HomeHondaPilotos da Honda Racing encaram penúltima prova do Brasileiro de Enduro 2024

Pilotos da Honda Racing encaram penúltima prova do Brasileiro de Enduro 2024

Líderes em suas categorias, Bruno Crivilin (Elite e classe E1),Vinicius Calafati (E2) e Alexandre Valadares “Brankim” (E4) aceleram para deixar os títulos encaminhados em Camboriú-SC; Bárbara Neves compete na Intermediária e Gabriel Soares “Tomate”, como convidado na E2

Camboriú (SC) – O Brasileiro de Enduro 2024 está de volta a Santa Catarina para a sexta e penúltima prova da temporada. Um percurso de cerca de 60 km foi montado em torno da Fazenda Momm, em Camboriú, para as disputas deste fim de semana (21 e 22/9). A equipe Honda Racing compete com o objetivo de ampliar o domínio na competição e deixar os títulos nacionais encaminhados com os líderes Bruno Crivilin (Elite e classe E1), Vinicius  Calafati (E2) e Alexandre Valadares “Brankim” (E4). Bárbara Neves, ponteira da EF, compete desta vez entre os homens da Intermediária, já que não haverá programação para a classe feminina em solo catarinense. Já Gabriel Soares “Tomate”, piloto oficial de rally, corre como convidado na E2.

Com a motocicleta Honda CRF 250RX, Crivilin está invicto na competição e conhece bem as características do terreno de Camboriú. Em 2023, quando disputou o Mundial da modalidade, o piloto 10 vezes campeão nacional participou da prova como convidado e gostou muito da experiência. “Estou ansioso para voltar, eu me diverti muito na corrida. Os organizadores capricham demais. Espero brigar pela vitória nos dois dias, são etapas definitivas para o campeonato, espero que a equipe saia com os objetivos alcançados”, comentou o destaque da Elite (geral) e da E1. O capixaba lembra que a previsão para o fim de semana é de chuva, o que pode esquentar a disputa.

Calafati está animado na liderança da classe E2. No comando da CRF 450RX, ele não competiu no ano passado (recuperava-se de lesão), mas tem uma boa ideia do que o aguarda. “Eu acompanhei a prova para ajudar a equipe e me pareceu muito boa, com especiais mais abertas e de alta velocidade. Acredito que será uma prova bem bacana, fiz alguns ajustes na moto e ela está ótima, estamos 100%. Podemos ser virtualmente campeões e esse é o objetivo”, revelou o paulista, que já soma oito conquistas nacionais.

Para Brankim, próximo de confirmar o tetra na E4 com a CRF 250F, a possibilidade de chuva é bem-vinda. “Gosto muito de correr nessa região, o piso escorregadio dificulta a prova, fica bem legal. As especiais são grandes e técnicas”, avaliou o mineiro, que venceu todas as etapas do ano na categoria para motos de fabricação nacional.

A exemplo do que fez na prova anterior, em Castro Alves (BA), Bárbara Neves trocará de moto e de categoria. Como a EF (Feminina), liderada pela goiana, não integra a programação, ela competirá na Intermediária, desta vez com a CRF 250RX. A expectativa é de mais uma vez brigar pelas primeiras posições, depois de subir no pódio da Intermediária em terceiro lugar. “Será uma ótima oportunidade para treinar e evoluir, na Bahia fiz excelentes tempos e pretendo melhorar meus resultados.”

Como convidado, Gabriel Soares “Tomate” mata as saudades do enduro na penúltima prova do Brasileiro, modalidade na qual possui um título nacional. O piloto da equipe Honda Racing de Rally, atual bicampeão brasileiro da modalidade e vencedor do Sertões pela classe Moto 2, está animado para acelerar a Honda CRF 450RX. “O objetivo maior é me divertir, faz três anos que não corro no Brasileiro de Enduro. Quero encontrar os amigos, estar no ambiente do enduro, que é um meio que eu gosto muito, e representar a equipe Honda Racing na E2. Claro que vou acelerar e dar o meu melhor, mas o intuito mesmo é me divertir”, finalizou o mineiro.

Cada volta pelo percurso de Camboriú contará com três especiais cronometradas: o Cross Teste Honda, com 7 km de extensão, e dois enduro testes, respectivamente, com 4,5 km e 8 km. Por dia, os pilotos farão três voltas no circuito.

A equipe Honda Racing de Enduro tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, ASW e Kenda.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2024

6ª prova – Camboriú (SC)
Base do evento – Fazenda Momm

Programação*

21 /9 (Sábado)
Das 8h às 10h – Vistorias / Parque fechado
9h – Briefing
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pré-Finish
16h20 – Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

22/9 (Domingo)
8h – Largada dos dois primeiros pilotos
14h – Parque fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais.

*A programação é fornecida pela organização do evento pode sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2024
Prova 6 – 21 e 22 de setembro – Camboriú (SC)
Prova 7 – 9 e 10 de novembro – Mairiporã (SP)

Leia Também