HomeRevista PróO FASCINANTE MUNDO DAS MOTOCICLETAS E SUA HISTÓRIA.

O FASCINANTE MUNDO DAS MOTOCICLETAS E SUA HISTÓRIA.

A motocicleta se tornou um meio de transporte que caiu no gosto de todos, seja pela praticidade ou pela sensação de velocidade. Ela passou por diversas transformações no decorrer da história, mas você sabe qual foi a primeira moto?

PRÓ FATOS.

Um dos primeiros sujeitos a idealizar o “antepassado” das bicicletas e motos foi ninguém menos que o italiano Leonardo da Vinci.

Acredite se quiser, mas as primeiras bicicletas foram feitas de madeira, na Europa do século XVIII, elas eram chamadas de “celeríferos”.

A primeira moto do mundo foi inventada pelo americano Sylvester Howard Roper em 1869, era movida a vapor impulsionada por um motor com 2 cilindros e chegava a 48km/h aproximadamente.

Embora haja muitas reivindicações para este título, várias matérias na internet indicam Roper como o 1º inventor, alguns consideram como pioneiros o alemão Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach os fundadores da Mercedes-Benz, que desenvolveram a primeira moto com motor de combustão interna.

Foi no dia 29 de agosto de 1885 que o alemão Gottlieb Daimler, junto com Wilhelm Maybach, patentearam a Daimler Reitwagen, ou Einspur (“vagão de pilotar” ou “faixa única”, em tradução livre), considerada a primeira motocicleta da história a ser desenvolvida, já com motor de combustão interna movido à gasolina.

O motor dela alcançou 62 cc a uma potência de 1 cavalo-vapor (735  W) a 600 rotações por minuto. Uma versão revisada com um deslocamento menor (264 cm³) foi patenteado em 3 de abril de 1885 (DRP 34926). Com um peso de cerca de 60 quilos, o motor era comparativamente leve e produzia cerca de meio cavalo – vapor (368  W) a 700 rotações por minuto. As pequenas dimensões e o baixo peso, mas também a operação com gasolina, tornaram o motor de relógio de pêndulo menor ideal para um uso independente do local.

De acordo com a Mercedes-Benz, a força gerada pelo motor era transmitida por uma correia de couro que podia ser posicionada em duas polias com tamanhos diferentes, sendo uma forma simples de beneficiar as duas marchas que ela possuía.Patenteada como “Máquina movida a Gás ou Petróleo”, a Daimler Reitwagen chegava a atingir a velocidade máxima de 12 km/h, mas os sócios deixaram o invento de lado para se dedicar à fabricação de automóveis.

O primeiro piloto de uma moto a combustão foi Paul Daimler, o filho de 16 anos de Gottlieb.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também