HomeRevista PróPIRELLI REVELA O NOVO DIABLO SUPERCORSA V4 SP

PIRELLI REVELA O NOVO DIABLO SUPERCORSA V4 SP

O novo pneu superesportivo foi apresentado no espaço Pirelli, durante o Festival Interlagos.

A Pirelli apresenta a quarta geração de pneus DIABLO Supercorsa. Anunciada durante o Festival Interlagos na última quinta-feira (22/06) e agora disponível para compra para o público em geral, a versão disponível é a SP, projetada principalmente para uso de rua. DIABLO Supercorsa V4 (este é o nome completo, em que o V4 significa a quarta série) é um produto totalmente novo em comparação com seu antecessor, o DIABLO Supercorsa V3, em termos de padrão de banda de rodagem, compostos, estruturas e perfis. Essa é a mais alta personificação do DNA esportivo da Pirelli, graças ao seu desempenho extremamente esportivo ou, para resumir em uma palavra, performance.

Além do lançamento do novo produto, a Pirelli marcará presença no Festival Interlagos com diversas atrações especiais. Uma delas será um conjunto de palestras, sempre com um convidado diferente, sobre múltiplos temas envolvendo o universo do motociclismo. Serão discutidos também aspectos como a diversidade e a inclusão, além de tópicos relacionados ao meio ambiente. A Pirelli, enquanto um importante ator social, quer aproveitar o evento para fomentar discussões que vão além do universo do motociclismo, ultrapassando as fronteiras da empresa.

O AUGE DA ESPORTIVIDADE PIRELLI NA RUA EM SUA QUARTA GERAÇÃO

A partir de 2002, ano em que nasceu o primeiro pneu DIABLO, a linha de produtos que leva esse nome identifica os pneus esportivos de motocicleta da Pirelli, continuando a história de sucesso que começou nos anos 1970, marcada por nomes empolgantes como Mandrake, Phantom, Gordon, Demon e Dragon. Com a família DIABLO, a Pirelli revolucionou os paradigmas globais de pneus de rua, criando uma marca adequada, enriquecida ano após ano pelas inovações tecnológicas e pela experiência adquirida no Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WSBK), em que a Pirelli é a fornecedora exclusiva de pneus desde 2004.

Depois de introduzir os pneus DIABLO Superbike em 2005 – slicks exclusivamente para uso em pista e projetados para a categoria Superbike –, em 2007, a Pirelli lançou a primeira geração de pneus de corrida ranhurados DIABLO Supercorsa SC, seguidos pela versão de rua SP em 2008. DIABLO Supercorsa SC tornou-se a referência absoluta para as categorias Supersport e Superstock, tanto nos campeonatos mundiais como nacionais e até agora é o padrão para os principais campeonatos. Da mesma forma, ao longo dos anos, o DIABLO Supercorsa SP foi selecionado como equipamento original nas mais prestigiadas motos Superesportivas e Hyper Nakeds. A segunda geração do DIABLO Supercorsa, apresentada em 2012, foi seguida pela terceira em 2018, e agora a quarta continua o caminho de excelência tecnológica iniciado há três décadas.

UMA ALMA, DOIS PRODUTOS: SC E SP, DA PISTA PARA A RUA

Quando a Pirelli decidiu fazer o primeiro DIABLO Supercorsa em 2007, fizeram com uma ideia e um objetivo bastante específicos. A ideia era fazer um pneu de corrida respeitando a filosofia básica do Campeonato Mundial de Superbike, ou seja, a ligação com a produção normal, portanto, não um pneu protótipo, mas um produto que pode ser usado tanto por pilotos profissionais quanto por pilotos não profissionais. O objetivo é aproveitar a categoria top mundial não só como uma vitrine para dar visibilidade à marca, mas também como um laboratório para desenvolver, com alguns dos melhores pilotos do mundo e as montadoras mais prestigiadas, soluções tecnológicas avançadas e pneus não para uso exclusivo pelos pilotos do campeonato mundial, mas também para uso diário.

E é precisamente com o DIABLO Supercorsa que nasceu o lema querido ao coração da Pirelli: “Nós vendemos o que corremos, corremos o que vendemos”, indicando como os mesmos pneus usados por pilotos profissionais em corridas podem ser comprados por qualquer motociclista. É por isso que, desde o início, o DIABLO Supercorsa foi desenvolvido como um projeto único, mas de duas formas: o pneu de pista SC em vários compostos e sua versão de rua SP.

Ao longo dos anos, o DIABLO Supercorsa SP tornou-se o pneu superesportivo ideal para todos os proprietários de motos de alto desempenho, que desejam uma experiência de condução de rua mais esportiva, graças a níveis extremamente elevados de aderência e desempenho. Mas, acima de tudo, continua a ser o melhor e mais imediato exemplo da transferência tecnológica de pista para a rua dos pneus Pirelli, uma vez que compartilha com o SC o padrão de banda de rodagem, perfis e muitos materiais e tecnologias utilizados em termos de estrutura, além da utilização do composto SC3 nas extremidades do pneu, para um maior grip em conduções mais esportivas.

ao piloto a inclinar-se para as curvas mais cedo, facilitando mudanças rápidas de direção. Ele também fornece estabilidade excepcional graças à área de contato estendida no estágio inclinado;

A traseira segue o mesmo padrão e geometria semelhante à dianteira, a fim de garantir o desempenho sincronizado do conjunto;

No DIABLO Supercorsa V4 SP, a tala do pneu é projetada para fornecer o máximo desempenho tanto com a pressão do pneu na estrada quanto com a pressão de uso da pista). É precisamente a possibilidade de diminuir a pressão dos pneus para as sessões de pista que diferencia claramente o DIABLO Supercorsa V4 SP dos outros pneus da gama hipersportiva da Pirelli.

Estrutura

Em comparação com o seu antecessor V3, o novo V4 utiliza novos materiais, tais como cabos estruturais de secção mais larga, compostos por um elevado número de fibras têxteis trançadas em conjunto para dar ao pneu uma maior rigidez combinada com melhores capacidades de absorção de impactos;

Cada tamanho tem sua própria estrutura, ajustada para um ótimo desempenho em combinação com a largura do perfil específico para esse tamanho, as proporções do composto e a disposição do padrão da banda de rodagem. Além disso, a estrutura do SP é otimizada para uso na rua, assim como para longas distâncias em linha reta em rodovias.

Compostos

DIABLO Supercorsa V4 SP é composto duplo tanto na dianteira como na traseira.

Dianteira:

O primeiro pneu DIABLO Supercorsa a adotar dois compostos na dianteira;

Layout com um composto central e de base emparelhado com um segundo composto nos ombros dos pneus (SC3);

O composto de base, que cobre todo o perfil do pneu e emerge entrando em contato com o asfalto na seção central, é de sílica total e extremamente versátil, proporcionando estabilidade térmica e garantindo um desempenho consistente em temperaturas frias e quentes;

O composto dos ombros é o mesmo utilizado na versão de competição SC3, na formulação 100% negro de fumo, e é capaz de garantir um excelente manuseamento e máxima aderência, mesmo em plena inclinação.

Traseira:

Em comparação com a dianteira, esta tem um composto central mais macio e uma lateral mais larga, mas ainda mantendo o composto de base da dianteira em apoio aos dois compostos em contato com o asfalto;

O composto central é 100% negro de fumo e otimizado para funcionar de forma eficaz em uma ampla gama de temperaturas, pois proporciona aderência e aquecimento rápido em várias condições. Além disso, garante estabilidade em altas velocidades e resistência;

O composto usado nos ombros é o mesmo usado na frente, então SC3, para aderência máxima saindo dos cantos;

O composto base, que está abaixo dos dois compostos que estão em contato com o asfalto, possui uma formulação 100% negro de fumo e foi projetado para funcionar da melhor maneira possível com os outros dois compostos, proporcionando estabilidade térmica e uma melhor sensação para o motociclista.

PEDIGREE BEST-SELLER: MAIS DE 3,5 MILHÕES DE PNEUS VENDIDOS

O Diablo Supercorsa é uma história de sucesso não só no lado tecnológico, mas também em termos de vendas. De fato, desde a sua estreia em 2007, mais de 3,5 milhões de pneus DIABLO Supercorsa foram vendidos em todo o mundo, tornando este produto um dos pneus de motocicleta de maior sucesso na história da Pirelli. Um sucesso que, com esta quarta geração, a Pirelli continuará a construir, equipando as mais prestigiadas motos superesportivas e naked que serão introduzidas no mercado em 2023 e nos próximos anos com a DIABLO Supercorsa SP e, com a DIABLO Supercorsa SC, oferecendo aos pilotos e entusiastas da pista um pneu de corrida que incorpora as tecnologias mais avançadas. 

MISSÃO DE CORRIDA E RENOVAÇÃO DA GAMA ESPORTIVA CUMPRIDA

Com o DIABLO Supercorsa V4, a Pirelli concluiu o processo de renovação da quarta geração da gama DIABLO de corrida e esportivas que começou em 2021 com o DIABLO ROSSO IV e continuou em 2022 com o DIABLO ROSSO IV Corsa. Portanto, a linha Pirelli agora é composta por dois produtos de corrida DIABLO SUPERBIKE – o slick de competição por excelência, e DIABLO Supercorsa V4 SC, o pneu para a pista – e de pneus superesportivos e esportivos principalmente para uso de rua, começando com o novo DIABLO Supercorsa V4 SP, o mais extremo dos pneus de rua também adequado para a pista, bem como o DIABLO ROSSO IV CORSA, a versão mais esportiva do DIABLO ROSSO IV. Cada um desses pneus é coberto por patentes desenvolvidas pela Pirelli no Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WSBK) e a diferença entre esses cinco produtos reside substancialmente no tipo de uso, seja de rua ou de pista, no desempenho em asfalto seco e molhado e na quilometragem que cada um é capaz de fornecer.

Fonte: Pirelli



Veja mais em Revista Pró

Leia Também