confirmados na prova

Palmas (TO) – Hora de acelerar na terceira prova do Brasileiro de Rally Raid 2024. O Rally Jalapão desafia os competidores de terça-feira a sábado (18 a 22/6) com um percurso de 1270 quilômetros, 840 deles de especiais (trechos cronometrados), na famosa região do Tocantins. Uma imensidão de areia exigirá habilidade dos pilotos e eficiência dos equipamentos, em condições diferentes das encontradas nas provas anteriores. Para a equipe Honda Racing, o objetivo é brigar pela vitória geral e nas categorias em que está representada entre as motocicletas, de olho na liderança do campeonato.

Na Moto 1, Mason Klein, com a Honda CRF 450RX, quer prosseguir em sua adaptação aos ralis brasileiros. Acostumado a competir no Dakar, com direito a vitória de etapa, o norte-americano espera aproveitar a experiência de pilotagem no deserto para fazer a diferença nas areias do Jalapão. “Acredito que será uma ótima prova para mim, trabalhei em algumas mudanças no equipamento para me sentir melhor. Pretendo começar forte para aumentar minha chance de vitória. Os percursos no Brasil são menos abertos e é preciso ser fiel sempre à indicação do road book para não perder tempo. Estou me acostumando a um estilo diferente de rali”, explica o atual campeão do Sertões.

Na mesma categoria, e também com a CRF 450RX, Martin Duplessis é outro que está acostumado a andar na areia e considera esse tipo de piso um de seus preferidos. “Gosto muito do Rally Jalapão. Treinei bastante, a equipe trabalhou na moto e agora é começar uma semana de corrida de muita areia”, destaca o argentino campeão latino-americano da modalidade.

Gabriel Soares, o Tomate, larga com a missão de defender a ponta da classificação na Moto 2, na qual é o atual campeão brasileiro. O mineiro foca também as primeiras posições na geral. “Estou bem animado, no ano passado andei bem e a moto está muito boa, me sinto cada dia mais confortável com a CRF 450RX. Vamos em busca de mais uma vitória na Moto 2 e também na geral, que é meu grande objetivo.”

Para Tiago Wernersbach, que comanda a CRF 250F, a expectativa é de ampliar a vantagem na categoria Brasil, rumo ao tetracampeonato nacional. “Chegamos à metade do campeonato e estou muito confiante, preparado e motivado. Vamos em frente que o Jalapão nos espera”, finaliza o capixaba.

A programação do Rally Jalapão 2024 tem início com o prólogo, que define nesta terça-feira (18/6), em Palmas, as posições de largada. São Félix do Tocantins, no coração do Jalapão, é o destino da primeira etapa. Os competidores farão dois dias em laço (largada e chegada na cidade), para retornar no sábado à capital do Tocantins, onde serão premiados os vencedores.

Rally Jalapão
Campeonato Brasileiro de Rally Raid 2024 – 3ª prova

Programação*

18/6 – Terça-feira
13h – Prólogo
Deslocamento inicial – 6 km / Especial – 5,9 km / Deslocamento final – 6,3 km
19h – Briefing – Shopping Capim Dourado, em Palmas (TO)
20h – Largada promocional – Shopping Capim Dourado

19/6 – Quarta-feira
1ª etapa – Palmas / São Félix do Tocantins (TO)
Deslocamento inicial – 175 km / Especial – 191 km / Deslocamento final – 2 km
20h – Briefing

20/6 – Quinta-feira
2ª etapa – São Félix do Tocantins / São Félix do Tocantins (TO)
Deslocamento inicial – 20,50 km / Especial – 216 km / Deslocamento final – 2 km
20h – Briefing

21/6 – Sexta-feira
3ª etapa – São Félix do Tocantins / São Félix do Tocantins (TO)
Deslocamento inicial – 10,80 km / Especial – 249 km / Deslocamento final – 6,27 km
20h – Briefing

22/6 – Sábado
4ª – São Félix do Tocantins / Palmas (TO)
Deslocamento inicial – 13,9 km / Especial – 178 km / Deslocamento final – 187 km
19h – Cerimônia de premiação

Total percurso: 1270 km
Total especiais: 840 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Leia Também