Existe um amigo no USA que esta andado em uma Yamaha YZ250 2022 há algumas semanas, ele falou que é como se apaixonar pela sua ex-mulher. “Esta é uma moto com a qual todos nós estávamos intimamente familiarizados, mas não corremos ou andamos há muito tempo”.
A nova Yamaha YZ250 custa no USA $7799. Se você quiser a Monster Energy Edition, que é a mesma, além da estética, ela custará mais US$ 200.
Há mais mudanças em 2022 do que em qualquer ano desde 2005. O mais óbvio é o chassi. Os plasticos, o tanque de combustível e o assento foram redesenhados para tornar a posição sentada mais nivelada da frente para trás, com transições mais suaves e largura mais estreita na área de aperto do joelho. A altura do assento é um pouco mais alta no meio, mas mais baixa na frente. Ao longo do caminho, o tanque de combustível perdeu cerca de um litro, agora medindo 1,85 galões que da 7 litros. Há mudanças na subestrutura, caixa de ar, freios e válvulas de suspensão. As taxas de mola são um pouco mais pesadas em comparação com o YZ250 de dois tempos do ano passado, dianteiro e traseiro. A corrente e as rodas perderam um pouco de peso e os pneus foram atualizados para Dunlop MX33s.
Sim, dois tempos ainda são mais leves do que quatro tempos, pelo menos neste caso. O YZ250 é 10 libras (4 quilos e meio) mais leve que o YZ250F.
Portanto, a frase “novo” não se aplica aqui. O Yamaha YZ250 2022 é novo o suficiente, mas ainda é um YZ250. Quando você olha para a moto, ela emite uma vibração mais moderna e, quando você a anda, pode notar uma mudança na ergonomia, mas somente se você tiver montado uma YZ mais antiga consecutivamente. Se você é um amante do YZ250, isso não passa de boas notícias!
A Yamaha tornou o novo modelo YZ250 um pouco mais estreito na frente sem alterar o quadro. Em algum lugar desse processo, perdeu um pouco de capacidade de combustível.
Não há diferença real de peso; a nova YZ ainda pesa 217 libras (98 quilos). Você sente isso imediatamente, especialmente em seções de velocidade lenta. A YZ250 ainda não é a melhor moto para curvas em pista, mas isso tem mais a ver com fornecimento de energia. Você tem que ligar a energia na quantidade certa ao iniciar sua curva. Isso não é novidade para pilotos de dois tempos, mas se você estiver voltando para um YZ250 depois de passar um tempo em um quatro tempos, terá que reaprender o toque mágico. O YZ250 tem um explosao mais forte do que até mesmo um KTM 250SX, que aumenta de potencia rapido o que gera uma curva de potencia mais mais ampla e acelera mais alto.
A verdadeira questão permanece inalterada. Não se trata do antigo YZ250 versus o novo. Trata-se de se perguntar se você é um homem de dois tempos ou não!