HomeRevista PróO retorno da Giallo Ducati: pinturas especiais para as equipes oficiais do...

O retorno da Giallo Ducati: pinturas especiais para as equipes oficiais do WorldSBK e MotoGP.

Andrea Ferraresi, Diretor do Centro Stile Ducati: “A Ducati tem uma história extraordinária da qual seus fãs apaixonados estão extremamente orgulhosos. A cor amarela é uma parte importante disso e optamos por celebrá-la através de uma pintura contemporânea cheia de energia”

A Ducati presta homenagem à sua história no mundo das corridas ao anunciar que as equipes oficiais do WorldSBK (Aruba.it Racing – Ducati Team) e do MotoGP (Ducati Lenovo Team) competirão em as rondas de Misano dos respectivos Campeonatos Mundiais com uma decoração especial caracterizada pelo regresso da cor Giallo Ducati.

O projeto foi apresentado durante uma conferência de imprensa realizada no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli em que o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, o Diretor do Centro Stile Ducati, Andrea Ferraresi, participaram juntamente com o designer italiano Aldo Drudi, o homem que criou a pintura especial. A revelação para os fãs aconteceu pouco antes da volta de apresentação da Corrida-1 da rodada italiana de SBK, quando a Aruba.it Racing – Ducati Team abriu a porta da garagem e os pilotos oficiais, o Campeão do Mundo Álvaro Bautista e o companheiro de equipe Michael Ruben Rinaldi, entraram na pista montados em suas respectivas Panigale V4 R em Giallo Ducati com macacões coordenados com as tonalidades da moto.

O amarelo é uma cor que tem uma tradição importante na história da fabricante de motocicletas de Bolonha. As primeiras motos esportivas nesta cor datam da primeira metade dos anos 70 (a 750 Sport e a 750 SS Desmo da equipe Spaggiari), mas foi na década de 90 que Giallo Ducati, a cor que inspirou especificamente esta pintura, teve o momento de maior popularidade com a adoção no mundo das corridas, que depois se estendeu à produção em série. Os modelos memoráveis da Giallo Ducati incluem certamente a Ducati 748, cuja versão de corrida levou Paolo Casoli à vitória na edição de 1997 da Supersport World Series, sem esquecer superbikes como as 916, 996, 749, 999 e outros modelos diversos no intervalo.

“A Ducati tem uma história extraordinária da qual seus fãs apaixonados estão extremamente orgulhosos. A cor amarela é uma parte importante disso e escolhemos celebrá-la através de uma decoração contemporânea cheia de energia. – declarou Andrea Ferraresi, Ducati Centro Stile Director – A cor é um ingrediente essencial para o reconhecimento da marca e um elemento fundamental para todos os Ducatisti. A Ducati é Vermelha, mas a Amarela também nos pertence e ao mesmo tempo tem uma importante tradição no automobilismo italiano. A Giallo Ducati reflete aspectos importantes da nossa identidade, como a energia, o entusiasmo e a audácia e é um belo tributo à nossa história esportiva no ano em que corremos como Campeões do Mundo nos dois mais importantes campeonatos do motociclismo”.

Do ponto de vista cromático, a pintura da Panigale V4 R da Aruba.it Racing – Ducati Team foi projetada a partir da base gráfica original. Giallo Ducati torna-se a cor dominante da moto e é atravessada por blocos e linhas pretos, cinzas e brancos, criando uma combinação que celebra a história esportiva da fabricante de motocicletas com sede em Bolonha, mas ao mesmo tempo dá à Giallo Ducati uma identidade moderna.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também