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Passeio de Trilha Dakota 600 2022


Passeio de Trilha Dakota 600 2022

Todos nós já vimos as vistas das estradas dentro e ao redor do Monte Rushmore; ano após ano, não faltam fotos impressionantes do Sturgis Motorcycle Rally. Mas você já se perguntou o que está além da calçada? Um verdadeiro cavaleiro da terra está sempre se perguntando. Talvez você não soubesse que há um lado sujo das Black Hills de Dakota do Sul, e um passeio sujo em que você pode entrar chamado Dakota 600, que acontece todos os verões.

trilha de navegação off-road em dakota 600
Quer explorar o lado sujo das Black Hills de Dakota do Sul? Claro que sim. O Dakota 600 é a melhor maneira de fazer isso. Jean Turner

Este evento anual, organizado pelo organizador do evento Bill Hearne, não é apenas uma ótima oportunidade para explorar a melhor pista única off-road de Black Hills em uma viagem com tudo incluído, mas também serve a um propósito mais amplo de arrecadação de fundos para acesso off-road. O passeio Dakota 600 não é barato, com uma taxa de entrada de quase dois mil, mas junto com as refeições e acomodações incluídas nesse preço, Hearne diz que US$ 1.000 de cada entrada vão direto para os esforços de desenvolvimento de trilhas na área de South Dakota Black Hills.

“O Dakota 600 foi projetado como um passeio de arrecadação de fundos, e para o que usamos esses fundos é desenvolver novas trilhas de motocicleta em terras federais, BLM e terras da Floresta Nacional”, explicou Hearne. “Quando você vai ao serviço florestal e diz: ‘Queremos uma nova trilha’, a primeira coisa que eles dizem é: ‘Não temos dinheiro’. Então, minha ideia disso era conseguir o dinheiro.

off road andando sentado em uma bicicleta suja olhando para o monte rushmore
O passeio Dakota 600 é baseado em Keystone, Dakota do Sul. A área oferece vistas deslumbrantes a cada esquina, incluindo, é claro, o Monte Rushmore. Jean Turner

“O Dakota 600 gera os fundos de que precisamos para desenvolver trilhas de motocicleta, e estamos nos tornando mais bem-sucedidos nisso. O passeio em si é um evento de alta qualidade. Eu o projetei para ser o melhor passeio off-road dos Estados Unidos, e acho que chegamos muito perto de conseguir isso. Eu roubei o conceito de Malcolm Smith. Você vai dar uma volta com Malcolm e ele sempre usou o termo “melhor disponível”. Temos a melhor hospedagem disponível, a melhor comida disponível, os melhores guias disponíveis, rotas, tudo é realmente de alto nível.”

Eu nunca tinha ouvido falar do Dakota 600, mas não precisei pensar duas vezes quando veio um convite da Beta USA para andar com Rodney Smith em motocicletas Beta 300 RR por quatro dias. Eu não tinha certeza do que esperar, mas não importa o quão retorcido ou frio o passeio fosse, isso é óbvio. Depois de me comprometer com a viagem, fiquei curioso para descobrir a natureza do evento. Pela aparência do que pude encontrar on-line, pensei que estava em um evento ADV/dual sport com alguns passeios off-road leves.

Bem. Dentro da primeira hora de equitação no Dia 1, percebi o quão imprecisa era minha suposição.

andar de bicicleta de terra andando de bicicleta na trilha na dakota 600
Ross Rhode – também conhecido como “Rosco” – um revendedor Beta local e fodão residente, é um dos muitos LEMs Dakota 600, ou líderes de trilhas, que guiam os pilotos. Jean Turner

Dakota 600: Dia 1

Eu fiz uma pausa na única faixa rochosa, ou o que sobrou dela. A trilha que estávamos trilhando havia desaparecido para uma linha quase imperceptível que poderia ter sido um caminho de jogo. Este era o caminho certo? A poeira de Rodney Smith havia desaparecido há muito tempo; é assim que é andar com um cinco vezes campeão do GNCC. O 300 RR grunhiu até a crista rochosa que se projetava do topo da colina. O estalo voltou ao meu ouvido e eu pude ouvir Rodney novamente. Estávamos agora pelo menos do mesmo lado da montanha. “Eu te vejo, continue avançando”, disse a voz no meu capacete. “Vá para a esquerda, descendo a colina.”

A pista única ressurgiu, torcendo seu caminho ao redor das árvores quando começou uma inclinação lateral pela parte de trás. A rocha solta e as raízes retorcidas mantiveram a suspensão dianteira ocupada enquanto o Beta e eu rastejamos até a colina. Eu lutei contra o front-end enquanto patinávamos de um lado da trilha para o outro, minhas coxas pegando fogo por funcionarem como uma extensão do choque. Se Rodney ouviu todo o ofegante vindo do meu lado, ele foi muito educado para comentar sobre isso. A trilha chegou à beira da linha das árvores, abrindo-se para um prado de grama na altura da cintura com uma estreita faixa de trilha através dela. Rodney e nossos líderes de trilhas, chamados de “LEMs” pela tripulação do Dakota 600, estavam na travessia da estrada na extremidade do prado.

ciclista de terra navegando em trilha única pela floresta em dakota 600
Uma aventura off-road de quatro dias com motocicletas Beta e Rodney Smith? Isso é óbvio. Jean Turner

“Isso é tão lindo!” Eu exclamei pela centésima vez. Enquanto eu navegava pelo prado, pode ter sido a primeira vez naquele dia que fui além da segunda marcha.

O cenário ao longo do passeio Rock and Ruts South é tão bonito quanto traiçoeiro, com paisagens fotográficas milha após milha torcida, rochosa e cheia de raízes. Se você achou bonito das estradas pavimentadas, você deveria ver a vista do lado sujo.

Teríamos feito uma pausa para outra foto, mas a bizarra temperatura de 102 graus incitou nosso grupo. A única coisa que manteve as condições suportáveis foi continuar se movendo. Aliás, eu poderia ter deixado meu pacote de câmeras no hotel, mas é sempre difícil saber o que esperar quando você está indo para um evento off-road pela primeira vez.

ciclistas de terra descansando em uma única trilha na dakota 600
Nosso grupo, composto por Rodney Smith, eu, vários moradores locais e alguns pilotos de retorno, se moveu ao longo do loop “A” em um ritmo acelerado. Jean Turner

O passeio Rock and Ruts South foi rotulado como “A” em uma escala de C a C+, B-, B e assim por diante. Um “C” indica mais estradas e é grande para bicicletas (pense BMW GS), enquanto “A” é apenas para bicicletas de enduro. Então, quão difícil é, realmente? A ideia de outra pessoa de um passeio “A” pode variar muito da sua. Mas duas horas depois de uma viagem de quatro dias, eu estava descobrindo onde estava. Eu estava completamente exausto. Minhas mãos estavam começando a bolhas, minhas coxas e meus ombros estavam pegando fogo, e eu estava começando a me perguntar se estava por cima da minha cabeça.

Nossa equipe incluía Ross “Rosco” Rhode, um revendedor Beta local e o equivalente de Dick Burleson, Dakota do Sul. A bordo de seu Beta de dois tempos de 200cc, Rosco correu com Rodney a reboque, provavelmente ansioso para mostrar seu quintal para a ex-estrela mundial do motocross. Alguns outros moradores locais e os passageiros que retornaram Dakota 600 formaram nosso grupo de oito, que estava se movendo em um ritmo acelerado.

Nossa intenção original para o Dia 1 da viagem era ir com calma. O organizador do Dakota 600, Bill Hearne, queria que Rodney e eu nos juntássemos a ele em um cruzeiro turístico, principalmente em estradas. Como éramos novos na área e no evento, agradecemos. Acordamos naquele primeiro dia pensando que estaríamos dando um passeio tranquilo pelas Black Hills. Mas naquela manhã veio uma mudança de planos enquanto Bill estava se sentindo mal. O plano B era fazer o passeio A com Rosco e a tripulação. Facilitar a experiência Dakota 600 se transformou em pular direto para o fundo do poço.

ciclistas de sujeira descansando na estrada na dakota 600
Sim, 102 graus e todos os sorrisos. O calor deve ter nos seguido da Califórnia, porque raramente é tão quente em Dakota do Sul. Jean Turner

Ross continuou a guiar nosso grupo mais fundo nas colinas. Depois dos cumes vieram os leitos dos riachos, a floresta, os cumes rochosos, mais prados e a estrada de terra ocasional que oferecia uma explosão de ar muito necessária. Depois de quatro horas, percorremos quase 30 milhas e, além dos trechos da estrada, parecia que mal saí da segunda marcha.

As trilhas acidentadas também nos trataram com a árvore caída ocasional, que os moradores locais pulam como se fosse normal. Pedras com as quais posso lidar; sou um cavaleiro do deserto. Mas os registros não são algo que eu encontro com tanta frequência. Apesar do meu melhor esforço, eu me atravelho ao vê-los, o que me deixa no pé de trás quando finalmente tento cruzar um. E o Dia 1 também foi um exercício para aprender a confiar no Beta 300 RR. Eu normalmente me contento em levar meu 250F nas trilhas, já que ando principalmente de motocross e não tenho uma trailbike dedicada. E como é fácil esquecer o quão incrível pode ser uma moderna máquina de trilhas construída especificamente.

ciclista de terra andando pelo túnel na rodovia de agulhas com o monte rushmore ao fundo
A Needles Highway serpenteia pelas Black Hills, com cada um dos túneis de granito enquadrando perfeitamente o Monte Rushmore. Jean Turner

Depois de apenas 31 milhas, eu estava cozido, imaginando o quanto eu tinha deixado no tanque pelos três dias restantes de equitação. Carregamos as vans e fomos até a Pactola Lakehouse para almoçar e uma hidratação muito necessária. Se este fosse um evento de um único dia, eu teria deixado um cliente satisfeito naquele momento, mas esta é apenas a ponta do iceberg no Dakota 600. Felizmente, Hearne sabe como manter seus convidados abastecidos e motivados, e muito disso vem das festividades noturnas.

Refeições e acomodações estão todas cobertas, o que inclui café da manhã, jantar todas as noites e refrigeradores cheios de bebidas geladas em todos os lugares que você virar. O café da manhã é rápido todas as manhãs, mas os jantares são um assunto satisfatório. É um bom bufê caseiro, e muito disso: enchiladas de frango, lasanha, churrasco, presunto defumado, três pontas; eles não brincam. Cada noite também oferece uma reunião com seus novos amigos e uma chance de contar “mentiras e histórias altas” das façanhas do seu grupo naquele dia. As risadas e camaradagem que saem dos passeios de aventura são do que eventos como este são feitos. Todas as noites me fazia rir com novos amigos e ansioso para planejar as travessuras do dia seguinte.

ciclista de sujeira navegando no campo de pedregulho em dakota 600
Percolhendo meu caminho pelo Gary’s Diner. O Dakota 600 oferece rotas de todos os níveis, e os passeios “A” são exatamente isso. Venha preparado. Jean Turner

Dakota 600: Dia 2

O dia 2 nos enviou com Ross e o grupo “A” mais uma vez. Mais pesado na engrenagem, mais leve no equipamento da câmera, eu estava pronto para mais desta vez, especialmente porque era um bom refrigerador de 20 graus. Foi-me prometido que as trilhas de hoje eram “mais fluidas”, com menos coisas rochosas.

As promessas foram cumpridas, e eu me familiarizei com a terceira e quarta marchas enquanto nos deslocávamos entre as árvores na trilha matinal. Ele oferecia uma boa mistura, subindo através de cumes e mergulhando em manchas grossas de flora de folha caduca, onde saboreávamos o ar frio sob o dossel.

cavaleiros descansando com uma linha de bicicletas de terra no campo gramado em dakota 600
Rodney Smith e a gangue. Nosso grupo se reuniu com vários outros no Custer Crossing, nossa parada para almoço no Dia 2. Jean Turner

Então, o Dia 2 foi mais fluido, sim, mas não sem seus desafios. Mais árvores caídas, jardins de rochas e quase uma única trilha que quase desapareceu às vezes nos mantiveram alertas. Mas maior conforto e confiança no Beta 300 RR tornaram as coisas muito mais fáceis. E uma melhor tração, em vez de perseguir bolinhas de gude no Dia 1, somou um dia mais agradável.

Nós atravessamos um prado ondulado que revelou um mar de flores roxas na encosta norte. A grama na altura da cintura flanqueou ambos os lados da trilha, e eu estendi meu braço para sentir as flores fluírem como ondas debaixo da minha mão. Eu não podia mais reter meus gritos femininos de prazer neste colorido país das maravilhas, e avisei Rodney que ele poderia querer apertar o botão mudo em sua Sena até que estivéssemos fora do prado.

No entanto, eu também me tornei útil para a comunidade em geral. “OK, vamos usar vocês para queimar nesta trilha”, disse nosso líder de trilha. “Siga minha linha.”

Nós percorremos nossa grama, voltamos em torno de árvores e subimos uma encosta de volta para a floresta, onde nossa trilha pegou novamente. Fizemos o nosso caminho através de uma trilha de torção incrivelmente cênica que fluiu através de jardins rochosos e leitos de riachos (uma trilha B+ na escala Dakota 600, o que significa diversão e flui, mas de forma alguma fácil) e acabamos de volta à rodovia onde fomos para nossa parada de almoço no Custer’s Crossing.

cinco vezes campeão do gncc rodney smith andando em uma única pista na dakota 600
Rodney Smith, da Beta USA, cinco vezes campeão do GNCC, estava bem em seu elemento nas trilhas fluidas do Dia 2. Jean Turner

Nosso almoço de lazer foi seguido por uma diversão de pista única mais fluida, com mais desafios jogados na mistura, incluindo a seção Gary’s Diner – um (felizmente) curto cruzamento de campo de pedregulho semelhante ao Carl’s Diner no famoso Erzberg Rodeo. No momento em que nosso passeio foi feito, descobrimos que o dia havia se afastado de nós e foi muito mais tarde do que imaginamos. Este foi um forte contraste do Dia 1, durante o qual mancamos em casa na hora do almoço.

Talvez só precisássemos de tempo para nos aclimatar. Talvez tenham sido as temperaturas de três dígitos do dia anterior (raras para a área, sorte nossa) ou o caso grave de bunda de macaco no nosso primeiro dia. Mas o Dia 2 era o passeio que eu esperava ter, e no Dia 3 estávamos prontos para ir com calma e fazer alguns passeios.

beta 300 rr andando em uma única pista enquanto o piloto usa a técnica de stand up na dakota 600
Um Beta 300 RR de dois tempos com uma placa? Sim, por favor. Quase tudo acontece em Dakota do Sul. Jean Turner

Dakota 600: Dia 3

Nas Black Hills de Dakota do Sul, a pequena cidade de Keystone fica bem no meio de todas as coisas boas. O Monte Rushmore é visível ao longe e a cidade está escondida em colinas, que estão repletas de paradas e atrações divertidas; lojas e restaurantes, é claro, e também tirolesa, cursos de cordas, uma montanha-russa, um passeio de trem para a próxima cidade, exploração de cavernas, acesso ao lago e assim por diante. Está tudo a apenas alguns minutos de distância, e até mesmo as próprias estradas são uma atração. A Needles Highway não é apenas cênica, mas provavelmente ainda mais divertida do que a montanha-russa, do outro lado da rua do nosso hotel, que fez as crianças gritando zunindo durante toda a semana.

Fitas de rodovia amanteigada e suave são regadas como mel pelas colinas ondulantes, às vezes completamente sombreadas pelo dossel. Eu estava mais uma vez lutando contra o desejo de rir enquanto fechamos de curva em curva, a estrada girando em curvas de 270 graus, para trás e sobre si mesma novamente, enviando-nos através de seções de pista dividida que pareciam quase trilhas de floresta pavimentadas. Este trecho histórico da rodovia tem tudo a ver com saborear a beleza das Black Hills, seus famosos túneis de granito enquadrando o Monte Rushmore perfeitamente à medida que você emerge da escuridão. Agora entendo por que este lugar é o nirvana para pilotos de estrada.

fundador da strider bikes ryan mcfarland andando em uma única pista na dakota 600
Ryan McFarland, fundador da Strider Bikes, é outro local e regular no Dakota 600. Jean Turner

Essa é outra coisa divertida sobre Dakota do Sul; aqui, uma bicicleta off-road de dois tempos de 300cc pode ser uma motocicleta de estrada. Não é muito bom, mas não vamos manter isso contra ele. Sair para uma rodovia movimentada em uma bicicleta de terra de dois tempos foi uma satisfação presunçosa para este nativo da Califórnia, e a experiência foi quase intocada pela ligeira oscilação de pneus não DOT desequilibrados na calçada.

As vistas eram ótimas, e ver o Monte Rushmore pessoalmente é certamente uma experiência digna. Mas não viemos aqui pelas rodovias.

massa de bicicletas de terra estacionadas em frente à pousada rushmore express
O Rushmore Express Inn é ultrapassado por motociclistas sujos durante o Dakota 600. Brady Allen

Dakota 600: Dia 4

Dia 4, nosso passeio final do Dakota 600, optamos por mais pista única. Desta vez, saímos com o grupo Single-Track 101. Rodney achou que seria divertido ajudar com o grupo de pilotos que queriam tentar trilhas mais difíceis pela primeira vez. O passeio foi liderado por Dakota 600 LEM Ryan McFarland, que, a propósito, é o fundador da Strider Bikes, as bicicletas push que quase todas as crianças do mundo têm agora. A Strider Bikes está localizada nas proximidades de Rapid City, e Ryan é um frequentador regular no Dakota 600.

Ryan e Rodney trouxeram nosso grupo para um prado com algumas pedras e troncos para praticar algumas habilidades de pilotagem off-road. Eu tinha a intenção de tirar mais fotos, mas rapidamente reconheci a oportunidade em mãos e guardei minha câmera para participar dos exercícios. Afinal, não é todo dia que você recebe uma aula off-road gratuita de um cinco vezes campeão nacional do GNCC.

ciclista de terra em uma única pista na dakota 600
Os iniciantes em nosso grupo Single-Track 101 no Dia 4 acabaram não sendo tão iniciantes. Em pouco tempo, acabamos voltando às coisas boas. Jean Turner

Nosso grupo de iniciantes acabou não sendo tão iniciante, e logo estávamos a caminho para um passeio de trilha. Como estávamos avançando sem problemas, decidimos seguir algumas trilhas mais difíceis. Eventualmente, acabamos nas mesmas trilhas B+ que fizemos no Dia 2, mas desta vez ao contrário. Fizemos uma pausa para algumas operações de fotos importantes em nosso out-and-back, então estava de volta à rodovia para hambúrgueres no Sugar Shack.

Depois do almoço no nosso último dia, decidimos que era hora de nos deliciar com um mergulho no Lago Pactola. Agora, este é um grande item da lista de desejos para mim: vá até um lago e entre. Parece simples, mas para um piloto do deserto SoCal que virou motocrosser, essas oportunidades não aparecem com muita frequência. Estacionamos as bicicletas e tivemos que subir e sobre uma encosta para chegar ao lado nadar do lago. A costa rochosa era perfeita para mergulhar, e fiquei agradavelmente surpreso com a temperatura perfeita do lago.

participantes do evento ao lado do lago pactola
Nosso passeio no último dia terminou no Lago Pactola. Jean Turner

Flutuar de costas no Lago Pactola, olhando para o céu de Dakota do Sul e encharcando meus músculos doloridos, foi o final perfeito para quatro dias de incrível equitação off-road. Isso estava muito além das estradas de pista dupla e terra que eu esperava. Este foi um chute na bunda. Mas é um que eu dei as boas-vindas, especialmente do assento de uma motocicleta Beta. Andar junto com o membro do Hall da Fama da AMA Motorcycle, Rodney Smith, e badasses locais como Ross Rhode e Ryan McFarland, de Strider, foi outro deleite em si, e os amigos que fizemos no Dakota 600 foram a melhor lição.

O jantar final estava cheio de rostos exaustos e amigáveis, prontos para beber depois de sobreviver a quatro dias de aventuras off-road em Black Hills. Para alguns, foram centenas de quilômetros de passeios e apreciando algumas das melhores paisagens americanas, desde rebanhos de búfalos e antílopes até cachoeiras, topos de montanhas, cidades históricas madeireiras, o Museu da Motocicleta Sturgis, Fort Meade, o Custer State Park e o Crazy Horse Memorial. Para outros, como nós, era tudo sobre mergulhar fundo na floresta de Black Hills para a melhor faixa única que Dakota do Sul tem a oferecer.

pessoa mergulhando no lago
Não é uma maneira ruim de terminar quatro dias de passeios épicos em trilhas. Ryan McFarland

Vá Lá Fora!

Como tantos, tenho certeza, os últimos anos foram cheios de longos dias presos em casa, sonhando acordado com todas as viagens que eu faria, algum dia. Bem, a boa notícia é que um dia está de volta. Com a COVID diminuindo e os preços do gás caindo da estratosfera, chegou a hora de voltar lá. Ligue para seus amigos. Reserve a viagem. O melhor momento para fazer o que você quiser fazer é, sempre, hoje.

Com um custo de cobertor, passeios como o Dakota 600 cuidam de acomodações, comida, trilhas, rotas e guias. Você está nas melhores mãos possíveis para explorar o melhor da área. Apenas traga sua bicicleta e esteja pronto para a aventura de uma vida.



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