O Campeonato Brasileiro de Motocross se despediu de Morrinhos (GO) com provas válidas pela 6ª etapa e também pelo campeonato Estadual da modalidade. A cidade que recebeu pela sexta vez a competição foi palco de disputas que aumentaram ainda mais a corrida pelo título.
Pódio MX1 – foto Adriano Gomes/CBM
A categoria MXJR movimentou o domingo de Dia dos Pais, com disputas eletrizantes nas cinco primeiras posições. Na largada, Pedro Piroli (Yamaha) fez o holeshot, mas teve dificuldades em se manter na primeira posição. O piloto que é vice-líder do campeonato sentiu a pressão de Bernardo Tibúrcio (KTM), atual campeão brasileiro da categoria e líder da competição, com quem teve várias trocas de posição. Os pilotos praticamente correram lado a lado. Mas foi nos últimos minutos de prova que Piroli acabou tendo problemas com a moto e acabou perdendo o ritmo, dando espaço para Tibúrcio assumir a ponta da tabela. Com a vitória ele segue com 100% de aproveitamento e se mantém na liderança da competição, se aproximando novamente do título de campeão brasileiro. Bernardo Tibúrcio já faturou neste fim de semana em Morrinhos, o título de campeão brasileiro pela 125c 2T.
MXJR
1 BERNARD0 TIBURCIO
2 PIETRO PIROLI
3 HIAN COSTA SANTOS
4 GABRIEL CIRINO
5 KEVIN DE PINHO
Na MX3 a briga foi pela decisão da liderança do campeonato. O goiano, Wellington Garcia (Yamaha) e Marcelo Lima (Ratinho) )(Yamaha) iniciaram a prova empatados no saldo de pontos e vitórias e fizeram uma disputa emocionante, que só foi decidida nos minutos finais. Os pilotos fizeram um percurso com várias trocas de posição, andaram lado a lado, mas foi Ratinho quem levou a melhor e assumiu a ponta da tabela. Com a vitória o piloto fica com uma vantagem de três pontos do goiano, totalizando 134 pontos no campeonato. Destaque também para o argentino José Felipe, campeão da 5ª etapa realizada na sexta-feira em Morrinhos, que fez uma excelente prova de recuperação. Logo na primeira volta o piloto sofreu uma queda, o que resultou na perda de posições. Com isso, ele acabou indo para o 16º lugar, mas acelerou forte e ainda conseguiu garantir o último lugar no pódio.
1 MARCELLO LIMA
2 WELLINGTON GARCIA
3 MATOS CARLOS EDUARDO MENDES FRANCO
4 RAFAEL FARIA
5 JOSE FELIPE
Emoção também não faltou na disputa da MX1. Na primeira bateria o venezuelano Anthony Rodriguez (Honda) saiu liderando a prova e se manteve na posição até o final. O espanhol Carlos Campanho (Yamaha) que vinha para brigar pela vaga e se manter na liderança do campeonato, acabou se complicando com uma queda e precisou fazer uma prova de recuperação. O piloto Yamaha chegou a ficar no 13º lugar, mas conseguiu buscar posições e terminou na segunda posição, somando pontos importantes para se aproximar do título. O vice-líder do campeonato Jetro Salazar (Honda) chegou a ficar perto de assumir a liderança da prova, mas acabou terminando em quarto lugar. Na segunda bateria, válida também pela categoria Elite MX, Anthony manteve o desempenho e se assumiu a ponta da tabela, seguido pelo companheiro de equipe Jetro Salazar (Honda) em boa parte da prova. Mas o equatoriano acabou sentindo no final da disputa a pressão do espanhol Campano, que mesmo sem fazer uma boa largada garantiu o segundo lugar. O piloto Yamaha segue na liderança do campeonato. Pela MX2 destaque para Guilherme Bresolin(Yamaha), o estreante na categoria faturou a primeira posição pela 6ª etapa BRMX. O até então líder do campeonato, Gabriel Andrigo (Honda), teve problemas com a moto e precisou abandonar a prova. Com isso, Frederico Spagnol (Honda) que terminou em segundo lugar passa a assumir a liderança da competição.
MX 1
1 ANTHONY RODRIGUEZ
2 CARLOS CAMPANO
3 JETRO SALAZAR
4 PAULO ALBERTO
5 LEONARDO DE SOUZA
MX2
1 GUILHERME BRESOLIN
2 FREDERICO SPAGNOL
3 MARCELLO LEODORICO
4 JOAO PEDRO PINHO RIBEIRO
5 HENRIQUE HENICKA HENICKA
1 ELITE MX
2 ANTHONY RODRIGUEZ
3 CARLOS CAMPANO
4 JETRO SALAZAR
5 PAULO ALBERTO
GUILHERME BRESOLIN
Na MX2JR, Gabriel Mielke (KTM) e Vitor Hugo (Yamaha), líder e vice-líder do campeonato, respectivamente, travaram uma belíssima disputa até o fim, mas foi o piloto da KTM que levou a melhor e abriu 11 pontos de vantagem do piloto Yamaha.
MX2JR
GABRIEL MIELKE
VITOR HUGO DE BORBA
OTAVIO PEDRO DA SILVA
BERNARD0 TIBURCIO
LUIZ FILIPE VALE DA ROCHA
Até então com mesmo saldo de pontos e número de vitórias, as pilotos Mayara Basso, a Gringa do time Honda e Sara Raquel aceleraram em busca da definição da liderança do campeonato pela categoria MXF. A pista com várias canaletas acabou favorecendo a Gringa que se adaptou melhor a pista e conseguiu abrir boa vantagem sobre a adversária, concluindo o percurso na primeira posição. Sara ainda sofreu pressão de Tata Castro pela vice-liderança da prova, mas soube administrar e garantir a posição.
MXF
1 MAIARA BASSO
2 SARAH RAQUEL GUIMARÃES SILVA
3 THAIS CASTRO
4 LARISSA DALLÓ LAIRA
5 TAINÁ AGUIAR
BAIXAR FOTOS DA 6a ETAPA – MORRINHOS(GO)
O Campeonato Brasileiro de Motocross segue para sua última etapa nos dias 17 e 18 de setembro em Rio Fortuna (SC). A grande final também será válida pelo campeonato catarinense da modalidade. Uma das novidades do encerramento da temporada é a premiação histórica, serão R$100 mil reais em prêmios. O ator e também piloto Felipe Tito será o embaixador da Super Final, um grande incentivador do esporte. O evento também contará com diversas atrações, como show de freestyle, globo da morte, espaço kids e ainda show com a dupla Fernando e Sorocaba. Os ingressos para a Super Final já estão disponíveis através do link: COMPRAR INGRESSO